Justificativa
Quando uma criança ouve ou lê uma história, não só aprimora a linguagem, mas também amplia a sua visão de mundo. Objetivamos exercitar as múltiplas capacidades de compreensão do texto e a interpretação de imagens, estimular a criatividade, desenvolver a expressão oral e escrita.
Objetivo Geral:
Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos pedagógicos:
· Estimular a capacidade de observação da natureza e dos seres vivos;
· Exercitar a leitura;
· Instigar a criatividade dos alunos e trabalhar a expressão oral e escrita com a criação de histórias, de trabalhos manuais e elaboração de pesquisas;
· Valorizar a interdisciplinaridade;
· Despertar o senso crítico dos alunos, de modo que sua aprendizagem e seu comportamento estejam pautados na ética, no respeito às diferenças, para o desenvolvimento pleno do exercício da cidadania a que todos têm direito;
· Conhecer sobre animais domésticos e selvagens, vertebrados (e suas classificações) e invertebrados;
· Ampliar os conhecimentos geográficos sobre a África do Sul;
· Realizar diversas atividades artísticas e escritas que tenham como ponto partida os animais do livro e da África do Sul;
· Aprender que devemos cuidar e respeitar os animais para que eles não cheguem a ser extintos;
Etapas:
· Análise da capa, título e imagens do livro “Planeta Bicho”;
· Leitura do livro em sala de aula;
· Identificação dos animais que aparecem no texto;
· Exploração do que é um poema;
· Aula passeio ao Zoológico, com pesquisa de campo;
· Registros escritos, fotográficos e por desenho;
· Criação de caixas mágicas para exposição na Jornada Científica;
· Elaboração de textos coletivos e em grupos;
· Criação de animais com sucata;
· Confecção de cartazes;
· Pesquisas sobre os animais do livro e da África do Sul, além de outras pesquisas pertinentes à temática;
Atividades:
- · Apresentar e analisar a capa do livro, mostrando e lendo o nome do autor e o título. Citar o nome do ilustrador. Propor aos alunos que comentem a ilustração da capa.
- · Colocar em debate o título “Planeta Bicho” – Por que esse título? Do que trata?
- · Solicitar aos alunos que folheiem o livro e que observem as ilustrações. Pedir que identifiquem os animais presentes nelas.
- · Pedir que observem como é o ambiente onde os animais habitam, retratados nas ilustrações.
- · Propor a leitura coletiva do livro. Perguntar o que entenderam da história. Pedir que identifiquem o tipo textual, fazer as intervenções necessárias sobre o que é um poema, se possui rima ou não, organização dos versos e das estrofes, etc;
- · Sortear os animais (18 animais) que aparecem no texto para que criem uma história sobre o animal sorteado: sua vida, seus hábitos, sua família, sua casa. Na verdade os alunos vão criar outra história a partir da que é contada no livro.
- · Em trios, os alunos deverão fazer no canson o reconto do poema sobre animal que será definido (reescrever o poema e a ilustração);
- · Ainda sobre o animal definido para cada trio, eles deverão fazer uma pesquisa o animal (eles farão a pesquisa individualmente, em casa, e devem trazer para a sala para a formatação de uma única pesquisa que irá ser exposta na Jornada Científica). Na pesquisa deverá constar: nome do animal, quantas patas possui, cobertura da asa, habitat natural, como se locomove, países onde podemos encontrar na natureza, alimentação, se é um animal selvagem ou doméstico, a que classe pertence (vertebrados ou invertebrados, se for vertebrados classificar se é mamífero, réptil, anfíbio, ave ou peixe), ao final deverá trazer figuras e/ou desenhar;
- · Fazer um passeio ao Zoológico de Brasília, para fazer uma pesquisa de campo sobre os animais que vimos no livro “Planeta Bicho” e os animais da África;
- · Na pesquisa de campo os alunos receberão uma ficha que deverá ser preenchido com que será visto ou que investigará no Zoológico;
- · Registro fotográfico dos animais que aparecem no livro e que são originários da África do Sul, para a montagem de um mural na Jornada Científica/ Chocolate com letrinhas;
- · Texto coletivo de cada turma “Nosso safári ao Zoológico de Brasília.
- · O tema deste ano para a Jornada Científica será África do Sul, mas faremos dentre várias atividades uma conexão entre o livro Planeta Bicho e os animais existentes na África do Sul, por isso as pesquisas e o passeio ao Zoológico;
- · Pesquisa sobre o animal da África do Sul que será definido para cada trio de alunos; (animais para o sorteio: elefante, leão, girafa, búfalo, leopardo, rinoceronte, hipopótamos, zebra, baleia, tubarões brancos, golfinhos, cobras, insetos, chimpanzés e gorilas, hienas, cães selvagens, raposa e raposa africana, chacal, guepardo, flamingos rosas, tigre africano, impala, gato dourado, urso formigueiro, javali, lagarto africano, kudu, lagosta africana, ave africana jurong, águia africana, Ave Bufaga de Bico Amarelo, Uganda).
- · Elaboração de um poema ou poesia sobre o animal africano;
- · Construção de um mini safári com pequenos animais e plantas artificiais criados com sucata, balão, jornal, etc.;
- · Criação das caixas mágicas para a exposição dos poemas e pesquisas sobre os animais do livro e da África do Sul;
- · Em Matemática, trabalhar tabelas e gráficos sobre dados sobre os animais estudados, apresentar situações-problemas simples sobre a temática que estimulem o raciocínio lógico da criança. Elaboração de perguntas sobre os animais da África do Sul e sobre os animais que aparecem no livro;
- · Em História, informar aos alunos que alguns destes animais estudados tiveram grande importância na história de determinados povos. Pedir uma pesquisa sobre o papel simbólico ou real que alguns animais têm ou tiveram em determinadas sociedades;
- · Em Geografia, identificar onde se localiza a África do Sul no mapa-múndi, em qual continente está localizado, a distância dele para o nosso país, as características da savana (vegetação típica da África do Sul onde, geralmente, encontramos os animais estudados), fazer uma breve relação da savana com o nosso cerrado (vegetação típica do DF).
- · Trabalhar também a questão da água na África do Sul e frisar a questão da necessidade básica da água na vida dos animais e das pessoas, preservação da água (campanha da ONU e UNESCO que instituiu o ano de Cooperação da Água).
- · Faremos um trabalho paralelo para a Mostra Cultural sobre a África do Sul: conhecer melhor o país (pesquisar sobre aspectos gerais do país – economia, cultura, moeda, língua, população, mapa, bandeira,
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
- Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
- Envolvimento nas tarefas;
- Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
- Desenvolvimento da escrita e leitura;
Culminância do Projeto:
· Exposição dos materiais confeccionados na Mostra Cultural e Literária
FFotos dos trabalhos produzidos pelos alunos e expostos na Mostra Cultural e Literária:
Nenhum comentário:
Postar um comentário