domingo, maio 27, 2018

Substantivos coletivos


          Substantivos coletivos são palavras que indicam o agrupamento de pessoas, seres, coisas, objetos ou animais da mesma espécie.

Lista de alguns coletivos


Substantivos Coletivos de Pessoas:

Assembleia: grupo de pessoas
Banca: grupo de examinadores
Banda: grupo de instrumentistas
Bando: grupo de desordeiros
Batalhão: grupo de soldados
Caravana: grupo de viajantes
Cavalgada: grupo de cavaleiros
Comunidade: grupo de cidadãos
Corja: grupo de malandros
Chusma: grupo de gente
Concílio: grupo de bispos
Conclave: grupo de cardeais reunidos para eleger o papa
Congresso: grupo de parlamentares
Corpo docente: grupo de professores
Elenco: grupo de atores, artistas
Exército: grupo de soldados
Falange: grupo de soldados ou anjos
Família: grupo dos parentes
Farândola: grupo de mendigos
Horda: grupo de bandidos invasores
Junta: grupo de médicos, credores, examinadores
Júri: grupo de jurados
Legião: grupo de soldados, anjos
Malta: grupo de malfeitores
Multidão: grupo grande de pessoas
Orquestra: grupo de instrumentistas
Plateia: grupo de espectadores
Plêiade: grupo de artistas correlacionados
População ou Povo: grupo de pessoas de uma determinada região
Prelatura: grupo de bispos
Prole: grupo de filhos
Quadrilha: grupo de bandidos ou grupo de dança coletiva das festas juninas
Tertúlia: grupo de parentes ou amigos
Time: grupo de jogadores
Tripulação: grupo de marinheiros ou aviadores
Tropa: grupo de soldados
Turma: grupo de alunos de uma mesma classe


                                 
Substantivos Coletivos de Objetos:

·         Arsenal: grupo de armas
·         Biblioteca: grupo de livros
·         Cinemateca: grupo de filmes
·         Coletânea: grupo de textos ou músicas
·         Discoteca: grupo de discos
·         Enxoval: grupo de roupas
·         Esquadrilha: grupo de aviões
·         Fardo: grupo de tecidos, papel, feno, palha
·         Feixe: grupo de lenhas
·         Fornada: grupo de pães
·         Frota: grupo de carros ou navios
·         Galeria: grupo de objetos de arte
·         Hemeroteca: grupo de jornais e revistas
·         Molho: grupo de chaves
·         Pilhas: grupo de coisas colocadas umas sobre as outras
·         Pinacoteca: grupo de quadros
·         Seleta: grupo de textos escolhidos
·         Trouxa: grupo de roupas


                                         
Substantivos Coletivos de Animais:

·         Alcateia: grupo de lobos
·         Bando: grupo de pássaros
·         Boiada: grupo de bois
·         Burricada: grupo de burros
·         Cáfila: grupo de camelos e dromedários
·         Capela: grupo de macacos
·         Cardume: grupo de peixes
·         Colmeia ou Enxame: grupo de abelhas
·         Escola: grupo de cetáceos
·         Fato: grupo de cabras
·         Fauna: grupo de animais de uma região
·         Fio: grupo de atum
·         Gataria: grupo de gatos
·         Manada: Grupo de bois, búfalos e elefantes
·         Matilha: grupo de cães
·         Miríade: grupo de insetos ou estrelas
·         Ninhada: grupo de filhotes
·         Nuvem: grupo de gafanhotos
·         Panapaná: grupo de borboletas
·         Pelotão: grupo de soldados
·         Plantel: grupo de animais de raça, bovinos ou equinos
·         Praga: grupo de insetos nocivos
·         Rebanho: grupo de ovelhas
·         Revoada: grupo de aves em voo
·         Trompa: grupo de lhamas

·         Vara: grupo de porcos



Substantivos Coletivos de Plantas:

·         Arvoredo: conjunto de árvores
·         Bosque: conjunto de árvores
·         Buquê: conjunto de flores
·         Cacho ou Penca: conjunto de frutas
·         Carvalhal : conjunto de carvalhos
·         Cabidela: conjunto de moedas
·         Cerca: conjunto de cerquinhos
·         Flora: conjunto de plantas de uma região
·         Herbário: conjunto de plantas secas prensadas
·         Olival: conjunto de oliveiras
·         Pomar: conjunto de árvores frutíferas
·         Ramalhete: conjunto de flores
·         Réstia: conjunto de alhos, de cebolas

·         Souto ou Castiçal: conjunto de castanheiros
        
Atividades

1- Complete as frases com o coletivo das palavras em destaque.
a) Todas as ovelhas do _____________________ foram tosquiadas.

b) Uma ___________________________ de pessoas foi vacinada contra a gripe.

c)  As madeireiras estão derrubando muitas árvores da ____________________ Amazônica.

d) Ontem assisti a uma apresentação com muitos aviões da __________________________ da fumaça.


2- Escreva o substantivo coletivo correspondente a cada uma das palavras abaixo:
a)   Pessoas:______________________________________________________
b)   Ilhas:_________________________________________________________
c)   Bois:__________________________________________________________
d)   Estrelas:_______________________________________________________
e)   Lenha:_________________________________________________________
f)   Cães de caça:___________________________________________________
g)   Ladrões:________________________________________________________
h)  Lobos:_________________________________________________________
i)     Livros:_________________________________________________________
j)    Camelos:_______________________________________________________
k)   Abelhas:_______________________________________________________
l)   Jurados:________________________________________________________
m)  Gafanhotos:____________________________________________________

3- Selecione três coletivos do exercício anterior e escreva uma frase para cada um.
a)____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

b)____________________________________________________________________
______________________________________________________________________

c)____________________________________________________________________
______________________________________________________________________

4- Complete as lacunas utilizando o coletivo das palavras em destaque na frase:
a)   Os peixes daquele ___________________ são grandes.
b)   Comprei mais um livro para minha __________________.
c)   Viajei em um dos aviões daquela ____________________.
d)   A noiva tirou uma flor de seu ________________________.
e)   Aplaudimos os músicos da __________________________da cidade. 

Veja abaixo outras atividades que achei em alguns blogs e sites sobre substantivos coletivos:















Ditado estourado da multiplicação


O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado. Essa ideia maravilhosa  foi postada pelo site http://www.papodaprofessoradenise.com.br, lá você encontra muitas ideias que vão deixar suas aulas ainda mais interessantes. Essa brincadeira é uma forma criativa e estimulante de atingir os objetivos: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira!

Para essa brincadeira precisaremos de balões, pedaços de papéis, fita crepe e um palito de churrasco para estourar os balões.

Ø  ANTES DE COMEÇAR:

·         Entregue um papel para cada aluno;

·        Explique que o jogo é acertar o resultado de uma conta de tabuada que estará dentro do balão
·        Estabeleça um parâmetro para as contas (nesse dia pedi das tabuadas do 5 ao 10).

·        Peça que cada participante escreva uma conta de tabuada (sem o resultado) no papel e dobre-o de maneira que caiba dentro do balão vazio.
·        Cada participante deve colocar seu papel dentro do balão, enchê-lo e levar para ser colocado na lousa.

Ø  HORA DE COMEÇAR!
·        A animação corre solta nessa hora e as crianças ficam muito animadas para começar!
·        Organize a turma em dois grupos (A e B) e escolha qual será a primeiro a iniciar a brincadeira
·        O participante escolherá um balão e o estoura com o lápis ou palito.


·        A seguir, pega o papel que estava dentro dele, lê a conta e terá um certo tempo (a combinar com o grupo) para dizer a resposta.
·        Se acertar, marcará 10 pontos para a equipe. Se errar não marca ponto. Reforçar a importância do respeito com os colegas, sobre as dificuldades de cada um ,etc.
·        Ao final da brincadeira somam-se os pontos e a equipe que marcar mais ganhará a partida!
·        Deixe que os próprios alunos avaliem se a resposta foi correta!

quarta-feira, maio 23, 2018

Ortografia: Sons do X


Ortografia: Sons do X


O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, sendo o x uma delas. Nas palavras com x, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas.

Palavras com X no início


xácara;
xadrez;
xale;
xampu;
xarope;
xereta;
xerife;
xerocópia;
xícara;
xingar;



Palavras com X no meio


exame;
exato;
exemplo;
extensão;
máximo;
pretexto;
próximo;



Palavras com X no fim


botox;
clímax;
córtex;
duplex;
durex;
fax;
látex;
pirex;
tórax;
xerox;



Valores fonéticos do X
O grafema x possui uma particularidade foneticamente muito interessante, podendo representar diversos fonemas, ou seja, diversos sons. O x pode assim assumir valor de ch, s, z, cs e ss, bem como não representar um som, não assumindo valor fonético.

Palavras com X com som de CH


baixo;
bruxa;
enxergar;
enxerido;
enxugar;
faixa;


lixo;
mexer;
puxar;
xingar;



Palavras com X com som de S


expectativa;
experiente;
explorar;
extensão;
extinguir;
extinto;
extrair;
extremo;
texto;
textual;



Palavras com X com som de Z


exagero;
exame;
exato;
exausto;
executar;
exemplo;
exibir;
êxito;



Palavras com X com som de CS


anexo;
asfixia;
axila;
complexo;
convexo;
fluxo;
maxilar;
reflexão;
reflexo;
tóxico;



Palavras com X com som de SS
auxílio;
máximo;
próximo;

Palavras com X sem valor fonético


exceção;
exceder;
excelente;
excêntrico;
excepcional;
excerto;
excesso;
exceto;
excitar;
exsudação;



Uso do X com exemplos
Normalmente, o x é utilizado:

Depois da sílaba inicial me-.



mexer
mexido
mexeriqueira
mexicano
mexedor
mexilhão



Depois da sílaba inicial en-.



enxergar
enxoval
enxame
enxada
enxuto



Depois de ditongos.



caixa
baixo
peixe
feixe
frouxo
ameixa





terça-feira, maio 22, 2018

Feliz Dia do Abraço

Quero desejar a todos muitos e muitos abraços bem apertados cheio de carinho!!!






Ortografia: M antes de P e B


Ortografia: M antes de P e B

Na Língua Portuguesa existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia e entre elas está a norma do uso da letra M antes de P ou B.
A regra para palavras com M antes de P e B, define justamente que sempre em todas as palavras do português antes de P e B deve ser utilizada a letra M. Por exemplo: tempo, berimbau.
Com isso quando a palavra não leve P e B a letra que antecede será N. Exemplo: encaçapar, encanto, encapotar, encardir, encontrar, enchente, encravado, engolir, inquieto, incompleto, incomodar, oncologia, onça, untuoso e ungir.

Exemplos de palavras com M antes de P e B:


Âmbar
Ambição
Ambicioso
Ambidestro
Ambientalista
Ambientar
Ambos
Ambulância
Ambulatório
Amparar
Ampliação
Ampliar
Amplo
Ampola
Bombons
Campeão
Campo
Caxumba
Comprador
Computador
Empacotadora
Emprestar
Empurrão
Imperador
Imperatriz
Implicar
Importante
Intercâmbio
Lâmpada
Ombro
Samba
Sempre
Também
Umbigo
Umbilical

domingo, maio 20, 2018

Dia Nacional do Pedagogo

Hoje, 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Pedagogo, ou simplesmente Dia do Pedagogo. A data homenageia os profissionais responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes.
Parabéns a todos os pedagogos e pedagogas!!!