- Para sistematizar o que vimos na aula passada realizar as páginas 111 e 113 (se não tiver dado tempo de fazer na aula anterior);
- Pedir que peguem os grãos que trouxeram e misturem dentro do saquinho que foi solicitado.
- Questioná-los: Essa mistura de elementos é homogênea ou heterogênea? É possível separar esses elementos? Como podemos separá-los?
- Para separar a mistura vamos fazer 2 caixinhas usando apenas papel (pode ser até folha de caderno). Orientações de como fazer no vídeo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=FfAPh2gAUIE
- Em cima da mesa, eles devem fazer o processo de separação da mistura através da catação colocando cada elemento em uma caixinha.
-Após a experiência, realizar a leitura de aprofundamento e as atividades relacionadas à experiência nas páginas 114 e 115.
-Explicar que a catação é uma maneira de separar elementos de uma mistura heterogênea onde é possível selecionar os elementos que estão na mistura.
- Vídeos complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=6onRXXpZZgI
- Fazer um quiz com os alunos sobre misturas e substâncias.
https://wordwall.net/pt/resource/4013510
Tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.
Nenhum comentário:
Postar um comentário