segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Os usos dos porquês: Quando e como usar?


Os "porquês" costumam causar confusão, mas com algumas regrinhas simples e prática, você vai entender a diferença entre eles! Vamos lá?

📌 1. Por que (separado e sem acento)

➡ Usado no início ou no meio das perguntas.
➡ Pode ser substituído por "por qual motivo" ou "por qual razão".

Exemplos:

  • Por que você não veio ontem? (Por qual motivo você não veio ontem?)
  • Não entendi por que ele chorou. (Por qual razão ele chorou?)

📌 2. Porque (junto e sem acento)

➡ Usado em respostas, indicando explicação ou causa.
➡ Pode ser substituído por "pois", "já que" ou "uma vez que".

Exemplos:

  • Não fui à escola porque estava doente. (Não fui à escola pois estava doente.)
  • Ele chorou porque se machucou. (Ele chorou pois se machucou.)

📌 3. Por quê (separado e com acento)

➡ Usado no final de frases interrogativas.
➡ Também pode ser substituído por "por qual motivo".

Exemplos:

  • Você não veio ontem, por quê? (Você não veio ontem, por qual motivo?)
  • Ele chorou, por quê? (Ele chorou, por qual razão?)

📌 4. Porquê (junto e com acento)

➡ Substantivo, geralmente acompanhado de artigo (o, um, seu).
➡ Significa "o motivo" ou "a razão".

Exemplos:

  • Nunca entendi o porquê dessa decisão. (Nunca entendi o motivo dessa decisão.)
  • Explique o porquê da sua resposta. (Explique a razão da sua resposta.)


Atividades para fixar

1️⃣ Complete as frases usando "por que", "porque", "por quê" ou "porquê".

a) Não sei _____ você não respondeu.
b) Ele chorou _____ caiu.
c) Você saiu mais cedo, _____?
d) Quero entender o _____ da sua atitude.

2️⃣ Reescreva as frases substituindo a palavra destacada por "por que", "porque", "por quê" ou "porquê".

a) Não entendi o motivo da sua raiva.
b) Você faltou ontem, por qual motivo?
c) Ele não veio pois está doente.
d) Gostaria de saber a razão de tudo isso.


Gabarito das atividades

1️⃣
a) por que
b) porque
c) por quê
d) porquê

2️⃣
a) Não entendi o porquê da sua raiva.
b) Você faltou ontem, por quê?
c) Ele não veio porque está doente.
d) Gostaria de saber o porquê de tudo isso.

Agora é só praticar e nunca mais errar os "porquês"! 😊💡


segunda-feira, fevereiro 03, 2025

Ordens e Classes: Entendendo os números até a classe dos bilhões

Você já se perguntou como organizamos os números grandes? Quando lidamos com quantidades cada vez maiores, precisamos de um sistema que nos ajude a entender a posição de cada algarismo e seu valor. Esse sistema se chama ordens e classes. Vamos explorar esse conceito de forma simples e clara!


O que são ordens e classes?

Os números são organizados em classes, e dentro de cada classe, há ordens. Cada classe tem três ordens:

1. 1ª ordem → unidade

2. 2ª ordem → dezena

3. 3ª ordem → centena


Após essas três ordens, começa uma nova classe, seguindo o mesmo padrão.

As classes dos números

Os números são organizados em grupos de três algarismos, formando as seguintes classes:

Classe das unidades simples → Vai de 1 a 999

Classe dos milhares → Vai de 1.000 a 999.999

Classe dos milhões → Vai de 1.000.000 a 999.999.999

Classe dos bilhões → Vai de 1.000.000.000 a 999.999.999.999

Cada classe segue a mesma estrutura: unidade, dezena e centena.

Exemplo prático

Vamos analisar o número 2.548.713.965 e separá-lo em classes e ordens:

Classe dos bilhões → 2 (bilhão)
Classe dos milhões → 548 (milhões)
Classe dos milhares → 713 (milhares)
Classe das unidades simples → 965 (centenas, dezenas e unidades)

Agora, dividimos em ordens:




Por que é importante aprender isso?

Entender as classes e ordens ajuda a:

✅ Ler números grandes corretamente
✅ Compreender cálculos matemáticos complexos
✅ Resolver problemas do dia a dia que envolvem grandes quantidades, como dinheiro e população

Agora que você já sabe como os números são organizados, tente praticar com outros números! Que tal escrever o valor 9.324.157.086 e separá-lo em classes e ordens?

Gostou da explicação? Compartilhe com seus e deixe a matemática mais fácil e divertida!


sexta-feira, janeiro 24, 2025

Como ajudar as crianças a se adaptarem ao retorno às aulas?

O retorno às aulas pode ser um momento desafiador para muitas crianças. Depois das férias, readaptar-se à rotina escolar exige paciência e estratégias eficazes. Para ajudar os pequenos nesse processo, confira algumas dicas essenciais:

1. Estabeleça uma rotina gradual

Antes das aulas começarem, ajuste o horário de sono e as atividades diárias da criança. Aos poucos, vá adaptando os horários de dormir e acordar para evitar um impacto brusco na volta às aulas.


2. Converse sobre as expectativas

Fale sobre a escola de forma positiva, destacando as novidades, os amigos e os aprendizados. Incentive seu filho a expressar como se sente em relação ao retorno.

3. Organize o material escolar juntos

Separe um momento para organizar o material escolar com a criança. Deixar tudo pronto antes do primeiro dia cria entusiasmo e evita correria de última hora.


4. Incentive a autonomia

Encoraje seu filho a assumir pequenas responsabilidades, como arrumar a mochila e escolher a roupa para o dia seguinte. Isso ajuda na independência e na organização.


5. Mantenha uma comunicação aberta com a escola

Acompanhe o que acontece no ambiente escolar, converse com professores e esteja atento às necessidades da criança para garantir uma adaptação tranquila.

Com paciência e apoio, o retorno às aulas pode ser uma experiência positiva e motivadora para as crianças.

sábado, janeiro 18, 2025

Combinados da turma/ Regras de convivência

 
Olá!!

Hoje, trouxe aqui para compartilhar com vocês os combinados que fiz para a minha turminha. 

Iniciar a aula, mediando uma reflexão sobre como devemos tratar as pessoas e como cada um gosta de ser tratado. 

Em seguida, mostrarei as imagens sobre os combinados. Perguntar quais eles concordam e quais eles discordam. Os combinados aprovados pela turma serão fixados por eles no mural da sala, o qual já estará com o título "combinados".  Eles poderão criar novos combinados e depois digitarei.

Dica: Imprimi 2 por página para não ficar tanta informação no mural ,mas fica a critério de cada um. 

Segue abaixo algumas imagens dos combinados. São 19 combinados, o link para adquirir em PDF está disponível logo abaixo.



















Arquivo em PDF - clique aqui 👈👈







sexta-feira, dezembro 13, 2024

Explorando os Sólidos Geométricos: O Mundo das Formas em 3D!

Olá, estudantes!

Hoje vamos mergulhar em um assunto superinteressante da Matemática: os sólidos geométricos! Eles estão ao nosso redor o tempo todo, em caixas, bolas, latas e até em pirâmides. Vamos aprender juntos sobre os nomes dessas formas, suas características e suas diferenças.




O que são sólidos geométricos?

Sólidos geométricos são figuras tridimensionais, ou seja, que ocupam espaço. Diferente de figuras planas, como quadrados e triângulos, essas formas têm altura, largura e profundidade.

Exemplos do dia a dia:

Uma bola (esfera).

Uma caixa de sapatos (paralelepípedo).

Uma tenda triangular (pirâmide).



Partes de um sólido geométrico

Todo sólido geométrico tem três partes importantes. Vamos conhecer cada uma delas:

Faces: São as superfícies que formam o sólido. Exemplo: Um cubo tem 6 faces.

Arestas: São as linhas onde duas faces se encontram. Exemplo: Um cubo tem 12 arestas.

Vértices: São os pontos onde três ou mais arestas se encontram. Exemplo: Um cubo tem 8 vértices.



Pegue uma caixa ou qualquer objeto sólido que tenha em casa e tente identificar suas faces, arestas e vértices!


Polígonos, poliedros e corpos redondos: Qual a diferença?

Agora, vamos diferenciar esses três termos:

1. Polígonos: São figuras planas, como triângulos e quadrados. Eles formam as faces dos poliedros.

2. Poliedros: São sólidos geométricos formados apenas por faces planas. Exemplos: cubo, pirâmide.

3. Corpos redondos: Sólidos que têm superfícies curvas, como a esfera e o cilindro.


Exemplo rápido: Uma lata de refrigerante (cilindro) é um corpo redondo porque tem superfícies curvas e planas, enquanto um cubo é um poliedro porque só tem faces planas.



Prismas e pirâmides: Dois tipos de poliedros

Os poliedros podem ser divididos em dois grupos principais:

Prismas:

Têm duas bases paralelas e iguais.

As outras faces são retângulos.

Exemplos: Paralelepípedo e prisma triangular.



Pirâmides:

Têm apenas uma base.

As faces laterais são sempre triangulares e se encontram em um ponto chamado vértice.

Exemplo: Pirâmide de Gizé (base quadrada).



Lembre-se: A diferença está no número de bases!




Atividade para você!

Pegue lápis, régua e papel e tente desenhar:

1. Um prisma de base triangular.

2. Uma pirâmide de base quadrada.

Depois, marque as faces, arestas e vértices. Que tal desafiar um amigo ou alguém da sua família a fazer também?


Resumo do aprendizado

Sólidos geométricos têm faces, arestas e vértices.

Poliedros têm faces planas; corpos redondos têm superfícies curvas.

Prismas têm duas bases paralelas; pirâmides têm apenas uma base.


Agora que você já sabe tanto sobre sólidos geométricos, olhe ao seu redor e identifique essas formas no seu dia a dia. Aprender é divertido!

Até a próxima aula!
Professora Giselle Farias



segunda-feira, dezembro 09, 2024

Exercício sobre o Universo e seus Astros


  1. Qual é a principal diferença entre astros luminosos e astros iluminados?
    a) Astros luminosos giram em torno de planetas, enquanto astros iluminados giram em torno do Sol.
    b) Astros luminosos emitem luz própria, enquanto astros iluminados dependem da luz de outros astros.
    c) Astros iluminados possuem luz própria, enquanto astros luminosos refletem a luz de outros astros.
    d) Astros luminosos giram em torno de satélites, enquanto astros iluminados giram em torno de estrelas.

  2. O Sol é considerado uma estrela porque:
    a) É o maior astro do Universo.
    b) É o astro mais próximo da Terra.
    c) Possui luz própria e emite calor.
    d) Está localizado no centro do Sistema Solar.

  3. Quando um meteoro entra na atmosfera da Terra e pega fogo, ele é popularmente conhecido como:
    a) Asteroide
    b) Satélite natural
    c) Estrela cadente
    d) Meteorito

  1. Explique por que o Sol parece ser a estrela mais brilhante no céu durante o dia, mesmo que existam outras estrelas maiores e mais luminosas no Universo.

  2. Descreva o que acontece quando um meteoro atinge a superfície da Terra. Qual nome é dado a esse fenômeno e o que ele pode causar?




Gabarito e Comentários

  1. (b) Astros luminosos emitem luz própria, como as estrelas, enquanto astros iluminados dependem da luz de outros astros para serem vistos, como planetas e satélites naturais.

    Comentário: Essa questão testa a compreensão sobre as duas principais categorias de astros no Universo.

  2. (c) O Sol é considerado uma estrela porque possui luz própria e emite calor, características fundamentais das estrelas.

    Comentário: A questão reforça o entendimento sobre as características que definem o que é uma estrela.

  3. (c) Quando um meteoro entra na atmosfera da Terra e pega fogo, ele é popularmente conhecido como estrela cadente.

    Comentário: Essa questão visa esclarecer um fenômeno popular e a nomenclatura científica associada.

  1. Resposta esperada: O Sol parece ser a estrela mais brilhante no céu durante o dia porque está muito mais próximo da Terra em comparação com outras estrelas. Sua proximidade faz com que sua luz ofusque as outras estrelas, tornando-as invisíveis durante o dia.

    Comentário: Aqui, o aluno deve entender que a percepção de brilho é influenciada pela distância, não apenas pelo tamanho ou luminosidade intrínseca de uma estrela.

  2. Resposta esperada: Quando um meteoro atinge a superfície da Terra, ele é chamado de meteorito. Esse fenômeno pode causar a formação de crateras de diferentes tamanhos, dependendo do tamanho e da velocidade do meteorito.

    Comentário: A resposta deve demonstrar o conhecimento do processo pelo qual um meteoro se torna um meteorito e os efeitos dessa colisão na superfície terrestre.

quarta-feira, novembro 27, 2024

Quiz: Você sabe usar o hífen corretamente?


1. Complete a frase com a grafia correta:
"Hoje comprei um ___útil para a cozinha."
a) micro-ondas
b) microondas
c) micro ondas

Resposta: a) micro-ondas


2. Qual das palavras abaixo está escrita de forma correta com o uso do hífen?
a) bem-estar
b) co-operar
c) anti-rugas

Resposta: a) bem-estar


3. Quando utilizamos o hífen em palavras compostas?
a) Sempre que a segunda palavra começar com "h".
b) Quando o prefixo termina com a mesma letra que começa o segundo elemento.
c) Quando o prefixo termina com uma vogal e o segundo elemento começa com uma vogal.

Resposta: b) Quando o prefixo termina com a mesma letra que começa o segundo elemento.


4. Qual destas palavras está incorreta?
a) super-herói
b) auto-escola
c) contra-ataque

Resposta: b) auto-escola (correto: autoescola)


5. Escolha a alternativa correta para completar a frase:
"As crianças adoram assistir a desenhos ___reais na TV."
a) superreais
b) super-reais
c) super reais

Resposta: a) superreais


6. Qual regra explica o uso do hífen em "pé-de-moleque"?
a) Palavras compostas por justaposição que possuem elementos ligados semanticamente.
b) Compostos que indicam espécies botânicas ou zoológicas.
c) Palavras compostas que perdem a noção de composição.

Resposta: a) Palavras compostas por justaposição que possuem elementos ligados semanticamente.


7. Qual alternativa está correta?
a) anti-inflamatório
b) antinflamatório
c) antiinflamatório

Resposta: a) anti-inflamatório


8. Complete com a grafia correta:
"Para esse trabalho, vamos usar ___linhas finas e resistentes."
a) sub-linhas
b) sublinhas
c) sub-linhas

Resposta: b) sublinhas



segunda-feira, novembro 25, 2024

Descobrindo a probabilidade: uma viagem divertida pelo mundo das chances

Olá, queridos estudantes! 


Hoje, vamos explorar um tema que está por trás de muitas decisões do dia a dia e também de jogos e brincadeiras: a probabilidade. Você sabe o que isso significa? Vamos aprender juntos!


O que é probabilidade?

Probabilidade é a chance de algo acontecer. Por exemplo, se você jogar uma moeda para o alto, quais as chances de ela cair com o lado da cara para cima? Esse é um exemplo clássico de probabilidade.

Por que é importante?

Entender probabilidade ajuda você a:

Fazer previsões.

Resolver problemas de forma lógica.

Entender como os jogos funcionam.


Vamos brincar?

1. O jogo do dado
Pegue um dado de seis lados e tente responder:

Qual é a chance de sair o número 5 ao jogá-lo?

Qual é a chance de sair um número par?


Resposta:

Como há 6 números possíveis (1, 2, 3, 4, 5, 6), a chance de sair o 5 é 1 em 6.

Para os números pares (2, 4, 6), há 3 possibilidades, então a chance é 3 em 6, ou 1/2.



2. Bolinhas na caixa
Imagine que você tem uma caixa com:

3 bolinhas vermelhas.

2 bolinhas azuis.

5 bolinhas amarelas.


Agora, sem olhar, tire uma bolinha da caixa.

Qual é a chance de pegar uma bolinha azul?

Qual é a chance de pegar uma bolinha amarela?


Resposta:

O total de bolinhas é 10. A chance de pegar uma azul é 2 em 10, ou 1/5.

A chance de pegar uma amarela é 5 em 10, ou 1/2.



Conclusão

A probabilidade é uma maneira de medir o quanto algo pode acontecer. É como uma "matemática da sorte"! Quanto mais você praticar, mais divertido será entender o mundo ao seu redor.

Prontos para novos desafios? Deixem nos comentários suas respostas e dúvidas. Vamos descobrir juntos o mundo das chances!

Até a próxima,
Professora Giselle

domingo, novembro 24, 2024

Como a tecnologia tem ajudado a transformar o mundo!

Olá, pessoal!

 Hoje vamos conversar sobre como a tecnologia tem ajudado a melhorar nossas vidas e transformar as atividades econômicas, a medicina e a educação. Vamos ver como ela está presente em tudo o que fazemos e por que é tão importante para o nosso futuro!

1. Tecnologia nas atividades econômicas

A tecnologia mudou a maneira como as pessoas trabalham e produzem. Hoje em dia, usamos máquinas e computadores para fazer mais rápido e com mais precisão o que antes era feito manualmente. Por exemplo, no campo, os agricultores usam tratores e sistemas de irrigação inteligente para aumentar a produção de alimentos, enquanto nas fábricas, robôs ajudam na produção de carros e outros produtos.

Além disso, com a internet, as empresas conseguem vender seus produtos para qualquer lugar do mundo. Isso é o que chamamos de globalização: a tecnologia ajuda a conectar pessoas e empresas de diferentes países!

2. Tecnologia na Medicina

Na medicina, as inovações tecnológicas salvaram e melhoraram muitas vidas. Hoje, os médicos podem usar computadores para fazer diagnósticos mais rápidos e precisos, como os exames de imagem (raios-X, ressonância magnética) que ajudam a identificar doenças. Existem também robôs que realizam cirurgias com muita precisão, e dispositivos como marcapassos, que ajudam as pessoas a controlar o ritmo do coração.

Além disso, a tecnologia permite que os médicos se comuniquem com pacientes em qualquer lugar, por meio de telemedicina, algo que cresceu bastante, especialmente durante a pandemia de COVID-19.

3. Tecnologia na Educação

A tecnologia tem transformado a forma como aprendemos. As aulas presenciais agora podem ser complementadas com vídeos, jogos educativos e atividades interativas. Plataformas de aprendizado online, como a Khan Academy e outras, permitem que os alunos estudem de forma autônoma, no seu próprio ritmo.

Além disso, professores e alunos têm acesso a ferramentas digitais, como aplicativos e softwares educativos, que tornam o aprendizado mais dinâmico e interessante. Imagine estudar matemática através de um jogo ou aprender história com vídeos e mapas interativos! Isso torna o processo de aprender mais divertido e eficiente.

A tecnologia está presente em todas as áreas e tem ajudado a criar um mundo mais moderno e conectado. Ela facilita o trabalho das pessoas, salva vidas e transforma a maneira como aprendemos. Para o futuro, as possibilidades são infinitas, e vocês, alunos, têm a oportunidade de ser parte dessa evolução!

Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo! Até a próxima!


Entendendo as Desigualdades Sociais

Olá, meus queridos estudantes! 

Hoje vamos aprender sobre um assunto muito importante e que afeta a vida de muitas pessoas ao redor do mundo: as desigualdades sociais.

O que são desigualdades sociais?

As desigualdades sociais acontecem quando pessoas em uma sociedade não têm as mesmas oportunidades e condições de vida. Isso pode ser por causa de fatores como dinheiro, acesso à educação, saúde e até mesmo o lugar onde moram. Em um lugar onde há desigualdade, algumas pessoas têm muito, enquanto outras não têm quase nada.

Tipos de desigualdade social:

1. Desigualdade econômica: Está relacionada ao dinheiro. Algumas pessoas ganham muito, outras ganham pouco ou quase nada.

2. Desigualdade educacional: Algumas pessoas têm acesso a boas escolas, enquanto outras não têm o mesmo acesso à educação de qualidade.

3. Desigualdade de saúde: Quando algumas pessoas têm acesso a hospitais e médicos, e outras não conseguem receber cuidados médicos adequados.

4. Desigualdade de moradia: Algumas pessoas vivem em casas grandes e confortáveis, enquanto outras moram em lugares sem condições adequadas de segurança e saúde.


Como podemos entender melhor as desigualdades sociais?

Imagina que você e seu amigo moram no mesmo bairro, mas você tem uma casa confortável, vai à escola com computadores e recebe muitos livros para estudar. Seu amigo, por outro lado, mora em uma casa pequena e não tem os mesmos recursos para estudar. Isso é um exemplo de desigualdade social, pois vocês não têm as mesmas condições de vida e oportunidades.

O que podemos fazer para diminuir as desigualdades sociais?

1. Ajudar quem precisa: Seja solidário com os outros, ajudando naquilo que você pode, como doações ou apoiando projetos sociais.

2. Valorizando a educação: A educação é uma das formas mais poderosas de combater a desigualdade, pois ela abre portas para novas oportunidades. Estudar e aprender é uma maneira de garantir um futuro melhor!

3. Respeito e igualdade: Tratar todas as pessoas com respeito, independentemente de sua condição social, é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa.


Reflexão:

Agora, pensem comigo: O que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a diminuir as desigualdades sociais? Como você pode ser parte da solução para um mundo mais igualitário?

Deixem seus comentários e compartilhem suas ideias. Vamos continuar essa conversa!



sábado, novembro 23, 2024

Aprendendo sobre os Pronomes Demonstrativos!

 

🔍 O que são pronomes demonstrativos?

Os pronomes demonstrativos são palavras que usamos para indicar ou "apontar" algo específico. Eles nos ajudam a mostrar se algo está perto ou longe, no tempo ou no espaço.

💡 Exemplos de pronomes demonstrativos:

  1. Este / Esta (algo perto de quem fala)

    • Exemplo: Esta caneta é minha.
  2. Esse / Essa (algo perto de quem ouve ou que já foi mencionado)

    • Exemplo: Você viu essa borboleta?
  3. Aquele / Aquela (algo mais distante de quem fala e de quem ouve)

    • Exemplo: Aquela árvore é muito grande!
  4. Estes / Estas (plural de "este" ou "esta")

    • Exemplo: Estas flores são lindas!
  5. Esses / Essas (plural de "esse" ou "essa")

    • Exemplo: Eu gostei dessas roupas.
  6. Aquilo / Aqueles / Aquelas (para algo que está bem longe, tanto no tempo quanto no espaço)

    • Exemplo: Aquilo que você disse é verdade?

Como usar os pronomes demonstrativos?

  • Eles ajudam a indicar ou apontar objetos, pessoas, ou ideias, dizendo se estão perto ou longe.
  • Lembre-se: "Este" e "esta" são usados para coisas que estão mais perto de quem fala.
  • "aquele" e "aquela" se referem a coisas que estão mais distantes.

🎯 Vamos praticar! Complete as frases com os pronomes demonstrativos corretos:

  1. Eu gostei muito de ______ brinquedo (perto de mim).
  2. Você vai pegar ______ lápis que está na mesa?
  3. ______ livro na estante é o mais interessante.

Comentem suas respostas abaixo! ⬇️

💡 Dica extra: Lembre-se de que a forma do pronome pode mudar dependendo se é masculino ou feminino, e se está no singular ou plural!



sexta-feira, novembro 22, 2024

Quiz sobre o livro "Extraordinário "

Quiz educativo e divertido sobre o livro Extraordinário, de R.J. Palacio. 




Quiz: Descubra o quanto você sabe sobre o livro Extraordinário!

1. Quem é o protagonista do livro Extraordinário?
a) Jack Will
b) August Pullman
c) Via Pullman
d) Julian Albans

2. Qual é a condição de saúde de August?
a) Síndrome de Down
b) Transtorno do Espectro Autista
c) Displasia cleidocraniana
d) Paralisia cerebral

3. Em que escola August começa a estudar no início do livro?
a) Beecher Prep
b) Browning Academy
c) Lincoln Middle School
d) St. John’s Academy

4. Qual é o nome da irmã mais velha de August?
a) Charlotte
b) Via
c) Summer
d) Miranda

5. Quem são os primeiros amigos que August faz na escola?
a) Julian e Charlotte
b) Summer e Jack Will
c) Miranda e Charlotte
d) Julian e Jack Will

6. O que August ganha como prêmio no final do livro?
a) Prêmio de melhor aluno
b) Prêmio de bondade e coragem
c) Troféu de esportes
d) Certificado de superação

7. Qual é a frase famosa citada no livro que August ama?
a) "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
b) "O importante é competir."
c) "Siga seus sonhos."
d) "A aparência não importa."

8. Por que August sempre usava capacetes quando era menor?
a) Ele era fã de astronautas
b) Para esconder o rosto
c) Porque adorava brincar de aventuras espaciais
d) Como proteção durante as brincadeiras

9. Como August reage ao bullying na escola?
a) Ele enfrenta Julian diretamente
b) Ele tenta ignorar e seguir em frente
c) Ele conta tudo aos pais imediatamente
d) Ele decide sair da escola

10. Qual é a principal mensagem do livro?
a) A importância de vencer sempre
b) Aceitação e empatia
c) Nunca confiar nos outros
d) Ser o mais popular da escola

Gabarito:

1. b) August Pullman

2. c) Displasia cleidocraniana

3. a) Beecher Prep

4. b) Via

5. b) Summer e Jack Will

6. b) Prêmio de bondade e coragem

7. a) "Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

8. b) Para esconder o rosto

9. b) Ele tenta ignorar e seguir em frente

10. b) Aceitação e empatia