terça-feira, março 05, 2019

Saiba mais sobre o carnaval


O carnaval é uma data móvel que está presente nos calendários brasileiros. Leia um texto que conta mais um pouco sobre essa data comemorativa.
  
O carnaval é uma festa popular do povo brasileiro. É uma festa móvel sem dia determinado, porém antecede a quaresma.
Esta festa acontece em todo o país, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico. O mais conhecido é o carnaval de rua. Desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas. Saíam com seus grupos de batucada, dançando, cantando e as marchas carnavalescas e se divertindo muito.
Com o passar dos anos a festa de carnaval mudou muito.
No Rio de Janeiro há o predomínio dos sambas, pagodes e os sambas enredo apresentados pelas escolas de samba. Este carnaval é conhecido mundialmente em razão das belezas das fantasias, como das baianas, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, além das alegorias, carros enfeitados, variando de acordo com o enredo ou tema da escola de samba.

Uma outra festa, bem conhecida mundialmente é a de Olinda e a de Recife, em Pernambuco, com apresentações de frevo, uma dança de ritmo eletrizante. Dançarinos fazem acrobacias e malabarismos dançando com sombrinhas e mostrando grande habilidade com as pernas. Existe ainda a disputa pelos bonecos gigantescos, caracterizados de personagens políticos, que fazem grande alegria da população.

O carnaval de Salvador diferencia-se dos demais, por contar com os trios elétricos, que passeiam pelas ruas da cidade. Os trios são caminhões montados com grandes aparelhagens de som, muito potentes, para que possam se propagar pelas ruas. Cantores famosos fazem a festa do povo, cantando e dançando em cima dos carros, puxando grandes multidões.




Fonte: http://escolakids.uol.com.br/carnaval.htm (com adaptações)


Dicas para ajudar as crianças a estudarem melhor

Veja algumas dicas de como estimular seu filho a estudar as disciplinas com 8 dicas práticas.



1 – Amplie o mundo de seu filho. Valorize o estudo demonstrando curiosidade sobre tudo o que seu filho aprende. Faça referencias ao que ele aprendeu no dia a dia.

2 – Decorar não é saber. Não estimule decoreba! Hoje, é mais importante colocar a informação em um contexto do que decorar nomes, lugares e datas. A forma de aprender , mudou, não tente ensinar do seu jeito.

3 – Estimule a conexão entre os fatos. Estudar é aprender a pensar criticamente. Faça perguntas a seu filho enquanto assistem ao telejornal para que ele aprenda a conectar o conhecimento da sala de aula com o mundo.

4 – Quem bem lê, bem responde. Sempre peça seu filho que releia o enunciado sempre que tiver dificuldades com algum exercício. Os exercícios nunca exigem como resposta a cópia do texto-base. Entender o que o exercício pede é metade do caminho para resolvê-lo.

5 – Discuta com seu filho sobre a leitura. Se o professor exigir como lição de casa uma leitura preparatória, aproveite para conversar com seu filho sobre ela. Refletir sobre a leitura de textos é importantíssimo para fixa-los melhor.

6 – Relacione o conteúdo do aprendizado com o dia a dia. Entender a aplicação do conhecimento no dia a dia mostra sua importância e desperta curiosidade. Instigue seu filho a descobrir as causas de situações cotidianas.

7 – Sempre valorize as perguntas de seus filhos. Deixe-o confortável para fazer perguntas e questionar o ambiente ao redor. Um mero pepino pode ser inicio de uma investigação geográfica: de onde ele veio, em qual solo foi cultivado, quanto petróleo foi necessário na sua produção e seu transporte?

8 – Incentive seu filho a redigir respostas com suas próprias palavras. Para reescrever uma ideia ele precisa entendê-la primeiro. Isso desenvolve a habilidade de interpretação e análise textual. Escrever é uma habilidade fundamental para qualquer um.

Veja outras dicas:



Cronograma e conteúdos das avaliações mensais - 3º ano (1º trimestre)

Senhores Pais e Alunos do 3º ano,

Na semana passada foi anexado na agenda o calendário com o cronograma e conteúdos para as avaliações mensais de março.

Segue abaixo o calendário:

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
18/03

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto. Respostas completas e uso da letra maiúscula e dos sinais de pontuação.
- Alfabeto
- Uso da letra maiúscula
- Ordem alfabética
-Uso do dicionário
-Sílaba e divisão silábica
- Encontro vocálico e consonantal (caderno)
- Dígrafo (caderno)
- Ortografia: M/P e M/B; B/P, D/T, F/V; H inicial e grupos de CH, LH, NH
Estudar através do caderno  e da Gramática págs. 10 a 38
19/03
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
-Reconhecendo as características da cidade;
-Transformação da paisagem;
-A organização político-administrativa do município;
- Os diferentes tipos de bairros;
-O trabalho na cidade;
-O dia a dia nos bairros;
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 8 a 49.
20/03
Inglês
-Capítulo 1 e saudações
22/03
MATEMÁTICA
- Ordem crescente e ordem decrescente (caderno)
- Sistema de numeração decimal
- Valor absoluto e valor posicional
- Composição e decomposição de numerais
- Escrita dos numerais
-Adição e subtração
- Situações- problema
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 9 a 27, 46 e 47



Projeto Música em Família - livro "Para Sempre" ( 1ª atividade)


Projeto Música em família / Para Sempre


          Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                     Venho através desta, comunicar-lhes sobre o início do projeto Música em família, com o livro Para Sempre, no qual, os alunos do terceiro ano, junto com seus familiares e a professora realizarão várias atividades durante vários meses deste ano.
                     O tema principal do Livro-CD, Para Sempre, é o ciclo da vida- o habitar e coabitar o mundo. O material convida criança, família e escola a pensarem o planeta, a agirem sobre a Terra, cuidarem, interagirem, observarem e registrarem as transformações que ligam o processo do viver.
                    O principal objetivo a ser atingido nesse projeto é o fortalecimento das relações humanas por das atividades lúdicas e reflexivas.
                    A cada atividade solicitada, os alunos levarão na agenda as devidas orientações,                    independente do livro, seguir ou não para casa.
                   Nesse momento, gostaria do envolvimento dos senhores, para fazerem as descobertas sobre o livro, que poderão ser apreciadas junto com seu ( sua ) filho ( filha ).
                 
                 Queridos pais, sejam bem-vindos ao projeto Para Sempre!  

                 Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências de amor. Coloque o CD - Para sempre  -  bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial realizá-las.                 
                                     
Ø  Atividade 1- Apreciar capa e contracapa visualizando e procurando entender a arte das imagens e cores.

Ø  Atividade 2- Ler  a carta dos autores   no início do livro.

Ø  Atividade 3- Na  página  4, fazer a leitura percebendo a sutileza das palavras falando sobre a vida e suas transformações. Leia com calma, sinta o que se está transmitindo, faça momentos de profunda respiração, se puder abrace quem está ao lado.  Um abraço longo, apertado e perceba a força desse momento em família.

Ø  Atividade 4- Na página 5- Pense uma frase ou um poema, criado por vocês ou, mesmo que já tenha um pronto, que vocês gostem, e que represente esse momento mágico, leia-o para seu(sua) filho(a) e escreva-o numa folha e cole na página 5 do livro. Pode, também, colar fotos ou desenhar e colorir cenas de suas vidas para ilustrar o que, para vocês, seja Para Sempre.  Use a criatividade e muito carinho! Tenha certeza que serão momentos guardados para sempre dentro do coração e na memória do(a) seu (sua) filho(a).  

O livro deverá voltar para a escola no dia 13/03.

Grata pela participação e, até o próximo encontro!

                                                        Professora Giselle

domingo, março 03, 2019

Máscaras carnavalescas para as crianças pintarem e brincarem nesse feriadão

Achei alguns modelinhos de máscaras na internet para imprimir e as crianças pintarem, recortarem e brincarem.
É só clicar no modelinhos escolhido, salvar em seu computador e imprimir. Sugestão: use um papel mais grossinho como papel Canson com gramatura acima de 120g.


















Mural de carnaval

O mural de Carnaval produzido pelos meus alunos do 3º ano:






Molde do trio elétrico que achei na internet:



Imprimi 2 por página, porque queria pequeno.



quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Aprendendo as formas geométricas planas com histórinha

Este é um livrinho , que achei na internet, ele é muito interessante para conhecer as formas geométricas planas.








Fonte: https://aprendertiabella.blogspot.com 

domingo, fevereiro 17, 2019

Pauta da 1ª reunião de Pais e Mestres - Turma do 3º ano



A reunião com a minha turma do 3º ano, no Colégio Dom Bosco, teve início com a direção e a pastoral tratando de assuntos gerais para toda a escola. Depois os pais são encaminhados para a sala de aula para que cada professora trate das especificidades da sua turma.
Iniciei minha reunião com uma breve dinâmica "Quem sou eu?" para que os pais descubram através dos recadinhos e desenhos das crianças quem era os filhos. 


ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE A REUNIÃO PEDAGÓGICA.
  • ·         A primeira reunião é para falar sobre aspectos gerais das normas da escola e sobre alguns pontos importantes e específicos sobre a turma. Caso algum pai queira falar algum assunto mais específico deverá agendar com a coordenação.
  • ·         Alunos que são laudados os pais devem apresentar o laudo atualizado para a coordenação para que seja feito um trabalho mais efetivo com a criança.
  • ·         Horário de início e término das aulas. A importância de chegar no horário, correção dos deveres de casa, tira-dúvidas antes das avaliações, leitura integral da avaliação com explicações de termos mais complexos, explicar que anos de terceiro ano já estão aptos a realizar as avaliações sozinhos que somente em casos de alunos laudados eles possuem esse direito por lei de ter um ledor durante a prova que no caso pode ser a professora ou de acordo com as orientações do especialista o aluno poderá realizar a avaliação fora de sala.
  • ·         Identificação de todo o material escolar, pois os alunos perdem os materiais e esquecem que são deles, isso facilita a devolução.
  • ·         Observação do estojo regularmente para verificação da necessidade de reposição de materiais como lápis, borracha, etc;
  • ·         Observação da mochila regularmente para verificação: material correto, brinquedos fora do dia, etc;
  • ·         Mochila: ajudar o filho a ter mais autonomia na organização do material, frisando sempre da importância do material está completo, mostrar que ele deve conferir sempre a grade horária para a organização adequada do material e olhar também os deveres e lembretes anotados na agenda
  • ·         Sistema de ocorrência diárias (mapa de acompanhamento e algumas vezes bilhetes na agenda).
  • ·         Tarefas enviadas para casa diariamente. Na semana de avaliação as tarefas serão de revisão para estudo e às vezes não teremos atividades de casa para que o aluno dedique-se integralmente aos estudos.
  • ·         Falta de aluno: assim que o aluno retornar as atividades xerografadas e de livro serão enviadas, sendo que no caso de cópia de caderno os pais podem solicitar via e-mail ou se o pai preferir pode vir até a escola buscar o material – neste caso avisar para que o material seja separado e deixado ao final da aula na recepção da escola).
  • ·         Sistema avaliativo 2º ao 4º ano:
  •  AV1 – 10 pontos (formativa) – participação, comportamento, dever de casa e atividades de sala.
  •  AV2 – 8,0 pontos
  • AV3 -  12, 0 pontos
  •  
  • No 3º trimestre:
  • Av1 – 10
  • Av2 – 14 ( 7 avaliação + 7 jornada científica)
  • AV3 - 16
  • ·         Formativa – 10, 0 pontos (2,0 – comportamento, 2,0 – participação – 2,0 deveres de casa – 4,0 atividades de sala e trabalhos). O projeto literário será pontuado tanto como dever de casa quanto como na nota de trabalhos.
  • ·         Formativo comportamental: conversa excessiva, desrespeito com o colega ou professor; desrespeitou o momento cívico ou religioso, não participou da aula, brincou durante a aula.
  • ·         Formativo quantitativo: tarefa de casa não realizada, tarefa de casa incompleta (sem justificativa), dever de aula incompleto, caderno incompleto, sem material de aula, envolvido em indisciplina.
  • ·         Disciplina dentro de sala e no Colégio. Importante o apoio dos pais fazendo as intervenções necessárias com os filhos.
  • ·         Correção de livros e cadernos / Diferentes tipos de correção: correção coletiva feita no quadro, correção individual feita pelo educador.
  • ·         Tarefa de casa (importância, necessidade, periodicidade, quantidade). Lembrar que o aluno deve fazer sozinho, o responsável deve apenas orientar e supervisionar. O dever de casa é explicado durante a aula para que o aluno tenha autonomia para realizar assim como ocorre em sala de aula.
  • ·         Manual do aluno (agenda – fazer a leitura para tomar ciência de vários assuntos)
  • ·         Uso da agenda impressa/ importância da atenção da família para recados, circulares, anotações gerais.
  • ·         Cadastro do e-mail junto à secretaria: vários recados, circulares e bilhetes são enviados por lá.
  • ·         Atividades pedagógicas fora do colégio. (Importância do uso do uniforme no dia, assinatura e autorização devidamente preenchida).
  • ·         Laboratório de Ciências (uso do jaleco)
  • ·         Jogos em aula
  • ·         Ortografia e o uso do dicionário
  • ·         Projeto literário (Importância, periodicidade papel da família na manutenção e continuidade do projeto, incentivo à leitura, objetivos do Projeto).
  • ·         Leitura: será cobrada e avaliada a leitura e um trabalho de contextualização de todos os livros adotados em cada trimestre.
  • ·         Medicamentos enviados pelos pais diretamente pelos alunos para que sejam administrados. O colégio não medica alunos com febre. A técnica de enfermagem comunica a família e aguarda.
  • ·         Projeto Para Sempre (projeto literário que será trabalhado por todo o semestre e pedaço do próximo, onde ao final teremos a nossa Mostra Literária, importância do projeto, a questão dos valores humanos, apoio da família)
  • ·         Jornada Científica (importância, aprendizado e avaliação) – trabalho escrito, trabalhos práticos, apresentação, apoio da família
  • ·         Caderno (organização, capricho, zelo)
  • ·         Avaliação ocorre sempre no 1º horário, exceto nos dias que ocorrerem outras disciplinas nestes horários
  • ·         Reforço dos conteúdos em casa (estarei postando no meu blog atividades extra-classe – fins de semana). Lá os pais também podem sugerir alguns conteúdos ou atividades que queiram que sejam sistematizadas: atividades prontas para impressão com gabarito, jogos pedagógicos para sistematizar os assuntos estudados, vídeos de aprofundamento, dicas de estudo, etc)
  • ·         LANCHE: tentar sempre enviar lanches saudáveis, estimular as crianças, perguntar se a criança está lanchando (inclusive do kit lanche), existem alguns alimentos que por mais as crianças sejam estimuladas elas apresentam certa resistência. Observar a data de validade, o aspecto do alimento, o que acompanha o alimento, etc;
  • ·         Disposição da sala: a turma geralmente sentará em duplas, trios e grupos, em algumas aulas poderá ocorrer que sentem individualmente, neste caso a preferência de sentar na frente são dos alunos laudados, com muita dificuldade de aprendizagem ou crianças de estatura baixa.
  • ·         Aniversariantes: agendar junto à coordenação que reservará o dia, horário e  o espaço adequado.
  • ·         O envio das avaliações tem um prazo em média de 10 dias após a realização da última prova para ser corrigida e enviada para casa.
  • ·         Armário da sala de aula: os livros didáticos, caderno, livro “Para Sempre”, livros literários, dicionários,  material matemáticos como: material dourado, dados, fita métrica, dinheirinho, assim como a lupa, giz de cera deverão ficar com a professora. Alguns materiais como régua, lápis de escrever e de cor, canetinha, estojo, borracha, apontador e pasta com elástico deverão ficar sempre na mochila do aluno (alguns materiais solicitados na lista foram devolvidos para ficar em casa e devem ser repostos sempre que necessário).