domingo, julho 21, 2024
Modos verbais: O que são e como usá-los
sábado, julho 20, 2024
terça-feira, julho 09, 2024
Tipos de frações
Olá, pessoal!
Hoje vamos aprender sobre os diferentes tipos de frações: próprias, impróprias e números mistos. Vamos descobrir o que cada uma significa e ver exemplos para facilitar a compreensão. Vamos lá?
1. Fração própria ✅
Uma fração própria é aquela onde o numerador (o número de cima) é menor que o denominador (o número de baixo). Isso significa que a fração é menor que 1.
Exemplo:
- (três quartos)
- (dois quintos)
📌 Dica: Imagine que você tem uma pizza dividida em 4 partes iguais e come 3 dessas partes. Você comeu da pizza.
2. Fração imprópria ❌
Uma fração imprópria é aquela onde o numerador é maior ou igual ao denominador. Isso significa que a fração é igual ou maior que 1.
Exemplo:
- (cinco terços)
- (sete quartos)
📌 Dica: Imagine que você tem 7 pedaços de chocolate, e cada barra tem 4 pedaços. Você tem mais de uma barra inteira, ou seja, barras de chocolate.
3. Número misto 🔄
Um número misto é uma combinação de um número inteiro e uma fração própria. Ele representa uma quantidade maior que 1.
Exemplo:
- (um inteiro e um meio)
- (dois inteiros e três quartos)
📌 Dica: Imagine que você tem 1 pizza inteira e mais metade de outra pizza. Você tem pizzas.
Como converter frações impróprias em números mistos 🔄
- Divida o numerador pelo denominador.
- Exemplo: → 7 ÷ 4 = 1 inteiro
- O resto da divisão será o numerador da fração própria.
- Exemplo: Resto 3 →
- Combine o inteiro com a fração.
- Exemplo:
Agora que vocês sabem sobre frações próprias, impróprias e números mistos, usem essas informações para resolver problemas matemáticos com mais confiança. 📐✏️
quinta-feira, julho 04, 2024
Atenção e Concentração: A chave para o sucesso no processo de aprendizagem
Olá, queridos leitores do blog!
Hoje, vamos mergulhar em um tema crucial para o desenvolvimento acadêmico e cognitivo: a importância da atenção e concentração.
Essas habilidades são como as engrenagens que impulsionam o aprendizado, permitindo que absorvamos informações, compreendamos conceitos e alcancemos nosso pleno potencial. Vamos explorar como cultivar a atenção e concentração é essencial para o sucesso no mundo do conhecimento!
O papel fundamental da atenção:
A atenção é a base para todo o processo de aprendizagem. Quando estamos atentos, nosso cérebro se torna uma esponja ávida para absorver informações, permitindo que assimilemos e processemos o conteúdo de forma mais eficiente e profunda.
A concentração como aliada do conhecimento:
A concentração é o foco intenso em uma tarefa ou atividade específica. Quando nos concentramos, reduzimos as distrações e maximizamos nossa capacidade de resolver problemas, interpretar textos, participar de aulas e executar atividades com precisão.
Benefícios da atenção e concentração no aprendizado:
- Melhor compreensão:
Estar atento em sala de aula ou ao ler um livro facilita a compreensão dos conceitos apresentados.
- Memorização efetiva:
A atenção concentrada ajuda a reter informações na memória, o que é essencial para as avaliações e provas.
- Resolução de problemas:
A atenção focada permite que identifiquemos detalhes importantes e encontremos soluções de maneira mais eficiente.
- Desenvolvimento das habilidades cognitivas:
A atenção e concentração são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e pensamento crítico.
Dicas para fortalecer a atenção e concentração:
1. Ambiente adequado:
Crie um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações para favorecer a concentração.
2. Divida o tempo:
Estabeleça intervalos regulares de descanso durante as atividades de estudo, para evitar fadiga mental.
3. Estimule o interesse:
Procure conectar o conteúdo com interesses pessoais, tornando o aprendizado mais cativante.
4. Atividades que desafiam:
Inclua atividades que desafiem a atenção, como quebra-cabeças ou jogos que requerem foco.
5. Técnicas de relaxamento:
Pratique técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, para acalmar a mente e favorecer a concentração.
Atenção e concentração para toda a vida
As habilidades de atenção e concentração são valiosas não apenas no ambiente escolar, mas em todas as áreas de nossa vida.
Desenvolver essas habilidades desde cedo é um presente para enfrentarmos os desafios acadêmicos e profissionais com confiança e sucesso.
Cultive a atenção e concentração como ferramentas poderosas em seu arsenal de aprendizado. Com elas, você se tornará um verdadeiro mestre na busca pelo conhecimento e na realização de suas metas! 🎯🔍
terça-feira, julho 02, 2024
Como usar um dicionário
Olá, pessoal!
Hoje vamos aprender a usar um dicionário, uma ferramenta super útil para ampliar nosso vocabulário e melhorar nossa escrita. Vamos lá?
1. Entendendo o que é um dicionário 📖
Um dicionário é um livro que contém uma lista de palavras em ordem alfabética, junto com suas definições, pronúncias e outras informações úteis. Ele nos ajuda a entender o significado de palavras que não conhecemos.
2. Como procurar uma palavra 🔍
- Primeiro passo: ordem alfabética - As palavras no dicionário estão organizadas de A a Z. Então, se você estiver procurando a palavra "cachorro", deve ir até as páginas com palavras que começam com a letra "C".
- Segundo passo: letra por letra - Após encontrar a seção da letra "C", você precisa procurar as próximas letras da palavra. No caso de "cachorro", vá para "Ca", depois "Cac", e assim por diante, até achar "cachorro".
- Terceiro passo: verifique a palavra - Quando encontrar a palavra, verifique se está escrita corretamente. Às vezes, palavras semelhantes podem estar perto uma da outra, então tenha certeza de que encontrou a palavra certa.
- Significado - Ao lado da palavra, você encontrará o seu significado. Leia atentamente para entender o que a palavra significa.
- Exemplo de Uso - Muitos dicionários mostram exemplos de como a palavra é usada em uma frase. Isso ajuda a entender melhor como usar a palavra corretamente.
- Sinônimos e Antônimos - Alguns dicionários também mostram sinônimos (palavras com significados parecidos) e antônimos (palavras com significados opostos). Isso pode enriquecer ainda mais o seu vocabulário!
- Pronúncia - Alguns dicionários mostram como pronunciar a palavra. Isso é ótimo para aprender a falar corretamente.
- Origem da Palavra - Às vezes, o dicionário informa de onde vem a palavra, ou sua origem. Isso pode ser bem interessante!
3. Lendo a definição 📘
4. Outras informações úteis ✨
5. Pratique! 📝
Para se familiarizar com o uso do dicionário, escolha algumas palavras novas por semana e procure seus significados. Tente usar essas palavras em frases ou histórias.
Agora que vocês sabem como usar um dicionário, que tal praticar? Escolham uma palavra que vocês não conhecem e tentem encontrar no dicionário. Depois, compartilhem com a turma! 📖✏️
Boas descobertas!
Professora Giselle
segunda-feira, julho 01, 2024
domingo, junho 23, 2024
Hora da questão - Patrimônio material / Sítios arqueológicos (História)
Tema: Patrimônio material / Sítios arqueológicos
Questão:
O patrimônio arqueológico do Brasil é formado por sítios arqueológicos e coleções arqueológicas. São considerados sítios arqueológicos os locais em que se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, “estações” e “cerâmicos”, grutas, lapas e abrigos sob rocha, além das inscrições rupestres ou locais com sulcos de polimento, os sambaquis e outros vestígios de atividade humana também são considerados sítios arqueológicos.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 27 set. 2023. (Adaptado).
Existem sítios arqueológicos em diversos estados brasileiros, que auxiliam os...
A. cientistas a aprender sobre a flora e a fauna do nosso país.
B. historiadores a conhecer sobre os grupos humanos que viveram há muitos anos no território brasileiro.
C. historiadores a entender como se comportam os grupos humanos que vivem hoje nas florestas brasileiras.
D.arqueólogos a descrever o espaço do nosso país.
Gabarito:
B.historiadores a conhecer sobre os grupos humanos que viveram há muitos anos no território brasileiro.
Comentário:
Os materiais preservados nos sítios arqueológicos que existem em vários estados brasileiros auxiliam historiadores e arqueólogos a saberem mais sobre a história do território brasileiro e de populações que viveram aqui há muito tempo.
Fonte: Plurall
Jogos pedagógicos virtuais sobre verbos
Os links dos jogos pedagógicos sobre verbos já estão disponíveis para acessar e se divertir enquanto aprendem! Antes de mais nada, vamos relembrar um pouco sobre o que são os verbos e seus principais aspectos:
- Verbo: É a classe de palavras que expressa ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
- Tempos Verbais: Indicam o momento em que a ação ocorre, como presente, passado e futuro.
- Modos Verbais: Expressam a atitude do falante em relação à ação verbal, como indicativo, subjuntivo e imperativo.
- Infinitivo: É a forma original do verbo, que não indica tempo, modo ou pessoa.
- Conjugação: Agrupamento dos verbos de acordo com a terminação da sua forma infinitiva. Temos três conjugações em português: 1ª (terminados em -ar), 2ª (terminados em -er) e 3ª (terminados em -ir).
Os jogos foram pensados para ajudar na fixação desses conceitos de maneira interativa e divertida. Aproveitem para explorar cada um deles, testar seus conhecimentos e aprimorar seu domínio sobre os verbos. Lembre-se de que revisar os conteúdos é essencial para fortalecer o aprendizado.
Com os jogos pedagógicos, aprender se torna muito mais dinâmico e interessante. Divirtam-se enquanto estudam e descubram novas formas de explorar a língua portuguesa!
* Jogo dos verbos-prática: https://www.youtube.com/watch?v=xORJypMAISc
* Conjugaçaõ verbal: https://wordwall.net/pt/resource/53509018/conjuga%C3%A7%C3%A3o-de-verbos-presente
* Conjugaçaõ verbal: https://wordwall.net/pt/resource/32598806/conjuga%C3%A7%C3%A3o-verbos
* Jogos: https://wordwall.net/pt/resource/14827795/tempos-verbais
* https:www.youtube.com/watch?v=jvMtwiK77II
Vamos juntos rumo ao sucesso!
Um abraço,
Professora Giselle
terça-feira, junho 11, 2024
Hora da questão - Paleolítico e Neolítico (História)
A imagem acima mostra o megalítico de Stonehenge, na Inglaterra, que foi produzido por homens e mulheres que viveram há milhões de anos e
quarta-feira, junho 05, 2024
terça-feira, junho 04, 2024
Hora da questão : As Grandes Navegações (História)
Leia o texto a seguir.
A viagem de Vasco da Gama foi um dos grandes feitos dos descobrimentos europeus. A expedição respondia a uma motivação prática: pretendia alcançar o lucrativo mercado das especiarias e controlar o comércio das mais cobiçadas mercadorias do Extremo Oriente: canela, gengibre, açafrão, noz-moscada, cravo… A rota comercial era então controlada pelos mercadores italianos de Génova e Veneza e atravessava enormes distâncias através do Egito, encarecendo o preço das especiarias até que elas chegassem aos mercados. [...] Assim, Vasco da Gama seguiu a rota desbravada ao longo de setenta anos por vários navegadores portugueses, rodeando o continente africano e entrando no Índico pelo cabo da Boa Esperança.
Disponível em: www.nationalgeographic.pt/historia/as-viagens-do-navegador-vasco-da-gamapara-a-terra-das-especiarias_3325. Acesso em: 31 out. 2023.
O viajante cuja viagem é descrita no texto
A.conseguiu chegar às Índias e obter especiarias.
B.naufragou no Mar Tenebroso.
C.contornou o Oceano Atlântico e chegou ao Brasil.
D.concretizou o sonho dos reis espanhóis de descobrirem o Novo Mundo.
Gabarito:
Letra A
Comentário:
A expedição comandada por Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia, em 1498, garantindo assim o acesso direto às cobiçadas especiarias e muitos lucros para Portugal.
domingo, junho 02, 2024
Verbos, tempos verbais e o uso do -am e -ão (conceito e atividades)
Os verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exemplos:
-Ação: Ela correu.
-Estado: Ele está doente.
-Fenômeno da natureza: Choveu muito em minha cidade.
Tempos verbais
Os tempos verbais indicam o momento quando a ação ocorre.
-Presente: indica que a ação ocorre no momento em que se fala, ou seja, acontecendo agora.
-Passado ou pretérito: indica ações que já aconteceram.
-Futuro: indica que a ação vai ou poderá ocorrer.
Exemplos:
Amava (passado) Amo (presente) Amarei (futuro)
Uso do -am e -ão
Quando usar -am?
Usamos -am em verbos no passado, indicando ações que já aconteceram.
Exemplos:
Eles jogaram basquete ontem.
Elas caminharam cedo semana passada.
Quando usar -ão?
Usamos -ão em verbos no futuro, indicando ações que ainda irão acontecer.
Exemplos:
Amanhã elas irão passear.
Elas estudarão esse assunto amanhã.
1- Circule os verbos nas frases e classifique-os como ação, estado ou fenômeno da natureza.
a) Ventava muito na praia.
b) Rafaela está feliz.
c)Isadora acordou cedo.
d)Alexandre jogou bola.
e) Trovejou bastante durante a noite.
2-Escreva qual é o tempo verbal de cada frase abaixo:
a) Arthur come uma maçã.
b) Bernardo brincou no parque ontem.
c) Eu estudarei para a prova.
d)Nós viajaremos para a praia no próximo mês.
e) Gabriela sempre canta no chuveiro.
f) Ontem, Fernanda e Clara comeram uma pizza.
3- Lembrando do uso das palavras terminados em -am e -ão, circule os verbos das frases e escreva em que tempo verbal eles estão.
a) Eles viajarão amanhã cedo. _______________________
b) Vocês falarão toda a verdade. _____________________
c) Eles comeram tudo. _____________________________
d) Eles se apresentarão amanhã. ____________________
4 - Observe as frases e complete com o verbo usando o tempo verbal certo.
a) Ontem elas _______________ cedo. (dormir)
b) Mais tarde as crianças _____________ todo o lanche. (comer)
c) Todos ________________ cedo ontem. (chegar)
d) As atletas ______________ avaliadas amanhã. (ser)
e) Os meninos ____________ o dia todo ontem. (brincar)
f) Os seguranças ____________ aquela senhora semana passada. (acompanhar)
sábado, junho 01, 2024
terça-feira, maio 28, 2024
Hora da questão - O trabalho do historiador (História )
Tema: O trabalho do historiador
Questão:
O historiador é um investigador. Ele se interessa por todos os aspectos da vida humana: a maneira de as pessoas viverem e de se relacionarem entre si, seus pensamentos e valores, os regimes de governo, as formas de trabalho, as obras artísticas e utilitárias, as trocas comerciais e culturais, as manifestações religiosas, a vida cotidiana. Qualquer assunto pode servir de tema para a pesquisa do historiador.
DOMINGUES, J. E. História em documento: imagem e texto, 6o ano. São Paulo: FTD, 2009. p. 14. (Adaptado).
O trabalho do historiador pode ser comparado ao trabalho de um...
A. Advogado, pois ele julga as pessoas das sociedades.
B. Médico, pois ele examina os problemas do passado.
C. Detetive, pois ele investiga os vestígios do passado produzidos pelas sociedades.
D. Jornalista, pois ele escreva suas opiniões sobre o passado da humanidade.
Gabarito:
C. Detetive, pois ele investiga os vestígios do passado produzidos pelas sociedades.
Comentário:
O trabalho dos historiadores se parece com o de um detetive, que busca pistas sobre sociedades que existiram e tentam reuni-las para descobrir como as pessoas viviam e se organizavam.
terça-feira, maio 21, 2024
Hora da questão: Agricultura e Pecuária (História)
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WoDiS2veqNQ.
Acesso em: 3 out. 2023.
Os versos da canção acima
A.tratam da agricultura, que transformou a vida dos primeiros hominídeos.
B.mostram com os primeiros hominídeos vivam da coleta de frutas e verduras.
C.revelam que a agricultura não é uma atividade importante atualmente.
D.valorizam descobertas dos nossos ancestrais que foram esquecidas.
Gabarito
LETRA A