O Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa
formado por sete figuras geométricas que, juntas,
formam um quadrado. É um importante recurso
didático, que auxilia no desenvolvimento do
raciocínio lógico. Além de oferecer
apoio no ensino da matemática, o Tangram tem o
carácter interdisciplinar de explorar também as
ciências, as artes e a história, enriquecendo ainda
mais o aprendizado. Usando suas
peças, é possível montar inúmeras figuras
diferentes, tornando a experiência com o jogo
bastante lúdica e divertida. São inúmeras as suas
possibilidades exploratórias, portanto a regra é
abusar da imaginação e da criatividade!
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?
A lenda do Tangram
"Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangran. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas."*
*Retirado do livro: Aprender vale a pena. (1998) Módulo 2. Secretaría do Estado de São Paulo.
Tangram para pintar:
Imagens que podem ser formadas com as peças do Tangram:
Outros formatos de Tangram:
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