segunda-feira, janeiro 13, 2020

Organização da rotina dos filhos



Olá!

Hoje trouxe para compartilhar com vocês algumas orientações e dicas de como organizar a rotina dos seus filhos.

A primeira dica é: Seja exemplo!!!

Crie uma rotina que seja de fácil manutenção e que sirva para todos da família, não pode ser só para os filhos. Os pais são os espelhos dos filhos.
A organização tem que acontecer com os pais e quem mais residir na casa, afinal as crianças vão ser apresentadas a um universo novo, com cara de “ditadura das regras” e que com certeza, num primeiro momento não vai agradar ou ser atrativo.
Mostre aos seus filhos que vocês também seguem uma sequência de ações: acordam, vão trabalhar, limpam a casa, estudam, fazem as refeições, saem para as compras, dormem, tomam banho, enfim, exatamente como será proposto para eles.
Trazer este entendimento, de que a rotina é válida para todo mundo, é positivo para que comecem a entender a divisão de tarefas ao longo do dia.
E lembre-se de sempre deixar um espaço para o tempo livre, para escolherem o que fazer.
É importante que exemplifique os deveres e também os direitos, as conquistas que fazem parte da rotina, como brincar, passear.
Montar uma rotina é incluir tudo que envolve a vida das crianças naquelas 24 horas. Inclua seus filhos na montagem do planejamento da rotina. Montar com eles a lista do que fazem ao longo do dia é essencial para o sucesso da organização. E nesse momento, aproveite para explicar porque alguns itens fazem parte da rotina.
Recomendo que faça uma lista específica para cada filho.
No início, às vezes, pode ser difícil, mas no futuro você verá o quanto foi importante criar essa rotina. Ensine o caminho, mostre que é importante que cumpram as obrigações, estar ali acompanhando é importante para que a mudança aconteça de forma significativa. E lembre-se: sem a neurose de transformar sua casa numa academia militar.

Benefícios

A organização a otimização do tempo e cria maturidade nas crianças. Quando a organização faz parte da rotina das crianças, começamos a entender mais sobre o que cada atividade exige em questão de tempo, presença e disponibilidade.

E isto gera outro benefício: a otimização do tempo, pois sabendo quanto se gasta em determinada atividade ou quanto tempo deixar o filho jogar videogame ou ficar vendo TV, por exemplo, faz com que a gente priorize ou reveja conceitos (como o controle maior do tempo que ele passa jogando o tal jogo).

A organização da rotina reflete na melhora da convivência

Afinal se tudo está seguindo um plano estruturado, a mãe não precisa ficar gritando a cada 5 minutos para ir fazer a lição de casa ou ir tomar banho.

Mudanças significativas são visíveis nas crianças

Crianças amam saber o que acontecerá. E a rotina traz conforto e segurança pelo fato de já saberem o que vai acontecer, do que vem em seguida. Não é à toa que assistem várias vezes o mesmo desenho ou escutam a mesma música diversas vezes. E com uma rotina que se repete todos os dias é a mesma coisa.
E a criança inserida no contexto da rotina que ela mesma ajudou a criar para si, segura de cada passo que está estabelecendo, percebemos mudanças positivas, como autonomia, responsabilidade, envolvimento, independência e reconhecimento.

Vamos então organizar a rotina dos pequenos?
Para lhe auxiliar a criar um quadro de rotina para seu filho, trouxe aqui algumas plaquinhas prontinha para impressão que achei na internet e outras que você poderá preencher. 
Dica: imprima em papel mais grossinho, como o Canson e depois plastifique com papel contact, pois vai durar por muito mais tempo.
Fonte: pitadinhasmaternas.com.br






Espero que o post tenha sido útil!
Abraços,


Frases de boas-vindas aos alunos




"Mais um ano que começa, seja bem vindo a sua Escola."


"Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença."


"A escola é sua segunda casa, respeite-a! Estamos de braços abertos para recebe-los!"


"Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável."


"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."


"Escola, local onde os amigos se encontram."


"Juntos formamos uma equipe dinâmica."


"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."


"Aluno, seja bem vindo a extensão de sua casa, seja bem vindo a escola, local de crescimento, como indivíduo e cidadão." ( Luis Alves)



"Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação."


"A educação é o primeiro passo para um futuro melhor."


"A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser."


"Todos possuímos capacidade de melhorar."


"O esforço é necessário para se obter o sucesso."


"A coragem e a determinação são nossas companheiras."


"Aprender é um direito e um dever do aluno."


"Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo."


"A escola é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."


"Estudante, seja bem vindo a uma nova etapa de sua formação, aqui estamos para auxilia-lo numa jornada rumo ao aprendizado e conhecimento." ( Luis Alves)


"Aprender é um direito e um dever do aluno."


"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein)








Boa semana para nós!!



Dinâmica de volta às aulas

Dinâmica de volta às aulas, que fizemos no ano passado, com várias perguntas e respostas sobre as férias: foi muito divertido!! Eles se divertiram bastante!!! Superou minhas expectativas.




Essa dinâmica foi inspirada no perfil do Instagram @criarrecriarensinar . Baixei as perguntinhas que estão disponíveis no blog dela http://profrafaelak.blogspot.com/

Imprimi no Canson 180g, recortei e coloquei dentro de envelopes coloridos e numerados.

Recadinho de volta às aulas

Olá!

Esses foram os recadinhos lindos que coloquei na agendas dos meus alunos do 3º e 4º anos. Junto com o recadinho coloquei um chocolate Bis que eles adoram.


Esses recadinhos fofos eu baixei no site https://www.papodaprofessoradenise.com.br 

Imprimi os recadinhos no papel Romitec Lummi que tem essas cores lindas.


O que faz o bom aluno


Grade de horários para ajudar a criançada na organização

Olá!!!

Achei alguns modelos de grade horária e trouxe aqui para compartilhar com vocês para  ajudá-los a ensinar as crianças a organizar os materiais das aulas.
É muito simples: clique na imagem escolhida, salve em seu computador e imprima. Peça para as crianças preencherem com os horários de aula (isso ajuda no senso de responsabilidade e na autonomia), recorte e cole onde preferir.






domingo, novembro 17, 2019

Avaliações do dia 18/11


BOM DIA!!!

As avaliações de amanhã serão de:

- 3º ano:  Língua Portuguesa

- 4º ano:  Língua Portuguesa


Recadinho para os alunos do 3º ano:

A avaliação será aplicada no 1º horário, após uma sessão de tira-dúvidas: tomem um café da manhã reforçado e cheguem no horário!

O conteúdo que será cobrado:

- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.


Recadinho para os alunos do 4º ano:

A avaliação será aplicada após o recreio, teremos uma sessão de tira-dúvidas ou gincana de revisão no 1º horário, almocem bem e cheguem no horário.

O conteúdo que será cobrado:


·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)

Estudar pela Gramática e caderno. O livro trimestral, que vocês já leram recentemente, também será cobrado nessa avaliação.

segunda-feira, novembro 11, 2019

Semana de avaliações - 4º ano



CONTEÚDOS E CALENDÁRIO

AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS– 3º TRIMESTRE /2019

4º ANO – Ensino Fundamental I







Avaliação do dia: 18/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Português
·  Leitura e interpretação de texto.
·  Parágrafo.
·  Uso da letra maiúscula.
·  Gramática:
ü Unidades 20 a 27;
·  Ortografia: AZ, EZ, IZ, OZ,UZ (págs. 253 a 255);    AM/ÃO (págs. 272 e 273); C,Ç,S (págs. 281 a 283); Pôr e por (págs. 288 e 289)
Fonte de estudo: Gramática e caderno de português
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina – Redação

·  Gênero Textual – Narrativa
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Ficha de redação.
Avaliação do dia: 21/11/2019 (Quinta-feira)
Disciplina – Ciências
· Livro de Ciências: Unidades 3 e 4 (págs. 108 a 147)
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livro de Ciências.
Avaliação do dia: 22/11/2019 (Sexta-feira)
Disciplina – Geografia
·  Livro de Geografia: Unidades 4 (págs. 132 a 152)
·  Livro do DF: págs. 210 a 218.
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno e livros de Geografia e do Distrito Federal.

Avaliação do dia: 25/11/2019 (Segunda-feira)
Disciplina – Matemática
· Unidades 2, 6 a 8 (até a página 257)
· Situações-problema envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Livro e caderno de Matemática

Avaliação do dia: 27/11/2019 (Quarta-feira)
Disciplina - História
·  Livro de História: Unidade 4 ( págs. 112 a 135)
·  Livro do DF: Págs. 100 a 106
·  Leitura e interpretação de texto.

Fonte de estudo: Caderno de História e livros de História e do Distrito Federal


Semana de avaliações - 3º ano


CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS

3º TRIMESTRE/2019

DATA
DISCIPLINA
CONTEÚDOS
18/11
(segunda-feira)

PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto;
-Respostas completas e uso da letra maiúscula;
-Pontuação: vírgula, dois-pontos, travessão, ponto final, exclamação e interrogação;
- Substantivos (gênero, número e grau)
- Substantivos comum, próprio e coletivos
-Artigos
- Adjetivo
-Verbo e tempos verbais
-Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
-Numeral
-Sujeito e predicado
- Ortografia: ANS, ENS, INS, NOS, UNS/ Consoante muda/ O e OU  
Estudar através do caderno e da Gramática págs. 70 a  109, 120 a 170, 181 a 191, 196 a 228.
19/11
(terça-feira)
CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA
 - Alimentação e corpo humano
Estudar através do caderno e livro de Ciências Humanas e da Natureza p. 118 a 158
22/11
(sexta-feira)

MATEMÁTICA
-Adição, subtração, multiplicação e divisão (cálculos e situações- problema);
-Sistema monetário;
- Sistema de medidas ( capacidade: litro e ml / massa: Kg e gramas / comprimento: Km, metro e cm)
-Geometria (sólidos geométricos e figuras planas)
- Simetria
Estudar através do caderno e livro de Matemática págs. 29 a 39, 52 a 60, 69 a 72 a 82, 86 a 90, 114 a 120, 129 a 133, 141, 150 a 160, 165 a 167, 182 a 188, 204 a 210, 230 a 237, 239 a 253.