segunda-feira, abril 06, 2020

Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 3º ano - 06/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
06/04/2020


Olá, galerinha!!

            Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa

ü  Slides sobre advérbios e locuções adverbiais

ü  Advérbios e locuções adverbiais – livro páginas 40 a 42 – realizar as atividades solicitadas durante a aula ministrada seguindo as orientações da professora.

ü  Recordando rotas – livro páginas 259 e 260 – realizar as atividades após as explicações da professora.

Geografia

ü  Fotografias aéreas – livro página 34  – Leitura

ü  Link: Vídeo sobre fotografias aéreas do Rio de Janeiro 



ü  Imagens de satélites – livro página  35 – Leitura

ü  Vídeo: O que são satélites mesmo?



ü  Lançamento de satélite, colocando em órbita



ü  Recordando rotas – livro páginas 149 e 150 – realizar as atividades complementares.

ü  Tarefa no livro páginas 36 e 37 – realizar as atividades solicitadas. A questão número 2 deverá ser realizada no caderno.

ü  Registro e atividades no caderno – solicitar que os alunos leiam o texto e registrem as respostas no caderno.


Caderno de Geografia

Escola :
Brasília, 06 de abril de 2020

1-      Leia o texto.

FOTOGRAFIAS AÉREAS

     As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. Uma das primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos, depois em balões e pipas. Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.

     No ano de 1903, o fotógrafo alemão Julius Neubronner fez uma das primeiras fotos aéreas de toda história, quando acoplou máquinas fotográficas de tamanho reduzido em pombos-correios.    

     São de grande importância nas áreas de cartografia, estudos hidrológicos, agricultura, monitoramento ambiental e em operações militares. A partir das imagens coletadas nas fotos aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como plantações, reservas ambientais, áreas de queimadas, plantação de drogas, loteamento.

     Hoje existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho, o resultado é usado na criação de cartas topográficas e mapas, para isso contam com uma série de equipamentos modernos.

 (Adaptado para fins pedagógicos)



2-      Para que são usadas as fotografias aéreas segundo o texto?


3-      Como foi criada a primeira fotografia da superfície terrestre?


4-      Em quais áreas as fotografias aéreas são importantes?

sexta-feira, abril 03, 2020

Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 4º ano - 03/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 4º ANO
03/04/2020

Oi galerinha!!

            Hoje teremos correções e atividades das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Veja os detalhes a seguir:

Língua Portuguesa:

Correção da Gramática - páginas 58 a 61 (Clique aqui para ver ogabarito)

 Ficha sobre acentos gráficos (Clique aqui para acessar em PDF)





Dica de leitura

Realizar a leitura do livro virtual  " O Reizinho Mandão” – Ruth Rocha - segue o link abaixo:


Observação: o link é temporário sem possibilidade para download, ressalto que  para a leitura devem ser abertos no modo online.


Matemática:

         Correção de Livro de Matemática - páginas 68, 70 e 71 . (Gabarito para ascorreções)

         Ficha: desafio de Matemática (Clique aqui para acessar em PDF)




Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 3º ano - 03/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
03/04/2020


Oi turminha!!

            Hoje tivemos atividades de Matemática. Veja os detalhes a seguir:



Matemática:

     ·         Correção da tarefa nas páginas 35 e 36 – momento oportunizado para esclarecer dúvidas que tenham surgido durante a realização da tarefa.


·         Páginas 37 a 40: Resolvendo operações por meio da decomposição e do algoritmo usual – será proporcionado aos alunos um tempinho para que leiam e realizem a atividade. 

·         Tarefa (Clique para acessar em PDF)






Dica de leitura


Realizar a leitura do livro virtual  " O Reizinho Mandão” – Ruth Rocha - segue o link abaixo:


Observação: o link é temporário sem possibilidade para download, ressalto que  para a leitura devem ser abertos no modo online.






quinta-feira, abril 02, 2020

Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 4º ano - 02/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 4º ANO
02/04/2020


Oi, galera!!

            Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:

Matemática:

         Correção das páginas 64 a 67 ( gabarito para a correção)
         Fazer: Livro de Matemática - páginas 68, 70 e 71.

Ciências:

         Correção da atividade do dia 25/03 (gabarito para a correção)
         Ler e realizar as atividades propostas no livro de Ciências páginas 32 e 33.





Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 3º ano - 02/04

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
02/04//2020

Oi, turminha!!

Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:

Ø Língua Inglesa

·         Aula ao vivo com o professor Mayron.

Ø Língua Portuguesa

J Páginas 36 a 39: Verbos
J Explicação das páginas do livro com a participação dos alunos;
J Explicação ao vivo da atividade da atividade de revisão.
Realizar:
·         Leitura das tirinhas na página 36 do livro didático
·         Fazer as atividades nas páginas 36 e 37
·         Leitura da receita de Cocada na página 38.
·         Fazer as atividades das páginas 38 e 39.

J Tarefa: revisão em folha 








quarta-feira, abril 01, 2020

Recomendações gerais de prevenção ao novo Coronavírus (COVID19).

Orientações do FNDE a respeito do Coronavírus:




 


1. Com cordiais cumprimentos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) compartilha com os(as) senhores(as), a seguir, importantes informações e recomendações do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, sobre o novo Coronavírus (COVID19).

2. O novo Coronavírus (COVID19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo). Isso pode acontecer por meio do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

3. Para prevenir a transmissão, recomenda-se a adoção de algumas medidas comportamentais, tendo em vista que as instituições educacionais são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com a realização frequente de atividades coletivas.

4. Assim, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, expediu recomendação ao Ministério da Educação para que promova as seguintes ações junto às instituições de ensino:
  • Promover atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);
  • Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acesso às salas de aula e refeitório;
  • Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);
  • Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;
  • Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;
  • Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus (COVID19);
  • Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar a procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID19).
5. Como parte da campanha de prevenção ao novo Coronavírus (COVID19), o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, produziu uma campanha para as redes sociais sobre o tema. Também foi lançando um aplicativo (Coronavírus - SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. Além disso, de acordo com a descrição nas plataformas Play Store e App Store, é possível tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes, como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

6. Salienta-se, ainda, que o Ministério da Saúde mantém vigilância ativa a respeito da circulação dos vírus respiratórios, com o monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle, novas comunicações serão realizadas por intermédio dos veículos oficiais.

7. Para mais informações sobre o novo Coronavírus (COVID19), solicita-se que seja acessado o sítio eletrônico do Ministério da Saúde pelo endereço eletrônico https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

8. Por fim, recomenda-se a todas as instituições de ensino e parceiros educacionais a adoção das medidas propostas, solicitando que as informações produzidas pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, ora encaminhadas, sejam disponibilizadas, inclusive, em seus sítios eletrônicos.

9. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE agradece desde já o comprometimento de todos e permanece à disposição para prestar eventuais esclarecimentos adicionais.


Fonte:  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 4º ano - 01/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 4º ANO
01/04/2020


Oi, turminha!!

           Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa
ü     Gramática – páginas 54 a 57 (Clique aqui para acessar o gabarito com as correções);
ü     Fazer: Gramática páginas 58 a 61
ü     Link de acesso a videoaula sobre a ortografia de palavras com S e Z 



Dica de leitura: 

Realizar a leitura do livro “Quando me sinto assustado”




Geografia
ü     Correção das páginas 32 a 35 (gabarito para a conferência das respostas);
ü     Fazer: livro páginas 36 a 38 (na página 37 não fazer a questão 3 letra C);





Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 3º ano - 01/04


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
01/04//2020


Oi, turminha!!

 Hoje teremos atividades das seguintes disciplinas:

Ø MATEMÁTICA

Adição e Subtração - Livro páginas 30 a 35:


Ø CIÊNCIAS

O som musical – Livro páginas 34 a 38:








Dica de leitura: 
Quando me sinto assustado
(Clique aqui para ler o livro em PDF) 







Bem-vindo abril

Que nosso mês de abril seja maravilhoso!!!


Fonte: Viver de amor

terça-feira, março 31, 2020

Aulas home school - Roteiro de estudos para minha turma do 3º ano - 31/03


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
31/03/2020


Olá, turminha!!
            Segue abaixo as atividades de hoje:

Ø INGLÊS

Atividade de Língua Inglesa.

Greetings em inglês: Clima, nosso humor e o dia.
Class book, estudo do vocabulário, pratica oral e diálogo - páginas 15 a 17.

Ø HISTÓRIA

J  Livro de História páginas 32 a 35.

J  Vídeo com slides: Os povos africanos e os afrodescendentes aqui no Brasil. Clique abaixo para assistir:





J  Tarefa no livro página 34: pesquisa





  Ampliando Saberes
J Dica de Leitura: Eduardo Kobra:




Beijos,
Professora Giselle