domingo, junho 23, 2024

Jogos pedagógicos virtuais sobre verbos

Olá, queridos estudantes!

Os links dos jogos pedagógicos sobre verbos já estão disponíveis para acessar e se divertir enquanto aprendem! Antes de mais nada, vamos relembrar um pouco sobre o que são os verbos e seus principais aspectos:

  • Verbo: É a classe de palavras que expressa ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
  • Tempos Verbais: Indicam o momento em que a ação ocorre, como presente, passado e futuro.
  • Modos Verbais: Expressam a atitude do falante em relação à ação verbal, como indicativo, subjuntivo e imperativo.
  • Infinitivo: É a forma original do verbo, que não indica tempo, modo ou pessoa.
  • Conjugação: Agrupamento dos verbos de acordo com a terminação da sua forma infinitiva. Temos três conjugações em português: 1ª (terminados em -ar), 2ª (terminados em -er) e 3ª (terminados em -ir).

Os jogos foram pensados para ajudar na fixação desses conceitos de maneira interativa e divertida. Aproveitem para explorar cada um deles, testar seus conhecimentos e aprimorar seu domínio sobre os verbos. Lembre-se de que revisar os conteúdos é essencial para fortalecer o aprendizado.

Com os jogos pedagógicos, aprender se torna muito mais dinâmico e interessante. Divirtam-se enquanto estudam e descubram novas formas de explorar a língua portuguesa!


* Jogo dos verbos-prática: https://www.youtube.com/watch?v=xORJypMAISc 

* Conjugaçaõ verbal: https://wordwall.net/pt/resource/53509018/conjuga%C3%A7%C3%A3o-de-verbos-presente 

* Conjugaçaõ verbal: https://wordwall.net/pt/resource/32598806/conjuga%C3%A7%C3%A3o-verbos 

* Jogos:  https://wordwall.net/pt/resource/14827795/tempos-verbais  

* https:www.youtube.com/watch?v=jvMtwiK77II

 

Vamos juntos rumo ao sucesso!

Um abraço,

Professora Giselle




terça-feira, junho 11, 2024

Hora da questão - Paleolítico e Neolítico (História)



A imagem acima mostra o megalítico de Stonehenge, na Inglaterra, que foi produzido por homens e mulheres que viveram há milhões de anos e

A. tinham como objetivo delimitar os lugares que podiam ser ocupados por eles.

B.revelam a incapacidade de nossos ancestrais produzirem objetos artísticos.

C.eram formas encontradas por eles para se conectarem com as forças da natureza.

D.eram formas encontradas por eles para se conectarem com as forças da natureza.




Gabarito:
Letra C

Comentário:
As forças da natureza eram tratadas como divindades por nossos ancestrais, pois delas dependia uma boa colheita. Foram construídos grandes monumentos de pedra para marcar o ponto do nascer e do pôr do sol ou para servir como templos religiosos. Esses monumentos são conhecidos como megalíticos e foram encontrados em várias regiões do mundo.

Fonte: Plurall

terça-feira, junho 04, 2024

Hora da questão : As Grandes Navegações (História)



Leia o texto a seguir.

A viagem de Vasco da Gama foi um dos grandes feitos dos descobrimentos europeus. A expedição respondia a uma motivação prática: pretendia alcançar o lucrativo mercado das especiarias e controlar o comércio das mais cobiçadas mercadorias do Extremo Oriente: canela, gengibre, açafrão, noz-moscada, cravo… A rota comercial era então controlada pelos mercadores italianos de Génova e Veneza e atravessava enormes distâncias através do Egito, encarecendo o preço das especiarias até que elas chegassem aos mercados. [...] Assim, Vasco da Gama seguiu a rota desbravada ao longo de setenta anos por vários navegadores portugueses, rodeando o continente africano e entrando no Índico pelo cabo da Boa Esperança.

Disponível em: www.nationalgeographic.pt/historia/as-viagens-do-navegador-vasco-da-gamapara-a-terra-das-especiarias_3325. Acesso em: 31 out. 2023.


O viajante cuja viagem é descrita no texto


A.conseguiu chegar às Índias e obter especiarias.

B.naufragou no Mar Tenebroso.

C.contornou o Oceano Atlântico e chegou ao Brasil.

D.concretizou o sonho dos reis espanhóis de descobrirem o Novo Mundo.





Gabarito:

Letra A

Comentário:

A expedição comandada por Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia, em 1498, garantindo assim o acesso direto às cobiçadas especiarias e muitos lucros para Portugal.

domingo, junho 02, 2024

Verbos, tempos verbais e o uso do -am e -ão (conceito e atividades)

                                                    


                                               Verbos e tempos verbais

Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

Exemplos:

-Ação: Ela correu.
-Estado: Ele está doente.
-Fenômeno da naturezaChoveu muito em minha cidade.


                                       Tempos verbais


Os tempos verbais indicam o momento quando a ação ocorre.
-Presente: indica que a ação ocorre no momento em que se fala, ou seja, acontecendo agora.
-Passado ou pretérito: indica ações que já aconteceram.
-Futuro: indica que a ação vai ou poderá ocorrer.

Exemplos:

Amava (passado)           Amo (presente)        Amarei (futuro)

Uso do -am e -ão

Quando usar -am?


      Usamos -am em verbos no passado, indicando ações que já aconteceram.
Exemplos:
       Eles jogaram basquete ontem.
       Elas caminharam cedo semana passada.
       

Quando usar -ão?

       Usamos -ão em verbos no futuro, indicando ações que ainda irão acontecer.
Exemplos:
       Amanhã elas irão passear.
       Elas estudarão esse assunto amanhã.



1- Circule os verbos nas frases e classifique-os como ação, estado ou fenômeno da natureza.

a) Ventava muito na praia.

b) Rafaela está feliz.

c)Isadora acordou cedo.

d)Alexandre jogou bola.

e) Trovejou bastante durante a noite.


2-Escreva qual é o tempo verbal de cada frase abaixo:

a) Arthur come uma maçã.

b) Bernardo brincou no parque ontem.

c) Eu estudarei para a prova.

d)Nós viajaremos para a praia no próximo mês.

e) Gabriela sempre canta no chuveiro.

f) Ontem, Fernanda e Clara comeram uma pizza.


3- Lembrando do uso das palavras terminados em -am e -ão, circule os verbos das frases e escreva em que tempo verbal eles estão.

a) Eles viajarão amanhã cedo. _______________________

b) Vocês falarão toda a verdade. _____________________

c) Eles comeram tudo. _____________________________

d) Eles se apresentarão amanhã. ____________________


4 - Observe as frases e complete com o verbo usando o tempo verbal certo.

a) Ontem elas _______________ cedo. (dormir)

b) Mais tarde as crianças _____________ todo o lanche. (comer)

c) Todos ________________ cedo ontem. (chegar)

d) As atletas ______________ avaliadas amanhã. (ser)

e) Os meninos ____________ o dia todo ontem. (brincar)

f) Os seguranças ____________ aquela senhora semana passada. (acompanhar)




terça-feira, maio 28, 2024

Hora da questão - O trabalho do historiador (História )

Tema: O trabalho do historiador

Questão:

O historiador é um investigador. Ele se interessa por todos os aspectos da vida humana: a maneira de as pessoas viverem e de se relacionarem entre si, seus pensamentos e valores, os regimes de governo, as formas de trabalho, as obras artísticas e utilitárias, as trocas comerciais e culturais, as manifestações religiosas, a vida cotidiana. Qualquer assunto pode servir de tema para a pesquisa do historiador.

DOMINGUES, J. E. História em documento: imagem e texto, 6o ano. São Paulo: FTD, 2009. p. 14. (Adaptado).



O trabalho do historiador pode ser comparado ao trabalho de um...



A. Advogado, pois ele julga as pessoas das sociedades. 


B. Médico, pois ele examina os problemas do passado.


C. Detetive, pois ele investiga os vestígios do passado produzidos pelas sociedades.


D. Jornalista, pois ele escreva suas opiniões sobre o passado da humanidade.






Gabarito:



C. Detetive, pois ele investiga os vestígios do passado produzidos pelas sociedades.



Comentário:


O trabalho dos historiadores se parece com o de um detetive, que busca pistas sobre sociedades que existiram e tentam reuni-las para descobrir como as pessoas viviam e se organizavam.




terça-feira, maio 21, 2024

Hora da questão: Agricultura e Pecuária (História)





Brincar de plantar   (Lukalele)

Depois do solo cultivar
A semente vou lançar
O regador vamos usar
Regar a horta e o pomar
Eu mal posso esperar
Colher o que eu semear
Eu quero experimentar
Tudo o que eu for plantar [...]

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WoDiS2veqNQ.
Acesso em: 3 out. 2023.

Os versos da canção acima


A.tratam da agricultura, que transformou a vida dos primeiros hominídeos.

B.mostram com os primeiros hominídeos vivam da coleta de frutas e verduras.

C.revelam que a agricultura não é uma atividade importante atualmente.

D.valorizam descobertas dos nossos ancestrais que foram esquecidas.





Gabarito 

LETRA A




domingo, maio 19, 2024

Hora da questão- Tipos de mapas (Geografia)


Representação: é essa ideia que norteia a construção de um mapa. Ocorre, que, obviamente, o tamanho e a complexidade do planeta não cabem no papel. Desse modo, é preciso fazer escolhas para conseguir mostrar, num espaço tão restrito, o máximo daquilo que comporta o mundo real.

Dessas escolhas é que resultam as diversas maneiras de representar um território, que pode se dar com base em focos variados, como seus aspectos físicos, políticos ou sociais.

[...]

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/cartografia-conheca-os-tipos-de-mapas/.
Acesso em: 03 nov. 2023.

Qual tipo de mapa usamos para apresentar a localização das reservas indígenas existentes no Brasil?

A. Mapa político.

B.Mapa físico.

C.Mapa temático.

D.Mapa-múndi.




Gabarito 

Letra C



Comentário:

O mapa político é usado para podermos ver os limites políticos de cada território.

O mapa físico é usado para o estudo das características naturais de um território e também é possível perceber as áreas de menor e maior altitude.

O mapa-múndi é a representação plana de toda a superfície do planeta.

O mapa temático retrata diferentes temas; por isso, o ideal para apresentar a localização das reservas indígenas existentes no Brasil.


Fonte: Plurall 

sábado, maio 18, 2024

Avaliação de Geografia - com gabarito - 4º ano

                                                  

Avaliação parcial de Geografia - 4º ano


Efeito estufa e o aquecimento global

 

        O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados. É muito comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são processos iguais, porém, estão relacionados. 

              O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta. Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida. Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera. Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor. É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.

                 O aquecimento global é um fenômeno climático que consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. O efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global. Essa intensificação é causada pela emissão de gases chamados de gases do efeito estufa, o principal deles é dióxido de carbono (CO2). Os cientistas acreditam que o aumento da temperatura média da Terra resultará em sérias consequências. 


                                         https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa-e-aquecimento-global/

                                                                                 (Com adaptações)


1- De acordo com o texto responda as questões abaixo:


A- O texto diz que o aumento da temperatura média da Terra resultará em sérias consequências. Quais seriam essas consequências?  

(   ) Seca dos rios.

( x ) Aumento do nível dos mares e oceanos e derretimento da calotas polares.

(   ) Aumento da quantidade de espécies aquáticas e extinção das espécies terrestres.

(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.


B- Que atitudes o ser humano pode tomar para amenizar os efeitos do aquecimento global no planeta? 

(   ) Aumentar o consumo de água.

(   ) Andando mais de carro e menos de bicicleta.

(  x) Diminuir a emissão de gases poluentes.

(   ) Nenhuma das alternativas anteriores.


2-  De acordo com os conhecimentos de clima e tempo atmosférico julgue os itens 


( V  ) Clima é a sucessão de tipos de tempos atmosféricos que habitualmente se repetem durante vários anos em um local.
( F  ) Existem vários tipos de clima e eles não são classificados quanto à temperatura e à umidade.
(  V )Os elementos do clima são: temperatura, chuva, ventos, nuvens e umidade.
(  F ) O clima é o mesmo em todo o planeta.
(  V ) Tempo atmosférico e clima não são a mesma coisa.


3-Identifique a zona de iluminação e aquecimento da Terra descrita em cada frase.

a) Situa-se entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio e é a zona mais iluminada e aquecida do planeta.

Zona tropical


b) Situa-se entre o círculo polar e o polo e é a zona menos iluminada e aquecida da Terra.

 Zona polar


c) Situa-se entre o trópico e o círculo polar e apresenta temperaturas amenas.

Zona temperada


4- Considerando as principais formas de relevo, analise as afirmativas e escreva a forma de relevo .


a) Superfícies fortemente onduladas de altitude elevada.

Montanhas

b) Superfície alta e irregular, ora plana, ora ondulada. Podem apresentar chapadas e serras. As chapadas correspondem às áreas elevadas. As serras são conjuntos de morros com muitos desníveis. Relevo característico da unidade federativa onde vivemos.

Planalto

c) Superfície baixa e plana, em geral, localiza-se ao longo de rios e do litoral.

Planície


d) Superfície mais baixa em relação às superfícies vizinhas ou mais baixa que o nível do mar. Ocorrem em áreas de altitude mais baixa em relação as serras e aos planaltos ao redor.

Depressão


5- De acordo com o mapa, responda as questões abaixo:



A- Qual é a maior região hidrográfica brasileira? 

(    ) Tocantins/ Araguaia
(    ) Paraná
(    ) São Francisco
(  x  ) Amazônica


B- Quantas são as regiões hidrográficas brasileiras?  

(    ) 16
(    )5
(  x  ) 12
(    ) 18


C- Qual é a menor região hidrográfica brasileira?  

(    ) Atlântico leste
(    ) São Francisco
(    ) Amazônica
(  x ) Atlântico sul

6-     Ao ocupar o espaço, as pessoas modificam o relevo para atender às suas necessidades e ao modo de vida. Essas modificações geram grandes impactos na natureza, um deles são as erosões, de acordo com os conhecimentos sobre as erosões, julgue os itens a seguir: 


( V  ) A erosão do solo ocorre principalmente pela ação do vento e da água.
( F  ) Quando a vegetação é retirada, o solo não fica exposto à ação da água da chuva.
(  F  ) Formação de buracos e fendas no solo são causas da erosão.
(  V ) A perda da fertilidade é uma das consequências da erosão do solo.
( V )O desmatamento é uma das causas da erosão do solo


7- Analise o mapa de climas a seguir e responda as questões. 


A- Qual é o clima predominante no Distrito Federal?  

(    ) Equatorial
(  x ) Tropical
(    ) Subtropical
(    ) Tropical de altitude
(    ) Tropical semiárido


B- Qual é o clima predominante na região norte? 

(  x  ) Equatorial
(    ) Tropical semiárido
(    ) Tropical de altitude
(    ) Subtropical
































quinta-feira, maio 16, 2024

Quiz: Avanços na Medicina


Pergunta 1: O que o aparelho de radiografia permite que os médicos vejam dentro do nosso corpo?

a) Apenas os músculos

b) Apenas os órgãos internos

c) Apenas os ossos

d) Os ossos e órgãos internos


Gabarito: d) Os ossos e órgãos internos


Pergunta 2: Qual é a função da tomografia e por que ela é importante na medicina?

a) Criar imagens detalhadas do cérebro e auxiliar no diagnóstico de doenças

b) Realizar cirurgias minimamente invasivas

c) Verificar a pressão arterial de um paciente

d) Fazer exames de sangue


Gabarito: a) Criar imagens detalhadas do cérebro e auxiliar no diagnóstico de doenças


Pergunta 3: Como os aparelhos auditivos ajudam as pessoas com problemas de audição?

a) Melhorando a aparência estética das orelhas

b) Restaurando a visão em casos de cegueira

c) Ajudando a controlar a pressão arterial

d) Auxiliando na amplificação e clareza dos sons


Gabarito: d) Auxiliando na amplificação e clareza dos sons


Pergunta 4: Por que as cadeiras de rodas e as próteses são importantes para pessoas com dificuldades de locomoção?

a) Para deixá-las mais confortáveis

b) Para ajudá-las a voar

c) Para melhorar a coordenação motora

d) Para auxiliá-las na mobilidade e realização de atividades diárias


Gabarito: d) Para auxiliá-las na mobilidade e realização de atividades diárias


Pergunta 5: O que é um transplante de órgãos e como isso pode ajudar uma pessoa doente?

a) É uma cirurgia plástica para melhorar a aparência

b) É uma técnica de meditação para aliviar o estresse

c) É a substituição de um órgão doente por um órgão saudável para melhorar a saúde e a qualidade de vida

d) É um tipo de vacina para prevenir doenças contagiosas


Gabarito: c) É a substituição de um órgão doente por um órgão saudável para melhorar a saúde e a qualidade de vida


Pergunta 6: O que são vacinas e como elas ajudam a prevenir doenças?

a) São medicamentos para tratar doenças crônicas

b) São dispositivos eletrônicos para monitorar sinais vitais

c) São substâncias que estimulam o sistema imunológico a criar defesas contra agentes causadores de doenças

d) São aparelhos de radiografia portáteis


Gabarito: c) São substâncias que estimulam o sistema imunológico a criar defesas contra agentes causadores de doenças