sexta-feira, junho 07, 2019

Revisão de Português (07/06) 3º ano


                                        Revisão de português

1-      Passe as palavras para o feminino:
a)       Imperador –
b)      Zangão –
c)       Príncipe –
d)      Rapaz –
e)      Bode –
f)        Cavalo –
g)       Ator-
h)      Padrinho -

2-      Faça a separação silábica, circule a sílaba tônica e classifique as palavras de acordo com a sua tonicidade (oxítona, paroxítona ou proparoxítona).
a)       Emoção –
b)      Dinheiro –
c)       Homenzinho –
d)      Pular -
e)      Brincar –

3-      Escreva o coletivo:
a)       Bois –
b)      Peixes –
c)       Abelhas –
d)      Livros –
e)      Navios –
f)        Aviões –
g)       Ovelhas –
h)      Estrelas -

4-      Escreva o que se pede:
a)       2 substantivos comuns:
b)      2 substantivos próprios
c)       2 palavras com acento agudo:
d)      2 palavras com acento circunflexo:
e)      1 frase exclamativa:
f)        1 frase interrogativa:
g)       1 frase afirmativa:
h)      1 frase negativa:

5-      Pontue as frases corretamente:
a)       Eu não gosto de chuchu_____
b)      Nossa ______ Que susto _______
c)       Será que o Brasil  ganhará o jogo_______

Não haverá aula hoje (07/06) - 4º ano

Olá!!!

Não teremos aula hoje em virtude da organização interna para a Festa Junina que ocorrerá amanhã.

Abraços,

Professora Giselle

quinta-feira, junho 06, 2019

Atividades do dia 06/06 (4º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Filosofia:

* Língua Portuguesa:

-Artigo - Gramática págs. 168 a 171


* Inglês


*Ciências:

-Ciclo da matéria pág. 75

*Matemática:



-Ensaio geral


Dever de casa:


-Gramática págs. 164 a 166;
-Ficha de Ciências

Recadinho aos pais:

-Bilhete informando que no dia 07/06 não haverá aula

Atividades do dia 06/06 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

*Geografia (CHN):


-Correção do dever de casa;

-Revisão sobre os animais para a prova (clique aqui)

*Matemática:

- Sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) - Livro págs. 88 a 90;

- Correção coletiva;

- Revisão sobre subtração e multiplicação para a prova (clique aqui)



Dever de casa:


-Caderno de CHN (Clique aqui)

- Caderno de Matemática (Clique aqui)

Revisão de Matemática (06/06) - 3º ano


Revisão para casa

1-      Resolva as subtrações:
a)       2019-1849 =
b)      2018-725=
c)       2017-1820=
d)      2019-1731=

2-      Multiplique:
a)       4x4=
b)      3x5=
c)       5x8=
d)      7x3=
e)      2x8=
f)        6x4=

Revisão sobre animais (06/06/2019) - 3º ano


Revisão para casa
1-      Classifique os animais de acordo com sua alimentação, como sendo carnívoro, herbívoro ou onívoro.
a)       Vaca –
b)      Girafa-
c)       Aranha –
d)      Onça-
e)      Morcego –
f)        Macaco –
g)       Gato

2-      Observe os nomes dos animais e classifique-os como vertebrados ou invertebrados.
a)       Formiga-
b)      Cachorro –
c)       Peixe –
d)      Besouro
e)      Polvo-
f)        Cobra –

3-      Desenhe uma formiga ou mosquito e em seguida, identifique as 3 partes que é dividido o corpo de inseto (cabeça, tórax e abdômen).
4-      Escreva se os animais abaixo são ovíparos, vivíparos ou ovovivíparos.
a)       Tigresa-
b)      Pata-
c)       Galinha-
d)      Cobra-
e)      Jacaré-
f)        Macaca-
5-      Escreva as principais fases da metamorfose:
a)       Borboleta:
1-
2-
3-
4-
b)      Sapo:
1-
2-
3-
4-

6-      Escreva V ou F:
a)       (    ) As bactérias e vírus ´podem ser vistos sem aparelhos.
b)      (     ) As bactérias podem ser encontradas  só no lixo.
c)       (    )Os fungos gostam de lugares úmidos.
d)      (    ) Os fungos e as bactérias não podem ser usados na fabricação de alimentos.

quarta-feira, junho 05, 2019

Revisão sobre os animais (05/06) - 3º ano

                                                   Revisão para casa

1- O que são animais vertebrados e invertebrados?

2-Dê exemplos de animais vertebrados:
a) Mamíferos-
b) Aves-
c) Anfíbios-
d) Répteis -
e) Peixes -

3- Quais são diferenças entre os animais carnívoros, herbívoros e onívoros?

4-Os insetos possuem o corpo dividido em 3 partes. Quais são elas?

5- Escreva as características:
a) Animais ovíparos -
b) Animais vivíparos -
c) Animais ovovivíparos-

6- Observe os nomes que fazem parte de uma cadeia alimentar e responda:
Planta - gafanhoto - sapo - cobra - fungos e bactérias

a) Quem é o produtor?
b) Quem é o consumidor herbívoro?
c) Quem são os consumidores carnívoros?
d) Quem são os decompositores?

segunda-feira, junho 03, 2019

Atividades do dia (03/06) - 3º ano

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

*Biblioteca:


-Empréstimo de livros (projeto literário)

* Língua Portuguesa:

-Revisão no caderno (para casa) - para acessar clique aqui

*Matemática:

-Atividade no caderno (revisão)



Dever de casa:


-Caderno de Português
-Fazer a leitura do livro da biblioteca - entregar na próxima segunda-feira. A ficha literária vai no decorrer da semana.

RECADINHO PARA OS PAIS:

-Segue na agenda o calendário com os conteúdos das avaliações parciais do 2º trimestre.

Atividade de revisão (03/06) - 3º ano


             Atividade de revisão 
                             

1-    Escreva o masculino dos substantivos:
a)    Moça –
b)   Abelha –
c)    Princesa –
d)   Menina –
e)    Madrinha –
f)     Vovó –
g)   Imperatriz –
h)   Atriz –
i)     Autora –
j)     Poetisa -
2-     Escreva o plural das frases.

a)    O anel é valioso.
b)    O homem é um bom cidadão.
c)    Colhi uma flor no jardim.
d)    O jornal chegou tarde.
e)    Meu irmão é muito legal.


3-    Observe a frase e responda  o que se pede:

O fogo queimou o animal na floresta.

I-             Retire da frase e escreva:
a)    Quais são os substantivos masculinos.
b)    Um substantivo comum.
c)    Uma palavra com oxítona
d)    Uma palavra com paroxítona

segunda-feira, maio 27, 2019

Atividades do dia (27/05) - 4º ano


Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


* Língua Portuguesa:

-Gramática págs. 144 e 145;

*Matemática:

-Atividade no caderno;

-Livro págs. 125 a 127;

*Geografia:

-Livro págs. 74 e 75;

*História:

-Atividade no caderno.

Dever de casa:

-Caderno de História;
-Gramática págs. 147 a 149

Jogo para sistematizar as figuras geométricas planas

Uma sugestão para sistematizar as figuras geométricas planas.

Clique aqui para acessar o Jogo: caça às figuras geométricas




domingo, maio 26, 2019

A lenda do Tangram

O Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa formado por sete figuras geométricas que, juntas, formam um quadrado. É um importante recurso didático, que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico. Além de oferecer apoio no ensino da matemática, o Tangram tem o carácter interdisciplinar de explorar também as ciências, as artes e a história, enriquecendo ainda mais o aprendizado. Usando suas peças, é possível montar inúmeras figuras diferentes, tornando a experiência com o jogo bastante lúdica e divertida. São inúmeras as suas possibilidades exploratórias, portanto a regra é abusar da imaginação e da criatividade!


Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?


CRÉDITOS: ESSE VÍDEO FOI CRIADO INSPIRADO NO VÍDEO DE VERA E. MEDEIROS - AS BELEZAS DO MUNDO - https://www.youtube.com/watch?v=xhV3L...

A lenda do Tangram

"Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
        - Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
        O discípulo, surpreso, indagou:
        - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
        No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
        Então o mestre disse:
        - Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
        Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangran. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas."*

        *Retirado do livro:  Aprender vale a pena. (1998) Módulo 2. Secretaría do Estado de São Paulo.


Tangram para pintar:


Imagens que podem ser formadas com as peças do Tangram:













Outros formatos de Tangram:







Vídeo educativo sobre a divisão


sábado, maio 25, 2019

Saiba mais sobre o piolho





piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos – as lêndeas -, fáceis de serem reconhecidos e que diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O piolho adulto tem cerca de 2 a 3 mm (tamanho de um grão de gergelim), seis patas e sua cor varia de marrom a branco-acinzentado. A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até dez ovos por dia. Os ovos se fixam na raiz dos cabelos por meio de uma substância parecida com uma cola, produzida pelo próprio piolho. Os ovos viáveis se camuflam no cabelo da pessoa infectada; o invólucro dos ovos vazios, as lêndeas, são mais visíveis porque são brancas. Muitos chamam de lêndeas tanto os ovos viáveis quanto os invólucros dos ovos vazios.

Os ovos são incubados pelo calor do corpo humano e eclodem em oito a dez dias, em geral. A ninfa deixa o ovo e passa por três estágios até se tornar adulta (entre nove a 12 dias). Depois de cerca de 1,5 dia após se tornar adulta, a fêmea pode se reproduzir. Se a infestação não for tratada, o ciclo se repetirá a cada três semanas. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.

SINTOMAS


Os piolhos se alimentam injetando no couro-cabeludo um pouco de saliva, que tem propriedades vasodilatadoras e anticoagulantes, permitindo que o piolho sugue uma pequena quantidade de sangue a cada poucas horas. As picadas provocam:
  • Coceira intensa no couro cabeludo;
  • Feridas causadas pelo ato de coçar;
  • Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
  • Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.

TRANSMISSÃO


O piolho não pula nem salta, ele se arrasta, por isso só é transmitido por meio de contato direto entre a pessoa infectada e a não infectada. A transmissão devida a compartilhamento de objetos pessoais, como escova de cabelo e roupa de cama, é mais rara.
Porém, ao pentear o cabelo seco é possível produzir eletricidade estática que pode lançar os insetos a até um metro de distância.

DIAGNÓSTICO


O diagnóstico pode ser feito por meio da identificação de lêndeas e piolhos a olho nu ou com auxílio de um pente-fino.

TRATAMENTO


É feito à base de inseticidas piretroides de uso local. Depois da aplicação, o medicamento deve permanecer na cabeça protegida por uma touca durante algumas horas. Evite usar sacos plásticos para tampar a cabeça, principalmente em crianças pequenas, que podem se sufocar.
A aplicação deve ser realizada durante cinco dias consecutivos e repetida de sete a dez dias depois para atacar os ovos que ainda não haviam eclodido na fase inicial do tratamento, que deve ser estendido para toda a família e/ou parceiros, mesmo que assintomáticos. É importante que, nas escolas, sem exceção, os alunos que estiveram em contato com a criança afetada sejam tratados concomitantemente.
O kit de tratamento tópico já vem com pente fino para remover as lêndeas mortas. Já existem também medicamentos por via oral contra a pediculose. Depois do tratamento, continue examinando a cabeça das crianças por 2 ou 3 semanas para se certificar que a infestação foi de fato controlada.

RECOMENDAÇÕES


  • Examine com frequência a cabeça das crianças;
  • Não siga receitas caseiras, que além de ineficazes podem fazer mal à saúde. Também não use pesticidas ou substâncias como querosene: além de tóxicos, não matam os ovos;
  • É mais fácil identificar e tratar os piolhos quando o cabelo é curto, mas o comprimento do cabelo não influi no risco de infestação nem em seu tratamento;
  • A família toda deve ser examinada. Se parentes dividirem a cama, devem ser tratados mesmo que não tenham piolhos. Apesar da transmissão por objetos ser mais rara, limpe todos os itens de uso pessoal que tenham entrado em contato com a cabeça da pessoa infectada em 24 a 48 horas antes do início da tratamento (os piolhos morrem em menos de 48 horas sem se alimentar de sangue);
  • As crianças infectadas não precisam faltar na escola, pois a contaminação entre colegas de classe, apenas por coabitarem o mesmo ambiente, não é comum. No entanto, os responsáveis na escola devem ser avisados para que orientem quanto a impedir a transmissão;
  • Instrua as crianças para não usarem escovas de cabelo ou bonés dos colegas de escola;
  • Verifique se cílios e sobrancelhas também não estão afetados pelo inseto.