sábado, abril 20, 2019

Carta pessoal (gênero textual)


A carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizado na comunicação com amigos, parentes, namoradas(os) ou com cônjuges. Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial.

Características

As principais características da carta pessoal é:

Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor)

Uso de linguagem formal ou informal

Texto de ordem sentimental e subjetiva

Texto geralmente breve

Escritos na primeira pessoa do singular

Tema livre (seja fatos do cotidiano, acontecimentos)

Estrutura

Dependendo da proximidade entre o destinatário e o remetente, as cartas pessoais não seguem uma estrutura padrão. No entanto, vale lembrar que como gênero epistolar ela apresenta uma estrutura básica:

Local e Data: são colocados acima de qualquer informação.

Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.).

Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.

Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço”

Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

Exemplos




Exemplo 2:


Brasília, 20 de abril de 2019

Querido amigo...............(o nome da pessoa para a qual é destinada a carta)

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez!

Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa.

Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias.

Um forte abraço...
.........................(assinatura da pessoa que enviou a carta)



Envelope


Outro detalhe importante é que a carta, sendo um instrumento de comunicação, a qual é enviada pelo correio, precisa ser devidamente preenchida, em se tratando do envelope que a conduzirá até ao destinatário. Para tanto, temos que a frente se constitui do nome completo e endereço, inclusive o CEP, do destinatário (a pessoa para a qual ela é enviada), e no verso coloca-se o nome do remetente (a pessoa que a envia), também não se esquecendo dos dados retratados de forma completa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário