quarta-feira, maio 15, 2019

Tabuada do 9 : atividade de sistematização


Pasta Projeto Literário (3º ano)





Molde:



Atividades do dia 15/05 ( 4º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


- Língua Portuguesa :

* Cópia no caderno de Geografia (atividade avaliativa de Geografia valendo 0,4 que servirá também como material de estudo para a avaliação da OBA)

*  Ortografia: ditado ortográfico de palavras com LH/ LI (caderno)

-  Matemática :

*Correção coletiva do dever de casa

- Ciências

* Relações alimentares págs. 68 e 69

Dever de casa:


* Ficha de Português

*Livro de Ciências págs. 70 e 71 (responder a questão 3 no caderno);

*Caderno de Geografia (pesquisa avaliativa valendo 0,4 - entregar até o dia 20/04)

Atividades do dia 15/05 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


- História

* Confecção de lembrancinha para a homenagem ao Dia das Mães


- Língua Portuguesa:

*  Ortografia: palavras com S e SS - Gramática págs. 134 a 136 (finalização e correção);

* Ortografia: QUA/QUE/QUI (análise)


-  Matemática :

*Sistema monetário e multiplicação - atividade no caderno

*Correção individual com intervenções.

Dever de casa:


* Gramática págs. 111 e 112;

*  Livro de Educação Financeira págs. 14, 16 e 17.


RECADINHO AOS PAIS:

*  Bilhete reforçando que o dia do brinquedo é na sexta-feira.

Atividade de Matemática (Sistema monetário e multiplicação) - 3º ano

Atividades

1- Escreva os valores por extenso:

a) R$ 231,10 -

b) R$ 57,25-

c) R$ 6,88 -

d) R$ 16,99 -

2 - Escreva os valores corretos:

a) Cento e doze reais e dezoito centavos

R$______________

b)Quinhentos e cinquenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos

R$ _______________

c) Dez reais e cinco centavos

R$ _______________

d) Dois reais e vinte e dois centavos

R$ _______________

3- Complete as tabuadas

a) Tabuada do 2:
1 x 2=
2 x 2 =
3 x 2 =
4 x 2 =
5 x 2 =
6 x 2 =
7 x 2 =
8 x 2 =
9 x 2 =
10 x 2 =

b) Tabuada do 3:

1 x 3=
2 x 3=
3 x 3=
4 x 3 =
5 x 3 =
6 x 3 =
7 x 3 =
8 x 3 =
9 x 3 =
10 x 3 =


c) Tabuada do 4:

1 x 4=
2 x 4=
3 x 4=
4 x 4 =
5 x 4 =
6 x 4 =
7 x 4 =
8 x 4 =
9 x 4 =
10 x 4 =


d) Tabuada do 5:

1 x 5=
2 x 5=
3 x 5=
4 x 5 =
5 x 5 =
6 x 5 =
7 x 5 =
8 x 5 =
9 x 5 =
10 x 5 =

terça-feira, maio 14, 2019

Apostila preparatória para a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (4º ano)

Olá, galerinha do 4º ano!!!



No site do colégio vocês encontram a apostila preparatória (feita pelo professor Eduardo) para a prova que ocorrerá no dia 17/05.

Outra dica é entrar no site http://www.oba.org.br para ver o material disponível: são vídeos preparatórios, provas, cartazes e outros materiais legais. Não deixem de conferir!!


CLIQUE AQUI para baixar sua apostila preparatóriaa


Roteiro de trabalho sobre ecossistemas (4º ano)

                       
TRABALHO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS
2º TRIMESTRE




E O trabalho será individual.
E Tema: Ecossistemas
E O trabalho deverá ser entregue e apresentado no dia 24 de maio de 2019.
E Valor: 0,8 pontos
E O trabalho será composto pelas seguintes etapas:
·           Maquete:  representando um ecossistema (0,3 pontos)
·           Trabalho escrito: mini cartaz explicativo (0,3 pontos)
·           Apresentação oral para a turma. (0,2 pontos)

EO trabalho  escrito (mini cartaz) deve ser realizado conforme indicações abaixo:

·           Tipo de papel – Canson A4 ou A3 (entregue pela sua professora)
·           Escrita – manuscrito (capriche na caligrafia, tenha cuidado com os erros ortográficos, use régua para alinhar a escrita do conteúdo pesquisado).
·           Colar imagens ou desenhar (no caso de desenho o mesmo deve ser feito com bastante capricho e bem pintado). Use a sua criatividade!
·           Na identificação deve constar: 
Nome do Colégio, título do trabalho, nome do aluno, série e turma
Desenvolvimento: escolha qual ecossistema você quer pesquisar, como por exemplo: oceano, cerrado, floresta amazônica, deserto, floresta tropical, montanhas, mangues ou outro que lhe interesse;
·           Pesquisar e escrever no cartaz (resumidamente) sobre o ecossistema escolhido, qual os seres vivos que habitam esse ecossistema. Atenção para a organização e capricho do seu trabalho!
·           Representar a parte escrita com colagem de imagens ou desenhos (feitos com capricho e bem coloridos).

E Confecção da maquete representando um ecossistema:
· Selecione qual ecossistema você quer demonstrar na sua maquete;
· Cubra o exterior e o interior de uma caixa de sapatos com papel colorido ou pinte com tinta guache. Escolha uma cor que combine com o seu ecossistema, como o verde para uma floresta, azul para o oceano ou marrom para o deserto.
· Corte e cole figuras apropriadas da vida vegetal de revistas, desenhe suas próprias figuras em papel comum, modele com massinha, use galhos ou o material da sua escolha.
· Selecione animais que você deseja exibir na maquete e que sejam nativos do ecossistema. Recorte fotos de revistas ou use pequenas figuras de animais de plástico. Fixe-os na sua maquete.
· Suspenda os animais que voam ou nadam com um pedaço de linha.
· Adicione uma textura na maquete com objetos tridimensionais como conchas, cascas, folhas ou pedras.
·           Não esqueça de fixar uma identificação na parte externa da caixa de sapato.
·           Veja alguns modelos:









EA apresentação oral:
·           O(A) aluno (a) deverá relatar oralmente para a turma:
v  Tipo de ecossistema escolhido, quais seres vivos vivem nele;
v  Fale também sobre a importância da preservação de ecossistema.
v  Material utilizado para a confecção da maquete e como foi o momento dessa produção.

Capriche na produção do seu trabalho!
Abraços,
                                                             Sua professora

Atividades do dia 14/05 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


- Ciências

* Confecção de lembrança para o Dia das Mães

-  Inglês :

- Língua Portuguesa:

*  Ortografia: palavras com S/ SS - Gramática págs. 134 e 135.


-  Religião



Dever de casa:


* Livro de Português págs. 80 a 83

Atividades do dia 14/05 ( 4º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


- Língua Portuguesa:

*  Substantivo simples e composto - Gramática págs. 130 a 132;

* Correção do dever de casa - Gramática pág. 142


-  Matemática :

*Multiplicação com 2 números no multiplicador ( tira-dúvidas)

*Correção coletiva do dever de casa.

Dever de casa:


* Gramática págs. 137 a 139

*  Livro de História págs. 52 e 53.

segunda-feira, maio 13, 2019

Programação da Homenagem ao Dia das Mães

No dia 18/05 será no homenagem ao Dia das Mães no Colégio Dom Bosco. Segue abaixo as atividade previstas para esse dia:


Atividades do dia 13/05 ( 3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:


- Educação Física

-  Biblioteca :

* Projeto literário (empréstimo de livros)



- Língua Portuguesa:

*  Confecção de lembrancinha para o Dia das Mães


-  Matemática :

*Tabuada


Dever de casa:


* Sem dever de casa

Mural em homenagem ao Dia das Mães



sexta-feira, maio 03, 2019

Semana de avaliações (3º e 4º ano) - 03/05 - Avaliações de Matemática e Ciências



As avaliações de hoje são :
  • 3º ano: Matemática
  • 4º ano : Ciências


Observações:

Turma do 3º ano 

A avaliação será aplicada no 1º horário: tomem um café da manhã reforçado bem e cheguem no horário!


Conteúdos que serão cobrados:

- Sistema de numeração decimal;
- Valor absoluto e valor posicional;
- Composição e decomposição de numerais;
- Escrita dos numerais (números por extenso);
-Adição e subtração;
- Situações- problema;
-Medida de capacidade (litro e ml);
-Sistema monetário;
-Números ordinais.
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 9 a 47, 66 a 72.


Turma do 4º ano 

A avaliação será aplicada no 1º horário, portanto almocem direitinha e cheguem no horário!

Conteúdos que serão cobrados:

Livro de Ciências: Unidade 1
Leitura e interpretação de texto.



quinta-feira, maio 02, 2019

Semana de avaliações (3º e 4º ano) - 02/05 - Avaliações de Inglês e de Geografia

As avaliações de hoje são :
  • 3º ano: Inglês
  • 4º ano : Geografia


Observações:

Turma do 3º ano 

A avaliação não tem um horário programado, mas poderá ser aplicada no 1º horário: tomem um café da manhã reforçado bem e cheguem no horário!


Conteúdos que serão cobrados:

-Capítulos 2 e 3
Vocabulário
Diálogo das unidades
Greetings

Turma do 4º ano 

A avaliação será aplicada  no 1º horário: almocem bem e cheguem no horário!

Conteúdos que serão cobrados:

·  Livro de Geografia: Unidade 1;
·  Livro do DF: Unidade 1;
·  Leitura e interpretação de texto.