domingo, abril 01, 2018

Mural de Páscoa

O mural de Páscoa desse ano foi feito com muita simbologia, presentando o verdadeiro significado da Páscoa: Jesus. 
Esse foi uma das decorações do nosso mural.

Mas o que é isso? Leia abaixo e descubra o que é e como chegamos nesse símbolo.

Primeiro assistimos vídeos sobre o que é a Páscoa.

Em seguida, abrimos para o debate, para que falassem o que realmente é a Pascoa.
Eles entenderam quais eram os símbolos da Páscoa e o que cada um representa na Páscoa cristã.

Contei para eles que a origem e a tradição dos ovos (e também do coelho) é basicamente um conceito de fartura e renovação da vida. Em um dos simbolismos, a dura casca do ovo representa o túmulo selado de Cristo, e quebrá-la representa a ressurreição de Jesus dentre os mortos.

E que em diversos países, a cultura dos ovos de Páscoa é um pouquinho diferente, sendo que eles são ovos cozidos mesmo apenas com a casca pintada de forma detalhada, mas muito bonitos. Acredita-se que esse costume tenha surgido há muitos anos atrás.

Por exemplo, antes de Cristo, os habitantes de onde hoje fica o Iraque e parte do Kuwait já decoravam ovos durante o Nowruz, Ano-Novo do calendário persa, celebrado no equinócio de primavera. Ovos de avestruz ornamentados com mais de 60 mil anos já foram encontrados na África, enquanto, há mais de 2,5 mil anos, zoroastristas, o mais antigo grupo religioso do Irã, também decoravam ovos para a sua festa de Ano-Novo.
E os antigos egípcios, fenícios e hindus acreditavam que o mundo começou com um ovo gigante e, por isso, a cada primavera pintavam ou de alguma forma comemoravam o ovo como um símbolo de uma nova vida, origem do homem, purificação, boa sorte e renascimento.

Acredita-se também que os chineses tinham o costume de pintar os ovos através do cozimento em água com beterraba e casca de cebola para mudar a coloração e, posteriormente, dá-los como um presente na Festa da Primavera no Hemisfério Norte (que coincide com a época da Páscoa).

O costume teria sido levado para o Ocidente por missionários que visitaram a China e espalharam o hábito para o resto do mundo, relacionando ao período pascal católico como símbolo da renovação e ressurreição de Jesus Cristo.

Apropriando-se dessa ideia, eles pintaram e decoraram os ovos como era feito no passado, mas sendo no papel.




Com os ovos decorados, cortei cada ovo ao meio 


Colei dentro de um círculo a cruz com um coração ao meio, representando Jesus, a renovação e a ressurreição.







Além desse símbolo, eles também escreveram mensagens sobre essa data. Só esqueci de fotografar e postar aqui. Amanhã estarei fotografando e em breve posto aqui para vocês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário