segunda-feira, março 23, 2020

Aulas home office - Roteiro de estudos para meus alunos do 3º ano



Querido(a) aluno(a), oiê!

Estou com saudades, viu?

Nos últimos dias, nos distanciamos fisicamente, não nos vemos mais nos corredores da escola, na sala de aula, na hora do recreio, pois estamos vivendo algo novo. Conversamos a respeito do Coronavírus, mas não sabíamos que iríamos ficar uns dias em casa.
Então, para nos mantermos conectados, de alguma maneira, estamos pensando e planejando, com muito carinho, a cada semana, a melhor forma para que você se sinta como se estivesse na escola, porém com um toque especial do encanto e da alegria de estar em família.
Hoje você está recebendo o primeiro roteiro com atividades.
Antes de iniciar qualquer atividade, siga as dicas e organize-se:
1º - Escolha um horário que você irá dedicar para realizar as atividades da escola. Procure manter esse horário todos os dias da semana. Habitue-se, como se fosse um horário normal de aula, mas que, agora, você precisará fazê-lo em casa.
2º - Organize todo o material necessário antes de começar a fazer as atividades.
3º - Leia todas as orientações da atividade proposta e verifique se está tudo certo para você começar.
4º - Mãos à obra e bons estudos!
Com carinho,

  Professora Giselle




Língua Portuguesa

J  Ouvir e contar Histórias.

Convide quem se encontra com você nesse momento para juntos assistirem um curta metragem muito lindo. 

Apertem os cintos, o avião da emoção vai decolar!!!

Acesse o vídeo a seguir e prepare-se para esse momento único: https://www.youtube.com/watch?v=y_zhlpjgJ8Y  The Bridge – Curta metragem


Bate-papo em família. Respondam às questões sugeridas e troquem ideias sobre o assunto.

  • *      Vocês gostaram do que assistiram?
  • *      Como vocês resolveriam esse problema?
  • *      Qual parte mais chamou a atenção de vocês?
  • *      Quem tinha o direito de atravessar a ponto primeiro?
  • *      O que vocês pensam sobre a atitude dos dois primeiros animais?
  • *      Por serem animais adultos, você, criança, pensa que eles poderiam ter agido diferente? Por quê?
  • *      Qual palavra pode ser usada para marcar a atitude desses animais adultos?
  • *      Por que os outros bichinhos não fizeram o mesmo?
  • *      Crianças também podem colaborar no momento de situações difíceis?
  • *      Faça uma relação entre o que vocês assistiram e a situação vivenciada hoje no mundo sobre o coronavírus.

O que fazer?

Agora, chegou a sua vez! Juntamente com sua família, façam um curta metragem recontando a história assistida. Vocês podem escolher o cenário e os personagens (vale usar os brinquedos).  Se possível, façam um vídeo para registrar a produção de vocês e, assim que voltarmos à escola, todos poderão apreciar o que vocês criaram. Topam? Usem a criatividade!

 Matemática

*      Reveja o que você aprendeu e realize a atividade proposta na ficha :

 Use a água de maneira consciente (Clique aqui para baixar a atividade)

 História


Orientações:
Querida criança,

Transcreva a atividade proposta para o seu caderno de História com capricho e atenção! 
Observe o traçado da letra. 
Confio em você!

Caderno de História

Escola Salesiana Brasília.
Brasília, 23 de março de 2020.

1. Quem foram os primeiros povos a habitar o território brasileiro?
2. O Brasil foi povoado por vários por vários grupos indígenas, em diferentes momentos.
    Quais povos chegaram ao Brasil em 1500?.
3. Os africanos vieram de vontade própria para o Brasil?
§  Explique sua resposta.
4. Atualmente, o Brasil não para de receber grupos de imigrantes.
    Por que os venezuelanos, haitianos e os sírios fogem de suas terras?  
5. Circule, com lápis de cor de sua preferência, as afirmativas verdadeiras.
a) A culinária é uma dos elementos mais importantes da manifestação das culturas.
b) O modo de preparar e servir são iguais em todas as regiões.
c) Todas as receitas têm uma importância e cultural que deve ser valorizada.
d) Os hábitos podem se modificar com o passar do tempo em razão das transformações tecnológicas.
e) Ao aderir aos benefícios tecnológicos os indígenas perdem sua cultura.

6. Por que a destruição das florestas ameaça a população indígena?

7. Leia atentamente.
As comunidades indígenas se modificam

Cerca de 150 índios da tribo Karajá aproveitam o carnaval para fazer sua própria festa em Aruanã, região oeste de Goiás. Eles moram em uma pequena aldeia montada no centro da cidade e às margens do Rio Araguaia, de onde tiram boa parte de seu sustento. A tribo, que se instalou na região antes mesmo do município ser criado e se desenvolver, convive de forma pacífica entre dois extremos: a tradição e a modernidade.
Alguns dos índios curtem a festa junto aos turistas, na praça central, a poucos quarteirões da aldeia. No entanto, a maioria prefere - de forma bem tímida - fazer uma pequena comemoração entre os membros da tribo. Cantando músicas típicas e com os corpos pintados, eles se reúnem para festejar.



a)    Que costume dos brancos os indígenas do texto adotaram?
b)    Esse costume é igual entre os Karajá e entre os brancos? Explique sua resposta.
c)    Que outro costume indígena os Karajá de Aruanã mantiveram?.
9. Ilustre o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário