domingo, março 17, 2019

Estudando as células - roteiro de trabalho (minha turma do 4º ano)

ROTEIRO DE TRABALHO
                          
       Prezado (a) aluno (a),

       Para preparar um trabalho escolar, é preciso cumprir algumas etapas, como a pesquisa, a     preparação da maquete, a redação e a apresentação.
       Leia com atenção as informações abaixo e bom trabalho!!!
                                                                  Com carinho...
                                                                 Sua professora  

                          
TRABALHO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS
1º TRIMESTRE




E O trabalho será individual.

E Tema: Células.

E O trabalho deverá ser entregue e apresentado no dia 28 de março de 2019.


E Valor: 0,8 pontos

E O trabalho será composto pelas seguintes etapas:
·           Maquete de uma célula animal ou vegetal (0,3 pontos)
·           Cartaz explicativo na folha A3 sobre a célula escolhida (0,3 pontos)
·           Apresentação oral para a turma. (0,2 pontos)

E Confecção da maquete representando uma célula animal ou vegetal:
·           Você poderá utilizar sucatas como caixa de pizza, CDs velhos, caixas de sapatos ou mesmo outros materiais como massinha de modelar, tinta, bola de isopor, dentre outros materiais de sua escolha.
·           A célula deverá conter no mínimo as 3 partes que estudamos: núcleo, citoplasma e membrana celular.
·           Não esqueça de fixar uma identificação com os seus dados em sua célula.


·           Veja alguns modelos:










EA apresentação escrita do trabalho deve ser realizada conforme indicações abaixo:

·           Tipo de papel – Folha Canson A3 – entregue pela professora.
·           Escrita – manuscrito.
·           Colar imagens ou desenhar.
·           Na identificação deve constar: 

Cabeçalho:  Nome do Colégio;
Título do trabalho: no centro da folha;
Nome do aluno/série: abaixo do título.

Desenvolvimento: pesquisar sobre uma célula animal ou vegetal
·           Pesquisar e escrever sobre as partes da célula escolhida.
·           Representar a parte escrita com colagem de imagens ou desenhos (feitos com capricho e bem coloridos).

EA apresentação oral:
·           O(A) aluno (a) deverá relatar oralmente para a turma:
v  Tipo de célula escolhida;
v  As partes que compõe a célula;
v  As funções de cada parte (de forma breve);
v  Material utilizado para a confecção da maquete e como foi o momento dessa produção.

Capriche na produção do seu trabalho!

Abraços,

Sua professora.

quarta-feira, março 13, 2019

Orientações sobre o 1º trabalho do projeto Para Sempre


Projeto Música em família / Para Sempre

          Senhores pais e/ou Responsáveis,


                     Venho através desta, comunicar-lhes sobre o início do projeto Música em família, com o livro Para Sempre, no qual, os alunos do terceiro ano, junto com seus familiares e a professora realizarão várias atividades durante vários meses deste ano.
                     O tema principal do Livro-CD, Para Sempre, é o ciclo da vida- o habitar e coabitar o mundo. O material convida criança, família e escola a pensarem o planeta, a agirem sobre a Terra, cuidarem, interagirem, observarem e registrarem as transformações que ligam o processo do viver.
                    O principal objetivo a ser atingido nesse projeto é o fortalecimento das relações humanas por das atividades lúdicas e reflexivas.
                    A cada atividade solicitada, os alunos levarão na agenda as devidas orientações,                    independente do livro, seguir ou não para casa.
                   Nesse momento, gostaria do envolvimento dos senhores, para fazerem as descobertas sobre o livro, que poderão ser apreciadas junto com seu ( sua ) filho ( filha ).
                 
                 Queridos pais, sejam bem-vindos ao projeto Para Sempre!  

                 Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências de amor. Coloque o CD - Para sempre  -  bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial realizá-las.                 
                                     
Ø  Atividade 1- Apreciar capa e contracapa visualizando e procurando entender a arte das imagens e cores.

Ø  Atividade 2- Ler  a carta dos autores   no início do livro.

Ø  Atividade 3- Na  página  4, fazer a leitura percebendo a sutileza das palavras falando sobre a vida e suas transformações. Leia com calma, sinta o que se está transmitindo, faça momentos de profunda respiração, se puder abrace quem está ao lado.  Um abraço longo, apertado e perceba a força desse momento em família.

Ø  Atividade 4- Na página 5- Pense uma frase ou um poema, criado por vocês ou, mesmo que já tenha um pronto, que vocês gostem, e que represente esse momento mágico, leia-o para seu(sua) filho(a) e escreva-o numa folha e cole na página 5 do livro. Pode, também, colar fotos ou desenhar e colorir cenas de suas vidas para ilustrar o que, para vocês, seja Para Sempre.  Use a criatividade e muito carinho! Tenha certeza que serão momentos guardados para sempre dentro do coração e na memória do(a) seu (sua) filho(a).  

O livro deverá voltar para a escola no dia 13/03.

Grata pela participação e, até o próximo encontro!

                                                       Professora Giselle



sexta-feira, março 08, 2019

Cronograma e conteúdos das avaliações parciais do 4º ano (1º trimestre)

Senhores Pais e Alunos do 4º ano,

Na próxima semana será anexado na agenda o calendário com o cronograma e conteúdos para as avaliações parciais, que acontecerão no mês de março. 


Segue abaixo a prévia do calendário:



CONTEÚDOS E CALENDÁRIO
AVALIAÇÕES PARCIAIS – 1º TRIMESTRE /2019
4º ANO – Ensino Fundamental I

Avaliação do dia: 18/03/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Língua Portuguesa
·  Uso do dicionário;
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidade 1 a 5;
·  Ortografia: M antes de P e B/ M e N / O e E (final)/ C – Ç


Fonte de estudo: Caderno de Português e Gramática



Avaliação do dia: 20/03/2019 (Quarta-feira)
Disciplina – História
·  Livro de História: Unid. 1 - Capítulos 1 e 2;
·  Livro do DF: Unid. 1 - Págs. 8 a 28.
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Data comemorativa: Dia Internacional da Mulher

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal

Avaliação do dia: 21/03/2019 (Quinta-feira)
Disciplina - Redação
·  Gênero Textual – Propaganda / Estrutura textual
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Ficha de redação.

Avaliação do dia: 22/03/2019 (Sexta-feira)
Disciplina – Geografia
·  Livro de Geografia: Unid. 1 – Capítulos 1 e 2 (até a pág. 27);  
·  Livro do DF: Unidade 1 – págs. 110 a 127;
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do Distrito Federal
Avaliação do dia: 25/03/2019 (Segunda-feira)
Disciplina - Matemática
· Unidade 1 e 2 (até a pág. 51)
· Situações-problema envolvendo a adição e subtração.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática.
Avaliação do dia: 26/03/2019 (Terça-feira)
Disciplina – Ciências
· Unidade 1 – capítulos 1 a 4;
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livro de Ciências.

Bom dia!!!




terça-feira, março 05, 2019

Saiba mais sobre o carnaval


O carnaval é uma data móvel que está presente nos calendários brasileiros. Leia um texto que conta mais um pouco sobre essa data comemorativa.
  
O carnaval é uma festa popular do povo brasileiro. É uma festa móvel sem dia determinado, porém antecede a quaresma.
Esta festa acontece em todo o país, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico. O mais conhecido é o carnaval de rua. Desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas. Saíam com seus grupos de batucada, dançando, cantando e as marchas carnavalescas e se divertindo muito.
Com o passar dos anos a festa de carnaval mudou muito.
No Rio de Janeiro há o predomínio dos sambas, pagodes e os sambas enredo apresentados pelas escolas de samba. Este carnaval é conhecido mundialmente em razão das belezas das fantasias, como das baianas, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, além das alegorias, carros enfeitados, variando de acordo com o enredo ou tema da escola de samba.

Uma outra festa, bem conhecida mundialmente é a de Olinda e a de Recife, em Pernambuco, com apresentações de frevo, uma dança de ritmo eletrizante. Dançarinos fazem acrobacias e malabarismos dançando com sombrinhas e mostrando grande habilidade com as pernas. Existe ainda a disputa pelos bonecos gigantescos, caracterizados de personagens políticos, que fazem grande alegria da população.

O carnaval de Salvador diferencia-se dos demais, por contar com os trios elétricos, que passeiam pelas ruas da cidade. Os trios são caminhões montados com grandes aparelhagens de som, muito potentes, para que possam se propagar pelas ruas. Cantores famosos fazem a festa do povo, cantando e dançando em cima dos carros, puxando grandes multidões.




Fonte: http://escolakids.uol.com.br/carnaval.htm (com adaptações)


Dicas para ajudar as crianças a estudarem melhor

Veja algumas dicas de como estimular seu filho a estudar as disciplinas com 8 dicas práticas.



1 – Amplie o mundo de seu filho. Valorize o estudo demonstrando curiosidade sobre tudo o que seu filho aprende. Faça referencias ao que ele aprendeu no dia a dia.

2 – Decorar não é saber. Não estimule decoreba! Hoje, é mais importante colocar a informação em um contexto do que decorar nomes, lugares e datas. A forma de aprender , mudou, não tente ensinar do seu jeito.

3 – Estimule a conexão entre os fatos. Estudar é aprender a pensar criticamente. Faça perguntas a seu filho enquanto assistem ao telejornal para que ele aprenda a conectar o conhecimento da sala de aula com o mundo.

4 – Quem bem lê, bem responde. Sempre peça seu filho que releia o enunciado sempre que tiver dificuldades com algum exercício. Os exercícios nunca exigem como resposta a cópia do texto-base. Entender o que o exercício pede é metade do caminho para resolvê-lo.

5 – Discuta com seu filho sobre a leitura. Se o professor exigir como lição de casa uma leitura preparatória, aproveite para conversar com seu filho sobre ela. Refletir sobre a leitura de textos é importantíssimo para fixa-los melhor.

6 – Relacione o conteúdo do aprendizado com o dia a dia. Entender a aplicação do conhecimento no dia a dia mostra sua importância e desperta curiosidade. Instigue seu filho a descobrir as causas de situações cotidianas.

7 – Sempre valorize as perguntas de seus filhos. Deixe-o confortável para fazer perguntas e questionar o ambiente ao redor. Um mero pepino pode ser inicio de uma investigação geográfica: de onde ele veio, em qual solo foi cultivado, quanto petróleo foi necessário na sua produção e seu transporte?

8 – Incentive seu filho a redigir respostas com suas próprias palavras. Para reescrever uma ideia ele precisa entendê-la primeiro. Isso desenvolve a habilidade de interpretação e análise textual. Escrever é uma habilidade fundamental para qualquer um.

Veja outras dicas:



Cronograma e conteúdos das avaliações mensais - 3º ano (1º trimestre)

Senhores Pais e Alunos do 3º ano,

Na semana passada foi anexado na agenda o calendário com o cronograma e conteúdos para as avaliações mensais de março.

Segue abaixo o calendário:

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
18/03

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto. Respostas completas e uso da letra maiúscula e dos sinais de pontuação.
- Alfabeto
- Uso da letra maiúscula
- Ordem alfabética
-Uso do dicionário
-Sílaba e divisão silábica
- Encontro vocálico e consonantal (caderno)
- Dígrafo (caderno)
- Ortografia: M/P e M/B; B/P, D/T, F/V; H inicial e grupos de CH, LH, NH
Estudar através do caderno  e da Gramática págs. 10 a 38
19/03
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
-Reconhecendo as características da cidade;
-Transformação da paisagem;
-A organização político-administrativa do município;
- Os diferentes tipos de bairros;
-O trabalho na cidade;
-O dia a dia nos bairros;
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 8 a 49.
20/03
Inglês
-Capítulo 1 e saudações
22/03
MATEMÁTICA
- Ordem crescente e ordem decrescente (caderno)
- Sistema de numeração decimal
- Valor absoluto e valor posicional
- Composição e decomposição de numerais
- Escrita dos numerais
-Adição e subtração
- Situações- problema
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 9 a 27, 46 e 47



Projeto Música em Família - livro "Para Sempre" ( 1ª atividade)


Projeto Música em família / Para Sempre


          Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                     Venho através desta, comunicar-lhes sobre o início do projeto Música em família, com o livro Para Sempre, no qual, os alunos do terceiro ano, junto com seus familiares e a professora realizarão várias atividades durante vários meses deste ano.
                     O tema principal do Livro-CD, Para Sempre, é o ciclo da vida- o habitar e coabitar o mundo. O material convida criança, família e escola a pensarem o planeta, a agirem sobre a Terra, cuidarem, interagirem, observarem e registrarem as transformações que ligam o processo do viver.
                    O principal objetivo a ser atingido nesse projeto é o fortalecimento das relações humanas por das atividades lúdicas e reflexivas.
                    A cada atividade solicitada, os alunos levarão na agenda as devidas orientações,                    independente do livro, seguir ou não para casa.
                   Nesse momento, gostaria do envolvimento dos senhores, para fazerem as descobertas sobre o livro, que poderão ser apreciadas junto com seu ( sua ) filho ( filha ).
                 
                 Queridos pais, sejam bem-vindos ao projeto Para Sempre!  

                 Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências de amor. Coloque o CD - Para sempre  -  bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial realizá-las.                 
                                     
Ø  Atividade 1- Apreciar capa e contracapa visualizando e procurando entender a arte das imagens e cores.

Ø  Atividade 2- Ler  a carta dos autores   no início do livro.

Ø  Atividade 3- Na  página  4, fazer a leitura percebendo a sutileza das palavras falando sobre a vida e suas transformações. Leia com calma, sinta o que se está transmitindo, faça momentos de profunda respiração, se puder abrace quem está ao lado.  Um abraço longo, apertado e perceba a força desse momento em família.

Ø  Atividade 4- Na página 5- Pense uma frase ou um poema, criado por vocês ou, mesmo que já tenha um pronto, que vocês gostem, e que represente esse momento mágico, leia-o para seu(sua) filho(a) e escreva-o numa folha e cole na página 5 do livro. Pode, também, colar fotos ou desenhar e colorir cenas de suas vidas para ilustrar o que, para vocês, seja Para Sempre.  Use a criatividade e muito carinho! Tenha certeza que serão momentos guardados para sempre dentro do coração e na memória do(a) seu (sua) filho(a).  

O livro deverá voltar para a escola no dia 13/03.

Grata pela participação e, até o próximo encontro!

                                                        Professora Giselle