quarta-feira, março 24, 2021

Aula de Artes - tema: PARQUE GÜELL - dia 24/03

 -  Tema: PARQUE GÜELL



 - Analisar a página 6 do livro “Enigmas de Gaudí” com a turma;



-  Ver o site oficial do Parque Güell.

https://parkguell.barcelona/

Vídeo com passeio virtual. Peça aos alunos que, durante o tour virtual, percebam os detalhes das construções que Rafael destacou. O parque foi pensado inicialmente pelo conde Güell para ser uma comunidade fechada com suas próprias regras.



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FxSsl_qXvro




Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HP_bOvoUr90

 - Explicar que faremos na próxima aula  uma maquete coletiva, com casas e espaços de convivência.

-Analisar algumas imagens. Pedir que observem que as casas que serviram de moradia no parque.

-  Pedir que se imaginem morando nessa comunidade e, em seguida. Cada aluno deve pensar como será a sua casa ou um estabelecimento de uso público ( o aluno que quiser poderá fazer os dois). 

-Fazer uma lista de quais serviços devem existir nessa comunidade: • Escola • Hospital • Supermercado • Farmácia etc. Falar que eles podem trazer também caixas de leite ou de suco para preparar os meios de transporte.

 

Tarefa de casa:

 Trazer na próxima aula:  Caixas de cereal ou caixa de sapato ou outro tipo de caixa forrada com papel branco (pode ser com folhas de usadas, folhas de caderno velho, etc)

Observação

Materiais que usaremos na próxima aula: papel branco A4, papeis coloridos, cola branca, canetinha, lápis de cor.

quarta-feira, março 10, 2021

Revisão sobre território brasileiro

 


Revisão

 

1-    Marque as opções corretas:

 

a)    O que é território?

 

(     )

É qualquer lugar que as pessoas podem visitar.

 

(     )

É  um lugar onde já ocorreu alguma guerra e um fazendeira compra o lugar.

 

(     )

É um espaço que possui uma área delimitada, que foi descoberto, conquistado ou adquirido por alguém ou por algum grupo.

 

b)    Qual é o significado de limite?

 

(     )

É uma região brasileira que separa um estado de outro.

 

(     )

É algo que pode ser medido do começo ao fim e que separa de terminado território do outro.

 

(     )

É uma linha gigantesca que separa as coisas e os lugares.

 

 

2-    Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3-    Por que ganhou esse nome?

____________________________________________________________________________________________________________________________________


 

1-    Qual o objetivo desse Tratado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2-    O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3-    O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre quais países:

a)    Brasil e Portugal

b)    França e Portugal

c)    Portugal e Inglaterra

d)    Inglaterra e França

e)    Portugal e Espanha

 

4-    Em 1534, a Coroa portuguesa dividiu o território em 15 partes que ficaram conhecidos como:

 

a) governos gerais
b) Tratado de Tordesilhas
c) capitanias hereditárias
d) Tratado de donatários
e) Sesmarias

       

5-    Quais são os pontos extremos do Brasil?

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6-    Em quais estados estão localizados os pontos extremos do Brasil?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

terça-feira, março 09, 2021

Aula de Ciências - Decomposição de alimentos

decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que promove a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio. Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados.


 Você já tinha visto alimentos apodrecendo? Veja o vídeo acelerado mostra o processo de decomposição de frutas e legumes:



Esse vídeo acelerado mostra esse processo. Foram 74 dias tirando uma foto a cada 40 minutos.

Fonte:Canal do Youtube Vailasaber


O próximo vídeo mostra o processo de decomposição do pão através de fungos:


Fonte: Canal do Youtube GPhase


segunda-feira, março 08, 2021

Mural do Dia Internacional da Mulher

 Mural produzido pelos alunos do 4º ano vespertino em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:



Você é mulher, por isso tem um espírito generoso.

Você é mulher, por isso é delicada e as flores te cativam.

Você é mulher, por isso luta pelo que vale a pena.

Você é mulher, por isso o amor faz parte de sua essência.

Que esse dia seja marcado com muita alegria e todo o reconhecimento que você merece. Feliz dia da mulher!



quinta-feira, março 04, 2021

Aula de Ciências - Tema:MOVIMENTOS DA TERRA


Por que existem os dias e as noites?

Observar o céu pode nos ajudar a responder essa pergunta, pois os elementos que existem no céu definem quando é dia e quando é noite.

Mesmo que a gente não perceba, a Terra está em constante movimento. Mas por que a gente não percebe? Porque estamos movimentando-se juntinhos com a Terra.

A Terra gira como uma bailarina em torno de si mesma, ou melhor, em torno do seu eixo. Mas você sabe dizer que movimento é esse? É o movimento de rotação.

Assista o vídeo a seguir e saiba um pouco mais sobre ele. 



Fonte: https://vimeo.com/103378967

Agora responda:

1- O que é o movimento de rotação?

2- Como o movimento de rotação pode influenciar no tempo?

3-Quanto tempo dura o movimento de rotação?

4- A Terra realiza apenas o movimento de rotação?


Enquanto a Terra gira em torno de si mesma, ela também gira em torno do Sol. Esse movimento recebe o nome de translação.

Quer saber mais sobre os movimentos da Terra? Leia o texto abaixo:


 Os movimentos da Terra


Rotação da Terra 

A rotação da Terra se dá em torno do imaginário eixo da Terra, o qual passa pelos pólos norte e sul geográficos. O período de rotação da Terra é de cerca de 23h56m04s, sendo, portanto, cerca de 03m56s mais curto do que o período correspondente a um dia solar de 24h00m00s. 

Se a Terra só tivesse movimento de rotação, então seu período de rotação coincidiria com a duração de um dia solar. Como a Terra possui também um componente de movimento de translação, depois de dar uma volta completa em torno de seu eixo, a Terra ainda não rodou uma volta completa com relação ao Sol. O período de rotação da Terra em torno de seu eixo recebe o nome de Dia Sideral, e o período de rotação com relação ao Sol recebe o nome de Dia Solar. A rotação da Terra é a responsável pela ocorrência da sucessão dos dias e das noites.


Movimento de Translação da Terra
 

O movimento de translação da Terra é aquele componente responsável pelo movimento da Terra em torno do Sol. O movimento combinado de rotação e translação é o movimento orbital da Terra em torno do Sol. O movimento de translação tem um período de cerca de 365d06h09m09,5s e é um pouco mais comprido do que o Ano das Estações que é de 365d05h48m46s. A pequena diferença se deve ao efeito do movimento de precessão do eixo da Terra.

 O movimento de translação, associado com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital em torno do Sol, é o responsável pelo aparecimento das estações do ano. A Órbita, ou trajetória, da Terra em torno do Sol é uma elipse muito pouco achatada, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse. Olhando para a elipse orbital da Terra, a olho nu não se pode distingui-la de uma circunferência. O eixo da Terra está inclinado de cerca de 66,5 o com relação a seu plano orbital.

Fonte: https://www.iag.usp.br/siae98/fenomastro/movimento.htm (com adaptações para fins pedagógicos)

Veja o vídeo a seguir que mostra mais sobre os movimentos da Terra:


                   Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TUy6SC2MRig

quarta-feira, março 03, 2021

Revisão de Ciências: Tempo, fases da Lua e movimentos da Terra

 

 Revisão
 
1-Analise a história em quadrinhos e responda as questões a seguir:




a)Que fase da Lua é vista na história?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante
 
b) Em que fase a Lua entra na fossa?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante

C ) Qual é a fase que a Lua mais gosta?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante
 
2-Sobre os movimentos da Terra, responda:
 
A)   Qual é a diferença entre os movimentos de rotação e de translação?

B)   Quanto tempo a Terra leva para realizar o movimento de rotação?
(      ) 365 dias                                (     ) 24 horas

C) Quanto tempo a Terra leva para realizar o movimento de translação?
(      ) 365 dias                                (     ) 24 horas
 
d)    Qual a principal consequência do movimento de rotação para a vida na Terra?

3-    Desenhe as fases da Lua e escreva as características de cada uma delas.
a)Lua Cheia

(pular 5 linhas)

b) Lua Minguante

(pular 5 linhas)

c) Lua Crescente

(pular 5 linhas)

d) Lua Nova

(pular 5 linhas)


4-    Qual é o calendário que utiliza elementos do céu e da terra para marcar a passagem de tempo é o:
 
(          ) Calendário gregoriano        
(          ) Calendário indígena                     
(           ) Calendário chinês


terça-feira, março 02, 2021

Atividade sobre o filme: As Aventuras de Peabody e Sherman

Assista ao filme com atenção.

Filme disponível no Netflix.


Sinopse

Sr. Peabody é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola.
Lá ele se torna alvo de provocações de Penny, com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo.
Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.

1- Dê as características de cada personagem.

a) Sr. Peabody:

b) Sherman:

c) Penny:


2- Quais fatos históricos você conseguiu identificar no decorrer do filme?

3- Escreva o que você mais gostou no filme? Justifique.

4- O que você mudaria no filme?


- Fiz essa atividade com a turma do 4º ano vespertino através do Google Formulários:


Aula virtual - 4º ano vespertino - 02/03

 

Atividades do dia 02/03 



Olá turminha!

 

Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

 

Matemática

Ø  Testando os conhecimentos sobre composição, decomposição e escrita por extenso – site:

https://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/decomposicaode_numerais.htm

 

Ø  Tarefa de casa: Livro de Matemática páginas 28 e 29.

Língua Portuguesa (2 horários)

Ø  Filme: As Aventuras de Peabody e Sherman

Ø  Atividade de interpretação sobre o filme no formulário:

https://forms.gle/151214T1Qx6uHQoF9

 

Ø  Tarefa de casa: Livro de Linguagens páginas 20 a 22


Clique aqui para ver o slide de hoje




segunda-feira, fevereiro 08, 2021

Aula de Artes - tema: família - 4º ano matutino - 08/02

 1- Acolhida;

2- Continuar falando sobre a família: Vídeo com a  contação de história  “ O livro da família” de Toddy Par, que mostra diferentes famílias, com ilustrações bem coloridas;

Disponível em:



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc


Materiais para a aula

  • Folha A4 branca;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever;
  • Canetinha 

5- Desenhar e colorir com cores vivas  a família de cada um.


Observação: Como a turma não finalizou em aula, deverão finalizar em casa e apresentar na próxima aula.

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Aula de Artes - tema: Família - 4º ano matutino - 01/02

 1- Acolhida;

2- Finalização e apresentação das capas dos portfólios;

3- Na aula de Artes, iremos falar de pessoas muito importantes: nossa família;

4- Vídeo com a  contação de história  “ O livro da família” de Toddy Par, que mostra diferentes famílias, com ilustrações bem coloridas; - Observação: Não houve tempo hábil e ficou para a próxima semana

Disponível em:



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc 



 Separar os materiais para a próxima aula de Artes:

  • Folha A4 branca;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever;
  • Canetinha 


quarta-feira, janeiro 27, 2021

Aula de História - Organização dos cadernos e regras de convivência - 4º ano (25 a 29/01)

 



1- Acolhida;


2- Orientações sobre como serão as aulas e em seguida com as regras de como organizar os cadernos;

Slide - Como organizar o seu caderno - clique aqui!


3- Confecção da capa do caderno de História


4- Vídeo sobre a importância de termos regras de convivência.

Disponível em:

                                         https://www.youtube.com/watch?v=3vX92vPiXyU


5- Criação das regras de convivência da turma. Os alunos deverão copiar no caderno de história as regras criadas coletivamente.

*Observação: Imprimir a atividade abaixo: cápsula do tempo, pois realizaremos na próxima semana. 

Atividade cápsula do tempo - clique aqui


segunda-feira, janeiro 25, 2021

Volta às aulas - Minhas turmas de 4º ano

 Em umas das escolas que trabalho as aulas já voltaram. Nessa escola teremos um trabalho diferente no 4º ano, eles terão aulas com alguns professores de disciplinas específicas. Eu darei aula de História, Geografia, Ciências, Artes e projetos para duas turmas de 4º ano (matutino). Vejam como foi o primeiro dia.


1- Acolhida


2- Apresentações


3- Para iniciarmos muito bem: momento das orações







4- Apresentação da rotina do dia


4- Apresentando o protocolo de biossegurança para os alunos da aula presencial (os alunos da aula remota, entrarão somente no dia seguinte)


5- Combinados iniciais



6- Aulas com outros professores

7- Entrega das lembrancinhas: meus alunos ganharam de lembrancinha um lápis com um mensagem no balão.



A impressão foi feita em Chamequinho verde.

Lembrancinha inspirada no site da Professora Denise : https://www.papodaprofessoradenise.com.br/

segunda-feira, janeiro 11, 2021

Brincando de boliche

 Oi galerinha!!


Férias!!! Criançada em casa... que tal propor atividades lúdicas para não ficarem ociosas em casa? Que tal as crianças criarem o próprio boliche para brincar?

O boliche é um jogo super interessante para os pais brincarem com as crianças nas férias ou mesmo no dia a dia e os professores podem utilizá-lo com recurso pedagógico também.  Ele proporciona  para a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial , além disso pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é derrubar todos os pinos (garrafas). E cada garrafa derrubada vale os pontos indicados.
No boliche se todos os pinos são derrubados na primeira tentativa, ele marca um STRIKE. Se ele não derruba todos os pinos na primeira tentativa, mas consegue derrubar tudo com o segundo lançamento, ele marca um SPARE.
Dependendo da quantidade de crianças, podemos determinar que cada uma jogue um determinado número de jogadas. Você pode preparar uma ficha de marcação de pontos individualmente ou em grupo.
O boliche é ideal para trabalhar com adição, pois as crianças podem calcular também os pontos mentalmente ou fazendo os cálculos no papel.
As garrafas no boliche, ficam dispostas em forma de triângulo. Veja a posição das garrafas no jogo:

Dicas:

-Para o jogo ficar ainda mais interessante, peça para as crianças criarem as garrafas do boliche com sucata ( garrafas pets, garrafas plásticas de iogurte, dentre outras usando o mesmo padrão de tamanho e forma). Elas poderão pintar as garrafas (colocar a tinta dentro da garrafa transparente, tampar e sacudir até pintar, pode colocar água com tinta para deixar a água colorida, pode decorar as garrafas  com olhos e bocas de papel, deixe a criatividade rolar!!). Isso já deixará as crianças ocupadas e felizes, pois criança adora construir coisas. E depois de prontas é só jogar. Usar a bola que tiver em casa e pode usar diferentes tamanhos para aumentar o nível de dificuldade no jogo.
Veja alguns modelos de garrafas que elas poderão confeccionar:










- Você pode deixar que brinquem à vontade, com as regras delas ou impor as regras do jogo com algumas atividades a cumprir como adição dos valores das garrafas derrubadas (pode usar outras operações matemáticas como multiplicação dos valores ou a subtração das diferenças de pontos entre eles, etc.). Você poderá colocar números diversos nas garrafas.

- Essas mesmas garrafas do boliche também servirão para a brincadeira das argolas (é só providenciar as argolas para as crianças jogarem e acertarem as garrafas com as pontuações).

Alguns modelos para a brincadeira das argolas:




-Trouxe também alguns moldes para montar as garrafas com olhinhos e os óculos dos Minions:

 É só clicar na imagem, salvar em seu computador e imprimir.


Use a sua criatividade e uma ótima brincadeira!!!!