sexta-feira, abril 05, 2019

Atividades do dia (4º ano) 05/04

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Geografia :

* Brasil e regiões brasileiras págs. 44 e 45.

*Correção coletiva.

-  Matemática :

*Correção do dever de casa;

*Aula prática sobre ângulos;

*Ângulos  págs. 81 a 83.

*Correção coletiva.


- Redação:

*Hora cívica


- Língua Portuguesa:


*Biblioteca


- História:

*Modo de vida e organização dos grupos humanos págs. 35 a 39.

Dever de casa:


* Descansar e divertir-se com a família!


Atividades do dia (3º ano) 05/04

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Ciências (horário triplo de CHN):

*Animais vertebrados e invertebrados págs. 176 a 185;

*Correção coletiva.

* Vídeo sobre animais selvagens




-  Língua Portuguesa :

*Encontro Consonantal - livro de Português págs. 178 a 180.

* Correção coletiva


Dever de casa:

* Livro de CHN págs. 186 a 188

* Livro de Português págs. 86 e 87.

quinta-feira, abril 04, 2019

Atividades do dia (4º ano) - 04/04

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Matemática :

*Atividade avaliativa


-  Ciências :

*Correção do dever de casa;

*Revisão - livro págs 48 e 49.

*Correção coletiva.


- Língua Portuguesa:

*Correção do dever de casa;

*Dígrafos - Gramática págs. 88 e 89;


Dever de casa:

* Ficha de Português;

* Livro de Educação Financeira págs. 12, 14 e 15.

Recadinhos na agenda: Bilhete sobre o livro trimestral (somente para 10 alunos, na próxima semana enviarei dos demais.

Atividades do dia (3º ano) - 04/04

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Geografia (CHN):

*Correção do dever de casa;

*Seres bióticos e abióticos págs. 219 a 223;

*Vídeo sobre animais selvagens (analisando as características e descobrindo curiosidades)


- Matemática:

*Sistema Monetário - livro págs. 68 a 72;

*Correção coletivo;

*Atividade no caderno (cópia - dever de casa)


Dever de casa:

* Caderno de Matemática

Células - trabalho avaliativo (4º ano)

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar que elas apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos bioquímicos, podemos concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em organismos diferentes.
Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
E sobre as partes de uma célula que os alunos do 4º ano fizeram uma maquete e um cartaz explicativo.
Vejam só como ficaram as maquetes produzidas por eles:























3ª atividade do livro Para Sempre - orientações


            Projeto Música em família / Livro: Para Sempre



          Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                 É com enorme prazer,  que voltamos a nos encontrar para darmos continuidade aos trabalhos do Projeto,  “Musica em família”, com o livro “Para sempre”.
                No último encontro, trabalhamos as transformações e nesta semana daremos continuidade a mesma temática.
                  No tema proposto que será,   “Transformações”, vamos experimentar e vivenciar elementos da natureza que estão sempre em transformação, como o desenvolvimento de uma planta a partir de uma semente, a mudança do tempo através das estações do ano, de uma lagarta em borboleta, do girino ao sapo e, claro, as transformações pelas quais passamos a cada dia e a cada ano de nossas vidas.
                                 
               Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências.  Coloque o CD - Para sempre  - com a música “Sem perceber”  bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial de cada dia.                 
                                     
                  Atividade 1-  Nas páginas 8 e 9, reproduzir as atividades seguindo as orientações que estão na página 9.  Para esse dia, pensem numa receita de comida apreciada por todos. Que tal fazerem todos juntos? Ou uma experiência de olhar o céu  à noite, ver a Lua, as estrelas, constelação do Cruzeiro do Sul, as chamadas Três Marias. Ou quem sabe fazer as duas experiências?
                  Atividade 2-  Deixem o registro desse momento, na página 8, apresentando a experiência escolhida por vocês. Pode ser um relato escrito contando como foi esse momento, pode ser colagem de fotos, recortes de imagens, a receita preparada (caso escolham a receita) e até mesmo desenhos. Usem a criatividade!
               
                 

                      O livro retornará para a escola no dia 10/04.    

Grata pela participação e até o próximo encontro!

Professora Giselle



sexta-feira, março 29, 2019

Atividades do dia (4º ano) - 29/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


-  Língua Portuguesa :

*Regiões administrativas do DF - Livro do DF págs. 128 a 138;


* Escolha dos pontos turísticos (sorteio do nome do aluno, o qual escolhia o  ponto turístico de sua preferência)


- Matemática:

*Sólidos geométricos (geometria não plana)  aula prática com as fichas 6 a 11 do envelope de Matemática.

*Correção coletiva do dever de casa.

-  Português :

*Empréstimo de livros (Projeto Literário) - atividade no caderno;


*Ortografia: ditado ortográfico (palavras com GUA/GUE/GUI - atividade no caderno de Português.



- Redação:

*Carta pessoal (correção e análise)

-  História :

*Oscar Niemeyer - livro do DF págs. 30 a 35 (faremos a correção coletiva na próxima aula)


Dever de casa:

* Caderno de Língua Portuguesa (projeto literário);

* Leitura do livro escolhido.

* Fazer o desenho de um ponto turístico na metade de um papel Canson (de acordo com o sorteio e escolha do aluno em sala)

Pontos Turísticos de Brasília:


  1. Congresso Nacional
  2. Ponte JK
  3. Museu da República
  4. Palácio do Planalto
  5. Os dois candangos
  6. Catetinho
  7. Memorial JK
  8. Torre de TV
  9. Torre Digital
  10. Ministérios
  11. Ermida Dom Bosco
  12. Santuário Dom Bosco
  13. Catedral
  14. Panteão da Pátria
  15. Zoológico
  16. Parque da Cidade
  17. Lago Paranoá
  18. Palácio da Alvorada
  19. Teatro Nacional
  20. Planetário
  21. Estádio Nacional
  22. Pontão 

Atividades do dia (3º ano) - 29/03

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:



-  Ciências :

*Correção do dever de casa;

*Laboratório de Ciências: Analisando as características dos animais vertebrados e invertebrados.

*Atividade de sistematização sobre plantas, higiene e animais (cópia no caderno).


-  Língua Portuguesa :

*Produção de texto (relato pessoal)


- Matemática:

*Reposição da aula de Educação Física.


Dever de casa:

* Caderno de CHN

* Ficha de Língua Portuguesa (Interpretação e sistematização sobre relato pessoal)

Recadinhos aos pais: 

*Segue com os alunos as avaliações parciais do 1º trimestre.

quinta-feira, março 28, 2019

Projeto Música em Família / Livro: Para Sempre ( 2ª atividade)


                                      Projeto Música em Família / Livro: Para Sempre


          Senhores pais e/ou Responsáveis,

                 É com enorme prazer,  que voltamos a nos encontrar para darmos continuidade aos trabalhos do Projeto,  “Musica em família”, com o livro “Para sempre”.
                No último encontro, trabalhamos o sentido, o significado do que seria ou é  “Para sempre”, para cada um de nós.             
                  No tema proposto para esta e a atividade da próxima semana será,  “Transformações”, vamos experimentar e vivenciar elementos da natureza que estão sempre em transformação.
                Estamos vivendo dias, em que o tempo parece não dar para fazer tudo  que precisamos realizar. Por isso, estamos sempre correndo contra o tempo. Perdemos qualidade de vida e de ter momentos de afetividade, trocas de carinho com os familiares, conversas e histórias de nossas vidas.
               As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial de cada dia.                 
                                     
                  Atividade 1- Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências.  Coloque o CD - Para sempre  - com a música “Sem perceber”  bem baixinho, como fundo musical.  
            Vocês também poderão assistir ao clipe dessa música no Youtube:

              Atividade 2 - Na  página  6,  ouvir a música “Sem perceber”. Fazer uma reflexão sobre as mudanças apresentadas em nós ao longo do tempo. Como estamos aprendendo e melhorando a relação entre nós, como seres humanos e a relação com o meio ambiente.  Pensar nas gerações que temos ao nosso redor, como os pais, avós, bisavós. As transformações  naturais pelas quais cada um vai passando. Pensar também, como cada um pode fazer para melhorar as relações familiares, o que é necessário mudar, quais transformações cada membro da família deve fazer para melhorar a vivência entre vocês.
                      
              Atividade 3- Na página 7, vocês poderão usar de criatividade para compor as transformações pelas quais estão todos passando, tanto fisicamente, como os aprendizados. Quando aprendeu a andar de bicicleta, a ler etc. Para compartilhar histórias, buscar registros de datas importantes, momentos felizes e inesquecíveis que mudaram vocês para sempre.  Deixem a imaginação fluir.
                Colem fotos, façam desenhos, pintura, usem recursos da própria natureza para compor cenários como folhas e flores secas de árvores. Divirtam-se!    

O livro voltará para a escola na próxima semana, dia 03/04 (quarta-feira).

Grata pela participação e, até o próximo encontro!

                                                       Professora Giselle