segunda-feira, maio 24, 2021

Aula do dia 24/05 - 4º ano vespertino

 

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

 

Ciências

v  Quiz de revisão para Olimpíada Brasileira de Astronomia  

https://quizizz.com/join/quiz/60a66f6fca8196001ba27515/start?studentShare=true

v  Simulador de voo espacial: https://iss-sim.spacex.com/

v  Site sobre o tamanho do Universo: https://neal.fun/size-of-space/

v  Meu nome em Marte: mars.nasa.gov/participate/send-your-name/future

v  Calendários – páginas 134 e 135

v  Tarefa de casa: Livro de Ciências páginas 136 e 137.

Geografia

Ø  Efeito estufa – Livro de Geografia páginas 72 e 73

História

Ø  As grandes navegações – Livro de História páginas 63, 66 e 67.

Ø  Tarefa de casa: Livro de História páginas 64 e 65

domingo, maio 23, 2021

Roleta on-line

 Sugestão de roleta on-line:



É muito fácil de editar e usar!

Site: https://www.classtools.net/random-name-picker/19_j4T3gf




Tempo cronológico e tempo histórico - aula do dia 24/05 (4º ano matutino)

 -- Correção da tarefa de casa – Livro de História página 70;

- Vídeos complementares:

A história do calendário:


https://www.youtube.com/watch?v=KG2SGN7KXoM

Tipos de calendários:



https://www.youtube.com/watch?v=r-pFGByJcJg




https://www.youtube.com/watch?v=YaWwSfby3FQ&t=122s

 

- Para sistematizar os diferentes tipos de calendários realizar a leitura e atividades propostas na página 71.

Ao longo dos tempos, em diversos locais do mundo, as sociedades humanas buscavam, de alguma forma registrar a passagem do tempo. Tanto as atividades corriqueiras, como as práticas agrícolas e as necessidades básicas de subsistência, quanto as atividades religiosas, geralmente, demandavam um organizador temporal. Em outras palavras, era preciso saber o momento de plantar e de colher, e o devido tempo para as práticas religiosas. Para isso a as sociedades encontraram soluções variadas e acabaram por instituir modelos de mensuração da passagem do tempo, por isso o surgimento dos diversos calendários conhecidos atualmente.

No Brasil, predomina o uso do calendário solar gregoriano, que orienta a cronologia oficial brasileira. Entretanto, deve-se considerar os calendários Juliano e Chinês também podem ser utilizado pelas comunidades ortodoxas e pelos grupos chineses que residem no Brasil.

- Como os historiadores organizam o tempo na história – leitura e atividades das páginas 72 a 74.

 

Quiz para o final da aula sobre tempo cronológico: 

https://quizizz.com/join/quiz/60aa686bf43226001b1ad1dc/start?studentShare=true

 

 

Tarefa de casa: Livro de História páginas 75, 161 e 162

quarta-feira, maio 19, 2021

Doenças provocadas por fungos - aula do dia 19/05 (4º ano matutino)

 - Conversa sobre os cuidados com a higiene e da importância de não compartilhar objetos de uso pessoal, como por exemplo a toalha.

- Conversar sobre algumas doenças provocadas por fungos;

- Fazer a leitura do infográfico da página 58.



-Conversa e leitura do texto de como prevenir a micose – página 59.

-Questionar a turma sobre quem tem o hábito de fazer o que indica o texto.



-Perguntar para a turma que já viu fungos em plantas. Será que são os mesmos fungos que aparecem nos alimentos? O  que acontece com a planta que possui um fungo como parasita?

-Conversa sobre fungos em plantas -Analisar imagens de fungos em plantas

-E os animais também podem ter micoses? Realizar a leitura do texto informativo “Micose nas rãs” – página 60.

- No segundo momento, conversa sobre a importância econômica dos fungos.  Qual seria a importância dos fungos tanto economicamente quanto para o meio ambiente?

- Analisar a imagens e informações que aparecem na página 61. Ver outras imagens do uso de fungos na alimentação.



-Para sistematizar realizar as questões das páginas 62 e 63.

 

Tarefa de casa: caderno de Ciências (copiar as questões do Moodle no caderno e responder)

 

Escola:

Brasília, 19 de maio de 2021

                                                                            Fungos - Tarefa de casa

 

1-    Os fungos são importantes em várias áreas e contribuem para a vida humana de diversas formas. Analise as afirmações abaixo e marque apenas as frases corretas.

segunda-feira, maio 17, 2021

Tempo cronológico - aula do dia 17/05 (4º ano matutino)



 - Iniciar a aula assistindo ao vídeo do poema “O Relógio “ de Vinícius de Moraes:



https://www.youtube.com/watch?v=4szJqFbLEnE

 

- No caderno, fazer as questões sobre o poema

Escola :

Brasília, ___ de maio de 2021

                                                            Tempo

1-    Após assistir ao vídeo sobre o poema “O relógio”, responda às perguntas.

a) Qual o marcador de tempo que a poesia se refere?

b) Você utiliza esse marcador de tempo no seu cotidiano? Qual a importância dele?

c) Quais palavras da poesia podem ser associadas à passagem do tempo? Cite três


- Analisar a imagem introdutória 64 e 65.Mostrar diferentes imagens de relógios e marcadores de tempo.

-Conversa sobre o tema: Quanto tempo o tempo tem?

- Leitura e atividades sobre calendário e as referências de tempo – Páginas 66 a 69, usar o material complementar da página 185.

 

Tarefa de casa: Livro de História página 70.


quarta-feira, maio 12, 2021

Aula sobre cadeia alimentar e decomposição - 4º ano matutino

 


-Correção do dever de casa: apresentação da cadeia alimentar da página 32, corrigir também as páginas 147 e 148

- Retornar o assunto sobre a extinção de um dos participantes da cadeia alimentar, relembrando que toda uma cadeia pode ser prejudicada. Pergunte o que poderia acontecer se os decompositores não fizessem parte dessa cadeia. Observe as respostas dos alunos, usando-as para fazer correções ou complementos à medida que eles realizarem a leitura compartilhada da página 34;

-Mostrar imagens de decompositores no slide e de alimentos estragados apresentando fungos e bolores;

-Realizar a experiência da decomposição – conforme orientações na página 35. Essa experiência ocorrerá progressivamente, será necessário observar por alguns dias até aparecer o fungo.

- Para sistematizar o que aprenderam sobre a cadeia alimentar realizar as atividades propostas nas páginas 36 a 39.

Revisão: Livro páginas 149 e 150

-Vídeos complementares:

Microrganismos:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=02tP_8vzpYQ

 - Quiz sobre decomposição.



 


Tarefa de casa:

1-    Fazer a experiência da página 35 (Essa experiência ocorrerá progressivamente, será necessário observar por alguns dias até aparecer o fungo.)  

2- Ficha de revisão.

segunda-feira, maio 10, 2021

Aula de História - dia 10/05 (4º ano - matutino)

 - Correção da tarefa de casa página 159.

 

- A organização das comunidades neolíticas e o surgimento das primeiras cidades – páginas 60 a 63 e 160

-Vídeo complementar:



Fonte: Canal do Youtube "Na sala de aula sjc"

segunda-feira, maio 03, 2021

Expansão do Neolítico e a criação de cidades - aula do dia 03/05 (4º ano matutino)

 - Relembrar a aula passada e mostrar um vídeo ou slide explicando como ocorreu o processo da agricultura  e ocupação do espaço.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=UVqQtRhUaHY&feature=emb_logo

 

 

- A organização das comunidades neolíticas e o surgimento das primeiras cidades – páginas 58 a 63.

 

 

Tarefa de casa: Livro de História páginas 159 e 160


Dia das Mães - pote das recordações

 Cartão em homenagem às mães 


























Fonte: você pode encontrar essa atividade lá no site da pedagoga Ingrid :

terça-feira, abril 27, 2021

Aula de Artes - Tema: dia das Mães - Dia: 27/04 (4º ano matutino)

 Aula de Artes

Bitmoji Image


- Contação de História “Mães de todos os tipos”



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1dqZD9gq3ys



 

-Atividade de artes: Pote das recordações (atividade disponível no site da Pedagoga Ingrid)

https://www.pedagogaingrid.com/


 


Tarefa de casa:

1-    Numa folha A4 fazer um cartaz em homenagem a mulher mais incrível da sua vida: sua mãe (tirar uma foto sua segurando o cartaz e enviar pelo Moodle).

segunda-feira, abril 26, 2021

Nômades e sedentários - aula do dia 26/04 (4º ano matutino)

 

-Avaliação no primeiro horário

-No segundo horário: Aula normal

- Debate: Qual a relação que temos com a comida? 

- Falar sobre a facilidade que temos nos dias de hoje para conseguirmos os alimentos, que mesmo sem sair de casa é possível comprar alimentos, seja por aplicativos ou por telefone.

- Perceber que nem sempre o acesso aos alimentos foi fácil, pois nos primórdios da história evolutiva humana, a situação era bem diferente dos dias atuais.

 

- Vídeos explicando como ocorreu o processo da agricultura  e ocupação do espaço.


 



 

-Pedir que façam a leitura compartilhada e realizem as atividades propostas nas páginas 54 a 57.

quarta-feira, abril 21, 2021

Aniversário de Brasília

Parabéns, Brasília!!!❤️ 


Saudade dos nossos passeios pedagógicos , quando a criançada e os professores podiam se aglomerar pelos lindos pontos turísticos da nossa amada cidade 🥰

Aniversário de Brasília é comemorado anualmente em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade.

Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com o propósito de ser a sede do governo brasileiro.



A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal, e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa.

O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956, e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e o Rio de Janeiro.



Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima.

Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.

Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais, como exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.



História

A ideia de transferir a capital para o interior do país existia desde o tempo da Independência e era defendida por políticos como José Bonifácio. No entanto, o projeto nunca se concretizou.

Com o golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, o empreendimento vem novamente à tona e em 1892 houve expedições para marcar o lugar da futura capital. Na década de 20 se colocaria a pedra fundamental, onde atualmente se encontra a cidade de Platina.

Entretanto, com as crises econômicas e o governo Vargas, a ideia foi novamente sepultada.

Durante a campanha para a presidência, JK é lembrado por um menino de que a lei acerca da transferência da capital para o interior ainda não havia sido cumprida. Assim, o político mineiro faz disso uma das suas plataformas de governo.

Com o crescimento desordenado no Rio de Janeiro e o poder de pressão da população, os políticos estariam mais resguardados em Brasília.

A construção da nova capital consumiu os quatro anos de governo JK e no dia da sua inauguração ainda havia a ser feito.

Mesmo assim, Brasília mantém sua vitalidade e concentra um traçado urbano arrojado e original.


Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/aniversario-de-brasilia/




A riqueza da honestidade