Nos dias 11 e 12/10 - Não teremos aula devido ao feriado/ recesso.
Questionar a turma:
-O que é matéria?
-O que são os estados físicos da matéria? Análise das respostas apresentadas e mediação sem aprofundamento.
- Leitura compartilhada do texto “Sólido que vira líquido, que vira gasoso?” – página 122. Comentar com os estudantes que tudo o que há ao nosso redor é composto por matéria.
- Vídeo complementar:
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=LaKate82LZc
- Conversa sobre a ação humana que intensifica o aquecimento global e pode trazer consequências nas mudanças e transformações da matéria na natureza e nos fenômenos climáticos.
- Análise do cartum sobre o derretimento das calotas polares e a vida dos ursos polares – página 123. Mostrar outras imagens comentares.
- Realizar as atividades propostas nas páginas 123 a 128.
- Pesquise uma experiência bem interessante, na internet ou em livros, que mostre algum tipo de mistura ou uma transformação física ou química (adequada para sua idade e que não ofereça risco para sua saúde).
-Faça a experiência escolhida;
-Grave um vídeo mostrando você fazendo a experiência;
-Poste no portal do aluno (disciplina: Ciências - Box: Tarefas)
- Para arquivos muito pesados acesse o link abaixo (neste caso será necessário o aluno ou responsável utilizar uma conta Google para conseguir enviar no link).
4º ano A e B: https://forms.gle/j3LN4k5fXHvtninM9
4º ano C: https://forms.gle/d8kSJkUiW4Y3sfNz9
-Realização da atividade proposta nas páginas 118 e 119
· - Vídeo complementar sobre estados da matéria -
· Reconhecer a matéria:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8naKo_UhSi8
· Estados físicos da matéria:
Afinal, o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Na origem, sustentabilidade remete ao termo "sustentável", derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.
- Para sistematizar o que vimos na aula passada realizar as páginas 111 e 113 (se não tiver dado tempo de fazer na aula anterior);
- Pedir que peguem os grãos que trouxeram e misturem dentro do saquinho que foi solicitado.
- Questioná-los: Essa mistura de elementos é homogênea ou heterogênea? É possível separar esses elementos? Como podemos separá-los?
- Para separar a mistura vamos fazer 2 caixinhas usando apenas papel (pode ser até folha de caderno). Orientações de como fazer no vídeo a seguir:
- Em cima da mesa, eles devem fazer o processo de separação da mistura através da catação colocando cada elemento em uma caixinha.
-Após a experiência, realizar a leitura de aprofundamento e as atividades relacionadas à experiência nas páginas 114 e 115.
-Explicar que a catação é uma maneira de separar elementos de uma mistura heterogênea onde é possível selecionar os elementos que estão na mistura.
- Vídeos complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=6onRXXpZZgI
- Fazer um quiz com os alunos sobre misturas e substâncias.
https://wordwall.net/pt/resource/4013510
Tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.
Em homenagem à semana da Pátria, a turma do 4º ano realizou uma atividade de dobradura com papel para produzir um relógio/pulseira com elementos decorativos e cores que lembrem a nossa bandeira.
Vejam como ficou:
Revisão
1-Conceitue que significa cada um dos níveis tróficos abaixo:
a)Produtor-
As plantas sempre iniciam a cadeia alimentar e é a partir delas que o alimento e a energia chegam aos animais. Como produzem o seu próprio alimento são chamadas de produtoras.
b)Consumidor primário-
É o animal (herbívoro ou onívoro) que alimenta-se de plantas, como elas iniciam a cadeia alimentar os animais que alimentam-se delas são considerados de 1ª ordem ou consumidores primários.
c) Consumidor secundário-
É o animal que alimenta-se do consumidor primário, geralmente são carnívoros ou onívoros.
d) Decompositores-
Quando os organismos de uma cadeia alimentar morrem, entram em ação os decompositores. Eles formam o elo final na cadeia alimentar. Os fungos e as bactérias são organismos decompositores.
2-Qual é a importância dos decompositores numa cadeia alimentar? O que aconteceria se não existissem os decompositores?
Os decompositores se alimentam dos restos de animais e plantas mortos. Se não existissem os decompositores haveria vários seres vivos mortos por aí, pois através da decomposição é que desmancha as plantas e os animais mortos para enriquecer o solo.
3- Analise as relações ecológicas e classifique-as corretamente.
Relação em que os dois seres vivos participantes obtêm benefícios e um não consegue viver sem o outro - mutualismo
Relação em que dois organismos vivem juntos, e um é prejudicado, enquanto o outro é beneficiado - Parasitismo
Relação em que os organismos envolvidos são prejudicados por recursos que não são suficientes para todos - Competição.
- Da fábrica ao comércio
- Vídeo sobre o caminho do açúcar e do sal até o consumidor:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=IZ8hoNdKJBg
- As transformações nas produções
-Vídeo complementar sobre a Revolução industrial: