sábado, abril 02, 2022
Dia Mundial de conscientização do Autismo
Como ajudar uma criança com TEA nos estudos?
terça-feira, março 08, 2022
domingo, março 06, 2022
Analisando o céu - aula sobre astronomia
Uma boa sugestão de atividade para trabalhar astronomia com as crianças é pedir que eles observem o céu.
Achei no Canva uma atividade bem bacana para fazer esse tipo de observação (esse site é maravilhoso para criar atividades, vale a pena fazer o seu cadastro e para quem é professor, o Canva, oferece uma conta gratuita que dá acesso a todos os recursos).
sexta-feira, janeiro 07, 2022
Dia do Leitor
quinta-feira, janeiro 06, 2022
sábado, janeiro 01, 2022
O que você mais quer nesse novo ano?
O que você quer nesse ano? Quais são seus projetos, objetivos e metas para 2022?
E o seu projeto de vida?
Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Não é um roteiro fechado – pelo contrário, deve ser flexível -, mas precisa conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras.
domingo, dezembro 12, 2021
quinta-feira, dezembro 02, 2021
Revisão sobre migração
Copie e responda as questões em seu caderno.
QUESTÃO 01. O que é migração e quais são os motivos que levam as pessoas a migrar?
QUESTÃO 02. Qual a diferença entre imigração e emigração?
QUESTÃO 03. Explique o que é êxodo rural e êxodo urbano.
QUESTÃO 04. Como ocorre uma migração pendular?
QUESTÃO 05. Explique quais são as diferenças entre os diferentes tipos de trabalho: voluntário, autônomo, home office, forçado, formal, informal e infantil.
QUESTÃO 06. Quais são as características que determinam quando a população é economicamente ativa ou inativa?
QUESTÃO 07. Conceitue:
a) Taxa de natalidade-
b) Taxa de mortalidade-
c) Crescimento natural ou vegetativo-
d) Expectativa de vida-
QUESTÃO 08. Explique o que significa densidade demográfica.
QUESTÃO 09. O que é censo ou recenseamento? Qual é a importância dessa pesquisa para a sociedade?
QUESTÃO 10. Porque um pais que é muito populoso como o Brasil pode ser pouco povoado?
QUESTÃO 11. Como são as migrações nos dias atuais? Quais países mais imigram para o Brasil?
quarta-feira, dezembro 01, 2021
Transformações físicas e químicas - analisando experiências
-Revisando: transformações físicas e químicas, reversíveis e irreversíveis.
-Análise de um vídeo com várias experiências:
https://www.youtube.com/watch?v=UQXZ0STBFZg&t=325s
-Após assistir ao vídeo, escrever no caderno de Ciências:
Cabeçalho
Experiências
1- Após assistir ao vídeo, escolha 2 experiências (uma que você mais gostou e outra que você menos gostou) e responda:
a) Na experiência que você mais gostou relate: porque você gostou, se é uma mistura homogênea ou heterogênea, se é uma transformação física ou química, se é reversível ou irreversível.
b) Na experiência que você menos gostou relate: explique o motivo que você não gostou.
quarta-feira, novembro 17, 2021
Transformações físicas e químicas
-Leitura compartilhada do boxe Bússola. Na sequência realizar a leitura da seção Farol e questioná-los se já fizeram balão de papel. Peça que analisem o processo mostrado na página 134 e responda as questões sobre as imagens.
-Mostrar outros exemplos de transformações;
-Vídeos complementares:
https://www.youtube.com/watch?v=6wiSPSpuDG8
https://www.youtube.com/watch?v=bwYxb80b1fQ
-Realizar as atividades propostas na página 135;
-Falar sobre a ferrugem e as transformações – livro página 138 a 140.
-Correção coletiva;
- Sistematizando o assunto - páginas 142 e 143.
Tarefa de casa: Livro de Ciências páginas 141, 164 e 165.
sexta-feira, novembro 12, 2021
GABARITO DA REVISÃO (sobre: misturas, transformações, estados físicos da matéria)
Responda as questões em
seu caderno.
QUESTÃO
01. O que são misturas?
E como elas podem ser classificadas?
As misturas são sistemas
formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam
diferentes.As misturas podem ser homogêneos ou heterogêneos.
QUESTÃO
02. Quais as diferenças
entre misturas homogêneas e heterogêneas?
Uma mistura homogênea, é uma
mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua
extensão é unifome e apresenta uma única fase.
As misturas heterogêneas, por
outro lado, são aquelas que possuem mais de uma fase.
QUESTÃO
03. Classifique as
misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:
a)
Água
e óleo – heterogênea
b)
Chocolate
– homogênea
c)
Água
da torneira – homogênea
d)
Areia
e água - heterogênea
QUESTÃO
04. Explique o que são
as seguintes separações de misturas:
a) Peneiração – Essa técnica consiste em peneirar a substância para separar os
elementos sólidos. Enquanto a parte mais grossa fica retida na peneira, a parte
mais fina passa pelos furos, daí as substâncias são separadas.
b) Evaporação- é usada para separação de misturas homogêneas constituída de um
componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar
misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse.
c) Decantação – A
decantação é um método de separação de misturas heterogêneas entre
sólido-líquido e líquido-líquido. O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura
em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do
recipiente.
d) Filtração - é
um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo
sólido-líquido ou sólido-gasoso.
QUESTÃO
05. Quais são os 3
estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.
Sólido, líquido e gasoso. Exemplos:
sólido – gelo, madeira; líquido – suco, água; gasoso – vapor de água, ar
atmosférico.
QUESTÃO
06. Descreva as
seguintes mudanças de estados físicos:
a)
Solidificação
– é a mudança física do estado líquido
para o estado sólido.
b)
Fusão
– é o processo de passagem de uma substância do estado
sólido para o estado líquido.
c)
Vaporização
– é o processo de passagem de uma substância do estado
líquido para o estado gasoso.
d)
Condensação
- é uma das fases em que ocorre a transformação da
matéria, do estado gasoso para o estado líquido.
QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações
abaixo e dê 2 exemplos de cada:
a) Transformações físicas e químicas –
As transformações físicas,
embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de
maneira mais passageira, não alterando a natureza da substância. Exemplo: Ao
aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando
a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.
Já as transformações químicas
são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a
transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no
início. Exemplo: A madeira queimada vira carvão.
b) Transformações reversíveis e irreversíveis
–
Reversíveis é quando
um material pode voltar a ser exatamente como era antes de ser transformado, ou
seja, a transformação pode ser desfeita. Exemplo: água. Irreversíveis é quando
os materiais após serem transformados não podem voltar ao seu aspecto inicial,
não podem ser desfeitos. Exemplo: ovo cozido.
QUESTÃO 08. Classifique as transformações em
física ou química e reversível ou não reversível.
a) Abacaxi transformado em suco (abacaxi +
água + açúcar batido no liquidificador)- Física / não
reversível.
b)
Madeira
transformada em carvão vegetal e depois usado
para fazer churrasco – Química / não reversível.
c) Gelo derretendo – Física / Reversível
d) Picolé que derreteu e virou suco – Física / Reversível
e) Bolo assado – Química
/ Não reversível
f) Ovo frito – Química
/ Não reversível
g) Arroz cozido – Química
/ Não reversível
h) Pastilha efervescente dentro de um copo
com água – Química / Não reversível
i) Apodrecimento de uma verdura – Química / Não reversível
j) Ferrugem em uma porta – Química / Não reversível
k) Dobradura em um papel - Física / Reversível
quinta-feira, novembro 11, 2021
REVISÃO SOBRE MISTURAS, TRANSFORMAÇÕES E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
REVISÃO
Responda as questões em
seu caderno.
QUESTÃO
01. O que são misturas?
E como elas podem ser classificadas?
QUESTÃO
02. Quais as diferenças
entre misturas homogêneas e heterogêneas?
QUESTÃO
03. Classifique as
misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:
a)
Água
e óleo –
b)
Chocolate
–
c)
Água
da torneira –
d)
Areia
e água -
QUESTÃO
04. Explique o que são
as seguintes separações de misturas:
a) Peneiração –
b) Evaporação-
c) Decantação –
d) Filtração -
QUESTÃO
05. Quais são os 3
estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.
QUESTÃO
06. Descreva as
seguintes mudanças de estados físicos:
a)
Solidificação
–
b)
Fusão
–
c)
Vaporização
–
d)
Condensação
-
QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações
abaixo e dê 2 exemplos de cada:
a) Transformações físicas e químicas –
b) Transformações reversíveis e irreversíveis
-
QUESTÃO 08. Classifique as transformações em
física ou química e reversível ou não reversível.
a) Abacaxi transformado em suco (abacaxi +
água + açúcar batido no liquidificador)-
b) Madeira transformada em carvão vegetal e depois usado para fazer churrasco –
c) Gelo derretendo –
d) Picolé que derreteu e virou suco –
e) Bolo assado –
f) Ovo frito –
g) Arroz cozido –
h) Pastilha efervescente dentro de um copo
com água –
i) Apodrecimento de uma verdura –
j) Ferrugem em uma porta –
k) Dobradura em um papel -
quarta-feira, novembro 10, 2021
Aula sobre transformações físicas e químicas da matéria
- Apresentação dos trabalhos “ caixa surpresa das invenções”
-No segundo momento continuar falando sobre as transformações físicas e químicas da matéria;
-Mostrar a experiência sobre transformações reversíveis e irreversíveis;
-Responder as questões sobre a experiência nas páginas 126 e 127;
-Leitura do texto “As mudanças de estado são reversíveis” página 128;
-Realizar as atividades propostas nas páginas 129 a 131.
quarta-feira, novembro 03, 2021
AULA DE CIÊNCIAS - 03/11
REVISÃO - AV PARCIAL - 3º TRIMESTRE:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE
-Correção coletiva (o gabarito será disponibilizado no dia seguinte após a correção em aula).
GABARITO - clique aqui para acessar
-Revisão 2 com jogo do Kahoot:
https://kahoot.it/challenge/01333887?challenge-id=b8b3e145-c077-4acb-89f4-29d078f11a0b_1633616239705
PIN de jogo: 01333887
- A revisão com o jogo ficará disponibilizada para quem quiser fixar os conteúdos.
-Tarefa de casa: Estudar para a avaliação de Ciências (que será aplicada no dia 25/10).