segunda-feira, abril 08, 2019
domingo, abril 07, 2019
sábado, abril 06, 2019
sexta-feira, abril 05, 2019
Atividades do dia (4º ano) 05/04
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Geografia :
* Brasil e regiões brasileiras págs. 44 e 45.
*Correção coletiva.
- Matemática :
*Correção do dever de casa;
*Aula prática sobre ângulos;
*Ângulos págs. 81 a 83.
*Correção coletiva.
*Correção do dever de casa;
*Aula prática sobre ângulos;
*Ângulos págs. 81 a 83.
*Correção coletiva.
- Redação:
*Hora cívica
- Língua Portuguesa:
*Biblioteca
- História:
*Modo de vida e organização dos grupos humanos págs. 35 a 39.
*Hora cívica
- Língua Portuguesa:
*Biblioteca
- História:
*Modo de vida e organização dos grupos humanos págs. 35 a 39.
Atividades do dia (3º ano) 05/04
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Ciências (horário triplo de CHN):
*Animais vertebrados e invertebrados págs. 176 a 185;
*Correção coletiva.
* Vídeo sobre animais selvagens
- Língua Portuguesa :
*Encontro Consonantal - livro de Português págs. 178 a 180.
* Correção coletiva
*Encontro Consonantal - livro de Português págs. 178 a 180.
* Correção coletiva
Dever de casa:
* Livro de CHN págs. 186 a 188
* Livro de Português págs. 86 e 87.
* Livro de Português págs. 86 e 87.
quinta-feira, abril 04, 2019
Atividades do dia (4º ano) - 04/04
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Matemática :
*Atividade avaliativa
- Ciências :
*Correção do dever de casa;
*Revisão - livro págs 48 e 49.
*Correção coletiva.
*Correção do dever de casa;
*Revisão - livro págs 48 e 49.
*Correção coletiva.
- Língua Portuguesa:
*Correção do dever de casa;
*Dígrafos - Gramática págs. 88 e 89;
*Correção do dever de casa;
*Dígrafos - Gramática págs. 88 e 89;
Dever de casa:
* Ficha de Português;
* Livro de Educação Financeira págs. 12, 14 e 15.
Recadinhos na agenda: Bilhete sobre o livro trimestral (somente para 10 alunos, na próxima semana enviarei dos demais.
* Livro de Educação Financeira págs. 12, 14 e 15.
Recadinhos na agenda: Bilhete sobre o livro trimestral (somente para 10 alunos, na próxima semana enviarei dos demais.
Atividades do dia (3º ano) - 04/04
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Geografia (CHN):
*Correção do dever de casa;
*Seres bióticos e abióticos págs. 219 a 223;
*Vídeo sobre animais selvagens (analisando as características e descobrindo curiosidades)
- Matemática:
*Sistema Monetário - livro págs. 68 a 72;
*Correção coletivo;
*Atividade no caderno (cópia - dever de casa)
*Atividade no caderno (cópia - dever de casa)
Dever de casa:
* Caderno de Matemática
Células - trabalho avaliativo (4º ano)
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais
de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação
genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa
informação no momento da divisão celular.
Quando observamos as células de diversos organismos, podemos verificar
que elas apresentam características morfológicas bastante distintas. No nosso
corpo, por exemplo, existem mais de 100 tipos diferentes de células. Vale
destacar, no entanto, que, apesar de serem distintas visualmente, ao
analisarmos detalhadamente sua organização interna e seus processos
bioquímicos, podemos concluir que elas são bastante semelhantes, mesmo em
organismos diferentes.
Uma célula é formada por algumas partes básicas. Normalmente dizemos que
todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
E sobre as partes de uma célula que os alunos do 4º ano fizeram uma
maquete e um cartaz explicativo.
Vejam só como ficaram as maquetes produzidas por eles:
3ª atividade do livro Para Sempre - orientações
Projeto
Música em família / Livro: Para Sempre
Senhores Pais e/ou Responsáveis,
É com enorme prazer, que voltamos a nos encontrar para darmos
continuidade aos trabalhos do Projeto, “Musica em família”, com o livro “Para
sempre”.
No último encontro, trabalhamos
as transformações e nesta semana daremos continuidade a mesma temática.
No tema proposto que será, “Transformações”, vamos experimentar e
vivenciar elementos da natureza que estão sempre em transformação, como o
desenvolvimento de uma planta a partir de uma semente, a mudança do tempo
através das estações do ano, de uma lagarta em borboleta, do girino ao sapo e, claro,
as transformações pelas quais passamos a cada dia e a cada ano de nossas vidas.
Sugestão: Reserve um momento e
local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências. Coloque o CD - Para sempre - com a música “Sem perceber” bem baixinho, como fundo musical.
As atividades abaixo serão feitas
durante uma semana. Reserve um momento especial de cada dia.
Atividade 1- Nas páginas 8 e
9, reproduzir as atividades seguindo as orientações que estão na página 9. Para esse dia, pensem numa receita de comida apreciada por todos. Que tal fazerem
todos juntos? Ou uma experiência de
olhar o céu à noite, ver a Lua, as
estrelas, constelação do Cruzeiro do Sul, as chamadas Três Marias. Ou quem
sabe fazer as duas experiências?
Atividade 2- Deixem o
registro desse momento, na página 8, apresentando a experiência escolhida por
vocês. Pode ser um relato escrito contando como foi esse momento, pode ser
colagem de fotos, recortes de imagens, a receita preparada (caso escolham a
receita) e até mesmo desenhos. Usem a criatividade!
O
livro retornará para a escola no dia 10/04.
Grata pela participação e até o
próximo encontro!
Professora Giselle
segunda-feira, abril 01, 2019
sábado, março 30, 2019
Pinturas rupestres
A atividade era pesquisar imagens de pinturas rupestres no Brasil e tentar imitá-las
usando terra com cola e um pouco de água para forma uma espécie de tinta. Eles fizeram numa folha de canson A4.
sexta-feira, março 29, 2019
Atividades do dia (4º ano) - 29/03
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Língua Portuguesa :
*Regiões administrativas do DF - Livro do DF págs. 128 a 138;
* Escolha dos pontos turísticos (sorteio do nome do aluno, o qual escolhia o ponto turístico de sua preferência)
- Matemática:
*Sólidos geométricos (geometria não plana) aula prática com as fichas 6 a 11 do envelope de Matemática.
*Correção coletiva do dever de casa.
- Português :
*Empréstimo de livros (Projeto Literário) - atividade no caderno;
*Ortografia: ditado ortográfico (palavras com GUA/GUE/GUI - atividade no caderno de Português.
- Redação:
*Carta pessoal (correção e análise)
*Oscar Niemeyer - livro do DF págs. 30 a 35 (faremos a correção coletiva na próxima aula)
*Carta pessoal (correção e análise)
- História :
*Oscar Niemeyer - livro do DF págs. 30 a 35 (faremos a correção coletiva na próxima aula)
Dever de casa:
* Caderno de Língua Portuguesa (projeto literário);
* Leitura do livro escolhido.
* Fazer o desenho de um ponto turístico na metade de um papel Canson (de acordo com o sorteio e escolha do aluno em sala)
Pontos Turísticos de Brasília:
* Leitura do livro escolhido.
* Fazer o desenho de um ponto turístico na metade de um papel Canson (de acordo com o sorteio e escolha do aluno em sala)
Pontos Turísticos de Brasília:
- Congresso Nacional
- Ponte JK
- Museu da República
- Palácio do Planalto
- Os dois candangos
- Catetinho
- Memorial JK
- Torre de TV
- Torre Digital
- Ministérios
- Ermida Dom Bosco
- Santuário Dom Bosco
- Catedral
- Panteão da Pátria
- Zoológico
- Parque da Cidade
- Lago Paranoá
- Palácio da Alvorada
- Teatro Nacional
- Planetário
- Estádio Nacional
- Pontão
Atividades do dia (3º ano) - 29/03
Olá!!!
Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:
- Ciências :
*Correção do dever de casa;
*Laboratório de Ciências: Analisando as características dos animais vertebrados e invertebrados.
*Atividade de sistematização sobre plantas, higiene e animais (cópia no caderno).
- Língua Portuguesa :
*Produção de texto (relato pessoal)
- Matemática:
*Produção de texto (relato pessoal)
- Matemática:
*Reposição da aula de Educação Física.
Dever de casa:
* Caderno de CHN
* Ficha de Língua Portuguesa (Interpretação e sistematização sobre relato pessoal)
Recadinhos aos pais:
*Segue com os alunos as avaliações parciais do 1º trimestre.
* Ficha de Língua Portuguesa (Interpretação e sistematização sobre relato pessoal)
Recadinhos aos pais:
*Segue com os alunos as avaliações parciais do 1º trimestre.
quinta-feira, março 28, 2019
Projeto Música em Família / Livro: Para Sempre ( 2ª atividade)
Projeto
Música em Família / Livro: Para Sempre
Senhores pais e/ou Responsáveis,
É com enorme prazer, que voltamos a nos encontrar para darmos
continuidade aos trabalhos do Projeto, “Musica em família”, com o livro “Para
sempre”.
No último encontro, trabalhamos
o sentido, o significado do que seria ou é “Para
sempre”, para cada um de nós.
No tema proposto para esta e a atividade da
próxima semana será, “Transformações”, vamos experimentar e
vivenciar elementos da natureza que estão sempre em transformação.
Estamos vivendo dias, em que o
tempo parece não dar para fazer tudo que
precisamos realizar. Por isso, estamos sempre correndo contra o tempo. Perdemos
qualidade de vida e de ter momentos de afetividade, trocas de carinho com os
familiares, conversas e histórias de nossas vidas.
As atividades abaixo serão feitas
durante uma semana. Reserve um momento especial de cada dia.
Atividade 1- Reserve um momento e local, bem apropriados, para
vivenciarem essas experiências. Coloque
o CD - Para sempre - com a música “Sem perceber” bem baixinho, como fundo musical.
Vocês também poderão assistir ao
clipe dessa música no Youtube:
Atividade 2 - Na página
6, ouvir a música “Sem perceber”. Fazer uma reflexão sobre as mudanças
apresentadas em nós ao longo do tempo. Como estamos aprendendo e melhorando a
relação entre nós, como seres humanos e a relação com o meio ambiente. Pensar nas gerações que temos ao nosso redor,
como os pais, avós, bisavós. As transformações
naturais pelas quais cada um vai passando. Pensar também, como cada um
pode fazer para melhorar as relações familiares, o que é necessário mudar,
quais transformações cada membro da família deve fazer para melhorar a vivência
entre vocês.
Atividade 3- Na página 7, vocês poderão usar de criatividade
para compor as transformações pelas quais estão todos passando, tanto
fisicamente, como os aprendizados. Quando aprendeu a andar de bicicleta, a ler
etc. Para compartilhar histórias, buscar
registros de datas importantes, momentos felizes e inesquecíveis que mudaram
vocês para sempre. Deixem a imaginação
fluir.
Colem fotos, façam desenhos,
pintura, usem recursos da própria natureza para compor cenários como folhas e
flores secas de árvores. Divirtam-se!
O
livro voltará para a escola na próxima semana, dia 03/04 (quarta-feira).
Grata
pela participação e, até o próximo encontro!
Professora Giselle
Assinar:
Postagens (Atom)