terça-feira, março 26, 2019

Plantas (3º ano) - Atividade de fixação



Plantas


Atividades


1-Você aprendeu que as plantas possuem partes e que cada uma dessas partes  tem sua função. Lembrando do que você aprendeu, responda:

a)    Sustenta as folhas, as flores e os frutos e ajuda no transporte das substâncias no interior da planta.

b)   Fixa a planta na terra e retira do solo a água e outras substâncias minerais necessárias para a vida da planta.

c)    Dão origem a uma nova planta.

d)   Envolvem e protegem as sementes.]

e)    Sua principal função é produzir alimento para o vegetal, o qual é produzido pela presença da luz solar, a partir da água retirada do solo pela raiz e do gás carbônico absorvido do ar.

f)     São responsáveis pela reprodução, ou seja, elas darão origem às sementes.

g)    Ilustre uma planta com todas as suas partes, nomeando cada uma delas;

2- Os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo chamado fotossíntese. Lembrando sobre o que você aprendeu sobre os vegetais, faça o que se pede a seguir:

A-   Faça o desenho de uma planta e complete desenhando como ocorre o processo da fotossíntese.

B-  Explique como ocorre o processo da fotossíntese


segunda-feira, março 25, 2019

Atividades do dia (3º ano) - 25/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Biblioteca :

*Empréstimo de livros (Projeto Literário)

-  Língua Portuguesa :

*Correção do dever de casa;

*Frases e tipos de frases - Gramática págs. 58 a 61 .

*Correção coletiva.

- Matemática:

*Educação Financeira (fábrica de papel) págs. 10 a 13;

*Correção coletiva.


Dever de casa:

* Leitura do livro emprestado na biblioteca (a ficha vai no decorrer da semana) - Trazer o livro na segunda-feira;

* Gramática págs. 61 a 64.

Recadinhos na agenda: Bilhete sobre a camiseta do Olimbosco 


Uma semana maravilhosa para todos!!




sexta-feira, março 22, 2019

Mural: Dia da Água

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Vejam só como ficou o mural sobre a importância de sabermos economizar esse bem tão precioso que é a água:


Eles pintaram os aquários bem coloridos.


 Depois pintei a mão de cada criança e pedi para eles pressionarem no aquário.


Fiz um olhinho com papel canson e colei para formar o olho do peixinho.
Com canetinha fiz a boquinha  e as bolhas de ar.


Modelo que usei para as crianças pintarem:

Dia Mundial da Água


Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-agua/


Semana de avaliações - 22/03



Avaliações  de hoje nas minhas duas turmas. 
- 3º ano - Matemática
- 4º ano - Geografia


quinta-feira, março 21, 2019

Revisão de Matemática (para casa) - 3º ano


                                                   Revisão para casa

          1-    Resolva as situações-problema:

a)    Davi ganhou 168 figurinhas, Miguel 147 e Lucas 151. Quantas figurinhas têm juntos?
Cálculo:




Resposta: __________________________________________________

b)   A mãe do Bernardo fez 299 pães de queijo. Ele levou para a escola e deu 145 pães de queijo para seus amigos. Quantos pães de queijo sobraram?
Cálculo:




Resposta: __________________________________________________

c)    Maria Julia ganhou R$ 174,00 de presente. Ela gastou R$ 59,00 comprando  uma maquiagem. Quanto sobrou para ela gastar?
Cálculo:




Resposta: _________________________________________________

         2-   Siga as dicas e escreva o numeral que é formado pelos seguintes algarismos:   
a)    5,  com valor posicional 50                                     
      3, com valor posicional 300
      9, com valor posicional 9
      Sou o número __________________________


b)   7,  com valor posicional 7                                     
      8, com valor posicional 800
      4, com valor posicional 40
      Sou o número __________________________

       3-   Resolva as adições:

a)
   253
+ 199

b)
  78
+63
c)
  155
+155

d)
125
+62

e)
221
+72
f)
  78
+32




   4-   Resolva as subtrações:

a)
   246
  -123

b)
  342
 -133
c)
  65
 -37

d)
 220
-115

e)
 302
-131


Semana de avaliações - 21/03



Avaliações  de hoje nas minhas duas turmas. 
- 3º ano - Não haverá avaliação hoje
- 4º ano - Redação


quarta-feira, março 20, 2019

Atividade de revisão de Ciências - Células (4º ano)



1-    Observe, com atenção, duas imagens feitas através de um microscópio.



a)    O que foi registrado nessas imagens?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Dê 2 exemplos de seres pluricelulares?
____________________________________________________________________________________________________________________________

2-    Das afirmações seguintes, escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

a)    (    ) O citoplasma limita a célula do meio exterior.
b)    (    ) As células têm a mesma forma.
c)    (    ) Os seres pluricelulares são constituídos por uma única célula.
d)    (    ) A maioria das células só é visível através do microscópio.
e)    (    ) O núcleo coordena toda a atividade celular.
f)     (    ) Apenas os seres vivos de grande tamanho são constituídos por células.

3-    Complete o texto com as palavras do quadro.



Sistemas                   células                           vivos                      unicelulares       
                    tecidos                      órgão                   pluricelulares

Todos os seres vivos são formados por ________________________________, que são as unidades fundamentais dos seres ______________________________.
Conforme o número de células que os formam, há seres ______________________ e ___________________________.
            Os seres vivos estão organizados em diferentes níveis. As células agrupam-se formando _____________________________. Estes, por sua vez, formam ____________________________, que, trabalhando em conjunto formam os ___________________________________.



Gabarito:

1 a) Células unicelular e pluricelular.
1b) Seres humanos, animais, plantas, etc.

2)

a)    (  F  ) O citoplasma limita a célula do meio exterior.

b)    (  F  ) As células têm a mesma forma.
c)    (  F  ) Os seres pluricelulares são constituídos por uma única célula.
d)    (  V  ) A maioria das células só é visível através do microscópio.
e)    (  V  ) O núcleo coordena toda a atividade celular.
f)     (  F  ) Apenas os seres vivos de grande tamanho são constituídos por células.



3)

Todos os seres vivos são formados por células, que são as unidades fundamentais dos seres vivos.
          Conforme o número de células que os formam, há seres unicelulares e pluricelulares.
            Os seres vivos estão organizados em diferentes níveis. As células agrupam-se formando os tecidos. Estes, por sua vez, formam os órgãos, que, trabalhando em conjunto formam os sistemas.

Atividades do dia (4º ano) - 20/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  Língua Portuguesa :

*Avaliação de História.

- Ciências:

*Avaliação de História

*Atividade de revisão sobre as células

- Matemática:

* Adição e subtração: operações inversas - Livro págs. 59 e 60.

Dever de casa:

* Estudar para Redação (Ficha de revisão - trazer amanhã)

Atividades do dia (3º ano) - 20/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  História :

* Frutos e sementes - livro de CHN págs. 212 a 215.

- Inglês:

*Avaliação de Inglês

- Matemática:

*Caderno de Matemática (revisão - CLIQUE AQUI para acessar)

- Língua Portuguesa:

*Ortografia CA,CO, CU/ GA, GE, GU - Gramática págs. 44 a 47 (correção)

* Acento agudo e circunflexo - Gramática págs. 418 a 52


Dever de casa:

* Revisão de Matemática no caderno.