domingo, agosto 01, 2021
segunda-feira, julho 26, 2021
Desafio Matemático
Descubra o valor da soma da primeira coluna, sabendo que cada valor nas extremidades diz respeito à soma da coluna ou linha correspondente.
Borboleta 7
Joaninha 8
Flor 3
Morango 2
sexta-feira, julho 23, 2021
Livro da Semana: A última onça do Cerrado
quinta-feira, julho 22, 2021
quarta-feira, julho 14, 2021
sexta-feira, julho 09, 2021
Boas férias!
Tivemos momentos maravilhosos na primeira metade de 2021. Tivemos muita diversão, estresse, tristezas, alegrias e vivemos muitas emoções!
O mais importante é saber que criamos laços e memórias juntos! ⠀
⠀
Agora, o momento é de descansar, reabastecer as energias, a fim de voltarmos mais fortes e cheios de disposição para construir novos momentos inesquecíveis.⠀
⠀
Sentirei saudades, mas logo estaremos de volta.⠀
Boas férias! 🤗
segunda-feira, junho 21, 2021
Aula de Artes - Releitura da obra "A cadeira com cachimbo" de Van Gogh - 4º ano matutino
Materiais:
-Tesoura
-Folha A4 branca (ou de cor clara)
- Régua
-Lápis de cor
-Canetinha
Atividade a ser realizada:
-Assistir ao vídeo sobre a biografia de Van Gogh
https://www.youtube.com/watch?v=no02waxDYVU
- Analisar a obra de arte do artista chamada “A cadeira com cachimbo”
- Nesta atividade os alunos devem fazer a releitura em 3D da obra de Van Gogh criando um efeito bastante interessante, através de criações de cadeiras diferentes além do cenário onde a cadeira se encontra.
https://www.youtube.com/watch?v=4W_RDKPoB64
-Inspirações encontradas na internet
Tarefa de casa:
Na próxima aula faremos 2 personagens do livro “O mistério em Pedralite”.
Presencial e virtual: Providenciar 2 pedras lisas (tamanho no máximo do tamanho do palmo da mão).
Alunos do virtual: Precisaremos de tinta, pincel e canetinhas.
domingo, junho 20, 2021
Aula de História - 21/06 - 4º ano matutino
- Aula 01 – Avaliação de História
- Aula 02 - História
-As transformações das cidades
-Vídeos complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c
https://www.youtube.com/watch?v=uv_nYy6OAiU
-Surgimento do comércio
-Analisar a imagem introdutória do capítulo e responder aos questionamentos:
- Vocês sabem o que é comércio?
- De que forma podemos percebê-lo no cotidiano?
- Como os produtos que consumimos chegam até as nossas casas?
- Você sabe quais foram os primeiras produtos comercializados no mundo?
- E a moeda sempre existiu?
- Assistir aos vídeos introdutórios sobre o surgimento do comércio
https://www.youtube.com/watch?v=yxxYRy4NNSghttps://www.youtube.com/watch?v=PoFvHmFZeZI
-Leitura coletiva da página 88.
Tarefa de casa: Livro de História páginas 163 e 164
domingo, junho 13, 2021
quarta-feira, junho 09, 2021
Revisão sobre fluxo de energia e fungos - 4º ano matutino
-Revisão no caderno
Escola:
Brasília, __ de junho de 2021
Revisão
1- Explique o que é o ciclo da água e em seguida faça um desenho representando esse ciclo.
2- Quais são os ciclos bioquímicos e conceitue cada um.
3- Alguns exemplos de fungos são:
a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.
4- Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir o próprio alimento para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.
5-Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:
a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas com chá
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças que curam sozinhas
6- Como ocorre a reprodução dos fungos?
7- Cite 2 exemplos de fungos benéficos..
-No segundo momento: correção da revisão.
terça-feira, junho 08, 2021
Bandeirinhas juninas - aula de Artes - 4º ano matutino
Materiais:
-Lápis de cor;
-Canetinha
-Tesoura
-2 folhas A4 brancas
Atividade a ser realizada:
-Cortar as duas folhas nos formatos de bandeirinhas, conforme o modelo abaixo (observar as orientações de como recortar a folha durante a aula).
- Na primeira bandeirinha o aluno deverá fazer um desenho representando os festejos de uma festa junina. Veja alguns exemplos.
-Na segunda bandeirinha, o aluno poderá fazer linhas abstratas ou desenhos geométricos e ilustrar com cores bem vivas. Não deixar nada em branco. Veja alguns modelos:
segunda-feira, junho 07, 2021
Revolução agrícola - Aula de História - dia 07/06 - 4º ano matutino
1º momento - Correção da revisão
2º momento - Revolução da agricultura
-Iniciaremos a aula conversando sobre as transformações ambientais e sustentabilidade – estudaremos as transformações do espaço em que vivemos por meio da história e dos grandes marcos da humanidade. Os alunos deverão entender sobre as modificações dos meios rural e urbano na contemporaneidade.
-Iniciaremos analisando algumas imagens que mostram de um lado a vegetação preservada e do outro lado uma área utilizada pela agricultura e questionar a turma:
ü O que observam nas imagens?
ü Quais são as diferenças entre os dois espaços?
ü O que divide as duas áreas?
ü O que acham da derrubada de árvores para o uso da área para a
agricultura?
ü Quais os problemas as derrubadas de áreas florestais podem
causar ao meio ambiente?
-Conversar sobre a questão da preservação da natureza, do
desmatamento para o plantio e sobre o desmatamento indiscriminado que pode
impactar a redução de recursos naturais e de ecossistemas.
-Vídeos complementares
:
https://www.youtube.com/watch?v=1vtCTyxa7lU
https://www.youtube.com/watch?v=7XKZWpMvXRs
https://www.youtube.com/watch?v=ZxZY2CdNiqI
- Para sistematizar, realizar a leitura e as atividades do livro de História - páginas 78 a 81.
-Gabarito das atividades do livro:
Página 79
Página 81