quarta-feira, agosto 19, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 19/08 - 4º ano

 

Olá galerinha!!

Na aula de hoje tivemos as seguintes atividades:

 

Língua Portuguesa: 

Ø  Avaliação sobre o livro literário “A última onça do Cerrado”.

Ø  Correção do dever de casa – caderno

Ø  Ortografia: palavras com G e J – Gramática páginas 202 a 205.

Matemática: 

Ø             Correção do Livro de Matemática páginas 210 e 211

         Introdução Multiplicação com 2 números no multiplicador- Slide

Ø  Multiplicação com 2 números no multiplicador – Livro página 212


Ensino Religioso: 


História:

Ø  Festas e eventos no DF. Livro do DF - páginas 67 a 69.

Revisão de Matemática - 19/08 - 3º ano

 

ü Revisão 

 

1-    Marcelo conferiu o dinheiro que tem em sua carteira: 2 cédulas de 20 reais, 4 cédulas de 10 reais, 5 cédulas de 2 reais. E descobriu que tem:

(    ) Cento e dois reais.

(    ) Noventa e dois reais.

(    ) Oitenta e dois reais.

(    ) Noventa reais.

 

2-    Geraldo quer trocar sua nota de R$100,00 por notas de menor valor. Qual opção corresponde ao mesmo valor?

(    ) 2 notas de R$ 20,00 e 4 notas de R$ 5,00.

(    ) 3 notas de R$ 10,00 e 1 nota de R$ 50,00.

(    ) 3 notas de R$ 50,00 e 2 notas de R$ 10,00.

(     ) 4 notas de R$ 20,00 e 2 notas de R$ 10,00.

 

3-    Gisele tem R$ 512,00 e Marcelo tem R$ 607,00. Nessa situação é verdade que:

 (    ) Juntos, eles têm R$ 1 107,00.

 (   ) Faltam R$ 90,00 para Gisele ter o mesmo que Marcelo.

 (    ) Marcelo tem o dobro do que tem Gisele.

 (    ) Marcelo tem R$ 95,00 a mais que Gisele.

 

4-    Anita comprou um xampu e um pacote de biscoitos. Ela pagou R$ 12,00 em sua compra. Sabendo que o xampu custou R$ 5,00 marque com um X o preço do pacote de biscoitos

 (    ) R$ 6,00

 (    ) R$ 7,00

 (    ) R$ 8,00

 (    ) R$ 5,00

 

5-    Jéssica gastou R$64,00 na compra de um casaco e R$35,00 na compra de uma blusa. Comprou um vestido que custou R$15,00 mais que a blusa. Quanto gastou Jéssica?

Cálculo:

 

 

 

 

Resposta:

 

terça-feira, agosto 18, 2020

Tarefa de casa - 18/08 - 4º ano

 

Olá turminha!

Estou enviando, logo abaixo, a tarefa de casa. Anote as tarefas na data correta em sua agenda para facilitar a sua organização!

Tarefa de casa:

1-Ficha de Redação (revisão para a avaliação)

2- Livro de Matemática páginas 210 e 211

3- Caderno de Língua Portuguesa (revisão)

Recadinhos importantes:

1-Amanhã teremos uma atividade avaliativa sobre o livro trimestral “A última onça do Cerrado”. Conforme solicitado anteriormente, quem deixou o livro na escola, deve buscar com urgência!

2- Os alunos que ainda não fizeram a pesquisa de História no Google Formulários terão até amanhã para fazer. Segue o link no app do Iscool.

 

Beijos e até amanhã!

             Professora Giselle

Atividades do dia - aula virtual - 18/08 - 4º ano

 Olá galerinha!!

Na aula de hoje tivemos as seguintes atividades:

Matemática: 

Ø  Correção do Livro de Matemática páginas 214 e 215;

Ø  Introdução Multiplicação - Slide

Ø  Tarefa de casa: Livro de Matemática páginas 210 e 211.

 

Educação Física: 

 

Ciências: 

Ø  Ciclo da matéria – página 75

Ø  A importância das algas – páginas 76 e 77

Língua Portuguesa: 

Ø  Correção do dever de casa;

Ø  Tarefa de casa: Caderno de Língua Portuguesa

Redação: 

Ø  Slide com a revisão de Poemas;

Ø  Revisão no caderno de Língua Portuguesa

Ø  Dever de casa: Ficha de Redação (revisão)

Inglês: 


Revisão de História - 18/08 - 3º ano

 ü Revisão de conteúdos no caderno de História.

 

 Escola Salesiana Brasília

 Brasília, 18 de agosto de 2020

 

Revisão

 

1-    O que é Patrimônio Cultural?

2-    Quais são os tipos de Patrimônio Cultural?

3-    O que é Patrimônio Cultural Material? Dê 2 exemplos.

4-    Qual é o nome da instituição responsável pelo Patrimônio Cultural Brasileiro?

5-    O que são as instituições de salvaguarda?

6-    O patrimônio cultural tem de ser preservado e precisa ser revitalizado de tempos em tempos. O que é revitalização?

7-    O que são as manifestações culturais?

 (    ) É o jeito de ser e de viver das pessoas de uma cidade.

 (    ) É tudo aquilo que se aprende indo ao cinema ver um filme.

8-    As línguas também são patrimônio! Por que a língua é uma parte importante da vida das pessoas?

9-    Como se preserva uma língua?


10- Como é formado o patrimônio natural?




GABARITO


1- O que é patrimônio cultural?

É tudo aquilo que existe ou acontece em um lugar e que é importante para as pessoas que já viveram ou vivem ali.

2- Quais são os tipos de patrimônio cultural?

Patrimônio material, imaterial e natural

3- O que é patrimônio cultural material? Dê 2 exemplos

É o conjunto de bens materiais (palpáveis). Os exemplos são: bibliotecas, museus, cinemas, fotografias, livros ...

 

4- Qual é o nome da instituição responsável pelo patrimônio cultural brasileiro?

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

5- O que são as instituições de salvaguarda?

São os locais onde são guardados e preservados objetos que fazem parte do patrimônio material. Esses locais são os museus, bibliotecas e arquivos.

6- O patrimônio cultural tem de ser preservado e precisa ser revitalizado de tempos em tempos. O que é revitalização?

É um conjunto de atividades de reparo e tratamento dos danos causados pelo tempo, como rachaduras, goteiras, infiltrações.

 

7- O que são as manifestações culturais?

 ( X ) É o jeito de ser e de viver das pessoas de uma cidade.

 (    ) É tudo aquilo que se aprende indo ao cinema ver um filme.

8- As línguas também são patrimônio! Por que a língua é uma parte importante da vida das pessoas?

Porque é com ela que se aprende tudo – quem somos, as histórias, as danças, as receitas, o conhecimento do mundo.

9- Como se preserva uma língua?

Cuidando das pessoas que a utilizam, seja pela escrita, seja apenas pela fala, pois a língua pode desaparecer quando deixa de ser usada.

10- Como é formado o patrimônio natural?

É formado por elementos naturais, geográficos e paisagísticos, incluindo a fauna, a flora, os ecossistemas e as estruturas físicas, biológicas e geológicas.




segunda-feira, agosto 17, 2020

Livro trimestral - A última onça do Cerrado - 4º ano

 Olá galerinha!


Quarta-feira, dia 19/08, será a nossa atividade avaliativa sobre o livro trimestral "A última onça do Cerrado".

Veja um pedacinho do que te espera através da leitura desse livro





Tarefa de casa (17/08) - 4º ano

 17/08 – Tarefa de casa– 4º ano



Olá turminha!

Estou enviando, logo abaixo, a tarefa de casa. Anote as tarefas na data correta em sua agenda para facilitar a sua organização!

Tarefa de casa:

1-Caderno de Língua Portuguesa (revisão) - Clique aqui para acessar

2- Livro de Matemática páginas 214 e 215

3- Caderno de História (revisão) - Clique aqui para acessar

·         Vídeo complementar de História:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=536&v=xG31V-Mrk8Q&feature=emb_title


Recadinho importante: No dia 19/08 (quarta-feira) teremos uma atividade avaliativa sobre o livro trimestral “A última onça do Cerrado”. Conforme solicitado anteriormente, quem deixou o livro na escola, deve buscar com urgência!

Uma ótima semana para vocês e até amanhã!



           




Atividades do dia - aula virtual - 17/08 - 4º ano

 

Olá galerinha!!

Na aula de hoje tivemos as seguintes atividades:

 

História: 13:30 às 14:00

Ø  Cultura, festas e tradições no DF – Livro do DF páginas 66 e 67

Matemática: 14:00 às 15:00

Ø  Sistematizando frações  – Livro de Matemática páginas 212 e 213

Ø  Tarefa de casa: Livro de Matemática páginas 214 e 215

Música: 15:10 às 15:40

 

Língua Portuguesa: 15:40 às 16:40

Ø  Apresentação dos trabalhos de Ciências

Ø  Dever de casa: Caderno de Língua Portuguesa

Atividades - aula virtual - 17/08 - 3º ano

 

Olá turminha!


As atividades de hoje foram:

HISTÓRIA

ü Correção da tarefa, no livro, páginas 99 e 166.

ü A História e a Internet – livro páginas 100 a 103

ü Leitura e realização de atividades.

ü Aprofundar o conceito de fontes históricas e ressaltar a importância da internet como fonte histórica digital.

ü Explicar aos alunos que uma fotografia de quando eram bebês, armazenada em um computador, em celular ou em pen-drive, pode ser considerada uma fonte histórica digital.


GEOGRAFIA

ü Atividade avaliativa de Geografia


Tarefa de casa: Estudar para a avaliação de História

terça-feira, agosto 11, 2020

Feliz Dia do Estudante

 





Aula virtual - atividades do dia 11/08 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


ü Dia do estudante (falaremos sobre o tema com os alunos);


MATEMÁTICA

ü   Revisando os conteúdos para a avaliação trimestral - Copiar e responder no caderno.


 

Revisão

 

1-    Escreva os valores por extenso.

a)    R$ 425,00 -

b)    R$879,00 -

c)    R$ 116,00 –

d)    R$ 63,00 –

 

2-    Resolva as situações a seguir:

a)           João tinha R$ 120,00 e comprou um brinquedo  por R$ 39,00. Quanto sobrou de troco?

b)           Mariana foi ao mercado fazer compras. Viu que cada pacote de feijão custava R$ 5,00. Ela resolveu comprar 4 pacotes de feijão. Quanto ela gastou com a compra desse produto?

 

3-    Complete com as medidas corretas.

a)    Meio litro = _______ ml

b)    1 kg e meio = _______ gramas

c)    4000ml = _______litros

d)    2000 g = ________ kg

 

4-    Resolva as multiplicações:

a)    9x9=

b)    5x7=

c)    3x8=

d)    6x6=

e)    4x8=

 

ROBÓTICA

ü  Robôs e ambientes  - páginas 28 e 29;

A ajuda dos robôs – páginas 30 e 31.



Tarefa de casa: Livro de Matemática páginas 241 e 242.

segunda-feira, agosto 10, 2020

Dia do Estudante

 

Aula virtual - atividades do dia 10/08 - 3º ano

 Olá galerinha!


As atividades de hoje foram:

HISTÓRIA:

ü  História, patrimônio e preservação na era digital – análise das páginas 92 e 93;

ü  Debater sobre a Era Digital, com ênfase na produção e na circulação de documentos digitais e digitalizados, que são uma marca da contemporaneidade. Sobre o fácil acesso à informação, característica da sociedade atual.

ü  Responder as questões da seção “Todos a bordo” página 93.

ü  Questionar os alunos: O que é internet?

ü  Fazer a leitura e as atividades da página 94;

ü  Falar sobre os cuidados que devemos ter ao acessar a internet, sobre os conteúdos adequados para cada faixa etária, sobre a importância dos pais acompanharem os filhos nesses acessos a qualquer site, sobre conversas com pessoas estranhas.

ü  Registros da rede página 95 - Explicar  que o registro de imagens é uma importante fonte documental, capaz de aproximar as pessoas das informações que, a todo instante, são veiculadas ao redor do mundo.

ü  Fontes digitais – página 96. Explicar que as fontes digitais são as fontes de pesquisa que acessamos na rede de computadores.

ü  Fato ou Fake – análise de imagens do livro página 97 e 98.


LÍNGUA PORTUGUESA


ü  Minha opinião publicada – Análise das páginas 152  e 153;

ü  Responder as questões de “Todos a bordo” página 152.

ü  Explicar que a carta do leitor é gênero textual pertencente à esfera jornalística, trata-se de uma resposta dada pelo leitor a uma revista ou jornal a respeito de uma matéria publicada por aquele meio.

ü  Fazer a leitura da carta do leitor na página 154, deixar que analisem os elementos que compõem esse gênero.

ü  Para sistematizar o assunto, realizar as atividades propostas nas páginas 155.

 

Tarefa de casa:

Livro de História página 99 e 166.