segunda-feira, julho 26, 2021

Desafio Matemático

 Descubra o valor da soma da primeira coluna, sabendo que cada valor nas extremidades diz respeito à soma da coluna ou linha correspondente.

 Adaptado de "Dia-a-Dia com a Matemática", 2005


Resposta:

O resultado é 25

Borboleta 7
Joaninha 8
Flor 3
Morango 2




sexta-feira, julho 09, 2021

Boas férias!

 


Tivemos momentos maravilhosos na primeira metade de 2021. Tivemos muita diversão, estresse, tristezas, alegrias e vivemos muitas emoções!

O mais importante é saber que criamos laços e memórias juntos! ⠀

Agora, o momento é de descansar, reabastecer as energias, a fim de voltarmos mais fortes e cheios de disposição para construir novos momentos inesquecíveis.⠀

Sentirei saudades, mas logo estaremos de volta.⠀
Boas férias! 🤗

segunda-feira, junho 21, 2021

Aula de Artes - Releitura da obra "A cadeira com cachimbo" de Van Gogh - 4º ano matutino

 





Materiais:

-Tesoura

-Folha A4 branca (ou de cor clara)

- Régua

-Lápis  de cor

-Canetinha

 



Atividade a ser realizada:

-Assistir ao vídeo sobre a biografia de Van Gogh

 


https://www.youtube.com/watch?v=no02waxDYVU


- Analisar a obra de arte do artista chamada “A cadeira com cachimbo”

- Nesta atividade os alunos devem fazer a releitura em 3D da obra de Van Gogh criando um efeito bastante interessante, através de criações de cadeiras diferentes além do cenário onde a cadeira se encontra.

 

https://www.youtube.com/watch?v=4W_RDKPoB64

 

 -Inspirações encontradas na internet









Tarefa de casa:

Na próxima aula faremos 2 personagens do livro  “O mistério em Pedralite”.

Presencial e virtual: Providenciar 2 pedras lisas (tamanho no máximo do tamanho do palmo da mão). 

 Alunos do virtual: Precisaremos de tinta, pincel e canetinhas.


domingo, junho 20, 2021

Aula de História - 21/06 - 4º ano matutino

 

- Aula 01 – Avaliação de História



- Aula 02 - História

 


-As transformações das cidades

-Vídeos complementares:


https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c




https://www.youtube.com/watch?v=uv_nYy6OAiU

 

-Surgimento do comércio

-Analisar a imagem introdutória do capítulo e responder aos questionamentos:

  •   Vocês sabem o que é comércio?
  •  De que forma podemos percebê-lo no cotidiano?
  • Como os produtos que consumimos chegam até as nossas casas?
  • Você sabe quais foram os primeiras produtos comercializados no mundo?
  • E a moeda sempre existiu?

 - Assistir aos vídeos introdutórios sobre o surgimento do comércio

https://www.youtube.com/watch?v=yxxYRy4NNSg




https://www.youtube.com/watch?v=PoFvHmFZeZI

 

-Leitura coletiva da página 88.

 

Tarefa de casa: Livro de História páginas 163 e 164


quarta-feira, junho 09, 2021

Revisão sobre fluxo de energia e fungos - 4º ano matutino

 

-Revisão no caderno 

 

Escola:

Brasília, __ de junho de 2021

                                                     Revisão

 1-    Explique o que é o ciclo da água e em seguida faça um desenho representando esse ciclo.

2-    Quais são os ciclos bioquímicos e conceitue cada um.

3-    Alguns exemplos de fungos são:

a) bactérias e protozoários.
b) cogumelos e mofos.
c) algas e cianofíceas.
d) musgos e samambaias.
e) vacas e aves.

4- Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:

a) Produzir álcool na indústria.
b) Produzir antibióticos para controle de doenças.
c) Produzir enzimas para controle biológico.
d) Produzir o próprio alimento para obtenção de energia.
e) Promover decomposição de matéria orgânica.

 

5-Fungos são responsáveis por diversas doenças no homem. A respeito das micoses, marque a alternativa correta:

a) São facilmente tratadas com antibióticos
b) Podem ser combatidas com chá
c) Podem ser evitadas pela diminuição da umidade das áreas afetadas
d) São doenças que curam sozinhas

6- Como ocorre a reprodução dos fungos?

7- Cite 2 exemplos de fungos benéficos..

 

-No segundo momento: correção da revisão.

terça-feira, junho 08, 2021

Bandeirinhas juninas - aula de Artes - 4º ano matutino

 


Materiais:

-Lápis de cor;

-Canetinha

-Tesoura

-2 folhas A4 brancas

 



Atividade a ser realizada:

-Cortar as duas folhas nos formatos de bandeirinhas, conforme o modelo abaixo (observar as orientações de como recortar a folha durante a aula).


- Na primeira bandeirinha o aluno deverá fazer um desenho representando os festejos de uma festa junina. Veja alguns exemplos.





-Na segunda bandeirinha, o aluno poderá fazer linhas abstratas ou desenhos geométricos e ilustrar com cores bem vivas. Não deixar nada em branco. Veja alguns modelos:

 



segunda-feira, junho 07, 2021

Revolução agrícola - Aula de História - dia 07/06 - 4º ano matutino

 1º momento - Correção da revisão

2º momento - Revolução da agricultura

-Iniciaremos a aula conversando sobre as transformações ambientais e sustentabilidade – estudaremos as transformações do espaço em que vivemos por meio da história e dos grandes marcos da humanidade. Os alunos deverão entender sobre as modificações dos meios rural e urbano na contemporaneidade.

-Iniciaremos analisando algumas imagens que mostram de um lado a vegetação preservada e do outro lado uma área utilizada pela agricultura e questionar a turma:






ü  O que observam nas imagens?

ü  Quais são as diferenças entre os dois espaços?

ü  O que divide as duas áreas?

ü  O que acham da derrubada de árvores para o uso da área para a agricultura?

ü  Quais os problemas as derrubadas de áreas florestais podem causar ao meio ambiente?

-Conversar sobre a questão da preservação da natureza, do desmatamento para o plantio e sobre o desmatamento indiscriminado que pode impactar a redução de recursos naturais e de ecossistemas.

-Vídeos complementares

:



https://www.youtube.com/watch?v=1vtCTyxa7lU


https://www.youtube.com/watch?v=7XKZWpMvXRs



https://www.youtube.com/watch?v=ZxZY2CdNiqI


- Para sistematizar, realizar a leitura e as atividades do livro de História - páginas 78 a 81.

-Gabarito das atividades do livro:


Página 79




Página 81