terça-feira, junho 07, 2022

Roteiro de trabalho sobre setores da economia

                            Setores da economia e transformações ambientais 

 


Trabalho avaliativo interdisciplinar de História, Geografia, Artes


Orientações 

-Numa caixa de sapato, crie uma maquete representando um dos setores da economia (use materiais recicláveis como papelão, caixas de remédio, rolinhos de papel higiênico, etc). 

Observação: Não usar isopor (Vamos cuidar do meio ambiente!) 

-Faça um pequeno resumo em seu caderno sobre o que você falará em sua apresentação:

  • Qual é a atividade econômica representada na maquete? 

  • Qual setor pertence (primário, secundário ou terciário)? 

  • Qual é a importância desse setor para a sociedade? 

  • Quais transformações ambientais ocorreram no local para que fosse possível a realização da atividade econômica? 

  • Pense numa hipótese de como essa atividade econômica pode torna-se sustentável, evitando problemas para o nosso planeta? 

  • E ao final relate quais materiais utilizou e como produziu a maquete.

-Esse resumo será avaliado e poderá ser útil durante a sua apresentação, para que não fique perdido) 

-Você deverá apresentar oralmente a sua maquete para a turma:  

Valor: 3,0 pontos (2,0 pontos da maquete + 1,0 da apresentação).

-A maquete também será avaliada com pontuação em Artes (nessa disciplina o trabalho será pontuado com até 10,0 pontos).

Data da entrega e da apresentação: 21/06 


Beijinhos!!!





quarta-feira, maio 18, 2022

Múltiplos de 3

 



A tabuada do três pode até ser simples de memorizar, mas quando os números vão aumentando, a coisa fica complicada! Como saber se, por exemplo, 5.912.436 é parte desse grupo? Simples: basta somar os algarismos. Se o resultado for um número que pode ser dividido por três, o número gigante também é! Veja: 5 + 9 + 1 + 2 + 4 + 3 + 6 = 30. Portanto, é múltiplo de três. 😉

sábado, abril 02, 2022

Dia Mundial de conscientização do Autismo

 


Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Apesar de não haver remédio que cure, o tratamento eficiente inclui respeito, informação, tolerância e apoio. Combater o preconceito faz parte da consciência, faça parte da onda azul! ? 

Como ajudar uma criança com TEA nos estudos?


 Muitas crianças podem ter dificuldade de compreensão e concentração, então fale com clareza e peça que repitam o que lhes foi falado/ordenado.🎇

domingo, março 06, 2022

Analisando o céu - aula sobre astronomia

 Uma boa sugestão de atividade para trabalhar astronomia com as crianças é pedir que eles observem o céu.

Achei no Canva uma atividade bem bacana para fazer esse tipo de observação (esse site é maravilhoso para criar atividades, vale a pena fazer o seu cadastro e para quem é professor, o Canva, oferece uma conta gratuita que dá acesso a todos os recursos).




sexta-feira, janeiro 07, 2022

Dia do Leitor

 



Celebre o Dia Nacional do Leitor descobrindo o grande leitor que há dentro de você! 📚❤ 
Parabéns a todos os leitores que estão dispostos a melhorar como pessoa por meio da leitura. Feliz Dia Nacional do Leitor! 📕



#dianacionaldoleitor #leitor #leitura #livros #motivacionais  #motivacional   #frasesmotivacionais   

sábado, janeiro 01, 2022

O que você mais quer nesse novo ano?

 


O que você quer nesse ano? Quais são seus projetos, objetivos e metas para 2022?

E o seu projeto de vida?


Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões. Não é um roteiro fechado – pelo contrário, deve ser flexível -, mas precisa conectar a história de cada pessoa, o contexto em que vive e suas expectativas futuras.

quinta-feira, dezembro 02, 2021

Revisão sobre migração

                                               
                                           REVISÃO

 
Copie e responda as questões em seu caderno.
 
QUESTÃO 01. O que é migração e quais são os motivos que levam as pessoas a migrar?

 QUESTÃO 02. Qual a diferença entre imigração e emigração?

QUESTÃO 03. Explique o que é êxodo rural e êxodo urbano.

QUESTÃO 04. Como ocorre uma migração pendular?

QUESTÃO 05. Explique quais são as diferenças entre os diferentes tipos de trabalho: voluntário, autônomo, home office, forçado, formal, informal e infantil.

QUESTÃO 06. Quais são as características que determinam quando a população é economicamente ativa ou inativa?

QUESTÃO 07. Conceitue:
a)    Taxa de natalidade-
b)    Taxa de mortalidade-
c)    Crescimento natural ou vegetativo-
d)    Expectativa de vida-

QUESTÃO 08. Explique o que significa densidade demográfica.

QUESTÃO 09. O que é censo ou recenseamento? Qual é a importância dessa pesquisa para a sociedade?

QUESTÃO 10. Porque um pais que é muito populoso como o Brasil pode ser pouco povoado?

QUESTÃO 11. Como são as migrações nos dias atuais? Quais países mais imigram para o Brasil?
 




quarta-feira, dezembro 01, 2021

Transformações físicas e químicas - analisando experiências

 


-Revisando: transformações físicas e químicas, reversíveis e irreversíveis.

-Análise de um vídeo com várias experiências:



https://www.youtube.com/watch?v=UQXZ0STBFZg&t=325s 

-Após assistir ao vídeo, escrever no caderno de Ciências:

Cabeçalho

                                  Experiências

1- Após assistir ao vídeo, escolha 2 experiências (uma que você mais gostou e outra que você menos gostou) e responda:

a) Na experiência que você mais gostou relate: porque você gostou, se é uma mistura homogênea ou heterogênea, se é uma transformação física ou química, se é reversível ou irreversível.

b) Na experiência que você menos gostou relate: explique o motivo que você não gostou.
 

quarta-feira, novembro 17, 2021

Transformações físicas e químicas

 -Leitura compartilhada do boxe Bússola. Na sequência realizar a leitura da seção Farol e questioná-los se já fizeram balão de papel. Peça que analisem o processo mostrado na página 134 e responda as questões sobre as imagens.

-Mostrar outros exemplos de transformações;

-Vídeos complementares:



https://www.youtube.com/watch?v=6wiSPSpuDG8




https://www.youtube.com/watch?v=bwYxb80b1fQ

 

-Realizar as atividades propostas na página 135;

-Falar sobre a ferrugem e as transformações – livro página 138 a 140.

-Correção coletiva;

- Sistematizando o assunto - páginas 142 e 143.

 

 

Tarefa de casa: Livro de Ciências páginas 141, 164 e 165.


sexta-feira, novembro 12, 2021

GABARITO DA REVISÃO (sobre: misturas, transformações, estados físicos da matéria)


                                    
                                             REVISÃO (gabarito)

 

Responda as questões em seu caderno.

 

QUESTÃO 01. O que são misturas? E como elas podem ser classificadas?

As misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam diferentes.As misturas podem ser homogêneos ou heterogêneos.

QUESTÃO 02. Quais as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas?

Uma mistura homogênea, é uma mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua extensão é unifome e apresenta uma única fase.

As misturas heterogêneas, por outro lado, são aquelas que possuem mais de uma fase.

QUESTÃO 03. Classifique as misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:

a)    Água e óleo – heterogênea

b)    Chocolate – homogênea

c)    Água da torneira – homogênea

d)    Areia e água - heterogênea

QUESTÃO 04. Explique o que são as seguintes separações de misturas:

a) Peneiração – Essa técnica consiste em peneirar a substância para separar os elementos sólidos. Enquanto a parte mais grossa fica retida na peneira, a parte mais fina passa pelos furos, daí as substâncias são separadas.

b) Evaporação- é usada para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse.

c) Decantação – A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólido-líquido e líquido-líquido. O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente.

d) Filtração - é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso.

QUESTÃO 05. Quais são os 3 estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.

Sólido, líquido e gasoso. Exemplos: sólido – gelo, madeira; líquido – suco, água; gasoso – vapor de água, ar atmosférico.

QUESTÃO 06. Descreva as seguintes mudanças de estados físicos:

a)    Solidificação – é a mudança física do estado líquido para o estado sólido.

b)    Fusão – é o processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido.

c)    Vaporização – é o processo de passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso.

d)    Condensação - é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido.

 

QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações abaixo e dê 2 exemplos de cada:

a)    Transformações físicas e químicas –

As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando a natureza da substância. Exemplo: Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.

 

Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início. Exemplo: A madeira queimada vira carvão.

 

b)    Transformações reversíveis e irreversíveis –

 

          Reversíveis é quando um material pode voltar a ser exatamente como era antes de ser transformado, ou seja, a transformação pode ser desfeita. Exemplo: água. Irreversíveis é quando os materiais após serem transformados não podem voltar ao seu aspecto inicial, não podem ser desfeitos. Exemplo: ovo cozido.

 

QUESTÃO 08. Classifique as transformações em física ou química e reversível ou não reversível.

 

a)    Abacaxi transformado em suco (abacaxi + água + açúcar batido no liquidificador)- Física / não reversível.

b)    Madeira transformada em carvão vegetal  e depois usado para fazer churrasco – Química / não reversível.

c)    Gelo derretendo – Física / Reversível

d)    Picolé que derreteu e virou suco – Física / Reversível

e)    Bolo assado – Química / Não reversível

f)     Ovo frito – Química / Não reversível

g)    Arroz cozido – Química / Não reversível

h)    Pastilha efervescente dentro de um copo com água – Química / Não reversível

i)     Apodrecimento de uma verdura – Química / Não reversível

j)     Ferrugem em uma porta – Química / Não reversível

k)    Dobradura em um papel - Física / Reversível

quinta-feira, novembro 11, 2021

REVISÃO SOBRE MISTURAS, TRANSFORMAÇÕES E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

                                                              


                                                                    REVISÃO

 

Responda as questões em seu caderno.

 

QUESTÃO 01. O que são misturas? E como elas podem ser classificadas?

QUESTÃO 02. Quais as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas?

QUESTÃO 03. Classifique as misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:

a)    Água e óleo –

b)    Chocolate –

c)    Água da torneira –

d)    Areia e água -

QUESTÃO 04. Explique o que são as seguintes separações de misturas:

a) Peneiração –

b) Evaporação-

c) Decantação –

d) Filtração -

QUESTÃO 05. Quais são os 3 estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.

QUESTÃO 06. Descreva as seguintes mudanças de estados físicos:

a)    Solidificação –

b)    Fusão –

c)    Vaporização –

d)    Condensação -

 

QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações abaixo e dê 2 exemplos de cada:

a)    Transformações físicas e químicas –

b)    Transformações reversíveis e irreversíveis -

 

QUESTÃO 08. Classifique as transformações em física ou química e reversível ou não reversível.

 

a)    Abacaxi transformado em suco (abacaxi + água + açúcar batido no liquidificador)-

b)    Madeira transformada em carvão vegetal  e depois usado para fazer churrasco –

c)    Gelo derretendo –

d)    Picolé que derreteu e virou suco –

e)    Bolo assado –

f)     Ovo frito –

g)    Arroz cozido –

h)    Pastilha efervescente dentro de um copo com água –

i)     Apodrecimento de uma verdura –

j)     Ferrugem em uma porta –

k)    Dobradura em um papel -