Descubra o valor da soma da primeira coluna, sabendo que cada valor nas extremidades diz respeito à soma da coluna ou linha correspondente.
Borboleta 7
Joaninha 8
Flor 3
Morango 2
Descubra o valor da soma da primeira coluna, sabendo que cada valor nas extremidades diz respeito à soma da coluna ou linha correspondente.
Tivemos momentos maravilhosos na primeira metade de 2021. Tivemos muita diversão, estresse, tristezas, alegrias e vivemos muitas emoções!
O mais importante é saber que criamos laços e memórias juntos! ⠀
⠀
Agora, o momento é de descansar, reabastecer as energias, a fim de voltarmos mais fortes e cheios de disposição para construir novos momentos inesquecíveis.⠀
⠀
Sentirei saudades, mas logo estaremos de volta.⠀
Boas férias! 🤗
Materiais:
-Tesoura
-Folha A4 branca (ou de cor clara)
- Régua
-Lápis de cor
-Canetinha
Atividade a ser realizada:
-Assistir ao vídeo sobre a biografia de Van Gogh
https://www.youtube.com/watch?v=no02waxDYVU
- Analisar a obra de arte do artista chamada “A cadeira com cachimbo”
- Nesta atividade os alunos devem fazer a releitura em 3D da obra de Van Gogh criando um efeito bastante interessante, através de criações de cadeiras diferentes além do cenário onde a cadeira se encontra.
https://www.youtube.com/watch?v=4W_RDKPoB64
-Inspirações encontradas na internet
Tarefa de casa:
Na próxima aula faremos 2 personagens do livro “O mistério em Pedralite”.
Presencial e virtual: Providenciar 2 pedras lisas (tamanho no máximo do tamanho do palmo da mão).
Alunos do virtual: Precisaremos de tinta, pincel e canetinhas.
-As transformações das cidades
-Vídeos complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c
https://www.youtube.com/watch?v=uv_nYy6OAiU
-Surgimento do comércio
-Analisar a imagem introdutória do capítulo e responder aos questionamentos:
- Assistir aos vídeos introdutórios sobre o surgimento do comércio
https://www.youtube.com/watch?v=yxxYRy4NNSg
-Leitura coletiva da página 88.
Tarefa de casa: Livro de História páginas 163 e 164
-Revisão no caderno
Escola:
Brasília, __ de junho de 2021
Revisão
1- Explique o que é o ciclo da água e em seguida faça um desenho representando esse ciclo.
2- Quais são os ciclos bioquímicos e conceitue cada um.
3- Alguns exemplos de fungos são:
a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.
4- Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir o próprio alimento para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.
5-Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:
a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas com chá
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças que curam sozinhas
6- Como ocorre a reprodução dos fungos?
7- Cite 2 exemplos de fungos benéficos..
-No segundo momento: correção da revisão.
Materiais:
-Lápis de cor;
-Canetinha
-Tesoura
-2 folhas A4 brancas
Atividade a ser realizada:
-Cortar as duas folhas nos formatos de bandeirinhas, conforme o modelo abaixo (observar as orientações de como recortar a folha durante a aula).
- Na primeira bandeirinha o aluno deverá fazer um desenho representando os festejos de uma festa junina. Veja alguns exemplos.
-Na segunda bandeirinha, o aluno poderá fazer linhas abstratas ou desenhos geométricos e ilustrar com cores bem vivas. Não deixar nada em branco. Veja alguns modelos:
1º momento - Correção da revisão
2º momento - Revolução da agricultura
-Iniciaremos a aula conversando sobre as transformações ambientais e sustentabilidade – estudaremos as transformações do espaço em que vivemos por meio da história e dos grandes marcos da humanidade. Os alunos deverão entender sobre as modificações dos meios rural e urbano na contemporaneidade.
-Iniciaremos analisando algumas imagens que mostram de um lado a vegetação preservada e do outro lado uma área utilizada pela agricultura e questionar a turma:
ü O que observam nas imagens?
ü Quais são as diferenças entre os dois espaços?
ü O que divide as duas áreas?
ü O que acham da derrubada de árvores para o uso da área para a
agricultura?
ü Quais os problemas as derrubadas de áreas florestais podem
causar ao meio ambiente?
-Conversar sobre a questão da preservação da natureza, do
desmatamento para o plantio e sobre o desmatamento indiscriminado que pode
impactar a redução de recursos naturais e de ecossistemas.
-Vídeos complementares
:
https://www.youtube.com/watch?v=1vtCTyxa7lU
https://www.youtube.com/watch?v=7XKZWpMvXRs
- Para sistematizar, realizar a leitura e as atividades do livro de História - páginas 78 a 81.
-Gabarito das atividades do livro:
Página 79
Página 81
Conteúdos: Tempo cronológico, tempo histórico, calendários, sedentarização
Revisão (correção)
1- 1-Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda:
a)
Quantos dias tem um ano ?
365 dias (365 dias e 6 horas)
b)
O que é um ano bissexto?
O ano bissexto acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, diferentemente dos demais que têm 365 dias. A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
c)
O calendário é utilizado para:
( ) Medir os objetos
( ) Medir as horas
( x ) Medir o tempo
d)
O calendário que utilizamos no
Brasil é o Gregoriano
e)
Por que o calendário
gregoriano também é chamado de calendário cristão?
Ele adota o nascimento de cristo como o início da
sua contagem.
f)
Qual é o nome do relógio foi
criado a partir da observação do Sol?
Relógio do Sol.
g)Qual é o movimento realizado
pela Terra que é responsável pela marcação do ano? E pela marcação dos dias?
O movimento de translação é responsável
pela marcação do ano e o movimento de rotação é responsável pelos dias.
1- 2-Dê as principais características dos seguintes calendários:
a)
Calendário etíope:
O Calendário Etíope
é uma variação do Calendário Juliano e tem doze meses de 30 dias e um mês com
apenas seis dias.
a)
Calendário Juliano:
Foi um calendário implementado pelo
imperador romano Caio Júlio César, em 46 a.C.
b)
Calendário chinês:
É um calendário lunissolar, ou seja, leva em
consideração os ciclos do Sol e da Lua.
1- 3-Explique o que foi cada um dos seguintes períodos históricos:
a)
Pré-História-
O
período marcado pela convivência dos seres humanos em comunidades e pelo
desenvolvimento de habilidades como a domesticação de animais, o cultivo de
alimentos e a confecção de ferramentas com elementos da natureza.
b) História Antiga-
O
período no qual foram estabelecidas leis de convivência, em decorrência do
grande crescimento populacional e do surgimento das primeiras cidades.
c) Idade Média-
O
período em que foram construídos castelos com muralhas para defender o
território de invasores.
d) Idade Moderna-
O período em que os reinos se tornaram cada vez
mais mercantis, buscando explorar outras terras para garantir riquezas, como
ouro, prata e especiarias.
e) Idade Contemporânea –
O período que se iniciou com a Revolução Francesa e
que se estende até os dias de hoje, caracterizado pela industrialização e pelo
desenvolvimento tecnológico.
4-Sobre a sedentarização, responda:
a) Relate como foi o surgimento da agricultura.
O Homo sapiens aprenderam novas técnicas de
cultivo: espalhavam sementes, cultivavam o solo, aguavam as plantas e criavam
animais, o que aumentou a oferta de frutos, grãos e carne.
b)
Explique como ocorreu o
surgimento das primeiras cidades.
Com o aumento da produção de alimentos, ocorreu o
crescimento populacional. Pequenas aglomerações de pessoas começaram a
expandir, tornando-se aldeias e depois cidades, com habitais mais resistentes e
duráveis. Essas habitações localizava-se próximas às plantações e aos rebanhos
e eram construídas com diferentes tipos de materiais.