O Mistério das Sombras Perdidas
Empolgadíssimos, os amigos procuram a professora Giselle, que lhes propõe um desafio: registrar o tamanho e a direção das sombras ao longo do dia e tentar encontrar uma explicação para a mudança.
Com um caderno e uma fita métrica, Lucas e Sofia marcam no chão as sombras de um poste e de uma árvore em diferentes horários. Eles percebem que, pela manhã e à tarde, as sombras eram longas, mas ao meio-dia quase desapareciam!
Após algumas pesquisas na escola, os amigos aprendem sobre a relação entre a posição do Sol e o tamanho das sombras. Descobrem que, ao meio-dia, quando o Sol está no ponto mais alto do céu, as sombras ficam menores ou até inexistentes, pois a luz incide diretamente sobre os objetos.
Na aula seguinte, Lucas e Sofia apresentam seus registros para a turma e explicam como a posição do Sol afeta as sombras. A professora os parabeniza e propõe um experimento coletivo: todos desenhariam suas sombras ao longo do dia para comparar os resultados.
A experiência mostrou, na prática, como a ciência pode ser divertida e como a observação do dia a dia pode levar a grandes descobertas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário