segunda-feira, janeiro 13, 2020

Frases de boas-vindas aos alunos




"Mais um ano que começa, seja bem vindo a sua Escola."


"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."


"A escola é sua segunda casa, respeite-a! Estamos de braços abertos para recebe-los!"


"Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável."


"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."


"Escola, local onde os amigos se encontram."


"Juntos formamos uma equipe dinâmica."


"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."


"Aluno, seja bem vindo a extensão de sua casa, seja bem vindo a escola, local de crescimento, como indivíduo e cidadão." ( Luis Alves)



"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação."


"A educação é o primeiro passo para um futuro melhor."


"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."


"Todos possuímos capacidade de melhorar."


"O esforço é necessário para se obter o sucesso."


"A coragem e a determinação são nossas companheiras."


"Aprender é um direito e um dever do aluno."


"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."


"A escola é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."


"Estudante, seja bem vindo a uma nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxilia-lo numa jornada rumo ao aprendizado e conhecimento." ( Luis Alves)


"Aprender é um direito e um dever do aluno."


"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)








Boa semana para nós!!



Dinâmica de volta às aulas

Dinâmica de volta às aulas, que fizemos no ano passado, com várias perguntas e respostas sobre as férias: foi muito divertido!! Eles se divertiram bastante!!! Superou minhas expectativas.




Essa dinâmica foi inspirada no perfil do Instagram @criarrecriarensinar . Baixei as perguntinhas que estão disponíveis no blog dela http://profrafaelak.blogspot.com/

Imprimi no Canson 180g, recortei e coloquei dentro de envelopes coloridos e numerados.

Recadinho de volta às aulas

Olá!

Esses foram os recadinhos lindos que coloquei na agendas dos meus alunos do 3º e 4º anos. Junto com o recadinho coloquei um chocolate Bis que eles adoram.


Esses recadinhos fofos eu baixei no site https://www.papodaprofessoradenise.com.br 

Imprimi os recadinhos no papel Romitec Lummi que tem essas cores lindas.


O que faz o bom aluno


Grade de horários para ajudar a criançada na organização

Olá!!!

Achei alguns modelos de grade horária e trouxe aqui para compartilhar com vocês para  ajudá-los a ensinar as crianças a organizar os materiais das aulas.
É muito simples: clique na imagem escolhida, salve em seu computador e imprima. Peça para as crianças preencherem com os horários de aula (isso ajuda no senso de responsabilidade e na autonomia), recorte e cole onde preferir.






domingo, novembro 17, 2019

Avaliações do dia 18/11


BOM DIA!!!

As avaliações de amanhã serão de:

- 3º ano:  Língua Portuguesa

- 4º ano:  Língua Portuguesa


Recadinho para os alunos do 3º ano:

A avaliação será aplicada no 1º horário, após uma sessão de tira-dúvidas: tomem um café da manhã reforçado e cheguem no horário!

O conteúdo que será cobrado:

- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.


Recadinho para os alunos do 4º ano:

A avaliação será aplicada após o recreio, teremos uma sessão de tira-dúvidas ou gincana de revisão no 1º horário, almocem bem e cheguem no horário.

O conteúdo que será cobrado:


·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)

Estudar pela Gramática e caderno. O livro trimestral, que vocês já leram recentemente, também será cobrado nessa avaliação.

segunda-feira, novembro 11, 2019

Semana de avaliações - 4º ano



CONTEÚDOS E CALENDÁRIO

AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS– 3º TRIMESTRE /2019

4º ANO – Ensino Fundamental I







Avaliação do dia: 18/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Português
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)
Fonte de estudo: Gramática e caderno de português
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina – Redação

·  Gênero Textual – Narrativa
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Ficha de redação.
Avaliação do dia: 21/11/2019 (Quinta-feira)
Disciplina – Ciências
· Livro de Ciências: Unidades 3 e 4 (págs. 108 a 147)
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livro de Ciências.
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Sexta-feira)
Disciplina – Geografia
·  Livro de Geografia: Unidades 4 (págs. 132 a 152)
·  Livro do DF: págs. 210 a 218.
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do Distrito Federal.

Avaliação do dia: 25/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Matemática
· Unidades 2, 6 a 8 (até a página 257)
· Situações-problema envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática

Avaliação do dia: 27/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina - História
·  Livro de História: Unidade 4 ( págs. 112 a 135)
·  Livro do DF: Págs. 100 a 106
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal


Semana de avaliações - 3º ano


CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS

3º TRIMESTRE/2019

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
18/11
(segunda-feira)

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.
19/11
(terça-feira)
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
 - Alimentação e corpo humano
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 118 a 158
22/11
(sexta-feira)

MATEMÁTICA
-Adição, subtração, multiplicação e divisão (cálculos e situações- problema);
-Sistema monetário;
- Sistema de medidas ( capacidade: litro e ml / massa: Kg e gramas / comprimento: Km, metro e cm)
-Geometria (sólidos geométricos e figuras planas)
- Simetria
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 29 a 39, 52 a 60, 69 a 72 a 82, 86 a 90, 114 a 120, 129 a 133, 141, 150 a 160, 165 a 167, 182 a 188, 204 a 210, 230 a 237, 239 a 253.



terça-feira, outubro 01, 2019

Atividades do dia 01/10 (3º ano)

Olá!!!

Na aula de hoje estudamos os conteúdos e atividades a seguir:

* Ciências:

- Vídeo sobre o que são as políticas públicas (vídeo e debate sobre o assunto);

-Caderno de CHN (resumo e atividade para casa)


* Português:

-Capa de revista - Livro de Português págs. 196 a 199;

-Dois-pontos e travessão  - Livro de Português págs. 229.


Dever de casa:

- Caderno de CHN

Recadinho aos pais:

-Bilhete sobre a nova proposta de escola para 2020 (Reunião para a apresentação da proposta no dia 03/10 às 19 h)

Políticas públicas sobre o Meio Ambiente (resumo e atividade para casa) - 3º ano


Resumo para copiar no caderno de CHN.

Políticas públicas sobre o Meio Ambiente

·         O que são políticas públicas?

São conjuntos de programas, projetos, ações e atividades desenvolvidas pelo governo, com participação de órgãos públicos, empresas e da sociedade. Tem o objetivo de assegurar determinado direito de cidadania, ou seja, correspondem a direitos previstos na Constituição.

·         Qual será o tema da Jornada Científica do 3º ano?

Neste ano os alunos do 3º ano pesquisarão e apresentarão sobre políticas públicas para o Meio Ambiente.

·         O que são as políticas públicas ambientais?

É o conjunto de atividades e procedimentos com o objetivo de alcançar meios para proteger o meio ambiente e conservar a natureza.
Para atingir esses objetivos existem programas ligados à preservação e conservação do Meio Ambiente, à avaliação da qualidade da água e a fiscalização do uso de recursos naturais.

Pesquisa para casa

1-      Pesquise uma política pública ou projeto sobre a preservação ou conservação do Meio Ambiente. Escreva , resumidamente, sobre o que você pesquisou.