domingo, agosto 11, 2019

Origem do Dia dos Pais



Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças?

Origem da comemoração nos Estados Unidos

O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart.
Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA.
Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

Origem da comemoração no Brasil

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.
O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.

O caso particular de outros países

Há o caso de outros países nos quais o dia dos pais está relacionado com aspectos culturais muito específicos. É caso, por exemplo, de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, que o comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria.
Um caso curioso é o da Rússia, que celebra o dia dos pais em 23 de fevereiro. O motivo é o fato de que esse dia também é reservado à comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local – data celebrada desde 1919. As duas datas acabaram por se entrelaçar.


Feliz Dia dos Pais


sexta-feira, agosto 09, 2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS - 3º ano


CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS
2º TRIMESTRE/2019

PROFESSORA: Giselle / Mayron (Inglês)
TURMA: 3° Ano A
DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
19/08
(segunda-feira)

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula e dos sinais de pontuação;
-Sílaba tônica e separação silábica;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo) dos substantivos
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigo
- Adjetivo
- Ortografia:  S e Z, X e CH, AL/EL/IL/OL/UL
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 26 a 31, 39 a 43, 70 a 82, 120 a 142, 147 a 170, 181 a 191, 196 a 204.
20/08
(terça-feira)

CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
 -Localizando-se e orientando-se no município;
-Muitas formas de comunicação
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 50 a 96
21/08
(quarta-feira)

Inglês
Capítulos 4 e 5.
Vocabulário
Diálogos das unidades
Greetings
23/08
(sexta-feira)

MATEMÁTICA
- Sistema de numeração decimal;
- Escrita dos numerais (números por extenso);
-Adição, subtração e multiplicação (cálculos e situações- problema);
-Medida de capacidade (litro e ml)
-Sistema monetário;
- Medida de tempo (horas e minutos)
-Medida de comprimento
-Gráficos
-Geometria
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 9 a 47, 52 a 72, 76 a 82, 86 a 90, 112 a 120, 127 a 147, 204 a 210, 220 a 224


terça-feira, agosto 06, 2019

Atividades do dia 05/08 - 4º ano

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Geografia:

-Dinâmica de volta às aulas;

-Comércio - Livro págs. 187.


* Língua Portuguesa:

-Ortografia: palavras com AZ, EZ, IZ, OZ e UZ - Gramática págs. 253 a 255.


* História

-Data comemorativa: Dia dos Pais (confecção de cartão em homenagem aos pais - para o mural).

*Matemática:

-Operações inversas e divisão - caderno



Dever de casa:

-Gramática págs. 272 e 273;

-Caderno de Matemática;

-Livro do DF págs. 187 e 188.


Recadinho aos Pais na agenda:

Convite às famílias para a homenagem aos pais que ocorrerá no dia 09/08.

segunda-feira, agosto 05, 2019

Atividades do dia 05/08 - 3º ano

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Língua Portuguesa:

-Correção do dever de casa;

-Confecção do cartão em homenagem aos dias dos Pais (mural);

-Ortografia: Plural das palavras terminadas em ÃO - Gramatica págs. 197 a 201.



* Biblioteca:

-Projeto literário: entrega do livro na biblioteca (não pegamos outro emprestado devido ao Projeto do livro Para Sempre).

*Matemática:

-Multiplicação com dezena e centena no multiplicador;

-Multiplicação doce: desafio da multiplicação com crianças no quadro tentando descobrir os resultados;

-Análise de gráficos: gráficos e subtração - Livro págs. 143 a 145.



Dever de casa:

-Gramática págs. 202 a 204


Lembrete:

 A primeira avaliação do livro (valendo nota) será no dia 12/08. Enviei um bilhete com as orientações colado na agenda.

sexta-feira, agosto 02, 2019

8ª atividade do livro Para Sempre


Projeto Música em família / Livro: Para Sempre

 Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                 É com enorme prazer, que voltamos a nos encontrar para darmos continuidade aos trabalhos do Projeto, “Música em família”, com o livro “Para sempre”.
                No último encontro, trabalhamos o aqui e o agora que é a celebração do agora, do momento presente – da infância.  E nesta semana daremos continuidade, mas o tema proposto será “Planeta Ar”. Que é um convite para uma viagem que vai bem longe... Juntos, vocês podem ter várias ideias para observar, sentir e compartilhar pensamentos. Olhar estrelas, brincar, contar histórias sob o céu escuro e iluminado pelos astros ou até dentro de casa em um quarto escuro, com luz indireta, imagens, filmes, livros ou simples narrativas orais. Enfim, mais uma vez, o importante é estarem juntos, revivendo e criando memórias.
                  As atividades abaixo deverão ser feitas durante uma semana. Reserve um momento especial para cada uma dessas atividades:               
                                     
                  Atividade 1- Fazer a leitura dos poemas das páginas 26 a 29 e decore-as de acordo com a preferência da criança.
                Atividade 2- Você já experimentou olhar para o céu à noite? Convide pessoas queridas para essa experiência de observar as estrelas, olhar, brincar e criar. Escolha um local de sua preferência, onde seja possível observar bem as estrelas, você poderá também escolher um quarto escuro para ver vídeos sobre as estrelas, ou até mesmo fazer um passeio ao Planetário de Brasília. Vejam mais dicas e orientações nas páginas 30 e 31. Deixem o registro desse momento, nas páginas 30 e 31, pode ser fotografias, relatos, recortes de imagens, vídeos (nesse caso, enviar por e-mail o vídeo ou link, ou num CD, pendrive, etc) para mostrar para a turma, etc. Use a criatividade!
     Atividade 3- Na última atividade, você teve a missão de plantar uma muda de uma suculenta junto com sua família e enviar as imagens desse momento para o e-mail: professoragisellefarias@gmail.com . Muitas fotos lindas chegaram, mas algumas ainda não foram enviadas. Lembrando que esses momentos fotografados serão usados para a montagem de um vídeo que será apresentado no dia da Mostra Literária.
Continuem cuidando da sua plantinha, pois próximo ao dia da nossa Mostra Literária você deverá trazê-la para a escola (estarei combinando uma data posteriormente).
Atenção para outros detalhes importantes: Estamos chegando na reta final do nosso projeto! O livro Para Sempre será avaliado na próxima entrega (12/08), portanto os alunos que ainda não apresentaram as páginas pendentes deverão fazê-las até esse dia. Lembrando que as atividades que serão avaliadas serão aquelas das páginas 4 a 31 (Conforme as orientações que foram enviadas na agenda anteriormente). As páginas 32 a 45 serão avaliadas posteriormente (quando finalizarmos o livro). As atividades valerão nota na AV1 do 2º trimestre em Língua Portuguesa e em Artes.
                
O livro retornará para a escola no dia 12/08 (Valendo nota!)
Grata pela participação e até o próximo encontro!

Professora Giselle

quarta-feira, julho 31, 2019

Atividades do dia 31/07 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Língua Portuguesa:

-Correção do dever de casa;

- Confecção de cartões para o Dia dos Avós


*CHN:

-Meios de comunicação- livro págs. 74 a 77


*Matemática:


-Ensaio para a homenagem ao Dia dos Avós


Dever de casa:

- Ficha de Matemática

RECADINHO AOS PAIS

-Bilhete sobre a lembrancinha para o Dia dos Pais


Lembrete:

As atividades do livro Para Sempre deverão ser apresentadas no dia 05/08. A primeira avaliação do livro (valendo nota) será no dia 12/08. Estarei enviando um bilhete nesta semana com mais detalhes.

terça-feira, julho 30, 2019

Atividades do dia 30/07 ( 3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Língua Portuguesa:

-Correção do dever de casa;

- Plural de palavras terminadas com R, S e Z- Gramática págs. 180 a 183;

-Plural das palavras terminadas em L - Gramática págs. 188 e 189.

*CHN:

-Meios de comunicação - atividade no caderno para casa;

-Data comemorativa: Dia dos Avós (confecção de cartões)



Dever de casa:

- Caderno de CHN

-Gramática págs. 190 a 191.


Lembrete:

As atividades do livro Para Sempre deverão ser apresentadas no dia 05/08. A primeira avaliação do livro (valendo nota) será no dia 12/08. Estarei enviando um bilhete nesta semana com mais detalhes.

segunda-feira, julho 29, 2019

Atividades do dia 29/07 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Língua Portuguesa:

-Dinâmica de boas-vindas

-  Produção de texto: cartão para a vovó

-Revisão no caderno (tonicidade, separação silábica, classificação quanto ao número de sílabas, substantivos comum e próprio, gênero do substantivo)

*Biblioteca:

-Projeto Literário: empréstimo de livros.


*Matemática:

-Medida de massa - livro págs. 149 a 152.



Dever de casa:

- Ficha literária nº 09 - entrega até 05/08

-Gramática págs. 185 a 187.


RECADINHO PARA OS PAIS:

-Bilhete de confirmação de participação para a homenagem ao Dia dos Avós (colado na agenda)

Observação:

A aula de Educação Física foi transferida para toda sexta-feira.


domingo, julho 28, 2019

Volta às aulas: turminha do 3º ano

Olá!!!

Não esqueçam: amanhã voltam as aulas no Colégio Dom Bosco! Espero por vocês lá!!!







Mural de boas-vindas

Olá! 
Esse foi o mural que preparei para receber meus alunos queridos:


Ampliei o guarda-chuva, risquei na cartolina e depois fiz os detalhes com papeis coloridos.


As nuvens, o sol e o guarda-chuva peguei um desenho na internet, ampliei usando o Photoscape, imprimi as partes e montei usando fita crepe. Depois recorte e risquei nos papeis que escolhi. Para as nuvens usei o Canson branco A3 e o solzinho recortei na cartolina laranja e amarela. Usei canetinha preta para fazer os detalhes do rostinho, nas bochechas usei lápis de cor.


As letras eu faço no word, imprimo só as bordas direto no papel colorido. É muito mais prático e economiza um tempão (O arquivo das letras no word e pdf estarei deixando disponível no link no final deste post).


As letras ficam assim: 


Para cada página uma cor diferente para que a frase fique bem colorida. No meu mural usei 10 cores diferentes. O arquivo prontinho com as letras você encontra no final desse post.

Vejam alguns moldes que usei:

SOLZINHO:



NUVENS



CORAÇÕES

As partes do guarda-chuva, letras vazadas no word e demais moldes desse mural você pode acessar no link abaixo que direciona para o meu drive: