segunda-feira, setembro 14, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 14/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


HISTÓRIA

ü  Os alimentos em nossa casa – livro páginas 113 a 115

ü  Observar as imagens da página 113 e incentivar os alunos a responderem:

·        O que as pessoas estão fazendo?

·        O que é necessário para realizar essa atividade: água, terra, espaço?

·        É possível cultivar alimentos em casa?

·        Que alimentos você gostaria de cultivar em casa?

ü Link: https://www.youtube.com/watch?v=Bz4Oo9-oRj4




ü Realizar as atividades das páginas 114 e 115.

ü Finalizar o capítulo com a leitura da história “Essa casa é minha”, de Ana Maria Machado.

ü Link: https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/2016/09/23/esta-casa-e-minha/

ü Pedir aos alunos que façam a ilustração do final da história.

ü Tarefa de casa – Livro páginas 169 e 170


LÍNGUA PORTUGUESA


ü  Adjetivos

ü  Relembrar conceito de adjetivo: é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

ü  Jogo da Forca ou Jogo da Memória

ü  Proporcionar momento de aprendizagem sobre diferentes adjetivos.

ü  Separar grupos de meninos e meninas.

ü  Cronometrar tempo.

ü  Link:  

https://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-da-forca-adjetivos.php






Aula de História: Clique aqui (em pdf)

Aula de Língua Portuguesa: Clique aqui(em pdf)

sexta-feira, setembro 11, 2020

Leitura e interpretação de reportagem - tema: Cultura maker - 4º ano

     

Leitura e interpretação textual

O que é cultura maker?

 


Criar e construir com as próprias mãos. Esse é o princípio da cultura maker, expressão que, em português, é muitas vezes traduzida como “colocar a mão na massa” e desenvolver as próprias invenções.

Nos últimos anos, a cultura maker vem ganhando espaço na casa das pessoas e em instituições públicas e privadas, onde crianças e jovens se debruçam sobre determinado projeto, desde a concepção da ideia até a finalização da montagem.

“Você não precisa necessariamente de recursos tecnológicos ou objetos modernos para criar algo. Pode construir com o que tem disponível”, diz Rita de Camargo, do Instituto Catalisador, organização que implanta práticas “mão na massa” em escolas e espaços educativos. “É possível inventar com gravetos, folhas e pedrinhas”, complementa Simone Lederman, também do instituto.

“Não sou criativo”

Uma das premissas da cultura maker é a de que qualquer um pode criar os próprios projetos e que todos podem ter momentos de criatividade – não apenas as pessoas que se dizem criativas.  “Você não nasce criativo. Nós construímos a criatividade trabalhando com os outros, observando o mundo que nos cerca”, diz Simone. “O ambiente é que proporciona criatividade”, completa Rita.

Foi o que aconteceu com Pedro Henrique T., de 13 anos. “Um dia, eu estava na marcenaria [do projeto em que ele estuda] ajudando a fazer carrinhos de rolimã e perguntei ao professor se tinha uma madeira grande para cortar um círculo. Foi assim que começou a ideia de fazer um estudo do Capitão América”, conta ele.

Cultura maker no dia a dia

A seguir, veja mais exemplos do que a cultura maker pode gerar e se inspire para ter suas ideias:

“Eu já fiz duas casas: uma para minhas bonecas Lol e uma para ‘feijões’ [cápsulas de plástico] que descem por um escorregador. Além disso, fiz um cofre para Monster High [marca de bonecas] e uma caixa de maquiagem”, Giulia C., 8 anos.

“Criei um quadro para guardar um guia da Comic Con [evento de cultura pop], fiz duas espadas de madeira, máscaras e caixinhas para colocar meus bonequinhos pop”, Luigi C., 13 anos.

“Estou ajudando a fazer uma estante para uma biblioteca. Nós já fizemos carinhos de rolimã, skate. Eu já cortei madeira, já desenhei moldes…”, Vinícius da Costa S., 11 anos.

“Eu ajudei a fazer os carrinhos de rolimã da minha escola e fiz um taco para jogar taco”, Otávio S., 11 anos.

 

Dicas

“Antes de fazer alguma coisa, acho que é importante ter um planejamento. Você pode fazer um desenho do que vai fazer e ver o que vai precisar, para não gastar dinheiro e tempo com coisas de que não precisa”, Valentina J., 8 anos.

“Você pode se inspirar em coisas que já existem. Quando eu era menor, assistia muito ao desenho Hot Wheels. Como eu acho esse desenho legal, posso criar alguma coisa inspirada nele, por exemplo”, Pablo G., 11 anos.

 

Observação: SEMPRE peça a ajuda de um adulto para fazer os seus projetos!

Fonte: https://jornaljoca.com.br

 

Atividade


Após a leitura da reportagem, responda as questões a seguir:


1.            Qual é o assunto principal da reportagem?


 2.   Mas afinal, o que é cultura maker?

 

3. Você precisa de recursos tecnológicos ou objetos modernos para criar algo?

 

4. Com base na reportagem, dê um exemplo do que a cultura maker pode gerar. 

 

5. Quais cuidados uma criança deve ter antes de iniciar um projeto?

 

6. Você já criou alguma coisa ou já teve vontade de criar algo? Explique.


 

quinta-feira, setembro 10, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 10/09 - 4º ano

 

Olá turminha!

 

Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:

 


Matemática:

Ø  Relação entre multiplicação e a divisão – livro página 128.

Ø  Tarefa de casa: Livro página 129

 

Ciências: 

Ø  Matéria e transformação página 90

Inglês: 

 

Geografia: 

Ø  Hidrografia e clima do DF – Livro do DF páginas 170 a 175.

 

Língua Portuguesa: 

-Ortografia: palavras com -Ram, -rão, -am e -ão – Gramática páginas 212 a 214;

-Correção do dever de casa – Reportagem sobre cultura maker.

Link da atividade: Atividade - clique aqui

Tarefa de casa: Gramática páginas 215 a 217.

 

  


10/09 – Tarefa de casa– 4º ano D

Olá turminha!

Segue abaixo a tarefa de casa de hoje:

Tarefa de casa:

1-Gramática páginas 215 a 217.

2-Livro de Matemática página129.

                                                                    Beijos e até amanhã!

             Professora Giselle

Atividades do dia - aula virtual - 10/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:



MATEMÁTICA

ü Medindo superfícies – Continuar falando sobre a medida da superfície de diferentes formas. Dessa vez, os alunos deverão analisar a planta baixa apresentada na página  83. Peça que falem o que estão observando, quantos quadrinhos compõem cada cômodo, qual é o maior e o menor. Em seguida, realizar as atividades propostas na página 83;

ü Apresentar um formato diferente de Tangram: coração. Pedir que analisem se podemos considerar que as peças que compõem o Tangram de coração são consideradas polígonos ou não. Em seguida, realizar as atividades da página 84 e 85.

ü Na página 85 precisaremos das peças do Tangram que usamos na aula da terça-feira (que foi solicitado que os alunos guardassem num envelope);

ü Pegar a ficha do Tangram  – realizar a pintura observando as cores diferentes.


LENDA DO TANGRAM:






ARTES


ü     Montagem de figuras com Tangram


ü     Materiais necessários:

v  Tangram impresso (segue anexo)

v  Lápis de cor ou giz de cera (precisaremos de 7 cores diferentes)

v  Folha branca para colar a figura criada

v  Tesoura

v  Cola branca ou cola bastão




ü     Após as orientações da professora, realizar a montagem da figura.


-Exemplos de figuras formadas com as peças do Tangram:






-VÍDEOS COM ALGUMAS SUGESTÕES DE MONTAGENS COM TANGRAM:




















SLIDES DA AULA DE HOJE:




quarta-feira, setembro 09, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 09/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


§   Geografia

ü Correção da tarefa de casa página 161;

ü Relevo brasileiro- apresentar as principais formas de relevo no Brasil – vídeo:

 

                                Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nXeZOdwUSsk

ü Para aprofundar o assunto realizar a leitura das páginas 101 e 102;

ü Em seguida, realizar as atividades propostas nas páginas 104 e 105.

ü Os alunos devem apresentar para a turma os desenhos que cada um fez na página 104.

Tarefa de casa: Livro página 103



§ Produção de texto

ü Livro de Língua Portuguesa página 167 (debate e opinião sobre o assunto de interesse de cada aluno). Cada aluno deverá escrever um registro no caderno de Língua Portuguesa sobre sua opinião e expor suas ideias para a turma, os demais alunos poderão expor sua opinião sobre o assunto apresentado pelos colegas.

ü Antes da escrita no caderno os alunos deverão ficar atentos às orientações dadas pela professora (|Slide com as orientações).


terça-feira, setembro 08, 2020

Atividades do dia - aula virtual - 08/09 - 3º ano

 Olá turminha!


Na aula virtual de hoje estudamos os conteúdos e as atividades a seguir:


MATEMÁTICA

ü    Mostrar os jogos da Matific que fazem parte da trilha da semana e orientá-los.

ü    Formas e tamanhos – relembrar as formas geométricas planas e pedir para que os alunos observem imagens que representem formas geométricas em tamanhos iguais, mas que ocupem posições diferentes numa malha quadriculada – Slide;

ü    Realizar as atividades propostas na página 79;

ü    Na página acima, os alunos deverão identificar as formas e os tamanhos de figuras. Inicialmente, pedir que tirem suas conclusões e em seguida, abrir espaço para a exposição de opiniões. Nessas atividades o tamanho está relacionado com a grandeza área.

ü    Pedir que destaquem as peças do Tangram, disponível na página 291 (material de apoio). Peça que observem as peças que compõem o Tangram, quais possuem o mesmo tamanho, peça que sobreponham as peças para descobrir quais têm o mesmo formato e tamanho. Em seguida que após observar as peças façam a atividade da página 80; Ao finalizar as atividades propostas, peça que façam um envelope com papel comum e guardem as peças do Tangram, pois utilizaremos na próxima aula. Mostrar para a turma como fazer um envelope com folha branca.

ü    Pedir que observem os tamanhos e formas das figuras da página 81, quantos quadradinhos foram necessários para compor cada forma; Ao final da análise, pedir que respondam as questões da página 81 e 82

 

Tarefa de casa:

1- Jogos da Matific

2- Imprimir a ficha do Tangram que foi enviado no Moodle (precisaremos na próxima aula de Matemática e Artes)



PROJETO: AMPLIANDO ROTAS

ü  Alimentação saudável para todos – páginas 47 a 49.

           Vamos à feira página 52.

segunda-feira, setembro 07, 2020

Independência do Brasil





 



1. Introdução

Por volta de 1820 os ventos da liberdade sopravam na América do Sul .Muitas colônias espanholas tinham ficado independentes.
As que não tinham independência estavam lutando por ela.
No Brasil , a situação também estava agitada. Em 1817 houve uma revolta na região nordeste. A independência era um dos seus objetivos. Ela foi derrotada mas, o sonho de liberdade permaneceu vivo.

2. Os Movimentos de Pré Independência

Conforme o declínio colonial brasileiro ia se acentuando, aumentava o descontentamento da população colonial em relação à Metrópole. Assim, surgiram revoltas que pretendiam a independência. Estas revoltas tiveram maior ou menor participação da população , conforme o caso. Todas elas, no entanto, foram lideradas por elementos da camada média da população, que adotavam a ideologia liberal e não obtiveram apoio da classe dominante.
No que se refere à ideologia os movimentos de pré- independência tiveram uma característica importante. O liberalismo por eles adotados tinha surgido na Europa como conseqüência da desagregação do Antigo regime. Era portanto uma ideologia revolucionária e que representava basicamente os interesses da burguesia industrial. Adotado no Brasil, o liberalismo passava a ter um aspecto contraditório: o de uma Ideologia burguesa num país que não possuía burguesia.
Daí decorrem as limitações que as idéias liberais sempre tiveram entre nós: adotadas como teoria, raramente podiam ser aplicadas na prática. E quando o eram sob a forma de um liberalismo de fachada acabavam por beneficiar mais às potências europeias do que ao Brasil.

3. O Brasil e as cortes portuguesas

Em 1820 a burguesia portuguesa da cidade do Porto, com o apoio dos camponeses , das baixas camadas sociais urbanas, das tropas e dos funcionários públicos, liderou uma revolução em Portugal: A Revolução Liberal do Porto.
Os rebeldes pretendiam salvar Portugal de sua tradicional crise econômica, tirar o povo da miséria em que vivia principalmente depois da fuga do governo português para o Brasil, e que deixara Portugal submetido ao domínio político de militares ingleses fazer uma nova Constituição para o país e recolonizar o Brasil.
A recolonização do Brasil era uma tentativa de recuperação econômica de Portugal, na medida em que recolonizar significava restabelecer o pacto colonial e, portanto, restabelecer a dominação da economia da colônia pela metrópole.
Vitoriosos, os rebeldes organizaram as Cortes Portuguesas_ assembleias que se reuniam em momentos importantes para tomar decisões _ e exigiram a volta de D. João VI.

4.Formação de lideranças emancipacionistas

Os proprietários rurais e a classe média sabiam que a independência teria de vir .Não podiam aceitar as medidas recolonizadoras de Portugal. O problema era como consegui-la? Eles percebiam que D. Pedro, apesar de herdeiro de D. João VI , poderia desempenhar um papel muito importante na luta pela independência. Por isso, tentaram envolvê-lo neste projeto.
De um lado, estava os absolutistas, contrários as Cortes de Lisboa porque elas pretendiam fazer de Portugal uma monarquia constitucional. De outro lado , aqueles que formavam o Partido brasileiro.
Estes estavam divididos em dois grupos: os democratas, que tinham Joaquim Gonçalves Ledo , seu elemento mais representativo e os aristocratas, liderados por José Bonifácio.
Democratas e aristocratas divergiam dos absolutistas. Queriam com isso dizer que eles não queriam mudar em um mundo em que tudo mudava , insistindo a defesa do absolutismo e buscando apoios na Santa Aliança.
Mas democratas e aristocratas divergiam-se entre si . Após o Dia do Fico , os acontecimentos se precipitaram como resultado da reação das cortes portuguesas e de seus aliados do Partido português, inconformados com a decisão de D. Pedro permaneceram no Brasil .


5. A vitória dos conservadores

A Independência do Brasil não foi conquistada somente nos campos de batalha. Simultaneamente, travava-se um outro tipo de batalha: a diplomática.
Portugal tinha muitos e poderosos aliados na Europa por isso o governo brasileiro necessitava que todos os países reconhecessem oficialmente a nova realidade. Caso isso não acontecesse um dia Portugal poderia retomar ao Brasil com ajuda destes países.
A luta diplomática demorou mais tempo do que as lutas militares. Havia muitos interesse em jogo.
Os EUA foi o primeiro país a reconhecer oficialmente que o Brasil era um país livre. Por volta de 1.820 os EUA já tinham se desenvolvido bastante e já se colocavam de igual para igual com os países da Europa.
Queriam que a predominância no continente americano fosse deles e não da Europa. Por isso, viam com bons olhos a independência do Brasil. Afinal, quem saia prejudicado era Portugal, um país Europeu.
O governo português deu um ultimato a D. Pedro. Em agosto de 1.822 , mandou uma carta na qual exigia a volta imediata dele e a anulação da convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
D. Pedro não estava no Rio de Janeiro. Ele tinha ido a SP . José Bonifácio envio um correio para levar esta carta a D. Pedro. Junto ele mandou uma carta, na qual dizia Ter chegado a hora da ruptura definitiva. Ás 16:30 do dia 7 de setembro de 1822 o correio alcançou D. Pedro nas margens do Rio Ipiranga .
Entregou-lhes as cartas, ele as leu. Sabia que o Brasil esperava dele uma atitude. Puxou a espada e reproduziu em voz alta aquilo que o povo já falava pelas ruas: Independência ou morte .
Este episódio passou a ser o marco da nossa independência.

Conclusão
Os grandes proprietários rurais tinham motivos para se alegrar, a liberdade de comércio também era uma realidade definitiva. Acreditavam que o novo governo ia defender os interesses deles. Acreditavam que tinham chegado ao poder.
Nas fazendas tudo continuava como antes. A liberdade tinha parado na porta das senzalas. O Brasil saiu da subordinação política a Portugal para entrar na dependência econômica da Inglaterra. O problema da independência política estava resolvido. Faltava agora reorganizar o país.
Em resumo, a situação foi a seguinte : a classe dominante fez a independência do Brasil, apoderou-se do controle do governo e tratou de orientar a política nacional de acordo com os seus interesses particulares , mas a independência não foi para todos pois a escravidão continuava por todo o Brasil.

Bibliografia
1º livro História e Vida Vol. 1
Nelson Piletti e Claudino Piletti
Pg. 126 a 142

2º livro Independência ou Morte A emancipação política do Brasil
Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque
Pg. 3 a 87

3º livro História
Martins
Capítulo 5 - pg 58 a 66

Fonte: www.redeensino.hpg.com.br

Vídeos do YouTube sobre a data comemorativa: