üPara
aprofundar o assunto realizar a leitura das páginas 101 e 102;
üEm
seguida, realizar as atividades propostas nas páginas 104 e 105.
üOs
alunos devem apresentar para a turma os desenhos que cada um fez na página 104.
Tarefa
de casa: Livro página 103
§Produção de texto
üLivro de Língua Portuguesa
página 167 (debate e opinião sobre o assunto de
interesse de cada aluno). Cada aluno deverá escrever um registro no caderno de
Língua Portuguesa sobre sua opinião e expor suas ideias para a turma, os demais
alunos poderão expor sua opinião sobre o assunto apresentado pelos colegas.
üAntes da escrita no caderno os alunos
deverão ficar atentos às orientações dadas pela professora (|Slide com as orientações).
Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:
MATEMÁTICA
üMostrar os jogos da
Matific que fazem parte da trilha da semana e orientá-los.
üFormas e tamanhos –
relembrar as formas geométricas planas e pedir para que os alunos observem
imagens que representem formas geométricas em tamanhos iguais, mas que ocupem
posições diferentes numa malha quadriculada – Slide;
üRealizar as
atividades propostas na página 79;
üNa página acima, os
alunos deverão identificar as formas e os tamanhos de figuras. Inicialmente,
pedir que tirem suas conclusões e em seguida, abrir espaço para a exposição de
opiniões. Nessas atividades o tamanho está relacionado com a grandeza área.
üPedir que destaquem
as peças do Tangram, disponível na página 291 (material de apoio). Peça que
observem as peças que compõem o Tangram, quais possuem o mesmo tamanho, peça
que sobreponham as peças para descobrir quais têm o mesmo formato e tamanho. Em
seguida que após observar as peças façam a atividade da página 80; Ao finalizar
as atividades propostas, peça que façam um envelope com papel comum e guardem
as peças do Tangram, pois utilizaremos na próxima aula. Mostrar para a turma
como fazer um envelope com folha branca.
üPedir que observem
os tamanhos e formas das figuras da página 81, quantos quadradinhos foram
necessários para compor cada forma; Ao final da análise, pedir que respondam as
questões da página 81 e 82
Tarefa
de casa:
1-Jogos da Matific
2-Imprimir a ficha do
Tangram que foi enviado no Moodle (precisaremos na
próxima aula de Matemática e Artes)
PROJETO: AMPLIANDO ROTAS
üAlimentação
saudável para todos – páginas 47 a 49.
Por volta de 1820 os ventos da liberdade sopravam na América do Sul .Muitas colônias espanholas tinham ficado independentes. As que não tinham independência estavam lutando por ela. No Brasil , a situação também estava agitada. Em 1817 houve uma revolta na região nordeste. A independência era um dos seus objetivos. Ela foi derrotada mas, o sonho de liberdade permaneceu vivo.
2. Os Movimentos de Pré Independência
Conforme o declínio colonial brasileiro ia se acentuando, aumentava o descontentamento da população colonial em relação à Metrópole. Assim, surgiram revoltas que pretendiam a independência. Estas revoltas tiveram maior ou menor participação da população , conforme o caso. Todas elas, no entanto, foram lideradas por elementos da camada média da população, que adotavam a ideologia liberal e não obtiveram apoio da classe dominante. No que se refere à ideologia os movimentos de pré- independência tiveram uma característica importante. O liberalismo por eles adotados tinha surgido na Europa como conseqüência da desagregação do Antigo regime. Era portanto uma ideologia revolucionária e que representava basicamente os interesses da burguesia industrial. Adotado no Brasil, o liberalismo passava a ter um aspecto contraditório: o de uma Ideologia burguesa num país que não possuía burguesia. Daí decorrem as limitações que as idéias liberais sempre tiveram entre nós: adotadas como teoria, raramente podiam ser aplicadas na prática. E quando o eram sob a forma de um liberalismo de fachada acabavam por beneficiar mais às potências europeias do que ao Brasil.
3. O Brasil e as cortes portuguesas
Em 1820 a burguesia portuguesa da cidade do Porto, com o apoio dos camponeses , das baixas camadas sociais urbanas, das tropas e dos funcionários públicos, liderou uma revolução em Portugal: A Revolução Liberal do Porto. Os rebeldes pretendiam salvar Portugal de sua tradicional crise econômica, tirar o povo da miséria em que vivia principalmente depois da fuga do governo português para o Brasil, e que deixara Portugal submetido ao domínio político de militares ingleses fazer uma nova Constituição para o país e recolonizar o Brasil. A recolonização do Brasil era uma tentativa de recuperação econômica de Portugal, na medida em que recolonizar significava restabelecer o pacto colonial e, portanto, restabelecer a dominação da economia da colônia pela metrópole. Vitoriosos, os rebeldes organizaram as Cortes Portuguesas_ assembleias que se reuniam em momentos importantes para tomar decisões _ e exigiram a volta de D. João VI.
4.Formação de lideranças emancipacionistas
Os proprietários rurais e a classe média sabiam que a independência teria de vir .Não podiam aceitar as medidas recolonizadoras de Portugal. O problema era como consegui-la? Eles percebiam que D. Pedro, apesar de herdeiro de D. João VI , poderia desempenhar um papel muito importante na luta pela independência. Por isso, tentaram envolvê-lo neste projeto. De um lado, estava os absolutistas, contrários as Cortes de Lisboa porque elas pretendiam fazer de Portugal uma monarquia constitucional. De outro lado , aqueles que formavam o Partido brasileiro. Estes estavam divididos em dois grupos: os democratas, que tinham Joaquim Gonçalves Ledo , seu elemento mais representativo e os aristocratas, liderados por José Bonifácio. Democratas e aristocratas divergiam dos absolutistas. Queriam com isso dizer que eles não queriam mudar em um mundo em que tudo mudava , insistindo a defesa do absolutismo e buscando apoios na Santa Aliança. Mas democratas e aristocratas divergiam-se entre si . Após o Dia do Fico , os acontecimentos se precipitaram como resultado da reação das cortes portuguesas e de seus aliados do Partido português, inconformados com a decisão de D. Pedro permaneceram no Brasil .
5. A vitória dos conservadores
A Independência do Brasil não foi conquistada somente nos campos de batalha. Simultaneamente, travava-se um outro tipo de batalha: a diplomática. Portugal tinha muitos e poderosos aliados na Europa por isso o governo brasileiro necessitava que todos os países reconhecessem oficialmente a nova realidade. Caso isso não acontecesse um dia Portugal poderia retomar ao Brasil com ajuda destes países. A luta diplomática demorou mais tempo do que as lutas militares. Havia muitos interesse em jogo. Os EUA foi o primeiro país a reconhecer oficialmente que o Brasil era um país livre. Por volta de 1.820 os EUA já tinham se desenvolvido bastante e já se colocavam de igual para igual com os países da Europa. Queriam que a predominância no continente americano fosse deles e não da Europa. Por isso, viam com bons olhos a independência do Brasil. Afinal, quem saia prejudicado era Portugal, um país Europeu. O governo português deu um ultimato a D. Pedro. Em agosto de 1.822 , mandou uma carta na qual exigia a volta imediata dele e a anulação da convocação da Assembléia Nacional Constituinte. D. Pedro não estava no Rio de Janeiro. Ele tinha ido a SP . José Bonifácio envio um correio para levar esta carta a D. Pedro. Junto ele mandou uma carta, na qual dizia Ter chegado a hora da ruptura definitiva. Ás 16:30 do dia 7 de setembro de 1822 o correio alcançou D. Pedro nas margens do Rio Ipiranga . Entregou-lhes as cartas, ele as leu. Sabia que o Brasil esperava dele uma atitude. Puxou a espada e reproduziu em voz alta aquilo que o povo já falava pelas ruas: Independência ou morte . Este episódio passou a ser o marco da nossa independência.
Conclusão Os grandes proprietários rurais tinham motivos para se alegrar, a liberdade de comércio também era uma realidade definitiva. Acreditavam que o novo governo ia defender os interesses deles. Acreditavam que tinham chegado ao poder. Nas fazendas tudo continuava como antes. A liberdade tinha parado na porta das senzalas. O Brasil saiu da subordinação política a Portugal para entrar na dependência econômica da Inglaterra. O problema da independência política estava resolvido. Faltava agora reorganizar o país. Em resumo, a situação foi a seguinte : a classe dominante fez a independência do Brasil, apoderou-se do controle do governo e tratou de orientar a política nacional de acordo com os seus interesses particulares , mas a independência não foi para todos pois a escravidão continuava por todo o Brasil.
Bibliografia 1º livro História e Vida Vol. 1 Nelson Piletti e Claudino Piletti Pg. 126 a 142 2º livro Independência ou Morte A emancipação política do Brasil Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque Pg. 3 a 87 3º livro História Martins Capítulo 5 - pg 58 a 66 Fonte: www.redeensino.hpg.com.br
Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:
HISTÓRIA
üCAPÍTULO 9 - A mudança do
mundo começa em minha casa – livro páginas 104 a 108
üLeitura compartilhada e
debate sobre ações domésticas sustentáveis.
üAbordar os conceitos de
espaços público e privado.
Espaços públicos: pertencem a todos
e, por essa razão, são administrados pelo poder público. Exemplos: praça, ruas,
parques.
Espaços privados: pertencem a pessoas
ou a grupos de pessoas mais reduzidos, sendo administrados pelos proprietários.
Exemplos: prédios, apartamentos, casas e empresas.
üRelembrar a importância da
preservação de patrimônios materiais.
2-Como é chamada a camada de ar que envolve a
Terra?
() Hidrosfera
() Atmosfera
() Troposfera
3-Qual a importância da presença de água em
nosso planeta?
4-Por meio das ações de fenômenos naturais, os
solos têm se transformado ao longo das eras. Quais são os fenômenos naturais
que ajudam nessa transformação?
5-O que é solo fértil?
6-Por que as minhocas são importantes na
formação do solo fértil?
7-Em que tipo de solo as minhocas são
encontradas?
2-Complete as frases com artigos definidos ou
indefinidos.
a)A criança
queria apanhar ______ boia da piscina com ______ vara de pescar.
b)De repente,
ela viu _______ pirulito preso em _____ fita.
c)Vi _____ pássaros
cruzando o céu.
d)______ sorvete
é _____ alimento feito com ______ suco de frutas e com ______ creme de leite.
Também pode ser usado ______ chocolate. ______ mistura dos ingredientes é congelada
até se obter ______ massa quase sólida.
Correção
1- Dê o grau normal destes diminutivos:
a)Maleta – mala
b)Vilarejo – vila
c)Caixote – caixa
d)Casebre – casa
e)Riacho – rio
f)Boquinha – boca
2- Complete as frases com artigos definidos ou
indefinidos.
a)A criança queria apanhar a boia da
piscina com uma vara de
pescar.
b)De repente, ela viu o / um pirulito
preso em uma fita.
c)Vi uns /
os pássaros
cruzando o céu.
d)O sorvete é uma alimento
feito com o suco de
frutas e com o creme de
leite. Também pode ser usado o
chocolate. A mistura dos
ingredientes é congelada até se obter uma massa quase
sólida.