Cartão em homenagem às mães
segunda-feira, maio 03, 2021
Dia das Mães - pote das recordações
terça-feira, abril 27, 2021
Aula de Artes - Tema: dia das Mães - Dia: 27/04 (4º ano matutino)
Aula de Artes
- Contação de História “Mães de todos os tipos”
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1dqZD9gq3ys
-Atividade de artes: Pote das recordações (atividade disponível no site da Pedagoga Ingrid)
https://www.pedagogaingrid.com/
Tarefa de casa:
1- Numa folha A4 fazer um cartaz em homenagem a mulher mais incrível da sua vida: sua mãe (tirar uma foto sua segurando o cartaz e enviar pelo Moodle).
segunda-feira, abril 26, 2021
Nômades e sedentários - aula do dia 26/04 (4º ano matutino)
-Avaliação no primeiro horário
- Debate: Qual a relação que temos com a comida?
- Falar sobre a facilidade que temos nos dias de hoje para conseguirmos os alimentos, que mesmo sem sair de casa é possível comprar alimentos, seja por aplicativos ou por telefone.
- Perceber que nem sempre o acesso aos alimentos foi fácil, pois nos primórdios da história evolutiva humana, a situação era bem diferente dos dias atuais.
- Vídeos explicando como ocorreu o processo da agricultura e ocupação do espaço.
sexta-feira, abril 23, 2021
quarta-feira, abril 21, 2021
Aniversário de Brasília
Parabéns, Brasília!!!❤️
Saudade dos nossos passeios pedagógicos , quando a criançada e os professores podiam se aglomerar pelos lindos pontos turísticos da nossa amada cidade 🥰
O Aniversário de Brasília é comemorado anualmente em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade.
Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com o propósito de ser a sede do governo brasileiro.
A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal, e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa.
O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956, e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e o Rio de Janeiro.
Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima.
Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.
Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais, como exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.
História
A ideia de transferir a capital para o interior do país existia desde o tempo da Independência e era defendida por políticos como José Bonifácio. No entanto, o projeto nunca se concretizou.
Com o golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, o empreendimento vem novamente à tona e em 1892 houve expedições para marcar o lugar da futura capital. Na década de 20 se colocaria a pedra fundamental, onde atualmente se encontra a cidade de Platina.
Entretanto, com as crises econômicas e o governo Vargas, a ideia foi novamente sepultada.
Durante a campanha para a presidência, JK é lembrado por um menino de que a lei acerca da transferência da capital para o interior ainda não havia sido cumprida. Assim, o político mineiro faz disso uma das suas plataformas de governo.
Com o crescimento desordenado no Rio de Janeiro e o poder de pressão da população, os políticos estariam mais resguardados em Brasília.
A construção da nova capital consumiu os quatro anos de governo JK e no dia da sua inauguração ainda havia a ser feito.
Mesmo assim, Brasília mantém sua vitalidade e concentra um traçado urbano arrojado e original.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/aniversario-de-brasilia/
segunda-feira, abril 19, 2021
Aula de Artes - Tema: Arte indígena - 4º ano matutino - dia: 19/04
Aula de Artes
Vamos trabalhar a Arte indígena:
Vídeo complementar:
Fonte: https://youtu.be/ky7afsv9bCk
Atividade:
Montagem do cocar indígena coletivo e a pulseira indígena com grafismos.
Pintura livre utilizando giz de cera, canetinha ou lápis de cor.
Os alunos do ensino remoto podem imprimir as imagens que estão anexadas abaixo, ou apenas fazer o desenho em folha branca, observando as imagens postadas.
Aula de História do dia 19/04 - Revisão (4º ano matutino)
-Correção da página 157.
- Continuação das atividades da página 45 (número 2 e 3)
- Leitura das páginas 46 e 47 (Idade da Pedra e a Era do Gelo)
- Assistir os vídeos dos períodos da Idade da Pedra, postados na semana passada.
- Realizar as atividades e leituras das páginas 48 a 53.
Tarefa de casa: Página 158 e revisão no caderno:
Escola:
Brasília, 19 de abril de 2021
Revisão do História (GABARITO)
x
1 – Onde foram encontrados os fósseis mais antigos dos ancestrais dos seres humanos?
Os fósseis mais antigos dos ancestrais dos seres humanos foram encontrados na África.
2 – Qual o nome da ancestral de hominídeo mais antiga já encontrada? Onde e há quanto tempo foi encontrada?
A ancestral hominídeo mais antiga já encontrada foi chamada de Lucy. Seus fósseis foram encontrados na África, Etiópia, em 1975.
3 – O período entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e o desenvolvimento de formas de tecnologia e registro é chamado de Idade da Pedra. Explique como é divido esse período:
Esse período é dividido em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
4 – Faça uma breve explicação dos três períodos da Idade da Pedra: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
PALEOLÍTICO: Esse período se estende desde a descoberta do fogo, até o início da agricultura. Os povos eram caçadores, coletores e eram nômades.
MESOLÍTICO: Período de transição entre o Paleolítico e Neolítico, onde há os primeiros assentamentos de grupos humanos.
NEOLÍTICO: Evolução das técnicas de produção de ferramentas, domínio da agricultura e sedentarização dos povos.
5 – Após suas leituras do livro, explique o que você entendeu por:
Nomadismo: Estilo de vida onde pessoas não tem habitação fixa, sendo chamados de nômades. Os povos vivem se deslocando em busca de oportunidades melhores de alimentação e moradia.
Sedentarização: Fixação dos povos em tribos, em locais que favoreciam a agricultura.
6 – O que foi o período pelo qual o planeta passou pela glaciação?
Foi um período de grande variação climática, com temperaturas baixíssimas, onde a maior parte da superfície terrestre ficou coberta por gelo.
7 – Qual a diferença entre histórias orais e a ciência?
As histórias orais são passadas de geração em geração através da oralidade e contam a história que não está escrita. São baseadas na cultura e na experiência de cada indivíduo. A ciência se baseia em fatos e evidências para desenvolver as teorias, que são registradas através da escrita.
quarta-feira, abril 14, 2021
quarta-feira, abril 07, 2021
Aula de Artes - Tema: Lagarto de Gaudí - 4º ano matutino - dia 07/04
- Relembrar a história do lagarto de Gaudí;
- Fazer a releitura do lagarto de Gaudí (primeiro desenhar um lagarto e colar pedaços de papeis para formar um mosaico )
Materiais:
-Papel A4,
-Cola branca ou cola bastão,
-Canetinha preta ou lápis de cor preto,
-Tesoura,
-Pedaços de papel (ou de revista ou jornal ou pinte um papel e corte em pedacinhos).
quarta-feira, março 24, 2021
Aula de Artes - tema: PARQUE GÜELL - dia 24/03
- Tema: PARQUE GÜELL
- Analisar a página 6 do livro “Enigmas de Gaudí” com a turma;
- Ver o site oficial do Parque Güell.
- Vídeo com passeio virtual. Peça aos alunos que, durante o tour virtual, percebam os detalhes das construções que Rafael destacou. O parque foi pensado inicialmente pelo conde Güell para ser uma comunidade fechada com suas próprias regras.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FxSsl_qXvro
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HP_bOvoUr90
- Explicar que faremos na próxima aula uma maquete coletiva, com casas e espaços de convivência.
-Analisar algumas imagens. Pedir que observem que as casas que serviram de moradia no parque.
- Pedir que se imaginem morando nessa comunidade e, em seguida. Cada aluno deve pensar como será a sua casa ou um estabelecimento de uso público ( o aluno que quiser poderá fazer os dois).
-Fazer uma lista de quais serviços devem existir nessa comunidade: • Escola • Hospital • Supermercado • Farmácia etc. Falar que eles podem trazer também caixas de leite ou de suco para preparar os meios de transporte.
Tarefa de casa:
Trazer na próxima aula: Caixas de cereal ou caixa de sapato ou outro tipo de caixa forrada com papel branco (pode ser com folhas de usadas, folhas de caderno velho, etc)
Observação:Materiais que usaremos na próxima aula: papel branco A4, papeis coloridos, cola branca, canetinha, lápis de cor.
quarta-feira, março 10, 2021
Revisão sobre território brasileiro
Revisão
1-
Marque
as opções corretas:
a)
O
que é território?
( ) |
É qualquer lugar que as pessoas podem
visitar. |
( ) |
É
um lugar onde já ocorreu alguma guerra e um fazendeira compra o lugar. |
( ) |
É um espaço que possui uma área delimitada,
que foi descoberto, conquistado ou adquirido por alguém ou por algum grupo. |
b)
Qual
é o significado de limite?
( ) |
É
uma região brasileira que separa um estado de outro. |
( ) |
É algo que pode ser medido do começo
ao fim e que separa de terminado território do outro. |
( ) |
É uma linha gigantesca que separa as
coisas e os lugares. |
2- Explique o que foi o Tratado de
Tordesilhas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Por que ganhou esse nome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
1- Qual o objetivo desse Tratado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que estabelecia o Tratado de
Tordesilhas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- O Tratado de Tordesilhas foi um acordo
entre quais países:
a)
Brasil
e Portugal
b)
França
e Portugal
c)
Portugal
e Inglaterra
d)
Inglaterra
e França
e)
Portugal
e Espanha
4- Em 1534, a Coroa portuguesa dividiu o
território em 15 partes que ficaram conhecidos como:
a)
governos gerais
b) Tratado de Tordesilhas
c) capitanias hereditárias
d) Tratado de donatários
e) Sesmarias
5- Quais são os pontos extremos do Brasil?
___________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Em quais estados estão localizados os
pontos extremos do Brasil?
____________________________________________________________________________________________________________________________________