quarta-feira, setembro 09, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 09/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


§   Geografia

ü Correção da tarefa de casa página 161;

ü Relevo brasileiro- apresentar as principais formas de relevo no Brasil – vídeo:

 

                                Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nXeZOdwUSsk

ü Para aprofundar o assunto realizar a leitura das páginas 101 e 102;

ü Em seguida, realizar as atividades propostas nas páginas 104 e 105.

ü Os alunos devem apresentar para a turma os desenhos que cada um fez na página 104.

Tarefa de casa: Livro página 103



§ Produção de texto

ü Livro de Língua Portuguesa página 167 (debate e opinião sobre o assunto de interesse de cada aluno). Cada aluno deverá escrever um registro no caderno de Língua Portuguesa sobre sua opinião e expor suas ideias para a turma, os demais alunos poderão expor sua opinião sobre o assunto apresentado pelos colegas.

ü Antes da escrita no caderno os alunos deverão ficar atentos às orientações dadas pela professora (|Slide com as orientações).


terça-feira, setembro 08, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 08/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


MATEMÁTICA

ü    Mostrar os jogos da Matific que fazem parte da trilha da semana e orientá-los.

ü    Formas e tamanhos – relembrar as formas geométricas planas e pedir para que os alunos observem imagens que representem formas geométricas em tamanhos iguais, mas que ocupem posições diferentes numa malha quadriculada – Slide;

ü    Realizar as atividades propostas na página 79;

ü    Na página acima, os alunos deverão identificar as formas e os tamanhos de figuras. Inicialmente, pedir que tirem suas conclusões e em seguida, abrir espaço para a exposição de opiniões. Nessas atividades o tamanho está relacionado com a grandeza área.

ü    Pedir que destaquem as peças do Tangram, disponível na página 291 (material de apoio). Peça que observem as peças que compõem o Tangram, quais possuem o mesmo tamanho, peça que sobreponham as peças para descobrir quais têm o mesmo formato e tamanho. Em seguida que após observar as peças façam a atividade da página 80; Ao finalizar as atividades propostas, peça que façam um envelope com papel comum e guardem as peças do Tangram, pois utilizaremos na próxima aula. Mostrar para a turma como fazer um envelope com folha branca.

ü    Pedir que observem os tamanhos e formas das figuras da página 81, quantos quadradinhos foram necessários para compor cada forma; Ao final da análise, pedir que respondam as questões da página 81 e 82

 

Tarefa de casa:

1- Jogos da Matific

2- Imprimir a ficha do Tangram que foi enviado no Moodle (precisaremos na próxima aula de Matemática e Artes)



PROJETO: AMPLIANDO ROTAS

ü  Alimentação saudável para todos – páginas 47 a 49.

           Vamos à feira página 52.

segunda-feira, setembro 07, 2020

Independência do Brasil





 



1. Introdução

Por volta de 1820 os ventos da liberdade sopravam na América do Sul .Muitas colônias espanholas tinham ficado independentes.
As que não tinham independência estavam lutando por ela.
No Brasil , a situação também estava agitada. Em 1817 houve uma revolta na região nordeste. A independência era um dos seus objetivos. Ela foi derrotada mas, o sonho de liberdade permaneceu vivo.

2. Os Movimentos de Pré Independência

Conforme o declínio colonial brasileiro ia se acentuando, aumentava o descontentamento da população colonial em relação à Metrópole. Assim, surgiram revoltas que pretendiam a independência. Estas revoltas tiveram maior ou menor participação da população , conforme o caso. Todas elas, no entanto, foram lideradas por elementos da camada média da população, que adotavam a ideologia liberal e não obtiveram apoio da classe dominante.
No que se refere à ideologia os movimentos de pré- independência tiveram uma característica importante. O liberalismo por eles adotados tinha surgido na Europa como conseqüência da desagregação do Antigo regime. Era portanto uma ideologia revolucionária e que representava basicamente os interesses da burguesia industrial. Adotado no Brasil, o liberalismo passava a ter um aspecto contraditório: o de uma Ideologia burguesa num país que não possuía burguesia.
Daí decorrem as limitações que as idéias liberais sempre tiveram entre nós: adotadas como teoria, raramente podiam ser aplicadas na prática. E quando o eram sob a forma de um liberalismo de fachada acabavam por beneficiar mais às potências europeias do que ao Brasil.

3. O Brasil e as cortes portuguesas

Em 1820 a burguesia portuguesa da cidade do Porto, com o apoio dos camponeses , das baixas camadas sociais urbanas, das tropas e dos funcionários públicos, liderou uma revolução em Portugal: A Revolução Liberal do Porto.
Os rebeldes pretendiam salvar Portugal de sua tradicional crise econômica, tirar o povo da miséria em que vivia principalmente depois da fuga do governo português para o Brasil, e que deixara Portugal submetido ao domínio político de militares ingleses fazer uma nova Constituição para o país e recolonizar o Brasil.
A recolonização do Brasil era uma tentativa de recuperação econômica de Portugal, na medida em que recolonizar significava restabelecer o pacto colonial e, portanto, restabelecer a dominação da economia da colônia pela metrópole.
Vitoriosos, os rebeldes organizaram as Cortes Portuguesas_ assembleias que se reuniam em momentos importantes para tomar decisões _ e exigiram a volta de D. João VI.

4.Formação de lideranças emancipacionistas

Os proprietários rurais e a classe média sabiam que a independência teria de vir .Não podiam aceitar as medidas recolonizadoras de Portugal. O problema era como consegui-la? Eles percebiam que D. Pedro, apesar de herdeiro de D. João VI , poderia desempenhar um papel muito importante na luta pela independência. Por isso, tentaram envolvê-lo neste projeto.
De um lado, estava os absolutistas, contrários as Cortes de Lisboa porque elas pretendiam fazer de Portugal uma monarquia constitucional. De outro lado , aqueles que formavam o Partido brasileiro.
Estes estavam divididos em dois grupos: os democratas, que tinham Joaquim Gonçalves Ledo , seu elemento mais representativo e os aristocratas, liderados por José Bonifácio.
Democratas e aristocratas divergiam dos absolutistas. Queriam com isso dizer que eles não queriam mudar em um mundo em que tudo mudava , insistindo a defesa do absolutismo e buscando apoios na Santa Aliança.
Mas democratas e aristocratas divergiam-se entre si . Após o Dia do Fico , os acontecimentos se precipitaram como resultado da reação das cortes portuguesas e de seus aliados do Partido português, inconformados com a decisão de D. Pedro permaneceram no Brasil .


5. A vitória dos conservadores

A Independência do Brasil não foi conquistada somente nos campos de batalha. Simultaneamente, travava-se um outro tipo de batalha: a diplomática.
Portugal tinha muitos e poderosos aliados na Europa por isso o governo brasileiro necessitava que todos os países reconhecessem oficialmente a nova realidade. Caso isso não acontecesse um dia Portugal poderia retomar ao Brasil com ajuda destes países.
A luta diplomática demorou mais tempo do que as lutas militares. Havia muitos interesse em jogo.
Os EUA foi o primeiro país a reconhecer oficialmente que o Brasil era um país livre. Por volta de 1.820 os EUA já tinham se desenvolvido bastante e já se colocavam de igual para igual com os países da Europa.
Queriam que a predominância no continente americano fosse deles e não da Europa. Por isso, viam com bons olhos a independência do Brasil. Afinal, quem saia prejudicado era Portugal, um país Europeu.
O governo português deu um ultimato a D. Pedro. Em agosto de 1.822 , mandou uma carta na qual exigia a volta imediata dele e a anulação da convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
D. Pedro não estava no Rio de Janeiro. Ele tinha ido a SP . José Bonifácio envio um correio para levar esta carta a D. Pedro. Junto ele mandou uma carta, na qual dizia Ter chegado a hora da ruptura definitiva. Ás 16:30 do dia 7 de setembro de 1822 o correio alcançou D. Pedro nas margens do Rio Ipiranga .
Entregou-lhes as cartas, ele as leu. Sabia que o Brasil esperava dele uma atitude. Puxou a espada e reproduziu em voz alta aquilo que o povo já falava pelas ruas: Independência ou morte .
Este episódio passou a ser o marco da nossa independência.

Conclusão
Os grandes proprietários rurais tinham motivos para se alegrar, a liberdade de comércio também era uma realidade definitiva. Acreditavam que o novo governo ia defender os interesses deles. Acreditavam que tinham chegado ao poder.
Nas fazendas tudo continuava como antes. A liberdade tinha parado na porta das senzalas. O Brasil saiu da subordinação política a Portugal para entrar na dependência econômica da Inglaterra. O problema da independência política estava resolvido. Faltava agora reorganizar o país.
Em resumo, a situação foi a seguinte : a classe dominante fez a independência do Brasil, apoderou-se do controle do governo e tratou de orientar a política nacional de acordo com os seus interesses particulares , mas a independência não foi para todos pois a escravidão continuava por todo o Brasil.

Bibliografia
1º livro História e Vida Vol. 1
Nelson Piletti e Claudino Piletti
Pg. 126 a 142

2º livro Independência ou Morte A emancipação política do Brasil
Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque
Pg. 3 a 87

3º livro História
Martins
Capítulo 5 - pg 58 a 66

Fonte: www.redeensino.hpg.com.br

Vídeos do YouTube sobre a data comemorativa:













segunda-feira, agosto 24, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 24/08 - 4º ano

 

Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

 

Língua Portuguesa:

Ø  Avaliação de Língua Portuguesa

História: 

Ø  Revisão no caderno de História 

Revisão

     1-O que significa o tombamento de um lugar?

R: Tombamento de um lugar é uma atitude baseada na lei para preservar alguns monumentos ou lugares.


2. O que poderia acontecer com Brasília se ela não fosse tombada como patrimônio cultural?


R: Poderia perder suas características e sua beleza arquitetônica.


3. Cite duas características importantes de Brasília:

# Cidade arborizada

# Muito agradável para moradia

(Respostas pessoais)


4. Para onde era levado o açúcar produzido no Brasil? Quem eram os principais compradores?

R: O açúcar produzido no Brasil era levado para a Europa e vendido para os holandeses. 

Ø

Música: 

 

Matemática: 

Ø  Multiplicação com 2 números no multiplicador – Livro páginas 118 e 119 (faltou corrigir a números 6)

Ø  Jogo de multiplicação: Quiz da multiplicação

 

 

24/08 – Tarefa de casa

Olá turminha!

Hoje nossa avaliação foi de Língua Portuguesa e amanhã teremos a avaliação de História

Tarefa de casa:

1-Estudar para a avaliação de História

Conteúdo que será cobrado (Conforme enviado anteriormente):

Livro de História: Unidade 3 – páginas 70 a 99

Livro do DF: 56 a 61.

- Estude pela Livro de História, livro do DF e atividades no caderno de História.

 

2 – Caderno de História 


Revisão

1- Como era a escravidão:

 

a- Antes dos europeus?


b- Depois dos europeus?


2- Quais eram as condições dos escravos nos navios negreiros?


3- No início os portugueses precisaram se adaptar a quais hábitos indígenas?


4- Quais objetos foram trocados entre portugueses e indígenas?

Atividades do dia - aula virtual - 24/08 - 3º ano

Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

HISTÓRIA

 ü CAPÍTULO 9 - A mudança do mundo começa em minha casa – livro páginas 104 a 108

ü Leitura compartilhada e debate sobre ações domésticas sustentáveis.

ü Abordar os conceitos de espaços público e privado.

Espaços públicos: pertencem a todos e, por essa razão, são administrados pelo poder público. Exemplos: praça, ruas, parques.

Espaços privados: pertencem a pessoas ou a grupos de pessoas mais reduzidos, sendo administrados pelos proprietários. Exemplos: prédios, apartamentos, casas e empresas.

ü Relembrar a importância da preservação de patrimônios materiais.


INGLÊS


-Avaliação de Inglês



 Agenda: Tarefa no livro de História página 109.





quinta-feira, agosto 20, 2020

Revisão de Ciências - 20/08 - 3º ano

                                                                               Revisão

 

1-  Julgue a frase em verdadeira ou falsa.

 “A Terra é o único planeta que abriga vida”.

 (    ) Verdadeira

 (    ) Falsa


2-  Como é chamada a camada de ar que envolve a Terra?

 (    ) Hidrosfera

 (    ) Atmosfera

 (    ) Troposfera


3-  Qual a importância da presença de água em nosso planeta?


4-  Por meio das ações de fenômenos naturais, os solos têm se transformado ao longo das eras. Quais são os fenômenos naturais que ajudam nessa transformação?


5-  O que é solo fértil?


6-  Por que as minhocas são importantes na formação do solo fértil?


7-  Em que tipo de solo as minhocas são encontradas?

 (    ) Solo arenoso

 (    ) Solo argiloso

 (    ) Solo humífero


8-  Relacione:

 ( 1 ) Pecuária                  ( 2 ) Agricultura                 ( 3 ) Extrativismo

 

 (    ) Atividade que consiste em extrair da natureza quaisquer produtos que possam ser cultivados para fins comerciais ou industriais.

 (    ) conjunto de técnicas que visam a criação de animais.

 (    ) os alimentos produzidos com essa prática são destinados ao consumo.


9-  Qual é o problema causado pelo uso de agrotóxicos na agricultura?


10-  O que é o desmatamento?

quarta-feira, agosto 19, 2020

Revisão 2: Grau do substantivo e artigo


 Revisão


1-    Dê o grau normal destes diminutivos:

a)    Glóbulo –

b)    Maleta –

c)    Vilarejo –

d)    Caixote –

e)    Casebre –

f)     Riacho –

g)    Boquinha –

 

2-    Complete as frases com artigos definidos ou indefinidos.

a)    A criança queria apanhar ______ boia da piscina com ______ vara de pescar.

b)   De repente, ela viu _______ pirulito preso em _____ fita.

c)    Vi _____ pássaros cruzando o céu.

d)   ______ sorvete é _____ alimento feito com ______ suco de frutas e com ______ creme de leite. Também pode ser usado ______ chocolate.  ______ mistura dos ingredientes é congelada até se obter ______ massa quase sólida.



Correção



1- Dê o grau normal destes diminutivos:

a)Maleta – mala
b)Vilarejo – vila
c)Caixote – caixa
d)Casebre – casa
e)Riacho – rio

f)Boquinha – boca

2- Complete as frases com artigos definidos ou indefinidos.

a)A criança queria apanhar a boia da piscina com uma vara de pescar.
b)De repente, ela viu o / um pirulito preso em uma fita.
c)Vi uns / os pássaros cruzando o céu.
d)O sorvete é uma alimento feito com o suco de frutas e com o creme de leite. Também pode ser usado o chocolate.  A mistura dos ingredientes é congelada até se obter uma massa quase sólida.