quarta-feira, outubro 27, 2021

Aula de Ciências - Estados físicos da matéria - 27/11

 


Questionar a turma:

-O que é matéria?

-O que são os estados físicos da matéria? Análise das respostas apresentadas e mediação sem aprofundamento.

- Leitura compartilhada do texto “Sólido que vira líquido, que vira gasoso?” – página 122. Comentar com os estudantes que tudo o que há ao nosso redor é composto por matéria.

- Vídeo complementar:



https://www.youtube.com/watch?v=LaKate82LZc

 

- Conversa sobre a ação humana que intensifica o aquecimento global e pode trazer consequências nas mudanças e transformações da matéria na natureza e nos fenômenos climáticos.

- Análise do cartum sobre o derretimento das calotas polares e a vida dos ursos polares – página 123. Mostrar outras imagens comentares.

- Realizar as atividades propostas nas páginas 123 a 128.

  


LEMBRETE:

 Quem ainda não fez o trabalho avaliativo de Ciências: Não esqueça de fazer e enviar  até o dia 04/10

segunda-feira, setembro 27, 2021

Matéria e estados físicos da matéria - Aula de Ciências (semana: 27/09 a 01/10)



 Questionar a turma:

-O que é matéria?

-O que são os estados físicos da matéria? Análise das respostas apresentadas e mediação sem aprofundamento.

- Leitura compartilhada do texto “Sólido que vira líquido, que vira gasoso?” – página 122. Comentar com os estudantes que tudo o que há ao nosso redor é composto por matéria.

- Vídeo complementar:



Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=LaKate82LZc

 

- Conversa sobre a ação humana que intensifica o aquecimento global e pode trazer consequências nas mudanças e transformações da matéria na natureza e nos fenômenos climáticos.

- Análise do cartum sobre o derretimento das calotas polares e a vida dos ursos polares – página 123. Mostrar outras imagens comentares.

- Realizar as atividades propostas nas páginas 123 a 128.




quarta-feira, setembro 22, 2021

Orientações sobre o trabalho avaliativo de Ciências - Pequenos cientistas


 

Trabalho avaliativo - Pequenos cientistas - 3º trimestre



- Pesquise uma experiência bem interessante, na internet ou em livros, que mostre algum tipo de mistura ou uma transformação física ou química (adequada para sua idade e que não ofereça risco para sua saúde).

-Faça a experiência escolhida;

-Grave um vídeo mostrando você fazendo a experiência;

-Poste no portal do aluno (disciplina: Ciências - Box: Tarefas)

- Para arquivos muito pesados acesse o link abaixo (neste caso será necessário o aluno ou responsável utilizar uma conta Google para conseguir enviar no link).

4º ano A e B: https://forms.gle/j3LN4k5fXHvtninM9

4º ano C: https://forms.gle/d8kSJkUiW4Y3sfNz9


Data de entrega: até o dia 04/10

Valor: 3,0 pontos

-OBSERVAÇÃO: 

  • Após o dia 04/10 o trabalho valerá apenas 2,0 pontos. 
  • Após o dia 05/11 o trabalho valerá apenas 1,5 ponto.

segunda-feira, setembro 20, 2021

Estados físicos da matéria - Aula de Ciências (semana: 20 a 24/09)


 -Correção da tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.

-Realização da atividade proposta nas páginas 118 e 119

·         - Vídeo complementar sobre estados da matéria -

·         Reconhecer a matéria: 



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8naKo_UhSi8



·         Estados físicos da matéria: 




https://www.youtube.com/watch?v=cau91c3_wQc


domingo, setembro 12, 2021

O que é sustentabilidade?

 Afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Na origem, sustentabilidade remete ao termo "sustentável", derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.






Misturas - aula de Ciências - 4º ano matutino (semana de 13 a 17/09)

 - Para sistematizar  o que vimos na aula passada realizar as páginas 111 e 113 (se não tiver dado tempo de fazer na aula anterior);

- Pedir que peguem os grãos que trouxeram e misturem dentro do saquinho que foi solicitado.

- Questioná-los: Essa mistura de elementos é homogênea ou heterogênea? É possível separar esses elementos? Como podemos separá-los?

- Para separar a mistura vamos fazer 2 caixinhas usando apenas papel (pode ser até folha de caderno). Orientações de como fazer no vídeo a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=FfAPh2gAUIE

- Em cima da mesa, eles devem fazer o processo de separação da mistura através da catação colocando cada elemento em uma caixinha.

-Após a experiência, realizar a leitura de aprofundamento e as atividades relacionadas à experiência nas páginas 114 e 115.

-Explicar que a catação é uma maneira de separar elementos de uma mistura heterogênea onde é possível selecionar os elementos que estão na mistura.

- Vídeos complementares:




https://youtu.be/vumrRu3mRg8





https://www.youtube.com/watch?v=6onRXXpZZgI

 

- Fazer um quiz com os alunos sobre misturas e substâncias.

https://wordwall.net/pt/resource/4013510


 

Tarefa de casa: Livro de Ciências página161 a 163.

domingo, setembro 05, 2021

Setembro amarelo

 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.









Imagens- Fonte: Canva


Dobradura de relógio/ pulseira

 Em homenagem à semana da Pátria, a turma do 4º ano realizou uma atividade de dobradura com papel para produzir um relógio/pulseira com elementos decorativos e cores que lembrem a nossa bandeira.

Vejam como ficou:





quinta-feira, agosto 26, 2021

Revisão sobre cadeia alimentar com gabarito - 4º ano

  


Revisão

1-Conceitue que significa cada um dos níveis tróficos abaixo:

   a)Produtor-

As plantas sempre iniciam a cadeia alimentar e é a partir delas que o alimento e a energia chegam aos animais. Como produzem o seu próprio alimento são chamadas de produtoras.

   b)Consumidor primário-

É o animal (herbívoro ou onívoro) que alimenta-se de plantas, como elas iniciam a cadeia alimentar os animais que alimentam-se delas são considerados de 1ª ordem ou consumidores primários.


c) Consumidor secundário-

É o animal que alimenta-se do consumidor primário, geralmente são carnívoros ou onívoros.

   d) Decompositores-

Quando os organismos de uma cadeia alimentar morrem, entram em ação os decompositores. Eles formam o elo final na cadeia alimentar. Os fungos e as bactérias são organismos decompositores.

2-Qual é a importância dos decompositores numa cadeia alimentar? O que aconteceria se não existissem os decompositores?

Os decompositores se alimentam dos restos de animais e plantas mortos. Se não existissem os decompositores haveria vários seres vivos mortos por aí, pois através da decomposição é que desmancha as plantas e os animais mortos para enriquecer o solo.

3- Analise as relações ecológicas e classifique-as corretamente.

  1. Relação em que os dois seres vivos participantes obtêm benefícios e um não consegue viver sem o outro - mutualismo


  1. Relação em que dois organismos vivem juntos, e um é prejudicado, enquanto o outro é beneficiado - Parasitismo


  1. Relação em que os organismos envolvidos são prejudicados por recursos que não são suficientes para todos - Competição.

4- Desenhe uma cadeia alimentar que possua 1 produtor, 1 consumidor primário, 1 consumidor secundário, 1 consumidor terciário e os decompositores. Não esqueça de identificar cada um.

Exemplo de cadeia: planta - capivara - jacaré - onça - decompositores


Outro exemplo de cadeia alimentar: