Querido(a)
aluno(a), oiê!
Estou com
saudades, viu?
Nos últimos dias,
nos distanciamos fisicamente, não nos vemos mais nos corredores da escola, na
sala de aula, na hora do recreio, pois estamos vivendo algo novo. Conversamos a
respeito do Coronavírus, mas não sabíamos que iríamos ficar uns dias em casa.
Então, para nos
mantermos conectados, de alguma maneira, estamos pensando e planejando, com muito
carinho, a cada semana, a melhor forma para que você se sinta como se estivesse
na escola, porém com um toque especial do encanto e da alegria de estar em
família.
Hoje você está
recebendo o primeiro roteiro com atividades.
Antes de iniciar
qualquer atividade, siga as dicas e organize-se:
1º - Escolha um
horário que você irá dedicar para realizar as atividades da escola. Procure
manter esse horário todos os dias da semana. Habitue-se, como se fosse um
horário normal de aula, mas que, agora, você precisará fazê-lo em casa.
2º - Organize todo
o material necessário antes de começar a fazer as atividades.
3º - Leia todas as
orientações da atividade proposta e verifique se está tudo certo para você
começar.
4º - Mãos à obra e
bons estudos!
Com carinho,
Professora Giselle
Língua Portuguesa
J Ouvir e contar Histórias.
Convide quem se encontra com você nesse momento
para juntos assistirem um curta metragem muito lindo.
Apertem os cintos, o
avião da emoção vai decolar!!!
Acesse o vídeo a seguir e prepare-se para esse
momento único: https://www.youtube.com/watch?v=y_zhlpjgJ8Y The Bridge – Curta metragem
Bate-papo
em família. Respondam às questões sugeridas e troquem ideias sobre o assunto.
-
Vocês
gostaram do que assistiram?
-
Como
vocês resolveriam esse problema?
-
Qual
parte mais chamou a atenção de vocês?
-
Quem
tinha o direito de atravessar a ponto primeiro?
-
O
que vocês pensam sobre a atitude dos dois primeiros animais?
-
Por
serem animais adultos, você, criança, pensa que eles poderiam ter agido
diferente? Por quê?
-
Qual
palavra pode ser usada para marcar a atitude desses animais adultos?
-
Por
que os outros bichinhos não fizeram o mesmo?
-
Crianças
também podem colaborar no momento de situações difíceis?
-
Faça
uma relação entre o que vocês assistiram e a situação vivenciada hoje no mundo
sobre o coronavírus.
O que fazer?
Agora,
chegou a sua vez! Juntamente com sua família, façam um curta metragem
recontando a história assistida. Vocês podem escolher o cenário e os
personagens (vale usar os brinquedos).
Se possível, façam um vídeo para registrar a produção de vocês e, assim
que voltarmos à escola, todos poderão apreciar o que vocês criaram. Topam? Usem
a criatividade!
Matemática
Reveja o que você aprendeu e realize a
atividade proposta na ficha :
Use a água de
maneira consciente (Clique aqui para baixar a atividade)
Orientações:
Querida criança,
Transcreva a atividade proposta para o seu caderno de História com capricho e atenção!
Observe o traçado da letra.
Confio em você!
Caderno de História
Escola Salesiana Brasília.
Brasília, 23 de março
de 2020.
1. Quem foram os
primeiros povos a habitar o território brasileiro?
2. O Brasil foi
povoado por vários por vários grupos indígenas, em diferentes momentos.
Quais povos chegaram ao Brasil em 1500?.
3. Os africanos
vieram de vontade própria para o Brasil?
§ Explique sua resposta.
4. Atualmente, o
Brasil não para de receber grupos de imigrantes.
Por que os venezuelanos, haitianos e os
sírios fogem de suas terras?
5. Circule, com lápis
de cor de sua preferência, as afirmativas verdadeiras.
a) A culinária é uma dos elementos mais importantes da
manifestação das culturas.
b) O modo de preparar e servir são iguais em todas as
regiões.
c) Todas as receitas têm uma importância e cultural que
deve ser valorizada.
d) Os hábitos podem se modificar com o passar do tempo
em razão das transformações tecnológicas.
e) Ao aderir aos benefícios tecnológicos os indígenas
perdem sua cultura.
6. Por que a destruição das
florestas ameaça a população indígena?
7.
Leia atentamente.
As
comunidades indígenas se modificam
Cerca
de 150 índios da tribo Karajá aproveitam o carnaval para fazer sua própria
festa em Aruanã,
região oeste de Goiás. Eles moram em uma pequena aldeia montada no centro da
cidade e às margens do Rio Araguaia, de onde tiram boa parte de seu sustento. A
tribo, que se instalou na região antes mesmo do município ser criado e se
desenvolver, convive de forma pacífica entre dois extremos: a tradição e a
modernidade.
Alguns
dos índios curtem a festa junto aos turistas, na praça central, a poucos
quarteirões da aldeia. No entanto, a maioria prefere - de forma bem tímida -
fazer uma pequena comemoração entre os membros da tribo. Cantando músicas típicas
e com os corpos pintados, eles se reúnem para festejar.
a) Que
costume dos brancos os indígenas do texto adotaram?
b) Esse
costume é igual entre os Karajá e entre os brancos? Explique sua resposta.
c) Que
outro costume indígena os Karajá de Aruanã mantiveram?.
9.
Ilustre o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário