quarta-feira, março 03, 2021

Revisão de Ciências: Tempo, fases da Lua e movimentos da Terra

 

 Revisão
 
1-Analise a história em quadrinhos e responda as questões a seguir:




a)Que fase da Lua é vista na história?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante
 
b) Em que fase a Lua entra na fossa?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante

C ) Qual é a fase que a Lua mais gosta?
 
(     ) Crescente       (     ) Nova       (     ) Cheia      (     ) Minguante
 
2-Sobre os movimentos da Terra, responda:
 
A)   Qual é a diferença entre os movimentos de rotação e de translação?

B)   Quanto tempo a Terra leva para realizar o movimento de rotação?
(      ) 365 dias                                (     ) 24 horas

C) Quanto tempo a Terra leva para realizar o movimento de translação?
(      ) 365 dias                                (     ) 24 horas
 
d)    Qual a principal consequência do movimento de rotação para a vida na Terra?

3-    Desenhe as fases da Lua e escreva as características de cada uma delas.
a)Lua Cheia

(pular 5 linhas)

b) Lua Minguante

(pular 5 linhas)

c) Lua Crescente

(pular 5 linhas)

d) Lua Nova

(pular 5 linhas)


4-    Qual é o calendário que utiliza elementos do céu e da terra para marcar a passagem de tempo é o:
 
(          ) Calendário gregoriano        
(          ) Calendário indígena                     
(           ) Calendário chinês


terça-feira, março 02, 2021

Atividade sobre o filme: As Aventuras de Peabody e Sherman

Assista ao filme com atenção.

Filme disponível no Netflix.


Sinopse

Sr. Peabody é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola.
Lá ele se torna alvo de provocações de Penny, com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo.
Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.

1- Dê as características de cada personagem.

a) Sr. Peabody:

b) Sherman:

c) Penny:


2- Quais fatos históricos você conseguiu identificar no decorrer do filme?

3- Escreva o que você mais gostou no filme? Justifique.

4- O que você mudaria no filme?


- Fiz essa atividade com a turma do 4º ano vespertino através do Google Formulários:


Aula virtual - 4º ano vespertino - 02/03

 

Atividades do dia 02/03 



Olá turminha!

 

Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

 

Matemática

Ø  Testando os conhecimentos sobre composição, decomposição e escrita por extenso – site:

https://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/decomposicaode_numerais.htm

 

Ø  Tarefa de casa: Livro de Matemática páginas 28 e 29.

Língua Portuguesa (2 horários)

Ø  Filme: As Aventuras de Peabody e Sherman

Ø  Atividade de interpretação sobre o filme no formulário:

https://forms.gle/151214T1Qx6uHQoF9

 

Ø  Tarefa de casa: Livro de Linguagens páginas 20 a 22


Clique aqui para ver o slide de hoje




segunda-feira, fevereiro 08, 2021

Aula de Artes - tema: família - 4º ano matutino - 08/02

 1- Acolhida;

2- Continuar falando sobre a família: Vídeo com a  contação de história  “ O livro da família” de Toddy Par, que mostra diferentes famílias, com ilustrações bem coloridas;

Disponível em:



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc


Materiais para a aula

  • Folha A4 branca;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever;
  • Canetinha 

5- Desenhar e colorir com cores vivas  a família de cada um.


Observação: Como a turma não finalizou em aula, deverão finalizar em casa e apresentar na próxima aula.

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

Aula de Artes - tema: Família - 4º ano matutino - 01/02

 1- Acolhida;

2- Finalização e apresentação das capas dos portfólios;

3- Na aula de Artes, iremos falar de pessoas muito importantes: nossa família;

4- Vídeo com a  contação de história  “ O livro da família” de Toddy Par, que mostra diferentes famílias, com ilustrações bem coloridas; - Observação: Não houve tempo hábil e ficou para a próxima semana

Disponível em:



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1_J8b_cRGGc 



 Separar os materiais para a próxima aula de Artes:

  • Folha A4 branca;
  • Lápis de cor;
  • Lápis de escrever;
  • Canetinha 


quarta-feira, janeiro 27, 2021

Aula de História - Organização dos cadernos e regras de convivência - 4º ano (25 a 29/01)

 



1- Acolhida;


2- Orientações sobre como serão as aulas e em seguida com as regras de como organizar os cadernos;

Slide - Como organizar o seu caderno - clique aqui!


3- Confecção da capa do caderno de História


4- Vídeo sobre a importância de termos regras de convivência.

Disponível em:

                                         https://www.youtube.com/watch?v=3vX92vPiXyU


5- Criação das regras de convivência da turma. Os alunos deverão copiar no caderno de história as regras criadas coletivamente.

*Observação: Imprimir a atividade abaixo: cápsula do tempo, pois realizaremos na próxima semana. 

Atividade cápsula do tempo - clique aqui


segunda-feira, janeiro 25, 2021

Volta às aulas - Minhas turmas de 4º ano

 Em umas das escolas que trabalho as aulas já voltaram. Nessa escola teremos um trabalho diferente no 4º ano, eles terão aulas com alguns professores de disciplinas específicas. Eu darei aula de História, Geografia, Ciências, Artes e projetos para duas turmas de 4º ano (matutino). Vejam como foi o primeiro dia.


1- Acolhida


2- Apresentações


3- Para iniciarmos muito bem: momento das orações







4- Apresentação da rotina do dia


4- Apresentando o protocolo de biossegurança para os alunos da aula presencial (os alunos da aula remota, entrarão somente no dia seguinte)


5- Combinados iniciais



6- Aulas com outros professores

7- Entrega das lembrancinhas: meus alunos ganharam de lembrancinha um lápis com um mensagem no balão.



A impressão foi feita em Chamequinho verde.

Lembrancinha inspirada no site da Professora Denise : https://www.papodaprofessoradenise.com.br/

segunda-feira, janeiro 11, 2021

Brincando de boliche

 Oi galerinha!!


Férias!!! Criançada em casa... que tal propor atividades lúdicas para não ficarem ociosas em casa? Que tal as crianças criarem o próprio boliche para brincar?

O boliche é um jogo super interessante para os pais brincarem com as crianças nas férias ou mesmo no dia a dia e os professores podem utilizá-lo com recurso pedagógico também.  Ele proporciona  para a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial , além disso pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  A lateralidade é outro aspecto para qual o boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é derrubar todos os pinos (garrafas). E cada garrafa derrubada vale os pontos indicados.
No boliche se todos os pinos são derrubados na primeira tentativa, ele marca um STRIKE. Se ele não derruba todos os pinos na primeira tentativa, mas consegue derrubar tudo com o segundo lançamento, ele marca um SPARE.
Dependendo da quantidade de crianças, podemos determinar que cada uma jogue um determinado número de jogadas. Você pode preparar uma ficha de marcação de pontos individualmente ou em grupo.
O boliche é ideal para trabalhar com adição, pois as crianças podem calcular também os pontos mentalmente ou fazendo os cálculos no papel.
As garrafas no boliche, ficam dispostas em forma de triângulo. Veja a posição das garrafas no jogo:

Dicas:

-Para o jogo ficar ainda mais interessante, peça para as crianças criarem as garrafas do boliche com sucata ( garrafas pets, garrafas plásticas de iogurte, dentre outras usando o mesmo padrão de tamanho e forma). Elas poderão pintar as garrafas (colocar a tinta dentro da garrafa transparente, tampar e sacudir até pintar, pode colocar água com tinta para deixar a água colorida, pode decorar as garrafas  com olhos e bocas de papel, deixe a criatividade rolar!!). Isso já deixará as crianças ocupadas e felizes, pois criança adora construir coisas. E depois de prontas é só jogar. Usar a bola que tiver em casa e pode usar diferentes tamanhos para aumentar o nível de dificuldade no jogo.
Veja alguns modelos de garrafas que elas poderão confeccionar:










- Você pode deixar que brinquem à vontade, com as regras delas ou impor as regras do jogo com algumas atividades a cumprir como adição dos valores das garrafas derrubadas (pode usar outras operações matemáticas como multiplicação dos valores ou a subtração das diferenças de pontos entre eles, etc.). Você poderá colocar números diversos nas garrafas.

- Essas mesmas garrafas do boliche também servirão para a brincadeira das argolas (é só providenciar as argolas para as crianças jogarem e acertarem as garrafas com as pontuações).

Alguns modelos para a brincadeira das argolas:




-Trouxe também alguns moldes para montar as garrafas com olhinhos e os óculos dos Minions:

 É só clicar na imagem, salvar em seu computador e imprimir.


Use a sua criatividade e uma ótima brincadeira!!!!



sexta-feira, janeiro 01, 2021

Feliz Ano Novo

 Feliz 2021 !!! Que seja um ano de muitas transformações positivas🦋, saúde, sucesso, paz, alegrias e, principalmente, muitas bênçãos na vida de todos nós !


                                                          Fonte: Pandoca Design

domingo, dezembro 27, 2020

Um ótimo domingo para todos!!

 Feliz domingo! Coloque o seu melhor sorriso no rosto, abrace a família e os amigos e aproveite bem o seu dia para ser feliz.




sábado, dezembro 26, 2020

sexta-feira, dezembro 25, 2020

Feliz Natal!

 No dia que comemoramos o nascimento de Cristo, desejo que no seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal!


Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família. Que o amor e todos os bons sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda sua família muita felicidade e saúde o ano todo. Tenha um Natal abençoado!



sexta-feira, dezembro 04, 2020

04/12 – Tarefa de casa– 4º ano D

 


Olá turminha!

Estudar para a avaliação de Língua Portuguesa que será aplicada amanhã (sábado) às 9h. Não atrasem!!

Conteúdo:

- Leitura e Interpretação de texto;

Substantivos/ Adjetivos/Pronomes pessoais / Numeral /

Verbos e tempos verbais/ Advérbio / Concordância verbal

Interpretação do livro trimestral: A família mais rica do mundo.

Abraços! Até amanhã!!

             Professora Giselle

quarta-feira, novembro 11, 2020

Revisão de Matemática -11/11 - 4º ano

                                                              


                                                        Medidas de Comprimento

    1. Quantos centímetros faltam para completar um metro?       

    -50 centímetros: 

    -40 centímetros: 

    -30 centímetros : 

 

    2. Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?

    a. (    ) 6 metros

    b. (    ) 8 metros

    c. (    ) 4 metros


3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?

    a. (    ) 166 metros

    b. (    )160 metros

    c. (    )150 metros

 

   4 . Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?

    a. (    ) 12 metros

    b. (    ) 13 metros

    c. (    ) 14 metros



5-  Coloque um (x) no que pode ser  medido em metros:

    a. (    ) tecido

    b. (    ) estradas

    c. (    )ruas

    d. (    ) feijão

    e. (    ) muros

    f. (    ) arroz

    g. (    ) linha




                             Correção

1.Quantos centímetros faltam para completar um metro?

-50 centímetros: faltam 50 centímetros

-40 centímetros: faltam 60 centímetros

-30 centímetros : faltam 70 centímetros

2.Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?

a.(x ) 6 metros

b.( ) 8 metros

c.( )4 metros


3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?

    a. (    ) 166 metros

    b. (  x )160 metros

    c. (    )150 metros

 

   4 . Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?

    a. ( x ) 12 metros

    b. (    ) 13 metros

    c. (    ) 14 metros

 5.  Coloque um (x) no que pode ser  medido:

    a. (  x ) tecido

    b. (  x ) estradas

    c. (  x )ruas

    d. (    ) feijão

    e. ( x ) muros

    f. (    ) arroz

    g. ( x  ) linha