segunda-feira, julho 29, 2019

Atividades do dia 29/07 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Língua Portuguesa:

-Dinâmica de boas-vindas

-  Produção de texto: cartão para a vovó

-Revisão no caderno (tonicidade, separação silábica, classificação quanto ao número de sílabas, substantivos comum e próprio, gênero do substantivo)

*Biblioteca:

-Projeto Literário: empréstimo de livros.


*Matemática:

-Medida de massa - livro págs. 149 a 152.



Dever de casa:

- Ficha literária nº 09 - entrega até 05/08

-Gramática págs. 185 a 187.


RECADINHO PARA OS PAIS:

-Bilhete de confirmação de participação para a homenagem ao Dia dos Avós (colado na agenda)

Observação:

A aula de Educação Física foi transferida para toda sexta-feira.


domingo, julho 28, 2019

Volta às aulas: turminha do 3º ano

Olá!!!

Não esqueçam: amanhã voltam as aulas no Colégio Dom Bosco! Espero por vocês lá!!!







Mural de boas-vindas

Olá! 
Esse foi o mural que preparei para receber meus alunos queridos:


Ampliei o guarda-chuva, risquei na cartolina e depois fiz os detalhes com papeis coloridos.


As nuvens, o sol e o guarda-chuva peguei um desenho na internet, ampliei usando o Photoscape, imprimi as partes e montei usando fita crepe. Depois recorte e risquei nos papeis que escolhi. Para as nuvens usei o Canson branco A3 e o solzinho recortei na cartolina laranja e amarela. Usei canetinha preta para fazer os detalhes do rostinho, nas bochechas usei lápis de cor.


As letras eu faço no word, imprimo só as bordas direto no papel colorido. É muito mais prático e economiza um tempão (O arquivo das letras no word e pdf estarei deixando disponível no link no final deste post).


As letras ficam assim: 


Para cada página uma cor diferente para que a frase fique bem colorida. No meu mural usei 10 cores diferentes. O arquivo prontinho com as letras você encontra no final desse post.

Vejam alguns moldes que usei:

SOLZINHO:



NUVENS



CORAÇÕES

As partes do guarda-chuva, letras vazadas no word e demais moldes desse mural você pode acessar no link abaixo que direciona para o meu drive:







sábado, julho 13, 2019

Recesso escolar (4º ano) - Colégio Santa Rosa

Olá alunos e alunas do 4º ano,


O recesso chegou!

Hora de descansar, planejar e recarregar as energias. Aproveite cada momento!

Desejo um bom descanso, muitas aventuras, paz e felicidades para você e sua família.


Nosso retorno está previsto, no calendário escolar, para o dia 05/08. 

Estarei morrendo de saudades e esperando por seu retorno! Volte trazendo muitas novidades para compartilhar com todos.



Abraços e beijos,


quarta-feira, julho 10, 2019

Semana de avaliações (10/07) - 4º ano - Avaliação de História

Bom dia!!!


A avaliação de hoje é de HISTÓRIA!

A avaliação será aplicada no 1º horário: almocem bem e cheguem no horário!

Conteúdos que serão cobrados:

·  Livro de História: Unid. 2
·  Livro do DF: Págs. 50 a 70
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal


terça-feira, julho 09, 2019

Semana de avaliações (4º ano) : Avaliação de amanhã - História

Olá alunos e alunas do 4º ano,
BOM DIA!!!

A avaliação de amanhã é de HISTÓRIA

A avaliação será aplicada no 1º horário: almocem direitinho o e cheguem no horário!

O conteúdo que será cobrado será:

·  Livro de História: Unid. 2
·  Livro do DF: Págs. 50 a 70
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal


segunda-feira, julho 08, 2019

Semana de avaliações (08/07) - 4º ano - Avaliação de Matemática

Bom dia!!!



A avaliação de hoje é de Matemática!

A avaliação será aplicada no após o recreio, mas mesmo assim, almocem bem e cheguem no horário!

Conteúdos que serão cobrados:

· Unidades 2 a 5 (até a pág. 151)
· Situações-problema envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática.

Uma excelente semana para todos!!!

Bom dia! E uma semana maravilhosa para todos!!!

Que a cada manhã, você sinta em seu coração a certeza de que a vida lhe espera de braços abertos, para receber suas expectativas e realizá-las uma a uma.




domingo, julho 07, 2019

Semana de avaliações (4º ano) : Avaliação de amanhã - Matemática



Olá alunos e alunas do 4º ano,

BOM DIA!!!

A avaliação de amanhã é de MATEMÁTICA

A avaliação será aplicada após o recreio: almocem direitinho o e cheguem no horário!

O conteúdo que será cobrado será:


· Unidades 2 a 5 (até a pág. 151)
· Situações-problema envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática.

sábado, julho 06, 2019

Recesso escolar - Turma do 3º ano (Colégio Dom Bosco)

Olá alunos e alunas do 3º ano,


O recesso chegou!

Hora de descansar, planejar e recarregar as energias. Aproveite cada momento!

Desejo um bom descanso, muitas aventuras, paz e felicidades para você e sua família.


Nosso retorno está previsto, no calendário escolar, para o dia 29/07

Estarei morrendo de saudades e esperando por seu retorno! Volte trazendo muitas novidades para compartilhar com todos.

Abraços e beijos,








quinta-feira, julho 04, 2019

7ª atividade - Livro: Para Sempre (orientações)


                                                  
                                      Projeto Música em família / Livro: Para Sempre


        
 Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                 É com enorme prazer, que voltamos a nos encontrar para darmos continuidade aos trabalhos do Projeto, “Música em família”, com o livro “Para sempre”.
                No último encontro, trabalhamos o Sol que é um elemento que simboliza a força e a energia vitais para o ciclo da vida. E nesta semana daremos continuidade, mas o tema proposto será “Aqui e agora”. É a celebração do agora, do momento presente – da infância.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante o recesso escolar. Reserve um momento especial para cada uma dessas atividades:               
                                     
                  Atividade 1- Fazer a leitura dos poemas das páginas 22 e 23 e decore-as de acordo com a preferência da criança.
                Atividade 2- Que tal uma celebração ao ar livre em família? Pode ser numa praça, parque ou até mesmo em casa. Use elementos para contribuir para essa festa. Além dos “comes e bebes”, histórias, músicas e outros saberes podem estar presentes. Vejam mais dicas e orientações nas páginas 24 e 25. Deixem o registro desse momento, na página 24 e 25, pode ser fotografias, carimbos das mãos, beijos, escrita dos nomes dos participantes desse momento, mensagens, enfeites, etc. Usem a criatividade!
     Atividade 3- Ainda no recesso, escolha uma muda de uma suculenta que a família queira cultivar juntos, escolha um momento e uma música do livro “Para sempre” para escutarem ao plantar e colocarem ali todos os sentimentos de amor, cuidado e transferir no cultivo da planta.
Fotografe esses momentos em família. E a cada etapa (plantio, cuidados com a planta, crescimento e como está ficando antes de enviar para a escola – estaremos combinando, posteriormente, uma data para enviar a plantinha). Essas imagens deverão ser enviadas para o e-mail: professoragisellefarias@gmail.com Esse material será usado para a montagem de uma exposição no dia da Mostra Literária.
Atenção para outros detalhes importantes:
- A muda deverá ser plantada em um vaso ou pote da escolha da família (pode ser comprado ou criado com sucata, como pote de sorvete).
-Vocês precisarão de terra e adubo;
-Atenção para os cuidados com a plantinha! Pois, como as crianças estudaram é necessário: colocá-las ao sol, regá-las, dar nutrientes através do adubo e deixar respirar. Evite colocá-las em lugares escuros, pois elas precisam realizar o processo da fotossíntese!
-Crianças, cuide de sua planta todos os dias, como você cuida daqueles que você ama e dos seus sonhos. Estou ansiosa para ver como ela ficará!
- A cada etapa o aluno deverá fazer um relato no caderno de Português, contando como foi cada etapa (a cada relato o(a) aluno(a) deverá anotar a data, dar um título para o registro e anotar todos os detalhes e sentimentos do momento vivenciado).
                
O livro retornará para a escola no dia 05/08
Grata pela participação e até o próximo encontro!

Professora Giselle


quarta-feira, junho 26, 2019

6ª Atividade do Livro Para Sempre - orientações


                   Projeto Música em família / Livro: Para Sempre



          Senhores Pais e/ou Responsáveis,

                 É com enorme prazer, que voltamos a nos encontrar para darmos continuidade aos trabalhos do Projeto, “Música em família”, com o livro “Para sempre”.
                No último encontro, trabalhamos o nascimento e nesta semana daremos continuidade, mas o tema proposto será, “O Sol que faz crescer”. O Sol é um elemento que simboliza a força e a energia vitais para o ciclo da vida.
                                 
               Sugestão: Reserve um momento e local, bem apropriados, para vivenciarem essas experiências.  Coloque o CD - Para sempre - com a música “Tem um Sol para cada um” bem baixinho, como fundo musical.  
                  As atividades abaixo serão feitas durante uma semana. Reserve um momento especial de cada dia.                 
                                     
                  Atividade 1- fazer a leitura dos poemas das páginas 16 e 18. Ilustrar as páginas 17 e 19, usando materiais da escolha da família (tinta, sementes, linhas, folhas secas, Glitter, lantejoulas, terra com cola, etc.) representando o solo e o Sol que é importante para o crescimento, para a manutenção da vida dos seres vivos. Nessas páginas o (a) aluno (a) e a família poderão decorar com imagens que representem momentos alegres vividos durante um dia de sol (pode ser desenhos, recortes, adesivos ou até mesmo fotografias).
               Atividade 2-  O crescimento é um conceito permanente no ciclo da vida e deixa marcas importantes. Deixar o peito da mãe, abrir mão do colo, banhar-se sozinho, alimentar-se com independência, montar o primeiro estojo, ler o primeiro livro sozinho. Mudanças, desafios, responsabilidades e conquistas.
             A família pode reunir-se para conversar a respeito da evolução do (a) filho (a) no decorrer dos anos, como foram as descobertas desde o nascimento, relembrem fatos e momentos que contem diferentes histórias como o primeiro dente que caiu, quando conseguiu andar de bicicleta sem as rodinhas, a primeira vez que amarrou o sapato, dentre outras tantas descobertas. Para isso, mostre fotos ou outros registros, busque roupas que não cabem mais para a criança perceber como ela está crescendo e até mesmo aqueles objetos que marcaram a evolução da vida da criança no passar do tempo. Deixem o registro desse momento, na página 20 e 21, pode ser um relato escrito contando como foi esse momento, pode ser relatos de como foi esse momento, pode criar uma linha do tempo com palavras ou colagem de fotos, desenhos, recortes de imagens. Usem a criatividade!
               
                 
                         O livro retornará para a escola no dia 04/07.    
Grata pela participação e até o próximo encontro!