domingo, novembro 17, 2019

Avaliações do dia 18/11


BOM DIA!!!

As avaliações de amanhã serão de:

- 3º ano:  Língua Portuguesa

- 4º ano:  Língua Portuguesa


Recadinho para os alunos do 3º ano:

A avaliação será aplicada no 1º horário, após uma sessão de tira-dúvidas: tomem um café da manhã reforçado e cheguem no horário!

O conteúdo que será cobrado:

- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.


Recadinho para os alunos do 4º ano:

A avaliação será aplicada após o recreio, teremos uma sessão de tira-dúvidas ou gincana de revisão no 1º horário, almocem bem e cheguem no horário.

O conteúdo que será cobrado:


·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)

Estudar pela Gramática e caderno. O livro trimestral, que vocês já leram recentemente, também será cobrado nessa avaliação.

segunda-feira, novembro 11, 2019

Semana de avaliações - 4º ano



CONTEÚDOS E CALENDÁRIO

AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS– 3º TRIMESTRE /2019

4º ANO – Ensino Fundamental I







Avaliação do dia: 18/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Português
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)
Fonte de estudo: Gramática e caderno de português
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina – Redação

·  Gênero Textual – Narrativa
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Ficha de redação.
Avaliação do dia: 21/11/2019 (Quinta-feira)
Disciplina – Ciências
· Livro de Ciências: Unidades 3 e 4 (págs. 108 a 147)
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livro de Ciências.
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Sexta-feira)
Disciplina – Geografia
·  Livro de Geografia: Unidades 4 (págs. 132 a 152)
·  Livro do DF: págs. 210 a 218.
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do Distrito Federal.

Avaliação do dia: 25/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Matemática
· Unidades 2, 6 a 8 (até a página 257)
· Situações-problema envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática

Avaliação do dia: 27/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina - História
·  Livro de História: Unidade 4 ( págs. 112 a 135)
·  Livro do DF: Págs. 100 a 106
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal


Semana de avaliações - 3º ano


CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS

3º TRIMESTRE/2019

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
18/11
(segunda-feira)

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.
19/11
(terça-feira)
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
 - Alimentação e corpo humano
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 118 a 158
22/11
(sexta-feira)

MATEMÁTICA
-Adição, subtração, multiplicação e divisão (cálculos e situações- problema);
-Sistema monetário;
- Sistema de medidas ( capacidade: litro e ml / massa: Kg e gramas / comprimento: Km, metro e cm)
-Geometria (sólidos geométricos e figuras planas)
- Simetria
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 29 a 39, 52 a 60, 69 a 72 a 82, 86 a 90, 114 a 120, 129 a 133, 141, 150 a 160, 165 a 167, 182 a 188, 204 a 210, 230 a 237, 239 a 253.



terça-feira, outubro 01, 2019

Atividades do dia 01/10 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Ciências:

- Vídeo sobre o que são as políticas públicas (vídeo e debate sobre o assunto);

-Caderno de CHN (resumo e atividade para casa)


* Português:

-Capa de revista - Livro de Português págs. 196 a 199;

-Dois-pontos e travessão  - Livro de Português págs. 229.


Dever de casa:

- Caderno de CHN

Recadinho aos pais:

-Bilhete sobre a nova proposta de escola para 2020 (Reunião para a apresentação da proposta no dia 03/10 às 19 h)

Políticas públicas sobre o Meio Ambiente (resumo e atividade para casa) - 3º ano


Resumo para copiar no caderno de CHN.

Políticas públicas sobre o Meio Ambiente

·         O que são políticas públicas?

São conjuntos de programas, projetos, ações e atividades desenvolvidas pelo governo, com participação de órgãos públicos, empresas e da sociedade. Tem o objetivo de assegurar determinado direito de cidadania, ou seja, correspondem a direitos previstos na Constituição.

·         Qual será o tema da Jornada Científica do 3º ano?

Neste ano os alunos do 3º ano pesquisarão e apresentarão sobre políticas públicas para o Meio Ambiente.

·         O que são as políticas públicas ambientais?

É o conjunto de atividades e procedimentos com o objetivo de alcançar meios para proteger o meio ambiente e conservar a natureza.
Para atingir esses objetivos existem programas ligados à preservação e conservação do Meio Ambiente, à avaliação da qualidade da água e a fiscalização do uso de recursos naturais.

Pesquisa para casa

1-      Pesquise uma política pública ou projeto sobre a preservação ou conservação do Meio Ambiente. Escreva , resumidamente, sobre o que você pesquisou.


domingo, setembro 29, 2019

Pronomes pessoais e o jogo dos pronomes


Pronomes pessoais

São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso.

Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.

Os pronomes pessoais variam de acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do caso oblíquo.

Pronome Reto
Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito. Por exemplo:

Nós lhe ofertamos flores.

Os pronomes retos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão, uma vez que marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro dos pronomes retos é assim configurado:

- 1ª pessoa do singular: eu
- 2ª pessoa do singular: tu
- 3ª pessoa do singular: ele, ela
- 1ª pessoa do plural: nós
- 2ª pessoa do plural: vós
- 3ª pessoa do plural: eles, elas

Atenção: esses pronomes não costumam ser usados como complementos verbais na língua-padrão. Frases como "Vi ele na rua" , "Encontrei ela na praça", "Trouxeram eu até aqui", comuns na língua oral cotidiana, devem ser evitadas na língua formal escrita ou falada. Na língua formal, devem ser usados os pronomes oblíquos correspondentes: "Vi-o na rua", "Encontrei-a na praça", "Trouxeram-me até aqui".

Obs.: frequentemente observamos a omissão do pronome reto em Língua Portuguesa. Isso se dá porque as próprias formas verbais marcam, através de suas desinências, as pessoas do verbo indicadas pelo pronome reto. Por exemplo:

Fizemos boa viagem. (Nós)

Pronome Oblíquo
Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou  indireto) ou complemento nominal. Por exemplo:

Ofertaram-nos flores. (objeto indireto)




Vamos brincar?



Acesse o link abaixo e jogue o divertido jogo dos pronomes:

 Jogo Trívia Pronomes

quinta-feira, setembro 19, 2019

Revisão para casa de CHN ( 19/09) 3º ano


Revisão para casa

1-    Classifique se os itens abaixo pertencem à agricultura, à pecuária ou ao extrativismo.
a)    Couro de boi –
b)    Couro de cobra –
c)    Ouro –
d)    Sal –
e)    Látex –
f)     Pesca em rios –
g)    Mel –
h)    Ovos –
2-    Complete:
a)    Para ter uma boa higiene bucal devemos usar:_____________________ , _______________________ e ________________________ .

b)    Para evitarmos cáries devemos evitar o excesso de ________________________ .
c)    A escovação dental deve ser realizada no mínimo ______ vezes ao____________  : ao acordar, depois do ______________________ e antes de ________________
d)    As cáries são  ____________________________  que comem os restos de __________________________.
3-    Escreva as características e as funções de cada tipo de dente:
a)    Canino:
b)    Incisivo:
c)    Molar:
d)    Pré-molar:

quarta-feira, setembro 18, 2019

Revisão para casa de Ciências (18/09) 3º ano


Revisão para casa

1-      Explique o que é:
a)       Agricultura –
b)      Pecuária –
c)       Extrativismo -
2-      Dê 2 exemplos de cada tipo de extrativismo:
a)                  Vegetal 
b)                 Mineral 
c)                  Animal -
3-      Classifique se as características abaixo se pertencem à agricultura de subsistência ou à agricultura comercial:
a)       Utilização de máquinas modernas–
b)      Pequenas propriedades –
c)       Grandes extensões de terra –
d)      Produção de alimentos destinados à venda –
e)      Alimentos produzidos para o sustento da família –
f)        Utilização de técnicas simples e poucas máquinas -

4-      Escreva alguns alimentos que podem ser produzidos ou fornecidos pelos animais abaixo:
A)      Porco –
B)      Abelha-
C)      Vaca –
D)      Galinha –
E)      Peixe –
F)       Cabra -
G)     Búfala -