domingo, janeiro 27, 2019

Flor de papel para decorar a sua sala de aula

Olá!!!

A pedidos trouxe aqui o passo a passo de como fazer uma flor de papel que fiz para decorar um mural que fiz há alguns anos atrás.




Veja abaixo o passo a passo:

O molde é o mesmo para as duas partes da flor. Abaixo seguem dois modelos de flor, escolha a que você gostar mais. Imprima 2 flores numa folha A4 que ficará no tamanho que fiz, mas você pode fazer no tamanho de sua escolha


Após todas as flores cortadas é só apertar as pontas das pétalas para dar o efeito

Ela ficará assim:

Após fazer nas duas é só passar cola na parte que ficará embaixo e colar intercalando as pétalas


Em seguida é só fazer um círculo do tamanho de sua preferência e colar no centro para simbolizar o miola da flor. Prontinho!!!

Gostaram?
Beijinhos e até o próximo post!!!

Meu mural de volta às aulas

Olá!!!

Amanhã começam as aulas em uma das escolas que eu trabalho. Vejam como ficou meu mural de boas-vindas:



Usei papel colorido para as letras e fiz os balõezinhos com cartolina para fazer a cestinha e papel criative e lumini, mas pode ser qualquer papel colorido. Os aviões eu utilizei eva com glitter.


Se alguém quiser como fazer os balões 3D é só deixar um comentário logo abaixo que faço um post mostrando como fazer.


quinta-feira, janeiro 10, 2019

Seja um mediador de leitura e transforme o mundo!!!


É um curso de formação de mediadores de leitura totalmente gratuito e com carga horária de 160h. 
É super simples para fazer a inscrição! Acesse: ava.fdr.org.br
Eu já fiz a minha e você? 
São 12 módulos e o primeiro módulo tem início no dia 21/01.
Corre para não perder essa oportunidade!

terça-feira, janeiro 08, 2019

Slime com cola e amido de milho

Outra receitinha de slime fácil de fazer. Vamos nessa!!!

Você precisará dos seguintes ingredientes:



  • 50g de cola branca
  • 37g de cola transparente
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • Corante
  • Espuma de barbear
  • 10 ml de água boricada
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Agora, veja como fazer:

Em um recipiente, junte os dois tipos de cola e misture com a ajuda de uma colher. Acrescente o amido de milho e o corante, para que a sua massinha adquira uma cor especial. 
Misture sem parar. Em seguida, coloque a espuma de barbear e mexa. Reserve.
Numa outra vasilha, dissolva o bicarbonato de sódio na água boricada. 
Em seguida, acrescente o liquido a outra mistura. 
Mexa bem, até a massa ficar consistente e desgrudar do recipiente.


Você também poderá acrescentar: glitter, bolinhas de isopor para dar uma outra textura e efeito.

Importante: as crianças podem preparar slime em casa, desde que sejam supervisionadas por um adulto. Ao manipular o bórax puro, é importante tomar alguns cuidados, pois o produto pode causar queimaduras.


domingo, janeiro 06, 2019

Massinha de modelar caseira

A dica de hoje para fazer com as crianças que estão de férias é produzir massinha de modelar caseira.
Veja a receita que achei na internet:



Fonte: Grupo Montessori no Facebook

sábado, janeiro 05, 2019

Continue uma história (Brincadeira de férias)

Oi gente!!!

A dica de hoje para fazer com as crianças que estão de férias é brincar de continuar uma história.
Veja como é a brincadeira:

Continue uma história

Descrição:

Uma pessoa começa a contar a história e a outra interrompe quando quiser. Nesse momento, a primeira para de contar. E a segunda continua até ser interrompida de novo.

Objetivos:
Manter os personagens e a coerência da história do começo até o fim.

Regras:
Não existe ordem definida para falar: um após o outro, cada um entra na história como bem entender. Se quiser fazer uma sequência, também é permitido.
Exemplos:
Primeiro jogador: “Era uma vez um menino que gostava muito de cachorro.” Segundo jogador: “E um dia sua mãe disse que iria comprar um pra ele.” Terceiro jogador: “Então o menino disse que ele queria adotar um.”

Dicas:
- Experimente brincar com os olhos fechados.

- O jogo pode ser feito com todos deitados em roda, com  as cabeças juntas ao centro e mãos dadas. Ao apertar a  mão do outro, é o sinal para ele continuar.

sexta-feira, janeiro 04, 2019

Caixa sensorial ( Brincadeiras para as férias)

Dezembro é época de férias da criançada. O que fazer para ocupar o tempo da galerinha? Estarei postando algumas dicas de atividades para fazer com as crianças durante o mês de dezembro e janeiro.
A dica de hoje é brincar com a caixa sensorial.
Veja alguns modelos de caixas sensoriais que achei pela web e que você pode fazer em casa com as coisas que já tem por aí.







A caixa sensorial é um recurso ou brinquedo que estimula o desenvolvimento de crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.

Usa sugestão para brincar com a criançada é fazer uma caixa sensorial. Você vai precisar de uma bacia ou caixa com arroz (pode substituir por bolinha de gel, feijão, macarrão, areia, farinha, bolinhas de isopor, espuma picada ou papel picado) e alguns objetos para a criança buscar. Forre o chão com uma toalha, tapete ou jornal, fica mais fácil recolher a bagunça depois.

A dica é que a criança crie o seu próprio jogo de encontrar os iguais usando objetos da casa: colheres, blocos de montar, duas bolinhas, animais de plástico, bolinhas de algodão, argolas … qualquer par serve! Outra sugestão é esconder objetos diversos para que a criança encontre um objeto com uma letra específica.

Se for fazer a caixa sensorial com arroz ou macarrão uma ideia interessante é pintar o arroz ou macarrão com anilina e álcool (o álcool facilita a secagem), fica superatrativo!


Se a criança for muito pequena e ainda tiver tendência em colocar tudo na boca opta pela água ou farinhas, pois as sementes podem ser perigosas nestas idades, e atenção ás miniaturas usadas. Caso se você for usar os grãos com elas, deve ter a supervisão de um adulto para elas não colocarem na boca. O ideal que seja utilizada com crianças maiores de 2 anos.

quinta-feira, janeiro 03, 2019

Corrida de obstáculos feita em casa (Dica de brincadeira para as férias)

Olá!!!

A dica de hoje para brincar com a galerinha é montar um pista de obstáculos no seu quintal ou no espaço que você tiver disponível.

As pistas de corrida de obstáculos podem ajudar as crianças a desenvolver e crescer de diferentes formas. Elas aperfeiçoam as habilidades motoras e consciência espacial, ensinam resolução de problemas e experimentação. Elas também podem aumentar o nível de exercícios que as suas crianças estão praticando, especialmente se você tornar a participação em uma corrida. Você pode construir sua própria pista de obstáculos com pouco dinheiro, com objetos que tem em casa.

Tábuas

Deite um pedaço de madeira no chão para um balancim. Ele exige o mesmo equilíbrio para andar que um balanço de ginasta, mas por ser mais baixo no chão, é mais seguro para as crianças.

Você pode também mandar cortar as tábuas em diferentes comprimentos e deite-as para fazer um labirinto, deitando-as perto uma da outra.
Se usar uma madeira mais grossa, como caibro, as crianças podem treinar o equilíbrio para passar por cima.

Pneus velhos

Use pneus velhos como um caminho para as crianças seguir, pisando somente dentro dos pneus na linha direita com os seus pés direitos, e somente nos da linha esquerda com os pés esquerdos.  Outra ideia é coloca-los em forma de ziguezague e peça às crianças para correr por eles para o clássico exercício de ziguezaguear. Dependendo da idade você pode colocar as crianças para pintarem os pneus velhos com tinta acrílica.

Outra opção do uso do pneu velho no circuito é pendurá-lo em uma árvore grande para que as crianças joguem bolas no meio do pneu.

Bambolês

O bambolê possui várias formas de utilizá-lo no circuito, pois oferece uma variedade de obstáculos. Enterre um na areia para fazer um obstáculo em que as crianças devem passar dentro ou pular.  Outra opção é usá-los no lugar dos pneus.
Até mesmo para a criança bambolear antes de passar para um novo desafio, pular num pé só; passar pelo meio, etc.

Cadeiras

Pegue cadeiras velhas ou de plástico para fazer parte do circuito para a criança passa por baixo, desviar ou fazer ziguezague.

Caixas

Use caixas para fazer um labirinto. Você pode amarrá-las juntas para um labirinto permanente ou deixá-las livres para um labirinto que você possa reconstruir. Corte furos no fundo de grandes caixas de aparelhos, máquinas, eletrodomésticos ou utensílios para fazer obstáculos para que as crianças rastejem por eles.
Caixas com areia dentro podem ser usadas no lugar de cones para fazer ziguezague ou para a criança pular para desviar.

Jornal

A criança deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela;
Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás, farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.

Corda

Corda esticada no chão para caminhar sobre ela ou pular de um lado para outro. 

Coloque balões na árvore, a uma altura que faça com que eles estiquem os braços e fiquem na ponta dos pés para tocá-los ou estourá-los.
Corte o centro de pratinhos de papel criando anéis para lançar sobre garrafas, a uma certa distância.

Você poderá usar outros elementos que tenha em casa: escada (usada deitada no chão, para que eles passem pelos degraus), piscina inflável (para jogar ou pegar algo de dentro), almofadas (para fazer um caminho que eles precisam saltar. Lembre-se que na grama a almofada não escorrega), fitas de papel (para fazer uma teia de aranha em árvores ou cadeiras para a criança atravessar) ou um tapete enrolado (para caminhar se equilibrando). 

Outras ideias que achei na internet:








quarta-feira, janeiro 02, 2019

Brincando de boliche com garrafa pet

Férias!!! E a criançada em casa... que tal propor atividades lúdicas para não ficarem ociosas em casa?
Estarei postando algumas brincadeiras e atividades aqui no blog para fazer com as crianças, elas servem para os familiares fazerem com as crianças e também para os professores em suas atividades no decorrer do ano.
A brincadeira de hoje será o boliche.

O boliche é um jogo super interessante para os pais brincarem com as crianças nas férias ou mesmo no dia a dia e os professores podem utilizá-lo com recurso pedagógico também.  Ele proporciona  para a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial , além disso pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é derrubar todos os pinos (garrafas). E cada garrafa derrubada vale os pontos indicados.
No boliche se todos os pinos são derrubados na primeira tentativa, ele marca um STRIKE. Se ele não derruba todos os pinos na primeira tentativa, mas consegue derrubar tudo com o segundo lançamento, ele marca um SPARE.
Dependendo da quantidade de crianças, podemos determinar que cada uma jogue um determinado número de jogadas. Você pode preparar uma ficha de marcação de pontos individualmente ou em grupo.
O boliche é ideal para trabalhar com adição, pois as crianças podem calcular também os pontos mentalmente ou fazendo os cálculos no papel.
As garrafas no boliche, ficam dispostas em forma de triângulo.Veja a posição das garrafas no jogo:




Dicas:

-Para o jogo ficar ainda mais interessante, peça para as crianças criarem as garrafas do boliche com sucata ( garrafas pets, garrafas plásticas de iogurte, dentre outras usando o mesmo padrão de tamanho e forma). Elas poderão pintar as garrafas (colocar a tinta dentro da garrafa transparente, tampar e sacudir até pintar, pode colocar água com tinta para deixar a água colorida, pode decorar as garrafas  com olhos e bocas de papel, deixe a criatividade rolar!!). Isso já deixará as crianças ocupadas e felizes, pois criança adora construir coisas. E depois de prontas é só jogar. Usar a bola que tiver em casa e pode usar diferentes tamanhos para aumentar o nível de dificuldade no jogo.

Veja alguns modelos de garrafas, que achei na internet, que elas poderão confeccionar:






Rostinhos para serem impressos, recortados e colados nas garrafas:






Use a sua criatividade e uma ótima brincadeira!!!!



terça-feira, janeiro 01, 2019

Diário de férias

Crianças de férias é pura energia. Que tal usar essa energia estimulando a escrita?
A dica de hoje é criar com as crianças um diário de férias, onde elas poderão escrever diariamente tudo o que acontece nesse recesso escolar, colar figurinhas, ingressos e tudo mais que quiserem e até mesmo desenhar.

No diário de férias, elas poderão contar sobre as viagens e atividades durante o mês todo, ou mesmo fazer um diário apenas dos últimos dias com o adiamento das aulas é uma boa ideia e faz com que o aluno não perca o hábito de escrever.
Além disso, incentive a reler o que escreveu, além de ser um hábito extremamente importante e evitar que alguns erros passem, a leitura é um ótimo treino para a escrita.
Para criar o diário de férias é simples, basta pegar um caderninho e caneta. As crianças poderão usar lápis de cor e canetas coloridas para decorar e deixar mais divertido.
Quem tiver acesso a impressora poderá fotografar os momentos especiais das férias, imprimir e colar no diário. Quem não tem impressora poderá fazer ilustrações com lápis de cor e recortes de revistas.

Veja algumas ideias de como poderá ficar:









A criança poderá decorar como os modelos acima, recheado de recortes ou apenas só escrever.