quarta-feira, março 25, 2020

Aulas home office - Roteiro de estudos para meus alunos do 3º ano

ROTEIRO DE ESTUDO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO


Hoje você está recebendo o primeiro roteiro com atividades.

Antes de iniciar qualquer atividade, siga as dicas e organize-se:

1º - Escolha um horário que você irá dedicar para realizar as atividades da escola. Procure manter esse horário todos os dias da semana. Habitue-se, como se fosse um horário normal de aula, mas que, agora, você precisará fazê-lo em casa.
2º - Organize todo o material necessário antes de começar a fazer as atividades.
3º - Leia todas as orientações da atividade proposta e verifique se está tudo certo para você começar.
4º - Mãos à obra e bons estudos!


O que fazer?



CIÊNCIAS

Querida criança,

Transcreva a atividade proposta para o seu caderno de Ciências com capricho e atenção! 

Responda às atividades de forma completa e com frases elaboradas. Observe o traçado das letras e faça com esmero. 

Caderno de Ciências


1. Observe as imagens nas páginas 30 e 31 de seu livro de Ciências e realize os itens.

a) A menina da foto está tocando violino. E você toca algum instrumento?

b) Que sensação a menina da foto aparenta estar sentindo ao produzir o som?

c) Você já ouviu o som produzido por um violino?




J  MATEMÁTICA

·         Fazer as atividades propostas nas páginas 26 a 29 do seu livro de Matemática



terça-feira, março 24, 2020

Aulas home office - Roteiro de estudos para meus alunos do 3º ano

ROTEIRO DE ESTUDO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO

Hoje você está recebendo o primeiro roteiro com atividades.

Antes de iniciar qualquer atividade, siga as dicas e organize-se:

1º - Escolha um horário que você irá dedicar para realizar as atividades da escola. Procure manter esse horário todos os dias da semana. Habitue-se, como se fosse um horário normal de aula, mas que, agora, você precisará fazê-lo em casa.
2º - Organize todo o material necessário antes de começar a fazer as atividades.
3º - Leia todas as orientações da atividade proposta e verifique se está tudo certo para você começar.
4º - Mãos à obra e bons estudos!


JMatemática

Ouvir e contar Histórias.


O que fazer?

Em seu computador, noebook ou dispositivo móvel estude a tabuada brincando.



J  HISTÓRIA

IMPORTANTE: Responda às atividades de forma completa e com frases elaboradas. Observe o traçado das letras e faça com esmero. 

Caderno de História


1. Quem foram os primeiros povos a habitar o território brasileiro?
2. O Brasil foi povoado por vários por vários grupos indígenas, em diferentes momentos.
    Quais povos chegaram ao Brasil em 1500?
3. Os africanos vieram de vontade própria para o Brasil? Explique sua resposta.
4. Atualmente, o Brasil não para de receber grupos de imigrantes. Por que os venezuelanos, haitianos e os sírios fogem de suas terras?  
5. Circule, com lápis de cor de sua preferência, as afirmativas verdadeiras.
a) A culinária é um dos elementos mais importantes da manifestação das culturas.
b) O modo de preparar as receitas e servir é igual em todas as regiões.
c) Todas as receitas têm uma importância e cultural que deve ser valorizada.
d) Os hábitos podem se modificar com o passar do tempo em razão das transformações tecnológicas.
e) Ao aderir aos benefícios tecnológicos os indígenas perdem sua cultura.
6. Por que a destruição das florestas ameaça a população indígena?
7. Leia atentamente.
As comunidades indígenas se modificam

Cerca de 150 índios da tribo Karajá aproveitam o carnaval para fazer sua própria festa em Aruanã, região oeste de Goiás. Eles moram em uma pequena aldeia montada no centro da cidade e às margens do Rio Araguaia, de onde tiram boa parte de seu sustento. A tribo, que se instalou na região antes mesmo do município ser criado e se desenvolver, convive de forma pacífica entre dois extremos: a tradição e a modernidade.

Alguns dos índios curtem a festa junto aos turistas, na praça central, a poucos quarteirões da aldeia. No entanto, a maioria prefere - de forma bem tímida - fazer uma pequena comemoração entre os membros da tribo. Cantando músicas típicas e com os corpos pintados, eles se reúnem para festejar.


a)    Que costume dos brancos, os indígenas do texto adotaram?
b)    Esse costume é igual entre os Karajá e entre os brancos? Explique sua resposta.
c)    Que outro costume indígena os Karajá de Aruanã mantiveram?
8. Ilustre o texto.

segunda-feira, março 23, 2020

Aulas home office - Roteiro de estudos para meus alunos do 3º ano



Querido(a) aluno(a), oiê!

Estou com saudades, viu?

Nos últimos dias, nos distanciamos fisicamente, não nos vemos mais nos corredores da escola, na sala de aula, na hora do recreio, pois estamos vivendo algo novo. Conversamos a respeito do Coronavírus, mas não sabíamos que iríamos ficar uns dias em casa.
Então, para nos mantermos conectados, de alguma maneira, estamos pensando e planejando, com muito carinho, a cada semana, a melhor forma para que você se sinta como se estivesse na escola, porém com um toque especial do encanto e da alegria de estar em família.
Hoje você está recebendo o primeiro roteiro com atividades.
Antes de iniciar qualquer atividade, siga as dicas e organize-se:
1º - Escolha um horário que você irá dedicar para realizar as atividades da escola. Procure manter esse horário todos os dias da semana. Habitue-se, como se fosse um horário normal de aula, mas que, agora, você precisará fazê-lo em casa.
2º - Organize todo o material necessário antes de começar a fazer as atividades.
3º - Leia todas as orientações da atividade proposta e verifique se está tudo certo para você começar.
4º - Mãos à obra e bons estudos!
Com carinho,

  Professora Giselle




Língua Portuguesa

J  Ouvir e contar Histórias.

Convide quem se encontra com você nesse momento para juntos assistirem um curta metragem muito lindo. 

Apertem os cintos, o avião da emoção vai decolar!!!

Acesse o vídeo a seguir e prepare-se para esse momento único: https://www.youtube.com/watch?v=y_zhlpjgJ8Y  The Bridge – Curta metragem


Bate-papo em família. Respondam às questões sugeridas e troquem ideias sobre o assunto.

  • *      Vocês gostaram do que assistiram?
  • *      Como vocês resolveriam esse problema?
  • *      Qual parte mais chamou a atenção de vocês?
  • *      Quem tinha o direito de atravessar a ponto primeiro?
  • *      O que vocês pensam sobre a atitude dos dois primeiros animais?
  • *      Por serem animais adultos, você, criança, pensa que eles poderiam ter agido diferente? Por quê?
  • *      Qual palavra pode ser usada para marcar a atitude desses animais adultos?
  • *      Por que os outros bichinhos não fizeram o mesmo?
  • *      Crianças também podem colaborar no momento de situações difíceis?
  • *      Faça uma relação entre o que vocês assistiram e a situação vivenciada hoje no mundo sobre o coronavírus.

O que fazer?

Agora, chegou a sua vez! Juntamente com sua família, façam um curta metragem recontando a história assistida. Vocês podem escolher o cenário e os personagens (vale usar os brinquedos).  Se possível, façam um vídeo para registrar a produção de vocês e, assim que voltarmos à escola, todos poderão apreciar o que vocês criaram. Topam? Usem a criatividade!

 Matemática

*      Reveja o que você aprendeu e realize a atividade proposta na ficha :

 Use a água de maneira consciente (Clique aqui para baixar a atividade)

 História


Orientações:
Querida criança,

Transcreva a atividade proposta para o seu caderno de História com capricho e atenção! 
Observe o traçado da letra. 
Confio em você!

Caderno de História

Escola Salesiana Brasília.
Brasília, 23 de março de 2020.

1. Quem foram os primeiros povos a habitar o território brasileiro?
2. O Brasil foi povoado por vários por vários grupos indígenas, em diferentes momentos.
    Quais povos chegaram ao Brasil em 1500?.
3. Os africanos vieram de vontade própria para o Brasil?
§  Explique sua resposta.
4. Atualmente, o Brasil não para de receber grupos de imigrantes.
    Por que os venezuelanos, haitianos e os sírios fogem de suas terras?  
5. Circule, com lápis de cor de sua preferência, as afirmativas verdadeiras.
a) A culinária é uma dos elementos mais importantes da manifestação das culturas.
b) O modo de preparar e servir são iguais em todas as regiões.
c) Todas as receitas têm uma importância e cultural que deve ser valorizada.
d) Os hábitos podem se modificar com o passar do tempo em razão das transformações tecnológicas.
e) Ao aderir aos benefícios tecnológicos os indígenas perdem sua cultura.

6. Por que a destruição das florestas ameaça a população indígena?

7. Leia atentamente.
As comunidades indígenas se modificam

Cerca de 150 índios da tribo Karajá aproveitam o carnaval para fazer sua própria festa em Aruanã, região oeste de Goiás. Eles moram em uma pequena aldeia montada no centro da cidade e às margens do Rio Araguaia, de onde tiram boa parte de seu sustento. A tribo, que se instalou na região antes mesmo do município ser criado e se desenvolver, convive de forma pacífica entre dois extremos: a tradição e a modernidade.
Alguns dos índios curtem a festa junto aos turistas, na praça central, a poucos quarteirões da aldeia. No entanto, a maioria prefere - de forma bem tímida - fazer uma pequena comemoração entre os membros da tribo. Cantando músicas típicas e com os corpos pintados, eles se reúnem para festejar.



a)    Que costume dos brancos os indígenas do texto adotaram?
b)    Esse costume é igual entre os Karajá e entre os brancos? Explique sua resposta.
c)    Que outro costume indígena os Karajá de Aruanã mantiveram?.
9. Ilustre o texto.

Boa semana!!!


sábado, março 21, 2020

Coronavírus: a prevenção é o melhor remédio

Olá!!!


 Quer saber mais sobre o coronavírus? Vamos lá!


Mas o que é esse tal de coronavírus?

O coronavírus é um grupo de vírus que já tinha infectado pessoas há alguns anos. Ele já causou, por exemplo, um surto de pneumonia em 2003, na China, chamado Síndrome Respiratória Aguda (Sars), que também era uma doença respiratória que se transmite pelo muco (ou seja, catarro), por tosse, espirro e vômito.

O que é recente é um tipo de coronavírus, especialmente chamado 2019-nCoV, que é o que começou a infectar as pessoas em dezembro de 2019.


O que a pessoa infectada pelo novo coronavírus sente?


O coronavírus pode causar problemas respiratórios como pneumonia – uma gripe muito forte em que o indivíduo tem falta de ar, febre e tosse seca. Além desses sintomas, a pessoa infectada pelo coronavírus também pode ter diarreia muito forte.
Apesar de tudo indicar que a quantidade de pessoas que morrem por causa do vírus é bem baixa em comparação com o número de infectados – ou seja, a maioria consegue ficar bem após o tratamento –, ele faz com que muita gente seja internada ou precise de atendimento. Isso acaba lotando os hospitais e aumenta a chance de contágio lá dentro, por isso ele é preocupante.

Como ele é transmitido?


 Pelo ar e por contato. A pessoa infectada pode, por exemplo, transmitir o vírus quando espirra ou tosse, leva a mão à boca e depois encosta a mão em outros lugares antes de lavar.

Ainda não temos certeza se pode acontecer transmissão pelo ar, mas é possível que ocorra por gotículas de saliva que espalham o vírus pelo ar quando a pessoa infectada espirra ou tosse.



Como é possível evitar a doença?

 Nesse infográfico, que saiu no site G1, mostra as 12 maneiras de fazer a prevenção contra o coronavírus, que infelizmente já chegou ao Brasil.




Como o coronavírus é transmitido?


Fonte: Ministério da Saúde

sexta-feira, março 20, 2020

Células e suas divisões básicas

          Células são geralmente tão pequenas que não conseguimos enxergar a olho nu, ou seja: sem uso de lentes de aumento especiais. Assim, é utilizado o microscópio para que sejam observadas.

        As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

       Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

   - Citoplasma: região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele que estão estruturas responsáveis por grande parte do funcionamento da célula.

       - Núcleo: estrutura arredondada onde se encontra o material genético.


      - Membrana plasmática: uma película que fica em torno da célula, selecionando o que entra e o que sai de dentro dela.


Vejam que vídeos legais, que explicam bem o que são as células e as divisões de uma célula.



Canal do Youtube: O Incrível Pontinho Azul




Canal do Youtube O Incrível Pontinho Azul

quarta-feira, março 18, 2020

Células - atividade




Células

               Todos os organismos, exceto os vírus, são compostos por unidades chamadas células. Geralmente as células são muito pequenas e, só é possível vê-las com a ajuda de um microscópio.
             O corpo do ser humano é formado por células de vários tipos e diferentes formatos. O funcionamento e o desenvolvimento do conjunto das células mantêm a vida dos seres vivos; apesar de apresentar diferentes formatos ela possui três partes fundamentais: a membrana, o núcleo e o citoplasma.
(De Olho no Futuro  4. Marinez Meneghelo. Quinteto Editorial)


     


Atividade

1-    O que é uma célula? 
  

2-           As células podem apresentar diferentes formas, tamanhos e funções. O que é um tecido?


3-     Nem todas as células possuem as mesmas estruturas, mas, apesar dessas diferenças a maioria das células é composta por membrana celular, citoplasma e núcleo. Explique a função de cada uma dessas partes:

a)  Membrana celular – 


b)  Citoplasma –   




c)    Núcleo - 


        4-    Das afirmações seguintes, escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

a)    (    ) O citoplasma limita a célula do meio exterior.
b)    (    ) As células têm a mesma forma.
c)    (    ) Os seres pluricelulares são constituídos por uma única célula.
d)    (    ) A maioria das células só é visível através do microscópio.
e)    (    ) O núcleo coordena toda a atividade celular.
f)     (    ) Apenas os seres vivos de grande tamanho são constituídos por células.

       5-    Complete o texto com as palavras do quadro.


Sistemas                   células                           vivos                      unicelulares       
                    tecidos                      órgão                   pluricelulares

Todos os seres vivos são formados por ________________________________, que são as unidades fundamentais dos seres ______________________________.
Conforme o número de células que os formam, há seres ______________________ e ___________________________.
            Os seres vivos estão organizados em diferentes níveis. As células agrupam-se formando _____________________________. Estes, por sua vez, formam ____________________________, que, trabalhando em conjunto formam os ___________________________________.