quarta-feira, novembro 17, 2021

Transformações físicas e químicas

 -Leitura compartilhada do boxe Bússola. Na sequência realizar a leitura da seção Farol e questioná-los se já fizeram balão de papel. Peça que analisem o processo mostrado na página 134 e responda as questões sobre as imagens.

-Mostrar outros exemplos de transformações;

-Vídeos complementares:



https://www.youtube.com/watch?v=6wiSPSpuDG8




https://www.youtube.com/watch?v=bwYxb80b1fQ

 

-Realizar as atividades propostas na página 135;

-Falar sobre a ferrugem e as transformações – livro página 138 a 140.

-Correção coletiva;

- Sistematizando o assunto - páginas 142 e 143.

 

 

Tarefa de casa: Livro de Ciências páginas 141, 164 e 165.


sexta-feira, novembro 12, 2021

GABARITO DA REVISÃO (sobre: misturas, transformações, estados físicos da matéria)


                                    
                                             REVISÃO (gabarito)

 

Responda as questões em seu caderno.

 

QUESTÃO 01. O que são misturas? E como elas podem ser classificadas?

As misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam diferentes.As misturas podem ser homogêneos ou heterogêneos.

QUESTÃO 02. Quais as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas?

Uma mistura homogênea, é uma mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua extensão é unifome e apresenta uma única fase.

As misturas heterogêneas, por outro lado, são aquelas que possuem mais de uma fase.

QUESTÃO 03. Classifique as misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:

a)    Água e óleo – heterogênea

b)    Chocolate – homogênea

c)    Água da torneira – homogênea

d)    Areia e água - heterogênea

QUESTÃO 04. Explique o que são as seguintes separações de misturas:

a) Peneiração – Essa técnica consiste em peneirar a substância para separar os elementos sólidos. Enquanto a parte mais grossa fica retida na peneira, a parte mais fina passa pelos furos, daí as substâncias são separadas.

b) Evaporação- é usada para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse.

c) Decantação – A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólido-líquido e líquido-líquido. O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente.

d) Filtração - é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso.

QUESTÃO 05. Quais são os 3 estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.

Sólido, líquido e gasoso. Exemplos: sólido – gelo, madeira; líquido – suco, água; gasoso – vapor de água, ar atmosférico.

QUESTÃO 06. Descreva as seguintes mudanças de estados físicos:

a)    Solidificação – é a mudança física do estado líquido para o estado sólido.

b)    Fusão – é o processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido.

c)    Vaporização – é o processo de passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso.

d)    Condensação - é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido.

 

QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações abaixo e dê 2 exemplos de cada:

a)    Transformações físicas e químicas –

As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando a natureza da substância. Exemplo: Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.

 

Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início. Exemplo: A madeira queimada vira carvão.

 

b)    Transformações reversíveis e irreversíveis –

 

          Reversíveis é quando um material pode voltar a ser exatamente como era antes de ser transformado, ou seja, a transformação pode ser desfeita. Exemplo: água. Irreversíveis é quando os materiais após serem transformados não podem voltar ao seu aspecto inicial, não podem ser desfeitos. Exemplo: ovo cozido.

 

QUESTÃO 08. Classifique as transformações em física ou química e reversível ou não reversível.

 

a)    Abacaxi transformado em suco (abacaxi + água + açúcar batido no liquidificador)- Física / não reversível.

b)    Madeira transformada em carvão vegetal  e depois usado para fazer churrasco – Química / não reversível.

c)    Gelo derretendo – Física / Reversível

d)    Picolé que derreteu e virou suco – Física / Reversível

e)    Bolo assado – Química / Não reversível

f)     Ovo frito – Química / Não reversível

g)    Arroz cozido – Química / Não reversível

h)    Pastilha efervescente dentro de um copo com água – Química / Não reversível

i)     Apodrecimento de uma verdura – Química / Não reversível

j)     Ferrugem em uma porta – Química / Não reversível

k)    Dobradura em um papel - Física / Reversível

quinta-feira, novembro 11, 2021

REVISÃO SOBRE MISTURAS, TRANSFORMAÇÕES E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

                                                              


                                                                    REVISÃO

 

Responda as questões em seu caderno.

 

QUESTÃO 01. O que são misturas? E como elas podem ser classificadas?

QUESTÃO 02. Quais as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas?

QUESTÃO 03. Classifique as misturas a seguir como homogêneas ou heterogêneas:

a)    Água e óleo –

b)    Chocolate –

c)    Água da torneira –

d)    Areia e água -

QUESTÃO 04. Explique o que são as seguintes separações de misturas:

a) Peneiração –

b) Evaporação-

c) Decantação –

d) Filtração -

QUESTÃO 05. Quais são os 3 estados físicos da matéria? Dê 2 exemplos de cada um em nosso dia a dia.

QUESTÃO 06. Descreva as seguintes mudanças de estados físicos:

a)    Solidificação –

b)    Fusão –

c)    Vaporização –

d)    Condensação -

 

QUESTÃO 07. Explique o que são cada uma das transformações abaixo e dê 2 exemplos de cada:

a)    Transformações físicas e químicas –

b)    Transformações reversíveis e irreversíveis -

 

QUESTÃO 08. Classifique as transformações em física ou química e reversível ou não reversível.

 

a)    Abacaxi transformado em suco (abacaxi + água + açúcar batido no liquidificador)-

b)    Madeira transformada em carvão vegetal  e depois usado para fazer churrasco –

c)    Gelo derretendo –

d)    Picolé que derreteu e virou suco –

e)    Bolo assado –

f)     Ovo frito –

g)    Arroz cozido –

h)    Pastilha efervescente dentro de um copo com água –

i)     Apodrecimento de uma verdura –

j)     Ferrugem em uma porta –

k)    Dobradura em um papel -

 

quarta-feira, novembro 10, 2021

Aula sobre transformações físicas e químicas da matéria

 


AULA DE CIÊNCIAS

- Apresentação dos trabalhos “ caixa surpresa das invenções”

-No segundo momento continuar falando sobre as transformações físicas e químicas da matéria;

-Mostrar a experiência sobre transformações reversíveis e irreversíveis;

-Responder as questões sobre a experiência nas páginas 126 e 127;

-Leitura do texto “As mudanças de estado são reversíveis” página 128;

-Realizar as atividades propostas nas páginas 129 a 131.

quarta-feira, novembro 03, 2021

AULA DE CIÊNCIAS - 03/11



REVISÃO  - AV PARCIAL - 3º TRIMESTRE:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

-Correção coletiva (o gabarito será disponibilizado no dia seguinte após a correção em aula).

GABARITO - clique aqui para acessar

-Revisão 2 com jogo do Kahoot:

https://kahoot.it/challenge/01333887?challenge-id=b8b3e145-c077-4acb-89f4-29d078f11a0b_1633616239705

 

PIN de jogo: 01333887

 

- A revisão com o jogo ficará disponibilizada para quem quiser fixar os conteúdos.

 

-Tarefa de casa: Estudar para a avaliação de Ciências (que será aplicada no dia 25/10).

quarta-feira, outubro 27, 2021

Aula de Ciências - Estados físicos da matéria - 27/11

 


Questionar a turma:

-O que é matéria?

-O que são os estados físicos da matéria? Análise das respostas apresentadas e mediação sem aprofundamento.

- Leitura compartilhada do texto “Sólido que vira líquido, que vira gasoso?” – página 122. Comentar com os estudantes que tudo o que há ao nosso redor é composto por matéria.

- Vídeo complementar:



https://www.youtube.com/watch?v=LaKate82LZc

 

- Conversa sobre a ação humana que intensifica o aquecimento global e pode trazer consequências nas mudanças e transformações da matéria na natureza e nos fenômenos climáticos.

- Análise do cartum sobre o derretimento das calotas polares e a vida dos ursos polares – página 123. Mostrar outras imagens comentares.

- Realizar as atividades propostas nas páginas 123 a 128.

  


LEMBRETE:

 Quem ainda não fez o trabalho avaliativo de Ciências: Não esqueça de fazer e enviar  até o dia 04/10

segunda-feira, setembro 27, 2021

Matéria e estados físicos da matéria - Aula de Ciências (semana: 27/09 a 01/10)



 Questionar a turma:

-O que é matéria?

-O que são os estados físicos da matéria? Análise das respostas apresentadas e mediação sem aprofundamento.

- Leitura compartilhada do texto “Sólido que vira líquido, que vira gasoso?” – página 122. Comentar com os estudantes que tudo o que há ao nosso redor é composto por matéria.

- Vídeo complementar:



Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=LaKate82LZc

 

- Conversa sobre a ação humana que intensifica o aquecimento global e pode trazer consequências nas mudanças e transformações da matéria na natureza e nos fenômenos climáticos.

- Análise do cartum sobre o derretimento das calotas polares e a vida dos ursos polares – página 123. Mostrar outras imagens comentares.

- Realizar as atividades propostas nas páginas 123 a 128.




quarta-feira, setembro 22, 2021

Orientações sobre o trabalho avaliativo de Ciências - Pequenos cientistas


 

Trabalho avaliativo - Pequenos cientistas - 3º trimestre



- Pesquise uma experiência bem interessante, na internet ou em livros, que mostre algum tipo de mistura ou uma transformação física ou química (adequada para sua idade e que não ofereça risco para sua saúde).

-Faça a experiência escolhida;

-Grave um vídeo mostrando você fazendo a experiência;

-Poste no portal do aluno (disciplina: Ciências - Box: Tarefas)

- Para arquivos muito pesados acesse o link abaixo (neste caso será necessário o aluno ou responsável utilizar uma conta Google para conseguir enviar no link).

4º ano A e B: https://forms.gle/j3LN4k5fXHvtninM9

4º ano C: https://forms.gle/d8kSJkUiW4Y3sfNz9


Data de entrega: até o dia 04/10

Valor: 3,0 pontos

-OBSERVAÇÃO: 

  • Após o dia 04/10 o trabalho valerá apenas 2,0 pontos. 
  • Após o dia 05/11 o trabalho valerá apenas 1,5 ponto.

segunda-feira, setembro 20, 2021

Estados físicos da matéria - Aula de Ciências (semana: 20 a 24/09)


 -Correção da tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.

-Realização da atividade proposta nas páginas 118 e 119

·         - Vídeo complementar sobre estados da matéria -

·         Reconhecer a matéria: 



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8naKo_UhSi8



·         Estados físicos da matéria: 




https://www.youtube.com/watch?v=cau91c3_wQc


domingo, setembro 12, 2021

O que é sustentabilidade?

 Afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Na origem, sustentabilidade remete ao termo "sustentável", derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.






Misturas - aula de Ciências - 4º ano matutino (semana de 13 a 17/09)

 - Para sistematizar  o que vimos na aula passada realizar as páginas 111 e 113 (se não tiver dado tempo de fazer na aula anterior);

- Pedir que peguem os grãos que trouxeram e misturem dentro do saquinho que foi solicitado.

- Questioná-los: Essa mistura de elementos é homogênea ou heterogênea? É possível separar esses elementos? Como podemos separá-los?

- Para separar a mistura vamos fazer 2 caixinhas usando apenas papel (pode ser até folha de caderno). Orientações de como fazer no vídeo a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=FfAPh2gAUIE

- Em cima da mesa, eles devem fazer o processo de separação da mistura através da catação colocando cada elemento em uma caixinha.

-Após a experiência, realizar a leitura de aprofundamento e as atividades relacionadas à experiência nas páginas 114 e 115.

-Explicar que a catação é uma maneira de separar elementos de uma mistura heterogênea onde é possível selecionar os elementos que estão na mistura.

- Vídeos complementares:




https://youtu.be/vumrRu3mRg8





https://www.youtube.com/watch?v=6onRXXpZZgI

 

- Fazer um quiz com os alunos sobre misturas e substâncias.

https://wordwall.net/pt/resource/4013510


 

Tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.

domingo, setembro 05, 2021

Setembro amarelo

 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.









Imagens- Fonte: Canva


Dobradura de relógio/ pulseira

 Em homenagem à semana da Pátria, a turma do 4º ano realizou uma atividade de dobradura com papel para produzir um relógio/pulseira com elementos decorativos e cores que lembrem a nossa bandeira.

Vejam como ficou: