Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:
§Língua Portuguesa
üAula
expositiva virtual com a explicação mais detalhada sobre o gênero textual
diário.
üDiário
– livro páginas 54 e 55 - realizar a leitura e
atividades propostas durante a exposição da aula com auxílio da professora.
üOrientações sobre a realização do dever de casa (diário
pessoal)
üPara casa:Ficha complementar sobre o gênero textual
diário
§Geografia
üA
importância dos mapas para a percepção do espaço – páginas 46, 48 e 49 - realizar a leitura e atividades propostas durante a
exposição da aula com auxílio da professora.
üOrientações sobre a confecção do mapa do caça ao tesouro
com a família (o caça ao tesouro deverá ser feito em casa)
Para casa: Livro página 47 (Ler
as orientações que estão no livro, página 47, e criar um caça ao tesouro com a
família).
O
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril.
Esta
data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais
importantes escritores da literatura brasileira.
O
dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a
data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil
brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro
2002.
A Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta Feira da
Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os
cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.
Embora não seja um feriado federal, os municípios costumam
declarar a Sexta-feira Santa como um feriado municipal, conforme a Lei n.º 9.093,
de 12 de setembro de 1995.
Trata-se de uma comemoração móvel, que sucede o fim da
Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval, na
Quarta-feira de cinzas.
O dia da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que
celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu
na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.
Significado da
Sexta-feira Santa
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo
aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário
hebraico.
Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o
costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu
numa sexta-feira.
Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira
lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no
Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22
de março e 25 de abril.
Tradições da Sexta-feira
Santa
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja
Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como
jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer
mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que
Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos
rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que
representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos
costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento
a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.
Hoje teremos atividades das
seguintes disciplinas:
Matemática
üSlides sobre a aula
üMultiplicação – páginas 86 a 90 – realizar a leitura
e atividades propostas durante a exposição da aula com auxílio da professora.
üRecordando rotas – Tarefa de revisão no livro
páginas 225 e 226 – realizar atividades de revisão de conteúdo: Numeração
Romana, Decomposição e Valor Posicional.
Ciências
üSlides sobre a aula
üO som é mesmo o sempre? – Livro páginas 38 a 41 –
estar atento às explicações da professora em relação ao conteúdo trabalhado, exemplo
de produção de som realizada pela professora e ao vídeo apresentado para
resolução das atividades propostas.
Hoje teremos atividades das
seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa
üSlides sobre advérbios e locuções adverbiais
üAdvérbios e locuções adverbiais – livro páginas 40 a
42 – realizar as atividades solicitadas durante a aula ministrada seguindo as
orientações da professora.
üRecordando rotas – livro páginas 259 e 260 –
realizar as atividades após as explicações da professora.
Geografia
üFotografias aéreas – livro página 34 – Leitura
üLink: Vídeo sobre fotografias aéreas do Rio de Janeiro
üRecordando rotas – livro páginas 149 e 150 –
realizar as atividades complementares.
üTarefa no livro páginas 36 e 37 – realizar as
atividades solicitadas. A questão número 2 deverá ser realizada no caderno.
üRegistro e atividades no caderno – solicitar que os
alunos leiam o texto e registrem as respostas no caderno.
Caderno de Geografia
Escola :
Brasília, 06 de abril
de 2020
1- Leia o texto.
FOTOGRAFIAS AÉREAS
As fotografias aéreas são usadas para
coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou
mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. Uma das
primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras
fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos,
depois em balões e pipas. Todas as fotografias aéreas são realizadas
verticalmente.
No ano de 1903, o fotógrafo alemão Julius
Neubronner fez uma das primeiras fotos aéreas de toda história, quando acoplou
máquinas fotográficas de tamanho reduzido em pombos-correios.
São de grande importância nas áreas de
cartografia, estudos hidrológicos, agricultura, monitoramento ambiental e em
operações militares. A partir das imagens coletadas nas fotos aéreas é possível
obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como
plantações, reservas ambientais, áreas de queimadas, plantação de drogas,
loteamento.
Hoje existem empresas especializadas nesse
tipo de trabalho, o resultado é usado na criação de cartas topográficas e
mapas, para isso contam com uma série de equipamentos modernos.