Olá!
Hoje trouxe aqui o projeto que montei para dar um direção do que queremos fazer na Jornada Cultural e Científica deste no Colégio Dom Bosco.
Brasília e tecnologias
Subtema: Brasília:
muitas formas de comunicação
Terceiros anos - Turmas A e B
Justificativa:
Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo
assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer com o meio que nos
rodeia, alguns sinais, que depois vão se tornando mais elaborados. O homem,
além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da
escrita, foi através do tempo, criando objetos que ajudam no dia a dia. Hoje,
com pouco tempo passamos informações para qualquer parte do mundo sem
precisarmos nos deslocar. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o
nome de meios de comunicação (internet,jornal, TV, rádio, internet, telefone,
carta, revista, livros etc.).
O projeto para a Jornada Científica desse ano, das
turmas do terceiros anos, terá um enfoque nessa questão das comunicações na
nossa cidade. Sabemos que aqui em Brasília temos acesso a diversos meios de
comunicação facilmente. Iremos fazer diversos trabalhos com essa temática e
teremos as tecnologias como nosso aliado. Todos as produções realizadas serão
divulgados através de um blog na internet.
Objetivo geral
·
Refletir a respeito de novas tecnologias atuantes no cenário
recente da educação: vídeos digitais, softwares educativos, etc.
·
Conhecer os diferentes meios de comunicação que existem em
Brasília,dando um enfoque maior para os os principais meios de comunicação individuais (telefone, carta e e-mail) e em massa
(televisão, rádio, internet – entrando aí um pouco sobre jornais e revistas que
podem ser online e impresso – mas não daremos tanto enfoque pois o 4º ano
estará trabalhando notícias);
·
Promover ações e conteúdos autônomos
e autorais, tais como os conteúdos contemplados em blogs.
·
Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios
de comunicação;
·
Desenvolver a linguagem escrita;
Objetivos
pedagógicos
· Criação de um espaço temático.
· Despertar o senso crítico dos alunos,
de modo que sua aprendizagem e seu comportamento estejam pautados no respeito
para com o uso dos recursos naturais.
·
Incentivar o uso de tal instrumento de comunicação em
exercícios específicos, os estudantes podem se utilizar desse artifício para
expor suas ideias, manifestarem opiniões ou ainda aprofundarem conhecimentos
acadêmicos adquiridos em sala de aula.
·
Possibilitar novas oportunidades de pesquisa acadêmica,
adversas do “imperialismo” imposto pelas antigas enciclopédias. Graças à Internet,
inúmeras fontes de informação, em diversas línguas e características, podem
suprir a pesquisa de um estudante por um tema qualquer. Trata-se de uma
excelente forma de lidar com opiniões complementares e divergentes sobre um
mesmo assunto.
·
Contribuir para relações mais interativas entre professores,
escola, estudantes e o conhecimento, tendo em vista a promoção de autonomia e
produção autoral.
·
Conhecer os diversos portadores de comunicação;
·
Identificar a origem dos meios de comunicação;
·
Conhecer os inventores dos diferentes meios de comunicação;
·
Conhecer os primeiros objetos inventados para este fim;
·
Valorizar as contribuições dos profissionais que trabalham na
área de comunicação;
·
Conhecer a história de cada meio de comunicação;
Etapas e atividades
- Conhecendo
alguns exemplos de blog
- Os
alunos e o professor podem configurar a aparência do blog, para que o
mesmo tenha a "cara" da turma (cores, estilos, desenhos)
- Seu
blog já está pronto para receber postagem.
- Todos
deverão anotar o nome de tela
- A
cada atividade sobre o assunto inserir postagens no blog da turma: fazer
coletivamente com a turma, poderemos também escolher alunos para digitar
os textos produzidos.
- Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos.
- Vídeos do Youtube sobre a evolução dos meios de comunicação
- Montar
um blog com a turma para apresentar as descobertas sobre o assunto;
·
Criar um nome
para o blog
·
Montar um blog
coletivo, todos os momentos o blog estará sendo projetado no data show para que
a turma possa visualizar e opinar sobre as informações postadas. Serão publicações
mediadas pelas professoras.
Estaremos socializando as experiências e uma vez na semana visitando o blog.
·
Mostrar alguns
blogs para as crianças para que possam ter uma ideia como é um layout de um
blog;
·
Debater sobre o
tema da turma, deixar que falem a respeito do que sabem sobre Brasília e as
muitas formas de comunicação.
·
Realizar
entrevistas sobre os meios de comunicação estudados;
·
Registrar
através de imagem e vídeo as diversas etapas;
·
Montagem de uma
linha do tempo sobre os meios de comunicação. Essa linha do tempo será
produzida pelos alunos (dependendo do tamanho que fique iremos começar a
exposição pelo chão e continuar na parede – que será fixa num TNT preto para
destacar. Cada pedaço da linha do tempo será produzida em canson branco A3 e
colaremos numa cartolina preta (faremos tipo rolo de filme).
·
Montagem de um
painel central representando o nosso tema.
·
A cada semana
estaremos trabalhando um meio de comunicação. Esse trabalho será trabalhado de
forma interdisciplinar. Teremos também trabalhos ou atividades para fazer com a
família, passaremos atividades com um prazo de 1 ou 2 semanas para serem produzidas
com todas as orientações.
·
TV: Imagens a toda hora!
ü Como é o funcionamento de uma rede de televisão, como é
elaborado um jornal para TV, programas favoritos da turma, como é feita uma
novela, quais são os profissionais que trabalham neste veículo de comunicação
etc.
ü Confeccionar uma TV com sucata e cada aluno vai
escrever e apresentar uma noticia importante
·
Rádio: Pelas ondas do rádio!
ü
Como é o funcionamento de uma estação
de rádio, quais são as rádios de nossa cidade, quais são as mais ouvidas pela
turma etc.
ü
Rádios e músicas preferidas pelas
famílias;
ü
Conhecer a importância desse meio de
comunicação.
·
Telefone: Alô? Tem alguém aí?
ü
Os diferentes tipos de aparelhos e
suas funções.
ü
A tecnologia dos celulares
·
Satélites: Mensageiro do espaço...
ü As informações importantes que estes recursos nos
oferece, como previsões meteorológicas, enviam dados sobre a superfície e os
recursos naturais do planeta, como o ritmo de devastação das florestas e o
nível de poluição do ar e do mar, orientam navios e aviões, entre outras
funções.
·
Internet: Plugado no mundo!
ü A incrível história da internet e seus recursos.
ü Analissando sites e blogs (qual a importância desses
recursos?)
ü Youtube: informações e diversão através de vídeo
ü Montagem do nosso blog
·
Correios: Telegrama...Carta... Ainda
sobrevivem, apesar a tecnologia!
ü
Os correios hoje em dia funcionam
mais para entrega de cobranças do que para entrega de cartas pessoais.
ü
Como se escreve uma carta, como se
passa um telegrama, contar a história do pombo correio.
ü
Visita ao museu dos correios
ü
Oficina dos Correios na escola
·
Revistas e Jornais: Fonte de
informação e cultura!
üDiferentes tipos de revistas, como é o funcionamento de uma editora, quem
são os profissionais que trabalham nesta área,quais são as revistas infantis preferidas
pela turma etc.
üConhecer jornais e revistas online
·
Trabalhar o jornal impresso.
ü Jornal impresso: É muita informação!
ü Como é produzido um jornal;
ü Quais são as etapas para sua elaboração;
ü Quais são as sessões de um jornal;
ü Quais são os jornais da nossa cidade;
·
Os meios de comunicação facilitando
na gastronomia (programas de tv, redes sociais, internet ou aplicativos de
ceular). Utilizando algum meio de comunicação pesquise um receita para pratos
preferidos dos brasilieses, iremos trabalhar também a gastronomia da nossa
cidade, quais os pratos preferidos de cada família. Cada família deverá
produzir ou mesmo comprar qual o prato ou alimento preferido da família. Para
isso eles deverão produzir o prato ou o alimento preferido, fazer fotos
ou vídeos demonstrando como foi esse momento, o que acham do prato, se é fácil
comprar aqui em Brasília esse alimento preferido. As fotos e os vídeos serão
publicados no nosso blog. Para o envio do material visual estaremos criando um
e-mail ou Google drive para o armazenamento do material e depois estaremos
baixando e publicando no blog. No dia da Jornada Científica as famílias deverão
trazer o prato para as demais famílias degustem também essas delícias.
·
Painel para fotos (na parte que falar
sobre a internet e redes sociais para comunicação.
·
Desafio das fotos com a família
(estaremos fazendo um desefio para as famílais, que deverão fotografar em
família alguns meios de comunicação: orelhão, assistindo tv em família, ouvindo
rádio em família, acessando o nosso blog em família, selfie em pontos
turisticos de Brasília representando as facilidades do uso do celular
Alguns recursos importantes para o nosso stand
·
Computadores ou
notebooks para os pais e visitantes poderem navegar nos blogs;
·
Conexão com a
internet para os acessos;
·
Um projetor para
ficar passando as imagens realizadas durante todo o projeto ou tv conectada a
um computador para ir passando as imagens e vídeos.
Avaliação
· Participação em todas as atividades, escrita e oral;
· Interesse com as pesquisas;
· Comportamento e execução de todos os trabalhos
Culminância:
·
Exposição sobre os principais meios
de comunicação da nossa cidade e do blog.
Já montamos o blog da turminha!!! Clique no link abaixo e veja como ficou:
Nenhum comentário:
Postar um comentário