quinta-feira, março 21, 2019

Revisão de Matemática (para casa) - 3º ano


                                                   Revisão para casa

          1-    Resolva as situações-problema:

a)    Davi ganhou 168 figurinhas, Miguel 147 e Lucas 151. Quantas figurinhas têm juntos?
Cálculo:




Resposta: __________________________________________________

b)   A mãe do Bernardo fez 299 pães de queijo. Ele levou para a escola e deu 145 pães de queijo para seus amigos. Quantos pães de queijo sobraram?
Cálculo:




Resposta: __________________________________________________

c)    Maria Julia ganhou R$ 174,00 de presente. Ela gastou R$ 59,00 comprando  uma maquiagem. Quanto sobrou para ela gastar?
Cálculo:




Resposta: _________________________________________________

         2-   Siga as dicas e escreva o numeral que é formado pelos seguintes algarismos:   
a)    5,  com valor posicional 50                                     
      3, com valor posicional 300
      9, com valor posicional 9
      Sou o número __________________________


b)   7,  com valor posicional 7                                     
      8, com valor posicional 800
      4, com valor posicional 40
      Sou o número __________________________

       3-   Resolva as adições:

a)
   253
+ 199

b)
  78
+63
c)
  155
+155

d)
125
+62

e)
221
+72
f)
  78
+32




   4-   Resolva as subtrações:

a)
   246
  -123

b)
  342
 -133
c)
  65
 -37

d)
 220
-115

e)
 302
-131


Semana de avaliações - 21/03



Avaliações  de hoje nas minhas duas turmas. 
- 3º ano - Não haverá avaliação hoje
- 4º ano - Redação


quarta-feira, março 20, 2019

Atividade de revisão de Ciências - Células (4º ano)



1-    Observe, com atenção, duas imagens feitas através de um microscópio.



a)    O que foi registrado nessas imagens?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Dê 2 exemplos de seres pluricelulares?
____________________________________________________________________________________________________________________________

2-    Das afirmações seguintes, escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

a)    (    ) O citoplasma limita a célula do meio exterior.
b)    (    ) As células têm a mesma forma.
c)    (    ) Os seres pluricelulares são constituídos por uma única célula.
d)    (    ) A maioria das células só é visível através do microscópio.
e)    (    ) O núcleo coordena toda a atividade celular.
f)     (    ) Apenas os seres vivos de grande tamanho são constituídos por células.

3-    Complete o texto com as palavras do quadro.



Sistemas                   células                           vivos                      unicelulares       
                    tecidos                      órgão                   pluricelulares

Todos os seres vivos são formados por ________________________________, que são as unidades fundamentais dos seres ______________________________.
Conforme o número de células que os formam, há seres ______________________ e ___________________________.
            Os seres vivos estão organizados em diferentes níveis. As células agrupam-se formando _____________________________. Estes, por sua vez, formam ____________________________, que, trabalhando em conjunto formam os ___________________________________.



Gabarito:

1 a) Células unicelular e pluricelular.
1b) Seres humanos, animais, plantas, etc.

2)

a)    (  F  ) O citoplasma limita a célula do meio exterior.

b)    (  F  ) As células têm a mesma forma.
c)    (  F  ) Os seres pluricelulares são constituídos por uma única célula.
d)    (  V  ) A maioria das células só é visível através do microscópio.
e)    (  V  ) O núcleo coordena toda a atividade celular.
f)     (  F  ) Apenas os seres vivos de grande tamanho são constituídos por células.



3)

Todos os seres vivos são formados por células, que são as unidades fundamentais dos seres vivos.
          Conforme o número de células que os formam, há seres unicelulares e pluricelulares.
            Os seres vivos estão organizados em diferentes níveis. As células agrupam-se formando os tecidos. Estes, por sua vez, formam os órgãos, que, trabalhando em conjunto formam os sistemas.

Atividades do dia (4º ano) - 20/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  Língua Portuguesa :

*Avaliação de História.

- Ciências:

*Avaliação de História

*Atividade de revisão sobre as células

- Matemática:

* Adição e subtração: operações inversas - Livro págs. 59 e 60.

Dever de casa:

* Estudar para Redação (Ficha de revisão - trazer amanhã)

Atividades do dia (3º ano) - 20/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  História :

* Frutos e sementes - livro de CHN págs. 212 a 215.

- Inglês:

*Avaliação de Inglês

- Matemática:

*Caderno de Matemática (revisão - CLIQUE AQUI para acessar)

- Língua Portuguesa:

*Ortografia CA,CO, CU/ GA, GE, GU - Gramática págs. 44 a 47 (correção)

* Acento agudo e circunflexo - Gramática págs. 418 a 52


Dever de casa:

* Revisão de Matemática no caderno.

Revisão para avaliação de Matemática (3º ano) - 20/03


                                             Revisão para casa


1- Observe o número 2016 e responda:

a)       O número 2016 possui ____________ algarismos.

b)      Escreva-o por extenso:
________________________________________________________________

c)       Escreva o antecessor e o sucessor:
___________ 2016 ___________

d)      Escreva o valor absoluto (VA) e o valor posicional (VP) :
VA (2) - ______________________ VP (2) - ______________________
VA (0) - ______________________ VP (0) - ______________________
VA (1) - ______________________ VP (1) - ______________________
VA (6) - ______________________ VP (6) - ______________________
         
      2-  Componha os números:

a)       200+20+2 - ________________________
b)      300+70+5 - ________________________
c)       400+8 - ___________________________
d)      70+1 - ____________________________

      3- Decomponha:
a)       723 – ____________________________________________________________
b)      528 – ____________________________________________________________
c)       299 – ____________________________________________________________
d)      108 - ____________________________________________________________

    4-   Coloque os números em ordem crescente:

7 – 58 – 118 – 3 – 15 – 69 – 100

______________________________________________________________________

    5-      Agora, coloque os números em ordem decrescente:

45 – 1 – 152 – 14 – 20 – 253 – 99

     6-      Escreva os números, corretamente, no Q.V.L.

         a)       478

C
D
U









b)      78
C
D
U








 c)       109

C
D
U








d)      9

C
D
U











Semana de avaliações - dia 20/03




Avaliações  de hoje nas minhas duas turmas. 
- 3º ano - Inglês
- 4º ano - História





terça-feira, março 19, 2019

Partes das plantas

Aula dos alunos do 3º ano no laboratório de Ciências para conhecer na prática as partes das plantas.
Eles foram até a horta, retiram algumas plantas ou partes delas para análise.
No laboratório eles analisaram todas as partes que trouxeram, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala e fizeram várias descobertas.










Atividade do dia (4º ano) - 19/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  Língua Portuguesa :

*Ortografia: GUA/GUE/GUI - Gramática págs. 64 a 67;

*Acentuação: palavras proparoxítonas - Gramática págs. 68 a 71.

- Matemática:

*Correção da págs. 52 e 53;

* Termos da adição e da subtração - Livro págs. 54 e 58;

*Correção coletiva.


Dever de casa:

* Estudar para História

Recadinhos na agenda: Projeto literário (ler na agenda)

Atividades do dia (3º ano) - 19/03

Olá!!!

Na aula de hoje tivemos as atividades a seguir:


- Avaliação de Língua Portuguesa
-Artes: confecção de materiais para o mural sobre o Dia Mundial da Água.




Dever de casa:

* Estudar para a avaliação de Inglês