Sugestão de roleta on-line:
É muito fácil de editar e usar!
Site: https://www.classtools.net/random-name-picker/19_j4T3gf
Sugestão de roleta on-line:
É muito fácil de editar e usar!
Site: https://www.classtools.net/random-name-picker/19_j4T3gf
-- Correção da tarefa de casa – Livro de História página 70;
- Vídeos complementares:
A história do calendário:
Tipos de calendários:
https://www.youtube.com/watch?v=r-pFGByJcJg
https://www.youtube.com/watch?v=YaWwSfby3FQ&t=122s
- Para sistematizar os diferentes tipos de calendários realizar a leitura e atividades propostas na página 71.
Ao longo dos tempos, em diversos locais do mundo, as sociedades humanas buscavam, de alguma forma registrar a passagem do tempo. Tanto as atividades corriqueiras, como as práticas agrícolas e as necessidades básicas de subsistência, quanto as atividades religiosas, geralmente, demandavam um organizador temporal. Em outras palavras, era preciso saber o momento de plantar e de colher, e o devido tempo para as práticas religiosas. Para isso a as sociedades encontraram soluções variadas e acabaram por instituir modelos de mensuração da passagem do tempo, por isso o surgimento dos diversos calendários conhecidos atualmente.
No Brasil, predomina o uso do calendário solar gregoriano, que orienta a cronologia oficial brasileira. Entretanto, deve-se considerar os calendários Juliano e Chinês também podem ser utilizado pelas comunidades ortodoxas e pelos grupos chineses que residem no Brasil.
- Como os historiadores organizam o tempo na história – leitura e atividades das páginas 72 a 74.
Quiz para o final da aula sobre tempo cronológico:
https://quizizz.com/join/quiz/60aa686bf43226001b1ad1dc/start?studentShare=true
Tarefa de casa: Livro de História páginas 75, 161 e 162
- Conversa sobre os cuidados com a higiene e da importância de não compartilhar objetos de uso pessoal, como por exemplo a toalha.
- Conversar sobre algumas doenças provocadas por fungos;
- Fazer a leitura do infográfico da página 58.
-Conversa e leitura do texto de como prevenir a micose – página 59.
-Questionar a turma sobre quem tem o hábito de fazer o que indica o texto.
-Conversa sobre fungos em plantas -Analisar imagens de fungos em plantas
-E os animais também podem ter micoses? Realizar a leitura do texto informativo “Micose nas rãs” – página 60.
- No segundo momento, conversa sobre a importância econômica dos fungos. Qual seria a importância dos fungos tanto economicamente quanto para o meio ambiente?
- Analisar a imagens e informações que aparecem na página 61. Ver outras imagens do uso de fungos na alimentação.
-Para sistematizar realizar as questões das páginas 62 e 63.
Tarefa de casa: caderno de Ciências (copiar as questões do Moodle no caderno e responder)
Escola:
Brasília, 19 de maio de 2021
Fungos - Tarefa de casa
1- Os fungos são importantes em várias áreas e contribuem para a vida humana de diversas formas. Analise as afirmações abaixo e marque apenas as frases corretas.
- Iniciar a aula assistindo ao vídeo do poema “O Relógio “ de Vinícius de Moraes:
https://www.youtube.com/watch?v=4szJqFbLEnE
- No caderno, fazer as questões sobre o poema
Escola :
Brasília, ___ de maio de 2021
Tempo
1- Após assistir ao vídeo sobre o poema “O relógio”, responda às perguntas.
a) Qual o marcador de tempo que a poesia se refere?
b) Você utiliza esse marcador de tempo no seu cotidiano? Qual a importância dele?
c) Quais palavras da poesia podem ser associadas à passagem do tempo? Cite três
- Analisar a imagem introdutória 64 e 65.Mostrar diferentes imagens de relógios e marcadores de tempo.
-Conversa sobre o tema: Quanto tempo o tempo tem?
- Leitura e atividades sobre calendário e as referências de tempo – Páginas 66 a 69, usar o material complementar da página 185.
Tarefa de casa: Livro de História página 70.
-Correção do dever de casa:
apresentação da cadeia alimentar da página 32, corrigir também as páginas 147 e
148
- Retornar o assunto sobre a
extinção de um dos participantes da cadeia alimentar, relembrando que toda uma cadeia
pode ser prejudicada. Pergunte o que poderia acontecer se os decompositores não
fizessem parte dessa cadeia. Observe as respostas dos alunos, usando-as para
fazer correções ou complementos à medida que eles realizarem a leitura
compartilhada da página 34;
-Mostrar imagens de
decompositores no slide e de alimentos estragados apresentando fungos e
bolores;
-Realizar a experiência da
decomposição – conforme orientações na página 35. Essa experiência ocorrerá
progressivamente, será necessário observar por alguns dias até aparecer o
fungo.
- Para sistematizar o que
aprenderam sobre a cadeia alimentar realizar as atividades propostas nas
páginas 36 a 39.
Revisão: Livro páginas 149 e
150
-Vídeos complementares:
Microrganismos:
- Quiz sobre decomposição.
Tarefa de casa:
1- Fazer a experiência da página 35 (Essa experiência ocorrerá progressivamente, será necessário observar por alguns dias até aparecer o fungo.)
2- Ficha de revisão.- Correção da tarefa de casa página 159.
- A organização das comunidades neolíticas e o surgimento das primeiras cidades – páginas 60 a 63 e 160
-Vídeo complementar:
- Relembrar a aula passada e mostrar um vídeo ou slide explicando como ocorreu o processo da agricultura e ocupação do espaço.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=UVqQtRhUaHY&feature=emb_logo
- A organização das comunidades neolíticas e o surgimento das primeiras cidades – páginas 58 a 63.
Tarefa de casa: Livro de História páginas 159 e 160
Cartão em homenagem às mães
Aula de Artes
- Contação de História “Mães de todos os tipos”
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1dqZD9gq3ys
-Atividade de artes: Pote das recordações (atividade disponível no site da Pedagoga Ingrid)
https://www.pedagogaingrid.com/
Tarefa de casa:
1- Numa folha A4 fazer um cartaz em homenagem a mulher mais incrível da sua vida: sua mãe (tirar uma foto sua segurando o cartaz e enviar pelo Moodle).
- Debate: Qual a relação que temos com a comida?
- Falar sobre a facilidade que temos nos dias de hoje para conseguirmos os alimentos, que mesmo sem sair de casa é possível comprar alimentos, seja por aplicativos ou por telefone.
- Perceber que nem sempre o acesso aos alimentos foi fácil, pois nos primórdios da história evolutiva humana, a situação era bem diferente dos dias atuais.
- Vídeos explicando como ocorreu o processo da agricultura e ocupação do espaço.
Parabéns, Brasília!!!❤️
Saudade dos nossos passeios pedagógicos , quando a criançada e os professores podiam se aglomerar pelos lindos pontos turísticos da nossa amada cidade 🥰
O Aniversário de Brasília é comemorado anualmente em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade.
Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com o propósito de ser a sede do governo brasileiro.
A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal, e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa.
O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956, e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e o Rio de Janeiro.
Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima.
Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.
Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais, como exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.
A ideia de transferir a capital para o interior do país existia desde o tempo da Independência e era defendida por políticos como José Bonifácio. No entanto, o projeto nunca se concretizou.
Com o golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, o empreendimento vem novamente à tona e em 1892 houve expedições para marcar o lugar da futura capital. Na década de 20 se colocaria a pedra fundamental, onde atualmente se encontra a cidade de Platina.
Entretanto, com as crises econômicas e o governo Vargas, a ideia foi novamente sepultada.
Durante a campanha para a presidência, JK é lembrado por um menino de que a lei acerca da transferência da capital para o interior ainda não havia sido cumprida. Assim, o político mineiro faz disso uma das suas plataformas de governo.
Com o crescimento desordenado no Rio de Janeiro e o poder de pressão da população, os políticos estariam mais resguardados em Brasília.
A construção da nova capital consumiu os quatro anos de governo JK e no dia da sua inauguração ainda havia a ser feito.
Mesmo assim, Brasília mantém sua vitalidade e concentra um traçado urbano arrojado e original.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/aniversario-de-brasilia/
Aula de Artes
Vamos trabalhar a Arte indígena:
Vídeo complementar:
Fonte: https://youtu.be/ky7afsv9bCk
Atividade:
Montagem do cocar indígena coletivo e a pulseira indígena com grafismos.
Pintura livre utilizando giz de cera, canetinha ou lápis de cor.
Os alunos do ensino remoto podem imprimir as imagens que estão anexadas abaixo, ou apenas fazer o desenho em folha branca, observando as imagens postadas.