segunda-feira, dezembro 09, 2019
sexta-feira, dezembro 06, 2019
domingo, novembro 17, 2019
Avaliações do dia 18/11
BOM DIA!!!
As avaliações de amanhã serão de:
- 3º ano: Língua Portuguesa
- 4º ano: Língua Portuguesa
Recadinho para os alunos do 3º ano:
A avaliação será aplicada no 1º horário, após uma sessão de tira-dúvidas: tomem um café da manhã reforçado e cheguem no horário!
O conteúdo que será cobrado:
- Leitura e
interpretação de texto;
-Respostas
completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação:
vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
-
Substantivos (gênero, número e grau)
-
Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
-
Adjetivo
-Verbo
e tempos verbais
-Pronomes
(pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito
e predicado
-
Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e
OU
Estudar
através do caderno e da Gramática págs. 70 a 109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.
Recadinho para os alunos do 4º ano:
A avaliação será aplicada após o recreio, teremos uma sessão de tira-dúvidas ou gincana de revisão no 1º horário, almocem bem e cheguem no horário.
O conteúdo que será cobrado:
·
Leitura e interpretação de texto.
·
Parágrafo.
·
Uso da letra maiúscula.
·
Gramática:
ü
Unidades
20 a 27;
·
Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255); AM/ÃO
(págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)
Estudar pela Gramática e caderno. O livro trimestral, que vocês já leram recentemente, também será cobrado nessa avaliação.
segunda-feira, novembro 11, 2019
Semana de avaliações - 4º ano
CONTEÚDOS
E CALENDÁRIO
AVALIAÇÕES
TRIMESTRAIS– 3º TRIMESTRE /2019
4º ANO – Ensino Fundamental I
Avaliação
do dia: 18/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina
– Português
·
Leitura e interpretação de texto.
·
Parágrafo.
·
Uso da letra maiúscula.
·
Gramática:
ü
Unidades
20 a 27;
·
Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255); AM/ÃO
(págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)
Fonte
de estudo: Gramática e
caderno de português
Avaliação
do dia: 22/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina
– Redação
·
Gênero
Textual – Narrativa
·
Leitura
e interpretação de texto.
Fonte de estudo: Ficha de redação.
Avaliação do dia: 21/11/2019
(Quinta-feira)
Disciplina
– Ciências
·
Livro
de Ciências: Unidades 3 e 4 (págs. 108 a 147)
·
Leitura
e interpretação de texto.
Fonte de estudo: Caderno e livro de
Ciências.
Avaliação
do dia: 22/11/2019 (Sexta-feira)
Disciplina
– Geografia
·
Livro
de Geografia: Unidades 4 (págs. 132 a 152)
·
Livro
do DF: págs. 210 a 218.
·
Leitura
e interpretação de texto.
Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do
Distrito Federal.
Avaliação do dia: 25/11/2019
(Segunda-feira)
Disciplina – Matemática
· Unidades 2, 6
a 8 (até a página 257)
· Situações-problema
envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e
interpretação de texto.
Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática
Avaliação
do dia: 27/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina - História
·
Livro
de História: Unidade 4 ( págs. 112 a 135)
·
Livro
do DF: Págs. 100 a 106
·
Leitura
e interpretação de texto.
Fonte de estudo: Caderno de História e livros de
História e do Distrito Federal
Semana de avaliações - 3º ano
CALENDÁRIO
DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS
3º TRIMESTRE/2019
DATA
|
DISCIPLINA
|
CONTEÚDOS
|
18/11
(segunda-feira)
|
PORTUGUÊS
|
- Leitura e
interpretação de texto;
-Respostas
completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação:
vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
-
Substantivos (gênero, número e grau)
-
Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
-
Adjetivo
-Verbo
e tempos verbais
-Pronomes
(pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito
e predicado
-
Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O
e OU
Estudar através do caderno e da
Gramática págs. 70 a 109, 120 a 170,
181 a 191, 196 a 228.
|
19/11
(terça-feira)
|
CIÊNCIAS
HUMANAS E DA NATUREZA
|
- Alimentação e corpo humano
Estudar através do caderno e livro de
Ciências Humanas e da Natureza p. 118 a 158
|
22/11
(sexta-feira)
|
MATEMÁTICA
|
-Adição, subtração, multiplicação e
divisão (cálculos e situações- problema);
-Sistema monetário;
- Sistema de medidas ( capacidade:
litro e ml / massa: Kg e gramas / comprimento: Km, metro e cm)
-Geometria (sólidos geométricos e
figuras planas)
- Simetria
Estudar
através do caderno e livro de Matemática págs. 29 a 39, 52 a 60, 69 a 72 a
82, 86 a 90, 114 a 120, 129 a 133, 141, 150 a 160, 165 a 167, 182 a 188, 204
a 210, 230 a 237, 239 a 253.
|
domingo, outubro 27, 2019
terça-feira, outubro 01, 2019
Atividades do dia 01/10 (3º ano)
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
* Ciências:
- Vídeo sobre o que são as políticas públicas (vídeo e debate sobre o assunto);
-Caderno de CHN (resumo e atividade para casa)
-Capa de revista - Livro de Português págs. 196 a 199;
-Dois-pontos e travessão - Livro de Português págs. 229.
-Caderno de CHN (resumo e atividade para casa)
* Português:
-Capa de revista - Livro de Português págs. 196 a 199;
-Dois-pontos e travessão - Livro de Português págs. 229.
Dever de casa:
- Caderno de CHN
Recadinho aos pais:
-Bilhete sobre a nova proposta de escola para 2020 (Reunião para a apresentação da proposta no dia 03/10 às 19 h)
Recadinho aos pais:
-Bilhete sobre a nova proposta de escola para 2020 (Reunião para a apresentação da proposta no dia 03/10 às 19 h)
Políticas públicas sobre o Meio Ambiente (resumo e atividade para casa) - 3º ano
Resumo para copiar no caderno de CHN.
Políticas públicas sobre o Meio Ambiente
·
O que são políticas públicas?
São conjuntos de
programas, projetos, ações e atividades desenvolvidas pelo governo, com
participação de órgãos públicos, empresas e da sociedade. Tem o objetivo de
assegurar determinado direito de cidadania, ou seja, correspondem a direitos
previstos na Constituição.
·
Qual será o tema da Jornada Científica do 3º
ano?
Neste ano os
alunos do 3º ano pesquisarão e apresentarão sobre políticas públicas para o
Meio Ambiente.
·
O que são as políticas públicas ambientais?
É o conjunto de
atividades e procedimentos com o objetivo de alcançar meios para proteger o
meio ambiente e conservar a natureza.
Para atingir
esses objetivos existem programas ligados à preservação e conservação do Meio
Ambiente, à avaliação da qualidade da água e a fiscalização do uso de recursos
naturais.
Pesquisa para
casa
1-
Pesquise uma política pública ou projeto sobre a
preservação ou conservação do Meio Ambiente. Escreva , resumidamente, sobre o
que você pesquisou.
domingo, setembro 29, 2019
Pronomes pessoais e o jogo dos pronomes
Pronomes pessoais
São aqueles que substituem os
substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso.
Quem fala ou escreve assume os
pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem
se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas
de quem fala.
Os pronomes pessoais variam de
acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do
caso oblíquo.
Pronome Reto
Pronome pessoal do caso reto é
aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
Por exemplo:
Nós lhe ofertamos flores.
Os pronomes retos apresentam
flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a
principal flexão, uma vez que marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro
dos pronomes retos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular: eu
- 2ª pessoa do singular: tu
- 3ª pessoa do singular: ele, ela
- 1ª pessoa do plural: nós
- 2ª pessoa do plural: vós
- 3ª pessoa do plural: eles, elas
Atenção: esses pronomes não
costumam ser usados como complementos verbais na língua-padrão. Frases como
"Vi ele na rua" , "Encontrei ela na praça", "Trouxeram
eu até aqui", comuns na língua oral cotidiana, devem ser evitadas na
língua formal escrita ou falada. Na língua formal, devem ser usados os pronomes
oblíquos correspondentes: "Vi-o na rua", "Encontrei-a na
praça", "Trouxeram-me até aqui".
Obs.: frequentemente observamos a
omissão do pronome reto em Língua Portuguesa. Isso se dá porque as próprias
formas verbais marcam, através de suas desinências, as pessoas do verbo
indicadas pelo pronome reto. Por exemplo:
Fizemos boa viagem. (Nós)
Pronome Oblíquo
Pronome pessoal do caso oblíquo é
aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto
ou indireto) ou complemento nominal. Por
exemplo:
Ofertaram-nos flores. (objeto
indireto)
Vamos brincar?
Acesse o link abaixo e jogue o divertido jogo dos pronomes:
Jogo Trívia Pronomes
quinta-feira, setembro 19, 2019
Revisão para casa de CHN ( 19/09) 3º ano
Revisão para casa
1- Classifique se os itens abaixo pertencem à agricultura, à
pecuária ou ao extrativismo.
a) Couro de boi –
b) Couro de cobra –
c) Ouro –
d) Sal –
e) Látex –
f) Pesca em rios –
g) Mel –
h) Ovos –
2- Complete:
a) Para ter uma boa higiene bucal devemos
usar:_____________________ , _______________________ e ________________________
.
b) Para evitarmos cáries devemos evitar o excesso de ________________________
.
c) A escovação dental deve ser realizada no mínimo ______ vezes
ao____________ : ao acordar, depois do ______________________
e antes de ________________
d) As cáries são
____________________________ que
comem os restos de __________________________.
3- Escreva as características e as funções de cada tipo de
dente:
a) Canino:
b) Incisivo:
c) Molar:
d) Pré-molar:
Assinar:
Postagens (Atom)