quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Texto complementar sobre o Universo e seus astros

                                                   O universo e seus astros


O Universo é o conjunto de todos os astros presentes no espaço celeste. Esses astros podem ser classificados em duas categorias: luminosos e iluminados.

Astros luminosos são aqueles que possuem luz própria, como as estrelas. Já os astros iluminados —como planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros e cometas—não têm luz própria e dependem da luz das estrelas para serem vistos.

As estrelas são astros que emitem luz e calor, que se propagam para os outros corpos celestes do Universo. Elas são extremamente numerosas, como se pode observar em uma noite estrelada. 

O Sol, por estar mais próximo da Terra, parece ser a estrela mais brilhante. Sua luz é tão intensa que ofusca as outras estrelas, impossibilitando-nos de vê-las durante o dia.

Os planetas são astros que orbitam uma estrela. O planeta em que vivemos, a Terra, gira ao redor do Sol. 

Satélites naturais são astros que orbitam um planeta. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.

Asteroides são pedaços de rocha que também orbitam o Sol, mas são menores do que satélites e planetas. 

Meteoros são astros rochosos de diferentes tamanhos que vagam pelo espaço. Quando se aproximam de um planeta, podem ser atraídos pela gravidade desse planeta. Ao entrarem na atmosfera da Terra, eles pegam fogo, sendo popularmente conhecidos como estrelas cadentes ou cometas.

Se um meteoro não se queima completamente ao atravessar a atmosfera, ele atinge a superfície da Terra e é chamado de meteorito. Quando isso ocorre, ele pode formar crateras de diferentes tamanhos no solo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário