terça-feira, março 05, 2019

Dicas para ajudar as crianças a estudarem melhor

Veja algumas dicas de como estimular seu filho a estudar as disciplinas com 8 dicas práticas.



1 – Amplie o mundo de seu filho. Valorize o estudo demonstrando curiosidade sobre tudo o que seu filho aprende. Faça referencias ao que ele aprendeu no dia a dia.

2 – Decorar não é saber. Não estimule decoreba! Hoje, é mais importante colocar a informação em um contexto do que decorar nomes, lugares e datas. A forma de aprender , mudou, não tente ensinar do seu jeito.

3 – Estimule a conexão entre os fatos. Estudar é aprender a pensar criticamente. Faça perguntas a seu filho enquanto assistem ao telejornal para que ele aprenda a conectar o conhecimento da sala de aula com o mundo.

4 – Quem bem lê, bem responde. Sempre peça seu filho que releia o enunciado sempre que tiver dificuldades com algum exercício. Os exercícios nunca exigem como resposta a cópia do texto-base. Entender o que o exercício pede é metade do caminho para resolvê-lo.

5 – Discuta com seu filho sobre a leitura. Se o professor exigir como lição de casa uma leitura preparatória, aproveite para conversar com seu filho sobre ela. Refletir sobre a leitura de textos é importantíssimo para fixa-los melhor.

6 – Relacione o conteúdo do aprendizado com o dia a dia. Entender a aplicação do conhecimento no dia a dia mostra sua importância e desperta curiosidade. Instigue seu filho a descobrir as causas de situações cotidianas.

7 – Sempre valorize as perguntas de seus filhos. Deixe-o confortável para fazer perguntas e questionar o ambiente ao redor. Um mero pepino pode ser inicio de uma investigação geográfica: de onde ele veio, em qual solo foi cultivado, quanto petróleo foi necessário na sua produção e seu transporte?

8 – Incentive seu filho a redigir respostas com suas próprias palavras. Para reescrever uma ideia ele precisa entendê-la primeiro. Isso desenvolve a habilidade de interpretação e análise textual. Escrever é uma habilidade fundamental para qualquer um.

Veja outras dicas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário