segunda-feira, março 18, 2019

Atividades do dia (4º ano) - 18/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  Língua Portuguesa :

*Avaliação de Língua Portuguesa

- Matemática:

*Avaliação de Língua Portuguesa

* Organização e colagem de atividades


- Inglês:


- Geografia:

*Regiões brasileiras - livro de Geografia págs. 32 e 33

- História:

*Caça ao tesouro (trabalho em equipes com a confecção de planta baixa e rosa-dos-ventos da área verde da escola.


Dever de casa:

* Estudar para Inglês

Recadinhos na agenda: Jistar (ler na agenda)

Atividades do dia (3º ano) - 18/03

Olá!!!

Na aula de hoje tivemos as atividades a seguir:


-Ed. Física
- Avaliação de Língua Portuguesa




Dever de casa:

* Estudar para a avaliação de CHN

Semana de avaliações - dia 18 de março

Hoje começam as avaliações nas minhas duas turmas. 
- 3º ano - Língua Portuguesa
- 4º ano - Língua Portuguesa




Uma excelente semana!!!




domingo, março 17, 2019

Estudando as células - roteiro de trabalho (minha turma do 4º ano)

ROTEIRO DE TRABALHO
                          
       Prezado (a) aluno (a),

       Para preparar um trabalho escolar, é preciso cumprir algumas etapas, como a pesquisa, a     preparação da maquete, a redação e a apresentação.
       Leia com atenção as informações abaixo e bom trabalho!!!
                                                                  Com carinho...
                                                                 Sua professora  

                          
TRABALHO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS
1º TRIMESTRE




E O trabalho será individual.

E Tema: Células.

E O trabalho deverá ser entregue e apresentado no dia 28 de março de 2019.


E Valor: 0,8 pontos

E O trabalho será composto pelas seguintes etapas:
·           Maquete de uma célula animal ou vegetal (0,3 pontos)
·           Cartaz explicativo na folha A3 sobre a célula escolhida (0,3 pontos)
·           Apresentação oral para a turma. (0,2 pontos)

E Confecção da maquete representando uma célula animal ou vegetal:
·           Você poderá utilizar sucatas como caixa de pizza, CDs velhos, caixas de sapatos ou mesmo outros materiais como massinha de modelar, tinta, bola de isopor, dentre outros materiais de sua escolha.
·           A célula deverá conter no mínimo as 3 partes que estudamos: núcleo, citoplasma e membrana celular.
·           Não esqueça de fixar uma identificação com os seus dados em sua célula.


·           Veja alguns modelos:










EA apresentação escrita do trabalho deve ser realizada conforme indicações abaixo:

·           Tipo de papel – Folha Canson A3 – entregue pela professora.
·           Escrita – manuscrito.
·           Colar imagens ou desenhar.
·           Na identificação deve constar: 

Cabeçalho:  Nome do Colégio;
Título do trabalho: no centro da folha;
Nome do aluno/série: abaixo do título.

Desenvolvimento: pesquisar sobre uma célula animal ou vegetal
·           Pesquisar e escrever sobre as partes da célula escolhida.
·           Representar a parte escrita com colagem de imagens ou desenhos (feitos com capricho e bem coloridos).

EA apresentação oral:
·           O(A) aluno (a) deverá relatar oralmente para a turma:
v  Tipo de célula escolhida;
v  As partes que compõe a célula;
v  As funções de cada parte (de forma breve);
v  Material utilizado para a confecção da maquete e como foi o momento dessa produção.

Capriche na produção do seu trabalho!

Abraços,

Sua professora.

quarta-feira, março 13, 2019

Orientações sobre o 1º trabalho do projeto Para Sempre


Projeto Música em família / Para Sempre

          Senhores pais e/ou Responsáveis,


                     Venho através desta, comunicar-lhes sobre o início do projeto Música em família, com o livro Para Sempre, no qual, os alunos do terceiro ano, junto com seus familiares e a professora realizarão várias atividades durante vários meses deste ano.
                     O tema principal do Livro-CD, Para Sempre, é o ciclo da vida- o habitar e coabitar o mundo. O material convida criança, família e escola a pensarem o planeta, a agirem sobre a Terra, cuidarem, interagirem, observarem e registrarem as transformações que ligam o processo do viver.
                    O principal objetivo a ser atingido nesse projeto é o fortalecimento das relações humanas por das atividades lúdicas e reflexivas.
                    A cada atividade solicitada, os alunos levarão na agenda as devidas orientações,                    independente do livro, seguir ou não para casa.
                   Nesse momento, gostaria do envolvimento dos senhores, para fazerem as descobertas sobre o livro, que poderão ser apreciadas junto com seu ( sua ) filho ( filha ).
                 
                 Queridos pais, sejam bem-vindos ao projeto Para Sempre!  

                 Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências de amor. Coloque o CD - Para sempre  -  bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial realizá-las.                 
                                     
Ø  Atividade 1- Apreciar capa e contracapa visualizando e procurando entender a arte das imagens e cores.

Ø  Atividade 2- Ler  a carta dos autores   no início do livro.

Ø  Atividade 3- Na  página  4, fazer a leitura percebendo a sutileza das palavras falando sobre a vida e suas transformações. Leia com calma, sinta o que se está transmitindo, faça momentos de profunda respiração, se puder abrace quem está ao lado.  Um abraço longo, apertado e perceba a força desse momento em família.

Ø  Atividade 4- Na página 5- Pense uma frase ou um poema, criado por vocês ou, mesmo que já tenha um pronto, que vocês gostem, e que represente esse momento mágico, leia-o para seu(sua) filho(a) e escreva-o numa folha e cole na página 5 do livro. Pode, também, colar fotos ou desenhar e colorir cenas de suas vidas para ilustrar o que, para vocês, seja Para Sempre.  Use a criatividade e muito carinho! Tenha certeza que serão momentos guardados para sempre dentro do coração e na memória do(a) seu (sua) filho(a).  

O livro deverá voltar para a escola no dia 13/03.

Grata pela participação e, até o próximo encontro!

                                                       Professora Giselle



sexta-feira, março 08, 2019

Cronograma e conteúdos das avaliações parciais do 4º ano (1º trimestre)

Senhores Pais e Alunos do 4º ano,

Na próxima semana será anexado na agenda o calendário com o cronograma e conteúdos para as avaliações parciais, que acontecerão no mês de março. 


Segue abaixo a prévia do calendário:



CONTEÚDOS E CALENDÁRIO
AVALIAÇÕES PARCIAIS – 1º TRIMESTRE /2019
4º ANO – Ensino Fundamental I

Avaliação do dia: 18/03/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Língua Portuguesa
·  Uso do dicionário;
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidade 1 a 5;
·  Ortografia: M antes de P e B/ M e N / O e E (final)/ C – Ç


Fonte de estudo: Caderno de Português e Gramática



Avaliação do dia: 20/03/2019 (Quarta-feira)
Disciplina – História
·  Livro de História: Unid. 1 - Capítulos 1 e 2;
·  Livro do DF: Unid. 1 - Págs. 8 a 28.
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Data comemorativa: Dia Internacional da Mulher

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal

Avaliação do dia: 21/03/2019 (Quinta-feira)
Disciplina - Redação
·  Gênero Textual – Propaganda / Estrutura textual
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Ficha de redação.

Avaliação do dia: 22/03/2019 (Sexta-feira)
Disciplina – Geografia
·  Livro de Geografia: Unid. 1 – Capítulos 1 e 2 (até a pág. 27);  
·  Livro do DF: Unidade 1 – págs. 110 a 127;
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do Distrito Federal
Avaliação do dia: 25/03/2019 (Segunda-feira)
Disciplina - Matemática
· Unidade 1 e 2 (até a pág. 51)
· Situações-problema envolvendo a adição e subtração.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática.
Avaliação do dia: 26/03/2019 (Terça-feira)
Disciplina – Ciências
· Unidade 1 – capítulos 1 a 4;
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livro de Ciências.